“Conhecer a história do nosso povo é uma inspiração muito grande para agir”, diz Leo Péricles, pré-candidato à presidência do Brasil

0
“Conhecer a história do nosso povo é uma inspiração muito grande para agir”, diz Leo Péricles, pré-candidato à presidência do Brasil
Leornardo Péricles - Foto: Divulgação

Filho de um homem negro e sindicalista, Leo Péricles teve contato com a política e questões raciais desde muito cedo. “Meu pai era daqueles que se orgulhava muito da nossa etnia e da nossa cor.  Desde muito cedo me ensinou a dar uma resposta a esse racismo cotidiano, do dia a dia, presente nas brincadeiras”.

Pré-candidato à presidência do Brasil pelo partido Unidade Popular (UP), o mais novo do Brasil, ele é residente de uma ocupação urbana em BH, junto com a esposa, Poliana, e seus dois filhos, Pedro e Luana. Para Leo Péricles, uma das grandes armadilhas da atualidade no que diz respeito à mobilização política da população, é o apagamento histórico das realizações dos negros. “Se eu não souber como foi o meu passado, vai haver essa impressão de que sempre foi assim e sempre será assim”, diz ele.

“Isso não é verdade, porque antes de 1888 nós estávamos submetidos à chibata e à corrente, mas conseguimos mudar isso. É claro que hoje o processo de escravidão é de uma escravidão assalariada […] mas entender e conhecer a história do nosso povo é uma inspiração muito grande para agir”, defende.

Nessa entrevista ao Podcast Falas Diversas, a fundadora do Mundo Negro, a jornalista Silvia Nascimento, pergunta sobre o homem que Leonardo é além da política. “Eu gosto de correr e inclusive venho incentivando a nossa militância a correr. Nós até nos inspiramos no Marighella que fala da necessidade da gente estar bem fisicamente para os enfrentamentos ali na frente, diz o pré-candidato0.

SOBRE FALAS DIVERSAS

Com 20 anos de experiência em jornalismo com foco na comunidade negra, a jornalista Silvia Nascimento, fundadora do site Mundo Negro decidiu finalmente lançar seu programa de entrevistas. “Eu estou há duas décadas entrevistando pessoas negras, famosas e anônimas e agora quero que meus leitores me vejam mais, mas principalmente que eles conheçam histórias diversas, sobre pessoas diversas que por acaso são negras. Ampliar as pautas com a nossa comunidade para assuntos além do racismo, sempre foi algo que me dediquei ao longo da minha carreira. Se somos vistos de forma estereotipada pela sociedade, em parte é porque só falamos dos mesmos assuntos. É como se para a imprensa, nossa fala só tivesse valor quando falamos de assuntos sensíveis relativos a nossa cor de pele”, explica.

O Falas Diversas é fruto de uma parceria entre o site Mundo Negro e Cultne. O programa será exibido semanalmente no canal do Youtube do Mundo Negro e também no Spotify.

Ouça:

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display