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Aza Njeri, Deu M e DaCota estão entre os criadores escolhidos no Fundo Vozes Negras do YouTube

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Aza Njeri, Bruna Medeiros e Deu M. Foto: Divulgação / Youtube

O Fundo Vozes Negras do YouTube anunciou hoje (27), os 135 criadores que farão parte da Turma 2022 da iniciativa, e receberão recursos para a produção de conteúdo em seus canais. Neste ano, 35 criadores brasileiros foram escolhidos para o programa de impulso. Além do Brasil, os selecionados também fazem parte da África do Sul, Canadá, Estados Unidos, Nigéria, Quênia e Reino Unido.

Entre os brasileiros contemplados estão nomes como Rao TV, Gabriela Loran, Canal do Zé, Kamille Ramos, oCastrin, Na Rédea Curta e Hawk. De acordo com a plataforma, escolhidos são criadores dos mais diversos estilos que falam sobre beleza, esportes, games, educação, literatura, comédia entre outros temas.

“Nossa comunidade do YouTube Black está repleta de pessoas criativas, apaixonadas, talentosas, brilhantes e motivadas. Temos a honra de dar a esses criadores recursos para continuarem a expandir suas vozes. Queremos apresentar novas narrativas que enfatizem o poder intelectual, autenticidade, dignidade e alegria das vozes negras. Além disso, queremos educar o público sobre justiça racial, ao mesmo tempo em que ajudamos criadores e artistas negros a construirem carreiras prósperas e sustentáveis no YouTube”, diz Bibiana Leite, diretora de desenvolvimento de parcerias de conteúdo no YouTube e líder do YouTube Black no Brasil.

COMO FUNCIONA

Nos próximos meses o YouTube trabalhará em estreita colaboração com os criadores para ajudá-los a prosperar na plataforma. Isso incluirá suporte dedicado do YouTube e um valor para investir na estrutura do canal. Os selecionados também participarão de programas de networking e treinamentos personalizados da Incubadora de Criadores do YouTube, que conta com workshops virtuais para ajudar em produções e na administração do negócio.

Sobre o Fundo Vozes Negras do YouTube

Anunciada em 2020, a iniciativa representa um compromisso global do YouTube para elevar e incentivar criadores e artistas negros na plataforma, bem como a produção e aquisição de novos programas do YouTube Originals com foco em justiça racial e na experiência negra. Ao todo serão 100 milhões de dólares dedicados a amplificar e desenvolver vozes e histórias negras.

O YouTube assumiu o compromisso de manter o fundo ativo por pelo menos três anos, com expectativa de investimento em mais de 500 criadores no mundo todo. Em 2021, 35 criadores e artistas negros brasileiros receberam apoio da iniciativa. Agora, outros 35 nomes serão contemplados, sendo eles:

Aza Njeri

Bruna Medeiros

Canal do Zé

Canal Leidi Rocha

DaCota

Deu M

Dida Footz

Dúvidas de Beleza

Empreender Com Paixão

Fut Black

Gabriela Loran

John Wallison

Hawk

Juliana Padilha

Junnior Souzza

Jotaplays

Kamille Ramos

Loud oCastrin

Murilo Nascimento

Na Rédea Curta

Nath Braga

Neymara Lima

Orion

Papo de Musica

Pensar Africanamente

PH Santos

Programação Dinâmica

Rafa Xavier trancista

Rao TV

Rose Hapuque

Samyra Priscila

Trans Boy Life Stefan Costa

Um Bookaholic

Valter Rege

Wanderlan Nascimento

“Nem um Pio”: Luedji Luna e Russo Passapusso lançam single

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Foto: Divulgação/Reprodução.

Dois grandes artistas baianos, Luedji Luna e Russo Passapusso, se uniram para dar voz e som a uma das maiores dores que afligiram a todos nós no single “Nem um pio”, que chega a todas as plataformas digitais nesta quinta-feira (27). O clipe, com direção de Ilka Cyana e participação do ator Dan Ferreira, foi filmado na Bahia e nos leva em um mergulho na solidão, na necessidade do afeto, no tempo que não passa, permeado pelos vocais marcantes de Luedji e Russo, que transbordam em versos que falam à alma. O clipe chega às 18h desta quinta-feira.

