Home Blog Page 796

Prêmio Sim à Igualdade Racial será realizado no dia 28 de maio; veja os convidados confirmados

0
Fotos: Reprodução Instagram e Kelly Fuzaro

O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) e o Mover apresentam, no dia 28 de maio (sábado), o Prêmio “Sim à Igualdade Racial” 2022. O evento, que entra em sua quinta edição, contará com a apresentação dos atores Ícaro Silva e Hélio de La Peña e das cantoras Karol Conká, Preta Gil, Larissa Luz, Katú Mirim. A transmissão acontece a partir das 18h no Multishow pela TV, no Música Multishow – com conteúdos e bastidores – e cobertura no canal do ID_BR, ambos no Youtube.  

A direção artística, assinada por Rodrigo Pitta, traz a temática “Nossas vozes não param”, que vem para legitimar os diversos pilares do Brasil e mostrar a todos que o nosso país é rico em cultura, potências, crítico em suas atitudes e que abraça as diferenças. Além de reverberar essas vozes potentes que são diversas, transformam e ecoam na nossa sociedade.    

“Uma honra como diretor e cidadão negro,  participar de uma premiação tão importante,  que ressalta iniciativas que visam a igualdade racial e estão mudando o mundo. Para mim o ID_BR, é uma das instituições mais futuristas do país,  porque deseja construir nossa nova história, contando o passado da maneira certa, para ver nascer um novo Brasil, mais igual para todos”, comenta Rodrigo Pitta. 

Os telespectadores também poderão vibrar a arte brasileira durante o Prêmio Sim à Igualdade Racial, é o que promete o diretor musical Zé Ricardo, com sua curadoria de artistas potentes. Xamã, Jorge Aragão, MC Kekel, WD, Ruby, Izra, Brisa Flow, DJ Cris Pantoja, Marivaldo dos Santos e Eliana Pittman são presenças confirmadas. 

A celebração também faz um emocionante tributo à voz do milênioElza Soares, que faleceu no início deste ano. A cantora foi uma das atrações musicais da edição anterior do prêmio e foi uma figura importante para o instituto e para a luta antirracista no Brasil. A homenagem será conduzida por Larissa Luz, artista que interpretou e emocionou o público no musical “Elza”. 

Ao todo, são 10 categorias divididas entre os pilares de cultura, educação e empregabilidade que buscam mapear, reconhecer e premiar pessoas, empresas, iniciativas e organizações que atuam em prol da igualdade racial no Brasil. As indicações ocorreram entre os meses de novembro e dezembro de 2021 e foram selecionados 40 finalistas.  

“Já são cinco anos de prêmio e, desde então, temos o objetivo de impulsionar e dar visibilidade para pessoas e ações que atuam em prol da igualdade racial. Desde 2018, já foram mais de 40 mil indicados, 190 finalistas e, só em 2021, foram mais de 2 milhões de audiência. Entendemos que mais do que dizer não ao racismo é preciso ser antirracista e potencializar iniciativas que prmovem isso na prática”, diz Tom Mendes, diretor financeiro e administrativo do ID_BR.  

Os vencedores foram escolhidos por um conselho julgador formado por nomes como o da cantora Teresa Cristina, da deputada estadual Erica Malunguinho, da apresentadora Eliana e da influenciadora digital Pequena Lô. Os vencedores levam para casa o troféu “Mad World”, do artista plástico Vik Muniz, além de serem contemplados com R$ 3 mil reais para fortalecer seus projetos, apoiar uma instituição ou, até mesmo, realizar algum objetivo pessoal. 

Mano Brown recebe a filósofa e militante Sueli Carneiro no Mano a Mano

0
Sueli Carneiro e Mano Brown. Foto: Jef Delgado.

Mano Brown recebe a ativista e intelectual Sueli Carneiro no podcast Mano a Mano desta quinta-feira, 26. Sueli Carneiro é uma das intelectuais negras mais atuantes e históricas em atividade no País. Em sua conversa com o MC em Mano a Mano, ela promove uma profunda reflexão sobre a igualdade racial no Brasil. 

Nascida no bairro da Lapa e criada na Vila Bonilha, em São Paulo, Sueli, 72, é filósofa, escritora, ativista, feminista antirracista e tem uma trajetória de décadas dedicada ao enfrentamento do racismo e do sexismo na sociedade brasileira. Este ano, será homenageada no Prêmio Jabuti 2022 como Personalidade Literária.

