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Demerson D’Alvaro, o Exu da Grande Rio, atuará em nova série da Globo

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Foto: Gustavo Domingues / Divulgação.

O ator Demerson D’Alvaro, um dos destaques do Carnaval 2022, assinou contrato para participar da série ‘O jogo que mudou a história’, da TV Globo. Demerson ganhou projeção em todo o país após aparecer interpretando Exu no desfile da Grande Rio. A nova série tem autoria de José Junior, fundador da Ong AfroReggae, e contará a história de ascensão das facções criminosas no Rio de Janeiro e seus desdobramentos.

“Viver o Exu na avenida foi sem dúvidas um divisor de águas na minha vida. Hoje, com calma, eu consigo avaliar melhor tudo o que estou vivendo. O sentimento é de gratidão e dever cumprido e as expectativas são as melhores possíveis”, disse D’Alvaro, com exclusividade para a coluna de Ancelmo Gois. “Estar, não só no elenco dessa série, como também no livro do Fernando Torquato, que traz só personagens negros, é com certeza um grande presente para a minha carreira, já que para chegar até aqui foram travadas muitas lutas”.

Demerson também marcará presença no novo projeto do fotógrafo Fernando Torquatto, ainda sem data de lançamento. Nas redes, o ator compartilhou algumas fotos e comentou: “O novo livro de Fernando Torquatto traz somente personagens negros e a idéia do livro é uma grande celebração da beleza negra”.

Sobre ‘O Jogo Que Mudou a História’, de acordo com Patrícia Kogut, a Globo está investindo pesado na produção da série. As gravações da obra começaram no último mês de abril. A primeira temporada da obra será ambientada no período entre 1977 a 1989. Até o momento, nenhum outro detalhe sobre a série foi divulgado.

Com texto de Elísio Lopes Jr, peça ‘LIBERTÉ’ ganha datas de exibição no Rio de Janeiro

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Foto: Renato Mangolin

A liberdade é diferente para cada pessoa. Isso fica explícito no texto de Elísio Lopes Jr da peça “Liberté”, que ficará em cartaz durante duas semanas: de 12 a 15 de maio, no Teatro Armando Gonzaga, em Marechal Hermes, e de 19 a 22 também deste mês no Teatro Glaucio Gill, em Copacabana, com ingressos a preços populares. A montagem conta com Bruno de Sousa e Jussara Mathias no elenco, e direção de Shirlene Paixão e Fernando Philbert.

“Como falar de liberdade se estamos presos? A luta pela libertação real é urgente porque ela está por trás da fome, do pouco acesso a oportunidades. Ela mata um jovem negro a cada 23 minutos no Brasil. E estamos passando por cima desses cadáveres”, reflete o autor Elísio Lopes Jr, também corroteirista do filme “Medida Provisória”, estreia de Lázaro Ramos na direção.

Selecionado no edital Montagem Teatral da Funarj, o espetáculo apresenta o embate entre Chinga e um funcionário público, munido de seus conceitos, leis e verdades brancas. A protagonista subverte as lógicas sociais e conduz o duelo ao limite, escondendo nisso o seu amor maior, um amor que motiva sua vida. É um encontro entre dois extremos da sociedade trazendo ao debate temas como medo, abuso de poder, luta, aceitação e preconceito.

Foto: Renato Mangolin.

“Entre tempos, o atemporal nos questiona sobre o que significa a liberdade. Os livres dentro de suas prisões pessoais aprisionam aqueles que lutam pela liberdade que lhes devolve a  humanidade.  Um diálogo do século passado, presente nos dias atuais, um alerta para que no futuro essa discussão não seja mais necessária.  Utopia? Talvez… mas ainda assim,  que tenhamos força, resiliência e liberdade para seguirmos utópicos, criando narrativas que nos alertem sobre as armadilhas do passado e projetem possibilidades para um novo futuro“, ressalta Shirlene Paixão, que assina a direção do espetáculo ao lado de Fernando Philbert.