“Em tempos em que a reflexão é necessária e inevitável, “Nem um Pio” nos leva numa correnteza de ritmos e expressões da Bahia para o mundo, com tambores e beats eletrônicos, mostrando uma música que tira do silêncio a percepção do que nos rodeia. Um silêncio que nunca é vazio, e nos dá a certeza de algo maior”, explicam os artistas.

A produção ficou a cargo do baixista, compositor e produtor SekoBass, e com feat do grande saxofonista baiano que, atualmente, vive na Espanha Joander Cruz – ele traz sua sonoridade de maneira marcante em diálogo constante com as vozes. “Nem um Pio” também chega com uma versão instrumental, onde os sons e silêncios se reconfiguram na narrativa dessa história.

“Nem um pio surgiu de um convite do Russo, artista baiano que acompanho desde os tempos do Dancehall no Tarrafa. É uma canção que nasce como quase tudo na pandemia: à distância. Compomos pelo WhatsApp, e ela faz uma alusão a esses tempos de isolamento”, revela Luedji

Russo ressalta o quanto a música representa em suas entrelinhas: “Nem um pio parece falar de silêncios, mas grita dentro de nós a necessidade de mostrar as saídas e os movimentos que nossos corpos fazem no dia a dia. Quando mostrei o primeiro verso para Luedji, já sentia a força das marés na sua forma de compor. Essa música reforça o nosso comprometimento com a arte de uma Bahia que não se poder rotular “

Em menos de uma década, Luedji Luna conquistou feitos grandiosos em sua carreira: turnê internacional, nomeações diversas com seu último álbum, entre elas o Grammy Latino, e participações musicais em projetos reconhecidos globalmente, como o Colors e o Tiny Desk com Afropunk. Aos 34 anos, a cantora e compositora nascida em Salvador coleciona dois álbuns que a tornaram referência da música popular brasileira contemporânea. Voz ativa na militância racial e feminista, Luedji mergulha em sua ancestralidade e traz em sua arte mensagens fortes de luta, crenças, profundidade e amor.

O músico e compositor Russo Passapusso faz parte da nova geração da música popular brasileira produzida na Bahia. Ao quebrar as barreiras entre o corpo e a mente, e se aprofundar na pesquisa da cultura popular e o pop, o trabalho de Passapusso se expandiu fazendo com que o artista criasse, em 2008, a banda Baiana System – juntamente com seus parceiros Beto Barreto, Filipe Cartaxo e Marcelo Seco. O grupo, que mistura referências da música baiana da capital e do interior à multiplicidade de sonoridades eletrônicas, além de elementos visuais marcantes, é considerado uma das grandes revelações da música brasileira dos últimos anos. Atualmente, Russo Passapusso está em fase de pré-produção do segundo disco solo_trio, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2020.

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Estátua de Kobe Bryant e sua filha é inaugurada em local de acidente

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(Getty Images)

Dois anos após o trágico acidente que levou o jogador de basquete Kobe Bryant aos 41 anos, e sua filha Gianna Bryant aos 13 anos de idade, uma estátua de bronze representando os dois foi erguida no local em que o helicóptero que os levavam caiu, na cidade de Calabasas, Califórnia.

A obra, feita pelo escultor Dan Medina, mostra Kobe com sua camiseta do Lakers (time que jogou por 20 anos) abraçando a garota, que segura uma bola de basquete na mão. Os nomes das outras sete vítimas fatais do acidente ( John Altobelli, Keri Altobelli, Alyssa Altobelli, Sarah Chester, Payton Chester, Christina Mauser e o piloto Ara Zobaya) são lembrados em uma placa na base da escultura, que também leva a citação “Heróis vêm e vão, mas lendas são para sempre”. Desde que foi erguida, na quarta-feira, a escultura já começou a receber muitas visitas de fãs, que levaram flores para homenagear Kobe e todos os falecidos na tragédia.