Nesta segunda temporada, Mano Brown já recebeu o rapper, apresentador e escritor Emicida, a cantora Jojo Todynho, o cantor e ator Seu Jorge e o cineasta Jeferson De, os humoristas Felipe Kot e Yuri Marçal, o neurocientista Sidarta Ribeiro, a ex-presidente Dilma Rousseff, os jornalistas especialistas em Segurança Pública André Caramante e Cecília Oliveira, os representantes de três gerações do pagode Thiaguinho, Salgadinho e Marquinhos Sensação e o líder judaico Rabino Ventura.

O episódio vai ao ar nesta quinta-feira (25).

Indo além da fluência no inglês, empresa se especializa em intercâmbio para África do Sul

0
Karen Akina. Foto: Divulgação.

Quando o assunto é aprimorar o inglês, um intercâmbio é uma boa opção para ficar fluente no idioma e também ter novas experiências. Mas, países africanos nem sempre aparecem como opção no imaginário quando se pensa nisso. No entanto, hoje já existem diversas empresas especializadas em proporcionar o aprimoramento do idioma e a vivência em países africanos.

Uma dessas empresas é a Soul Africa, comandada por Karen Akina, “Em 2018 eu fiz um intercâmbio para a África do Sul, nessa época eu já trabalhava com turismo e resolvi fazer parcerias com algumas escolas para trabalhar aqui no Brasil”, relembra Karen, que oferece serviços de preparatório para provas de proficiência, cursos voltados para a área de negócios e também programas de trabalho voluntário.

Um dos obstáculos enfrentados por muitas pessoas na realização do intercâmbio é a dificuldade financeira, o que também é uma questão importante para Karen. “Intercâmbio é algo importante para todo mundo, mas infelizmente não está no bolso de muitas pessoas. Por isso, a gente busca oferecer um serviço de qualidade e com preço acessível”, explica Karen. Os pacotes da Soul Africa têm opções a partir de R$ 4800,00 em pacotes com duas semanas de duração, incluindo acomodação, 20h de aulas semanais de inglês e transfer de chegada.

A agência conta com escolas parceiras em Cape Town e Joanesburgo e, além do inglês, oferece vivências em povos que falam o xhosa, língua tradicional do país, e que foi proibida durante o apartheid, mas permanece como uma das línguas ainda vivas no país. 15% da população tem xhosa como sua língua nativa, um exemplo da resistência do idioma nos dias atuais. A oferta de serviços variados vem atender uma demanda do público.

“As pessoas que nos procuram têm muito interesse em conhecer a cultura, não querem só estudar inglês. Querem saber mais da cultura negra e da história do país”, explica. Por meio de parceria com empresas de consultoria como a Viajuba, Karen oferece também um serviço para que as pessoas possam montar um roteiro de viagem e aproveitar a experiência da forma mais diversa e completa possível.

Famosos se manifestam contra PEC 206, que propõe cobrar mensalidade nas universidades públicas

0
Fotos: Reprodução Instagram e Thiago Maziero

Jessilane Alves, Ludmilla, Gil do Vigor, Lumena, entre outros famosos e a oposição repudiaram nesta terça-feira (24) a votação a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 206/2019 apresentada na Câmara dos Deputados, com a proposta de cobrar mensalidades em universidades públicas brasileiras.

No Twitter, as celebridades levantaram a #PEC206NAO em defesa das universidades públicas e gratuitas. A ex-BBB e professora Jessilane ainda retweetou a UNE (União Nacional dos Estudantes) com a frase “universidade pública, gratuita, e de qualidade!”.

A cantora Ludmilla ressaltou que a “educação pública e de qualidade é um direitos de TODOS” e ainda reforça o descontentamento com o governo federal “completando um total de 0 dias de paz nesse país”.

O economista e apresentador Gil do Vigor, que já defendeu a educação pública e os programas estudantis que garante bolsa de estudos aos estudantes negros e de baixa renda em outras ocasiões, também não deixou de criticar o projeto. “Basta de retrocesso!”.

A DJ e ex-BBB Lumena também usou o Twitter para dizer não autoriza a PEC 206. “Educação pública de qualidade é direito de todos os brasileiros”.

