A Conectando Territórios anuncia a estreia da segunda temporada da websérie “Nzinga: Mulheres Viajantes” em seu canal no Youtube, em novembro deste ano. Desde o lançamento da temporada da websérie em 2020, o canal tem apresentado histórias de mulheres de países como Alemanha, Brasil, Cuba, Finlândia e Nigéria, e em diferentes áreas de atuação: pesquisadora, comunicadora, produtora cultural e atriz, para adentrar suas culturas e universos pessoais. 

A websérie tem como objetivo trazer histórias de mulheres negras que empreendem seus sonhos e expandem para outros territórios. A primeira temporada foi gravada antes da pandemia.

Thaís Rosa Pinheiro, idealizadora da websérie, sonha em entrevistar mulheres em todo o mundo. A ideia surgiu quando ganhou uma bolsa para o Programa Jovens Líderes das Américas (YLAI), em 2017, pelo Departamento dos Estados Unidos e se deparou com outras mulheres negras empreendedoras, que também viajavam e queria saber como era a experiência em ser uma mulher negra nesses lugares, em outros territórios.

O objetivo é incentivar mulheres a viajar e aproximar histórias de mulheres negras que tomaram a direção de suas vidas, empreenderam seus projetos de trabalho e se deslocaram para outros territórios.

“É muito mais do que viajar. É sobre o deslocar de mulheres pelo mundo e pela sociedade. É sobre empreender suas próprias vidas, a partir de suas escolhas, nunca desistindo se seus sonhos. É sobre muitas vezes pular muros, quebrar barreiras e preconceitos, sobre ser uma mulher negra no mundo”, afirma Thaís.

“Quando viajamos temos a possibilidade de nos abrirmos para apreciarmos outras culturas, expandirmos nossa percepção de crenças, formas de viver e pensar. Isso possibilita uma troca mútua, contribuindo para a quebra de estigmas e estereótipos que são criados a partir de crenças sociais de um grupo étnico em relação ao outro, ou de um lugar em relação a outro”.

Durante o ano de 2021, foram feitas lives devido a pandemia e também foi lançada a camisa Nzinga, projetada por uma turista francesa que fez o “Tour da Pequena África” e virou fã da websérie. Esta pode ser comercializada pelo site ou instagram da Conectando Territórios.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments