“História Pretinha das Coisas”: livro infantil busca valorizar invenções e personalidades históricas africanas e afrodiaspóricas

0
“História Pretinha das Coisas”: livro infantil busca valorizar invenções e personalidades históricas africanas e afrodiaspóricas
Foto: Divulgação.

É possível imaginar que todas as criações e invenções do mundo vieram de um único lugar? Falando assim, a gente tende rapidamente a dizer que não, mas será que não é assim que aprendemos na escola durante toda a vida? Todas as maiores invenções em todas as áreas do conhecimento são apresentadas a nós como nascidas na Europa, mais especificamente, na Grécia.

Para transformar essa realidade e trazer referências afrocentradas para crianças negras, a professora e cientista Bárbara Carine Soares Pinheiro escreveu o livro “História pretinha das coisas: as descobertas de Ori”. A obra é um livro infantil que apresenta uma narrativa fictícia que se passa nos dias atuais. Localizada entre a cidade de Salvador, na Bahia, e a cidade histórica de Meroé, no Sudão, a história remonta a invenções e personalidades reais históricas africanas e afrodiaspóricas.

“Eu transitei por espaços onde eu não me via em nenhuma das referências ali possíveis. Fiz uma graduação em Química, um mestrado e um doutorado sem ter tido uma professora negra, sem nunca ter lido intelectuais negras, sem nunca ter conhecido, na história da ciência, uma cientista negra. É nesse lugar que eu me formmo e que eu projeto a minha escrita para construiruma história diferente para essas crianças, essas pessoas que estão vindo depois de mim e precisam se construir subjetivamente a partir da positivação da sua ancestralidade”, explica a autora.

“Ori” é uma palavra da língua iorubá que significa literalmente “cabeça”. Refere-se à intuição espiritual e destino, sendo a força pessoal de regimento da nossa inteligência pela espiritualidade. Por esta razão, esta menininha tão linda e inteligente será para nós um elo entre passado e futuro, que irá nos transportar para uma realidade africana muito diferente daquela largamente apresentada pelo Ocidente.

Trata-se de uma literatura formativa para as crianças com relação a temas importantes, como a valorização da intelectualidade negra nas ciências e suas tecnologias, a relevância de mulheres cientistas e a naturalização da existência de famílias fora dos padrões heteroafetivos.

O livro pode ser adquirido em livrarias físicas e digitais.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display