Entenda a PEC 206

A PEC propõe alterar o trecho do artigo 206 da Constituição, onde diz que as universidades públicas são gratuitas, sem recorte de raça, cor, gênero ou renda, para que essas unidades de ensino passem a cobrar mensalidades, garantindo o não pagamento a estudantes que não tiverem recursos suficientes.

De acordo com o texto-base, cada universidade teria sua própria comissão de análise para definir as gratuidades a partir de um corte de renda estabelecido pelo Poder Executivo. Mas o projeto não cita como isso seria feito.

O texto seria debatido hoje pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), no entanto, com a repercussão negativa na internet, a PEC será discutida em audiência pública.

Em 2018, pela primeira vez no Brasil, estudantes negros se tornaram a maioria nas universidades públicas, representando 50,3%, segundo a pesquisa Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

“Casamento deixou de ser prioridade”, diz psicóloga de casais

0
Foto: Reprodução

Maio é o “Mês das Noivas” e sempre tem muitas dicas sobre vestidos, penteados e maquiagens na internet. Mas será que o casamento ainda é um grande sonho a ser conquistado?

O MUNDO NEGRO conversou com a psicóloga Daniela Cardoso, 42, para entender como o casamento é visto entre as pessoas negras. Moradora da capital paulista, ela é voluntária do coletivo de psicólogas pretas Casa de Marias, onde realiza atendimento gratuitos para casais.

Primeiro Daniela explica como funciona uma terapia de casal. “É um tratamento pra relação. É entender aquela relação é um corpo que você precisa cuidar. Não é um tratamento pra nenhuma das partes. É pensando nesse corpo em conjunto e entendendo que essa relação é com responsabilidade. E as demandas são variáveis. Evidente que no contexto pandêmico muitas questões ficaram um pouco mais tensas porque as pessoas passaram a conviver mais”.

No geral, é bem comum que os casais busquem um profissional quando já estão numa situação delicada. “Os casais chegam na terapia no momento de fragilidade emocional, quando alguns pactos, ora estabelecidos, não conseguem dar conta das demandas atuais. As pessoas chegam machucadas, se queixando muito do afeto que não recebe. Com dificuldade também de olhar pro afeto que não ofertam”.

Dos casais que a Daniela atende, cerca de 70% não são casados nem pelo cartório civil e nem por um ritual religioso. Desses, metade tem vontade de realizar uma cerimônia.

“Tem um um casal específico, por exemplo, um casal homoafetivo e interracial, que elas adiaram por conta da pandemia três vezes o ritual que o ritual religioso, mas teve um casamento no civil mas o visual. E é um desejo pra elas e já teve momentos onde o tema da sessão foram questões relacionadas a esse ritual, acertos e mal arranjados que geram conflitos na relação”, conta a psicóloga.

E completa: “tem esse desejo nos casais passar por esse ritual. Não dá pra dizer que isso está fora de moda. Isso tem a sua importância dentro dos casamentos”.

Entretanto, os casamentos deixaram de ser prioridade, segundo a psicóloga. “Percebo que isso demanda muita energia, não só energia financeira, mas uma energia pra poder fazer esse acordo. Quando você junta as escovas de dentes, cada um tem uma visão de como deve gastar o dinheiro. E aí que eu sinto que o casamento deixa de ser prioridade”.

“Você vai morar com uma pessoa, tem vários outros acordos que são necessários pra manter esse relacionamento. E há uma ideia muito romântica que morar junto é algo fácil. Construir intimidade é muito bom, mas dá trabalho. Então acho que essas contingências cotidianas eles acabam tomando esse lugar”, diz Daniela.

Outro ponto que também que influencia na decisão do casamento entre os casais que já moram juntos, segundo a psicóloga, é a falta de comunicação. “Às vezes o tempo de um, não é o tempo do outro. E os casais chegam com muita dificuldade de comunicação. As pessoas sentem coisas mas não compartilham. Ficam vivendo quase que uma relação paralela. Então isso toma proporções gigantescas e às vezes desastrosas pra relação”.

Foto: Arquivo pessoal

Representatividade na indústria do casamento

Além das dificuldades que podem haver nos relacionamentos, a falta de representatividade negra na indústria do casamento também é um ponto a ser questionado, de acordo com a psicóloga.