A instalação pesa ao todo 73kg, e foi feita por Dan Medina de maneira voluntária, ele não recebeu nenhuma encomenda por isso. Sua intenção era ajudar a criar um processo de cura para os fãs do atleta.

Kanye West planeja desfile com sem-teto como modelos

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Foto: Getty Images.

Ação vai fazer parte da nova linha da Yeezy em colaboração com a Skid Row Fashion Week.

Kanye West está trabalhando em uma linha de roupas e um desfile de moda que vai contar com moradores de rua como modelos. Kanye está trabalhando com a marca de streetwear Skid Row Fashion Week em uma nova colaboração e desfile de moda com o objetivo final de ajudar os sem-teto.

A informação foi passada ao site TMZ por David Sabastian, fundador da marca. O empresário disse que se encontrou com Ye no início desde mês, quando o rapper estava gravando o ‘Donda 2’ num estúdio de Los Angeles, e eles decidiram criar uma colaboração de roupas da Yeezy X Skid Row Fashion Week.

David conta que sua empresa doa uma parte de todas as vendas para ajudar aqueles que vivem em Skid Row, área com a maior concentração de sem-tetos dos Estados Unidos. A fábrica que faz as roupas emprega os sem-teto. Além disso, a colaboração com Yeezy usará 100% dos lucros para ajudar essa população.

A linha de moda sai em 22 de fevereiro e o dinheiro das vendas ajudará a contratar mais pessoas que lutam contra a falta de moradia para trabalhar na fábrica da Skid Row Fashion Week. Além disso, David diz que ele e Kanye estão nos estágios iniciais de planejamento de um desfile de moda onde contratariam pessoas da fábrica SRFW para modelar as roupas.

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Justiça absolve Babalorixá que criticou intolerância religiosa contra adolescente

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Babalorixá Sidnei Nogueira. Foto: Reprodução.

A Justiça de Araçatuba absolveu o Babalorixá Sidnei Barreto Nogueira, doutor em Semiótica pela USP, autor de livros, influenciador digital e responsável por lives nas quais criticou a intolerância religiosa que resultou num famoso caso
ocorrido na cidade, em 2020, envolvendo uma adolescente e parentes.

A absolvição pôs fim a uma ação movida por uma parente da adolescente contra o conceituado Sacerdote Afro-brasileiro, a Rede Globo, UOL e SBT, exigindo remoção dos conteúdos e direito de resposta. Na sentença publicada nesta quarta-feira, o Juiz da 2ª Vara Cível de Araçatuba reconheceu que o Prof. Sidnei Nogueira simplesmente retratou, sem distorções ou ofensas, “a realidade da disputa da guarda (…) sua publicação traduz exercício regular da liberdade de informação jornalística assegurada pela Constituição da República”.

Em dezembro de 2020 a mesma parente da adolescente havia ingressado com ação criminal contra o Babalorixá, na Comarca de Mauá, acusando-o de crime contra a honra, mas o caso terminou extinto, favorável a ele. Segundo o advogado Hédio Silva Jr., responsável pela defesa em ambos os processos, as ações tinham como objetivo principal silenciar, subjugar, atemorizar, encurralar as religiões afro-brasileiras: “Não bastasse o persistente e violento racismo que desde o início da história deste país se abate sobre as religiões afro-brasileiras, os fascistas pretendem que nosso povo sofra ‘de joelhos’, quietinho, sem reclamar. Mas a resposta aí está, a demonstrar que vale a pena acreditarmos no Direito, na Justiça e sobretudo na luta coletiva do Povo
de Terreiro”.

O Juiz também condenou a autora da ação ao pagamento de honorários advocatícios mas ainda cabe recurso às instâncias superiores.

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“Ninguém gosta de mim”: Natália tem crise de choro e pensa em desistir do BBB após Lucas beijar Eslovênia

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Foto: Reprodução.

