Notas de corte são maiores para cotistas do que para não cotistas em 25% dos cursos do Sisu

0
Notas de corte são maiores para cotistas do que para não cotistas em 25% dos cursos do Sisu
Foto: Freepik

As notas de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) são maiores para cotistas do que para os candidatos de ampla concorrência, em 25,3% do total de graduções disponíveis do programa, em uma ou mais “subcotas”, segundo levantamento feito pela Folha de S. Paulo.

No total, 6.014 vagas são afetadas, ou seja, 5,2% das reservadas ao sistema de cotas, criado para garantir o acesso de pessoas pretas, pardas, indígenas, com deficiência, e de baixa renda nas universidades. Os números foram com base de 6.146 cursos, do primeiro semestre de 2022.

Ainda segundo o levantamento, desde 2019, ano com dados mais antigos disponibilizados pelo MEC, 26.892 vagas de cotistas tiveram essa característica.

O Sisu oferece cursos em universidades públicas e institutos federais de todo o país, com pelo menos oito tipos de cota, resultantes da combinação de quatro categorias, previsto por lei: tipo de escola de ensino médio, renda, cor e existência ou não de deficiência.

Por exemplo, no ato da inscrição, um candidato preto com deficiência, renda de até 1,5 salário e egresso de escola pública, por exemplo, está habilitado para as oito categorias, já que se enquadra em todos os critérios de ação afirmativa, mas só pode escolher uma. só pode escolher uma dessas modalidades de cota, ou “subcotas”, mesmo que esteja habilitado para outras.

Para a Folha, o MEC afirmou apenas que o candidato que atenda aos critérios das cotas pode escolher se quer concorrer pela reserva de vagas e dispõe de informações para tomar a decisão.

“Um estudante que atenda aos critérios exigidos pela Lei de Cotas verá no sistema informações da nota de corte dos cursos, por modalidades de concorrência, durante todo o período de inscrição, podendo escolher se quer disputar uma vaga pela modalidade de ampla concorrência, lei de cotas ou ação afirmativa própria das instituições que ofertem essa última opção”, diz a pasta em nota.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display