“Dificilmente você vai encontrar mulheres negras ilustrando esse editorial. E isso vai formando o nosso imaginário. Parece que o casamento não é feito para pessoas negras. Se você pesquisar no Google [a palavra] ‘noivas’, você não vai encontrar um número expressivo de noivas negras. Pra você encontrar, você tem que digitar a palavra ‘negra’. E aí, se a gente não se vê será que a gente cresce achando que aquilo é pra gente?”.

“As pessoas estão preparadas pra maquiar uma mulher de pele retinta sem deixá-la com a pele esbranquiçada e com a pele cinzenta numa foto? Quem vai tirar essa foto? Como vai fazer o tratamento dessa imagem? E o cabelo? Será que as pessoas com o cabelo crespo quatro C, existem penteados que representem essas mulheres? Não tem no mercado editorial e as pessoas não se veem representadas”

“Se elas não se veem representadas, será que no imaginário elas conseguem se enxergar nesse lugar? Porque aí elas conseguem sonhar, idealizar. O mundo não é feito só de idealizações, mas pra eu realizar, também tem que em algum momento idealizar. Aqui em São Paulo a gente sabe que tem a rua São Caetano [‘Rua das Noivas‘]. Mas quando eu saio de lá, e quanto que tem isso me representado?”

“Somos mulheres diversas. Mas fica parecendo que é só um determinado público que cabe. Isso a gente vem em vários outros lugares, vem em filmes, em novelas. Qual é a mocinha de um filme que é uma mocinha negra de pele retinta? Uma mocinha negra de pele retinta que seja gorda, uma mocinha negra de pele retinta que seja gorda e em um casamento homoafetivo? Elas não tem essa história pra contar”.

Foto: Mundo Negro

Solidão afetiva dos homens negros

Daniela Cardoso reforça como o racismo implica nas relações afetivas, especialmente entre os homens negros. “Crianças negras desde muito cedo sequer ninadas. Quais são as crianças que recebem o carinho das berçaristas? Qual criança que você acha que tem esse que te convoca essa comoção? Geralmente não é uma criança preta, não é uma criança super-requinta é uma criança branquinha”.

O racismo estrutural e a violência também implica nos homens negros e pobres de se imaginarem em uma relação. “Infelizmente eles encabeçam vários marcadores horríveis da nossa sociedade. Os homens pretos são a maioria dos usuários de substâncias químicas, de internações psiquiátricas, pessoas em situação de rua, então acho que tem uma questão primeiro de sobrevivência porque pra você se relacionar, precisa estar vivo, ficar saudável”.

Apesar dos inúmeros questionamentos em relação ao casamento, Daniela acredita fortemente na importância do amor na vida das pessoas, mas com as devidas críticas. “O amor ele é a outra faceta, ele ele é a face oposta ao mesmo fenômeno que o ódio. E o amor ele é o que combate o ódio. Mas sentir ódio também é importante. É importante que a gente entenda que reconhecer uma sociedade racista para pessoas pretas tem que ter espaço pra passar praticamente de raiva, até pra chegar no amor”.

Doja Cat revela desejo de se aposentar: “Quero usar chinelos e ir pra feira local”

0
Doja Cat para a Elle. Foto: ADRIENNE RAQUEL.

Em nova entrevista para a revista ELLE, a cantora Doja Cat, de 26 anos, voltou a falar sobre o desejo de se aposentar e se afastar do mundo da música. A artista enfatizou a vontade de levar uma vida sem toda a confusão e o stress causado pela fama. “Eu vou terminar esse próximo álbum e então vou sair [de cena] por um tempo. Eu quero desaparecer por um tempo e apenas fazer coisas tipo usar chinelos e ir para a feira local“, disse Doja. “Eu não ligo para vegetais, mas comer eles é divertido! E eu quero um cachorro também. É maluco que eu não tenha um cachorro. Não é justo. Eu quero cuidar de um cachorro. Eu quero criá-lo e correr pela grama e tocá-lo”.

Doja Cat para a ELLE Magazine. Foto: Adrienne Raquel.

Alçada ao status de estrela global após viralizar no TikTok com o sucesso ‘Say So’, ainda em 2019, Doja Cat viu sua vida mudar completamente ao longo dos últimos três anos. Trabalhando sem parar, por diversas vezes a artista utilizou suas redes sociais para comentar sobre o cansaço ocasionado pelas noites sem sono e os shows pelo mundo.