Durante a festa do líder Douglas Silva nesta madrugada, a sister Natália Deodato teve uma crise de choro. O motivo: Lucas, participante no qual ela estava interessada e para quem demonstrou interesse abertamente, ficou com outra integrante do reality, a pernambucana Eslovênia.

O impacto da rejeição acertou Natália em cheio. Ela chegou a dizer que gostaria de desistir do programa e atirou objetos contra parede, sendo consolada por outros colegas da casa. “Eu acho que não sou tão forte. Ninguém gosta de mim”, disse a participante.  

A escolha de Lucas por Eslovênia em detrimento de Natália poderia não ter nada demais, afinal, pessoas fazem escolhas afetivas e sexuais todos os dias, e, na maioria dos casos, escolher uma, significa deixar de escolher outra. No entanto, a situação tem cara de reprise para muitas mulheres negras, que frequentemente são deixadas em segundo lugar. Via de regra, o primeiro lugar fica com mulheres brancas.

A situação envolvendo Natália mobilizou muitas mulheres negras nas redes sociais. Tia Má foi uma das que se manifestou, dizendo que já passou por situação semelhante. “Eu ficava com um cara, e nosso lance era massa, mas ele me dizia que não queria namorar com NINGUÉM e eu dizia tudo bem, apenas para “não perder ele” , até que um dia, ele surge com sua namorada padrão e eu entendi, que ele não queria namorar ALGUÉM COMO EU!”, disse a influenciadora.

Para a estudiosa das questões de gênero e feminismo, Carla Akotirene, existe um perigo em usar o caso de Natália como exemplo para discutir uma questão profunda como é o tema da solidão da mulher negra. “Ser sozinha é não ser escolhida pra o amor!!! E ter de encher a sua própria quartinha. De boas, não precisamos fortalecer o debate sobre solidão e preterimento de mulheres negras a partir das festas do BBB. Respeitemos a pauta política e a produção intelectual sobre o assunto”, disse a intelectual.

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Ludmilla lança o ‘Numanice #2’, seu novo álbum de pagode

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Foto: Ygor Maques.

Depois de muita espera, o público pode comemorar e se deleitar, porque o “Numanice #2”, mais novo álbum do projeto de pagode da cantora Ludmilla já está disponível em todas as plataformas digitais. Em seu canal no YouTube, a cantora disponibilizou uma série de lyric vídeos para o público curtir o álbum. No novo trabalho, a artista mais uma vez performa sua potente voz ao som de cavaquinho, violão, repique, tantan, banjo e pandeiro – instrumentos característicos do ritmo.

No disco de inéditas, não há participações especiais, estas vão ficar para um outro momento – quando gravar o audiovisual do volume 2 do projeto, que vai ser realizado em breve. Duas das dez canções que figuram no disco, foram feitas para Brunna Gonçalves, esposa de Ludmilla, que está confinada na 22ª edição do reality show Big Brother Brasil. “Maldivas”, que foi composta na viagem que as duas fizeram às Ilhas na tardia lua-de-mel, em novembro de 2020 e “212”, uma referência ao perfume que Brunna usa, feita há poucos dias, quando a bailarina já havia deixado a casa delas para o confinamento, e a intérprete e compositora já estava com saudade da amada. “Senti o cheiro do perfume dela e já me deu aquele vazio, uma saudade gigante e, de repente, passei pro papel tudo o que estava sentindo e nasceu two one two” – lembra Ludmilla.  

Capa oficial do ‘Numanice 2’, álbum de Ludmilla. Foto: Divulgação.

Numanice é o nome do projeto de pagode que a cantora tem em paralelo à sua carreira pop. O primeiro EP, fruto de uma promessa que a cantora cumpriu após dizer ao público que, se ela ganhasse o Prêmio Multishow, na categoria melhor cantora, em 2019, presentearia os fãs cantando no popular ritmo. Assim que Ludmilla pegou seu prêmio, reafirmou o compromisso e entregou aos fãs o bem-sucedido projeto.