Apesar de comentar sobre aposentadoria, Doja garantiu à ELLE que lançará um último álbum com foco em rap, antes de afastar da mídia. “Tem muita coisa acontecendo, mas está chegando”, garante a cantora. “Eu tenho recebido músicas e coisas enviadas para mim…. Oh, p*rra, eu gostaria de poder dizer às pessoas! Tem umas coisas muito legais que recebi de amigos. Eles estão todos trabalhando em batidas, e eu estou dando notas e eles sabem o que eu quero, então estou animada”.

Doja Cat para a ELLE Magazine. Foto: Adrienne Raquel.

Ainda sobre o álbum, Doja garante que terá um forte participação feminina. “Há uma explosão de incríveis talentos femininos de rap por aí agora”, diz ela. “É tão legal ver isso, porque não tínhamos isso quando éramos mais jovens“. Recentemente, a cantora precisou se afastar dos compromissos musicais devido a uma complicação na amígdala esquerda. Através das redes, Doja revelou que usou em excesso o cigarro eletrônico e acabou comprometendo a saúde de sua garganta.

Até o momento, não há previsão de lançamento das novas músicas da rapper norte-americana.

Isabel Fillardis anuncia show no Bourbon Street, em São Paulo

0
Isabel Fillardis. Foto: Pedro Napolinário / ELLA .

A atriz e cantora Isabel Fillardis encantou o Brasil após ser revelada na semifinal do programa The Masked Singer Brasil, da TV Globo. A artista trilhou uma trajetória emocionante, com lindas performances a cada semana, conquistando seu espaço nos corações dos telespectadores, fantasiada de Abacaxi. Muitos ficaram surpresos, pois não sabiam que a atriz cantava, mas é bem o contrário: a carreira da artista começou na música. Na década de 90, Isabel integrou o grupo vocal As Sublimes, o qual lançou um álbum pela Sony Music. Completando 30 anos de trajetória, Isabel lança sua carreira solo e afirma: “Agora é definitivo, a cantora em mim veio pra ficar”.

Isabel já tem um show marcado para dia 29 de maio, no Bourbon Street, onde apresentará em seu repertório as músicas “Muito Prazer”, “Meu Lugar”, “Hora da União”, “Let’s Stay Together”, “Caso Sério”, entre outras. Acompanhando a cantora, estarão os músicos: Sandro Coyado (bateria), Sandro Premmero (baixo), Tito Cardozo (guitarra), Leco Batera (percussão), Felipe Alves (teclado) e nos backings vocals: Fhernnando Rhamos e Annaluz Fillardis.


Após emplacar seu primeiro single “O Meu Lugar”, de Renato Gues e Sérgio Souza, Isabel apresenta, seu segundo lançamento “Muito Prazer”, de Adelmo Casé. As duas músicas irão compor seu EP de estreia “Bel, Muito Prazer”, uma produção de quatro faixas que refletem a história de vida e resiliência da artista.

Após enfrentar e vencer um câncer na língua em 2014, que poderia ter comprometido sua habilidade de fala, Isabel decidiu não conter mais o dom de cantar e hoje o considera uma verdadeira dádiva: “A arte escolhe a gente e eu vou exercer tudo aquilo que agrega ao meu coração e minha alma. E a música, definitivamente, não largo mais“, afirma.

Embora sempre esteja flertando com outros ritmos, Isabel considera o neo soul como a base da sua musicalidade: “Passei por vários gêneros musicais, gosto de experimentar, mas o r&b e o soul são os ritmos com os quais tenho a minha principal identificação, que batem com o meu coração”.

As faixas do novo EP da artista tem a coprodução a cargo dos experientes Renato Gues e Wesley Camilo, que tiveram como missão traduzir em termos musicais as referências da artista. 

Isabel Fillardis. Foto: Márcio Farias.