“É muita felicidade e orgulho desse meu novo bebê, o público gostou tanto do EP Numanice, esse ‘filho mais novo’ me deu e dá muitas alegrias. Alcançamos números expressivos e isso me deu fôlego para continuar e fazer mais para o público. Ele virou audiovisual, está começando como turnê e agora temos um volume dois para a conta. Espero que o público goste tanto de ouvir quanto eu tive prazer em fazer, porque é bem isso, cantar para mim é um prazer, pagode então, é como se eu estivesse num churrasco, no quintal da minha casa. E podem esperar que depois vem um registro ao vivo com participações mais que especiais” – se empolga a cantora.

TRACKLIST DO ‘NUMANICE 2’

1 – Maldivas (Ludmilla)

2 – Meu homem é seu homem (Ludmilla)

3 – 212 (Ludmilla | Umberto Tavares | Jefferson Junior)

4 – Me arrepender (Ludmilla | Brunno Gabriel)

5 – Meu desapego (Ludmilla | Umberto Tavares | Jefferson Junior)

6 – Quem é você (Ludmilla | Rafael Castilhol)

7 – Maria Joana (Ludmilla)

8 – Fora de si (Ludmilla)

9 -Cabelo Cacheado (Ludmilla)

10 – Eu estive aqui (Ludmilla | Umberto Tavares | Jefferson Junior)

Plurie br lança plataforma com proposta de ser a Netflix da diversidade para empresas

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Foto: Divulgação.

Ser uma ferramenta de aprendizado contínuo, que empodera, inclui e apoia a diversidade em empresas, organizações e sociedade, esse é o propósito da Plurie br, fundada pelas empreendedoras Viviane Elias e Laura Salles. Recém lançada no mercado, a startup aposta em um time de renomados especialistas em diversidade e inclusão, que atuam como transformadores plurais, ministrando cursos em diferentes formatos, com planos a partir de R$10,90.

Segundo levantamento de 2020 da consultoria McKinsey realizado em 15 países, incluindo o Brasil, as empresas que veem a diversidade como parte da estratégia de seus negócios têm mais chances de lucrar acima da média do mercado. Ao mesmo tempo em que as vagas em diversidade nas organizações aumentaram 71% nos últimos 5 anos, instituições financeiras como Goldman Sachs e Nasdaq já não participam de IPO de empresas que não apresentem diversidade no board.

Segundo Viviane Elias, sócia e cofundadora da Plurie br, a startup preenche uma lacuna no mercado corporativo. “Hoje, as empresas olham muito para letramentos e formações na área de desenvolvimento e inovação, mas ainda existe um grande desafio para que essa educação seja contínua, de modo que os colaboradores se engajem em outros temas além dos pilares de pessoas com deficiência e identidade de gênero, que são onde as companhias mais investem hoje. E, normalmente, esse letramento acontece apenas uma vez por ano e envolve um alto investimento da empresa em uma ação isolada, sem maiores desdobramentos”, analisa.

“Decidimos criar a Plurie br com o propósito de transformar o Brasil em um país que valorize e exalte a diversidade com mais representatividade, equidade e inclusão. Dividimos a paixão pelos avanços em inclusão e queremos levar isso para empresas e organizações de todos os portes. Acreditamos em uma educação contínua e acessível em D&I para alcançar grandes transformações, por isso, queremos oferecer uma experiência similar a um TEDx de diversidade, com a facilidade e variedade de opções como a Netflix, a baixo custo e personalizando esse serviço de acordo com a necessidade das empresas” explica, Laura Salles, sócia e cofundadora da edtech.
 

As empresas podem contratar o serviço direto no site da plataforma, que oferece planos com valores a partir de R$10,90, por funcionário. As inscrições são mensais e dão acesso a todos os cursos da edtech e incluem, além das aulas com especialistas em Diversidade, Equidade e Inclusão, acesso a lives e workshops, apoio de psicólogos e advogados especializados em compliance antidiscriminatório e a novos conteúdos mensalmente.
 