Serviço: Show Isabel Fillardis no Bourbon Street


Data: 29/05/2022 – Domingo/ Horário: 19h30 / Abertura da casa: 18h 

Endereço: Rua Dos Chanés, 127 – Moema – SP

Reservas na casa: Rua dos Chanés 194 – de 3ª.f a sábado das 12h às 19h,  Domingos das 12h às 17h – Sem taxa de conveniência

Fone para reservas: (11) 5095-6100 / WhatsApp para reservas: +5511 9 7060-0113

Capacidade: 350 pessoas 

Urias anuncia seu novo EP ‘HER MIND’: “Quero mostrar que fazemos coisas excelentes”

0
Urias. Foto: ErnnaCost.

Urias começa uma nova era e não está para brincadeira. A cantora e compositora acaba de anunciar o lançamento de seu novo EP “HER MIND”, projeto com conceito estético e reflexivo pensado totalmente por ela. “[Esse EP] surgiu da tentativa de exaltar as similaridades do meu corpo com corpos que não são como o meu”, diz Urias em entrevista ao MUNDO NEGRO. “É sobre ser quem se é de dentro pra fora. No Fúria eu falo muito sobre a raiva particularmente em ser quem eu sou e tudo que isso significa, nessa era não é só sobre mim“, enfatiza a artista ao citar as mensagens centrais do novo projeto.

Urias para o EP ‘Her Mind’. Foto: Pedro Barros.

Além do lançamento que já acontece nesta terça-feira (24) às 21h00, o público poderá desfrutar de visualizers no canal oficial da cantora no YouTube, disponibilizados às 11h00 no dia 25. Tais recursos visuais permitem enxergar um pouco mais do que Urias pensou e se inspirou para este projeto. O EP conta com uma sonoridade eletrônica e latina, além de sons incorporados — onde Urias possui uma vasta experiência. Logo após o lançamento, ela já embarca com destino à Europa, para abrir os shows da “I AM PABLLO GLOBAL TOUR”, da Pabllo Vittar.

“Estou ensaiando muito, acho que me ajuda a ficar menos nervosa, mas também tô feliz com a nova etapa, parecia tão distante meses atrás“, diz a artista sobre sua preparação para os shows na Europa. “HER MIND” será dividido em 3 partes, que juntas, formarão o novo álbum da artista. Segundo a cantora, projeto foi feito mirando no mercado internacional. “100%, quero pegar tudo de volta e mostrar que fazemos coisas excelentes por aqui“, enfatiza Urias.

Urias para a QUEM MAGAZINE. Foto: ErnnaCost.

Vale reforçar que a artista possui mais de 350 mil ouvintes mensais nas plataformas digitais e 31 milhões de visualizações em seu canal oficial do YouTube. Nas redes sociais, são mais de 700 mil seguidores e fãs que acompanham seu trabalho.

“Fé”: Iza solta teaser com Douglas Silva para seu próximo single

0
Foto: Reprodução.

Vem single novo por aí! A cantora Iza publicou na última segunda-feira (23), em suas redes sociais, o teaser de seu próximo lançamento, intitulado “Fé”. A música vai ser lançada no dia 2 de junho e, no teaser, o ator Douglas Silva aparece falando um pouco de sua trajetória pessoal e do papel da fé em sua vida.

“Quem não teve medo?”. Com essa provocação, Douglas conta sobre sua infância, sobre a carreira, que ele tinha certeza que seria militar, e como um projeto social no Complexo da Maré mudou sua trajetória. “Acho que fé é o que eu mais tive na minha vida”, diz Douglas no vídeo.

Confira:

O novo álbum de Iza ainda não teve o nome divulgado, mas vai incluir, além de Fé, Sem Filtro e Gueto. O pré-save da nova faixa já está disponível nas plataformas digitais.

RJ: Operação realizada de madrugada deixa 11 mortos na Vila Cruzeiro

0
Foto: Reprodução / TV Globo.

Pelo menos 11 pessoas foram mortas em operação realizada pela Polícia Militar na madrugada desta terça-feira (24), Na Vila Cruzeiro, localizada na Penha, no Rio de Janeiro. Moradores relataram que os tiros começaram às 4h da manhã. 11 escolas da região ficarão fechadas hoje.

Uma das vítimas é identificada como Gabriela Ferreira da Cunha, de 41 anos. Ela foi atingida e morta na Chatuba, ao lado da Vila Cruzeiro. Outras duas pessoas foram feridas e deram entrada no Hospital Getúlio Vargas, também na Penha.

Segundo informações do Bom Dia Rio, da TV Globo, a operação realizada entre a Polícia Militar, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal, tinha o objetivo de prender chefes do Comando Vermelho que estariam na comunidade. Segundo a polícia, lideranças da facção em outras favelas do Rio e até de estados do Norte e do Nordeste também estão abrigados na comunidade.

error: Content is protected !!