Dentro desta lógica, outro diferencial da edtech é poder atuar em conjunto com o trabalho das consultorias de diversidade tradicionais, que realizam um acompanhamento mais próximo dos indicadores dentro das companhias. Todos os conteúdos da edtech são desenvolvidos por transformadores plurais, profissionais selecionados que são especialistas das causas de Diversidade & Inclusão.

Para dar início ao negócio, as empreendedoras contaram com investimento-anjo de R$ 200 mil, e estão com boas expectativas para 2022, a meta é chegar a 10 mil inscritos na plataforma até o segundo trimestre, captar um novo investimento em uma onda pré-seed e ampliar a carteira de clientes, que hoje conta com nomes como a desenvolvedora de tecnologia para governos, Eicon.
 

Para conhecer mais dos serviços da Plurie br acesse o site oficial.

Representantes de Douglas Silva acionam a justiça após ator sofrer ataques racistas na internet

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Foto: Divulgação.

Através das redes sociais, os representantes do ator Douglas Silva, participante do Big Brother Brasil 22, anunciaram que estão tomando todas as medidas judiciais necessárias após ataques racistas serem direcionados ao ator. Comunicado oficial, emitido pela família de Douglas, cita a existência de um blog anônimo que também defere mensagens criminosas a Linn da Quebrada, Natália e Luciano.

Segundo o advogado de Douglas, Ricardo Brajterman, a família tomou conhecimento do site por denúncias de fãs do ator nas redes sociais. “É um blog nitidamente supremacista branco, criminoso, que ataca de forma racista não só o Douglas como outros participantes também”.

O blog anônimo chegou a classificar Douglas como “macaco”. Segundo matéria exclusiva do Splash, do portal UOL, o seguinte trecho foi veiculado: “Provavelmente o colocaram neste programa por pena, até nisto é capaz de terem cotas. Este negro imundo deveria ser crucificado vivo, e, logo em seguida, ter seu corpo carbonizado. Não vejo sentido em colocarem um macaco imitador de circo na televisão. O lugar desse preto fedido é trabalhando no sol quente numa lavoura e levando chicotada do nosso amigo Capataz Sancto”, diz o artigo criminoso.

Outro texto do site ataca diretamente a participante Natália Deodato com o seguinte título: “Como eu mataria a Natália Deodato, o cachorro dalmata do BBB22”. Já a participante Linn da Quebrada, uma mulher trans, é chamada de “traveco” pelo autor do blog, que ainda sugere matá-la “com armas e bombas”.

Além de inafiançável e imprescritível, a pena para quem comete crime de racismo é de três a cinco anos de detenção.

Rihanna doa U$ 15 milhões para organizações que lutam em defesa da justiça climática

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Rihanna em 2019. Foto: Divulgação.

Por meio da sua Fundação Clara Lionel, Rihanna anuncia a doação de U$ 15 milhões em prol de instituições que lutam pela defesa da justiça climática ao redor do mundo.

O dinheiro será distribuído entre 18 organizações que trabalham em sete países do Caribe e nos Estados Unidos, incluindo a Climate Justice Alliance, a Indigenous Environmental Network e o Movement for Black Lives.

“Desastres climáticos, que estão crescendo em frequência e intensidade, não afetam todas as comunidades igualmente, com comunidades negras e nações insulares enfrentando o impacto das mudanças climáticas”, disse Rihanna em comunicado.

“Os financiadores devem construir parcerias com organizações de base, reconhecendo sua profunda compreensão do que é necessário para alcançar a justiça climática em suas próprias comunidades”, disse Justine Lucas, diretora executiva da Fundação Clara Lionel.

Durante o auge da pandemia em 2020, Rihanna e Jack Dorsey, fundador do Twitter, doaram juntos US$ 15 milhões para serviços de saúde mental e US$ 2,1 milhões cada para ajudar vítimas de violência doméstica em Los Angeles.

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