“Liberté” não apresenta uma resposta pronta e fácil, mas instiga o público a investigar temas cruciais para a compreensão da sociedade brasileira e como se chegou a um país tão desigual. A peça estimula a reflexão e o debate de temas fundamentais para o conhecimento de nossas origens e o entendimento de nossos comportamentos.

“A minha escrita tem sido pautada pela necessidade de registrar a minha existência como escritor, com todas as minhas características: nordestino, negro, pai, tudo que eu carrego como memória. ‘Liberté’ tem muito de mim, dos meus incômodos, da necessidade de olhar a história do meu país, mas enxergá-la de verdade, com olhos negros. A escrita preta é uma necessidade”, exalta Elísio.

FICHA TÉCNICA

Texto: Elisio Lopes Jr

Direção: Shirlene Paixão e Fernando Philbert

Elenco: Bruno de Sousa e Jussara Mathias

Cenário: Anderson Dias

Figurino: Tiago Ribeiro

Iluminação: Vilmar Olos

Trilha sonora: Maira Freitas

Design gráfico: Natália Del Nery

Fotografia: Renato Mangolin

Assessoria de imprensa: Alessandra Costa

Assistente de produção: Tatiana Catarina

Direção de produção: Joana D`Aguiar

Idealização: Bruno de Sousa e Jussara Mathias

Realização: Sopro Escritório de Cultura

SERVIÇO

“Liberté”

Local: Teatro Armando Gonzaga – Marechal Hermes

Dias: 12, 13, 14 e 15 de maio de 2022

Horários: quinta, sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h.

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração do espetáculo: 50 minutos

Local: Teatro Glaucio Gill – Copacabana

Dias: 19, 20, 21 e 22 de maio de 2022

Horários: quinta, sexta e sábado, às 20h; domingo, às 19h.

Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia-entrada).

Classificação indicativa: 14 anos.

Duração do espetáculo: 50 minutos

Vencedora do Oscar, Ariana DeBose entra para o elenco de ‘Westworld’

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Ariana DeBose durante o Oscar 2022. Foto: Getty Images.

A atriz Ariana DeBose acaba de ser confirmada, nesta terça-feira (10), como uma das novidades da 4ª temporada de “Westworld”, série de ficção científica produzida pela HBO.

A natureza do papel de DeBose permanece um segredo, assim como a maioria dos detalhes que cercam o enredo da nova temporada. Recentemente, a estrela ganhou destaque no mundo todo ao vencer o Oscar de ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ por seu papel em “Amor, Sublime Amor (West Side Story)”.

Apenas uma imagem de DeBose segurando um par de sapatos foi compartilhada pela HBO. Papel da atriz será recorrente na nova temporada. Ela também foi confirmada no elenco da próxima adaptação de quadrinhos da Sony, “Kraven the Hunter”. Além disso, a atriz será a anfitriã da cerimônia do Tony Awards deste ano.

A HBO lançou o primeiro teaser da quarta temporada de “Westworld” na última noite de segunda-feira (09). O trailer encerra seus dois minutos de imagens enigmáticas e provocações de personagens, revelando a data de estreia da quarta temporada em 26 de junho.

Após ser confirmada em ‘Percy Jackson’, Leah Sava sofre ataques racistas na internet

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Leah Sava. Foto: Reprodução / Instagram.

A atriz Leah Sava, de apenas 12 anos, está recebendo uma onda de ataques racistas na internet. Fato acontece após a jovem ter sido confirmada como Annabeth Chase, personagem da série ‘Percy Jackson e os Olimpianos, a ser lançada na Disney+. A conta oficial de Leah no TikTok chegou a ser derrubada, após inúmeros ataques serem direcionados aos conteúdos da jovem. “Pra todos que estão me odiando: parem de fazer isso. Sei que pensam que estão me machucando, mas não. Continuo confiante sobre eu mesma”, comentou ela numa recente live. Os ataques são motivados sob a justificativa de que nos livros que dão origem à obra, Annabeth é descrita como uma menina loira.

“Mas sabe o que é engraçado? É que vocês acham que repetir esses comentários vai me machucar e partir meu coração, mas na verdade não vai. É engraçado como o quanto vocês estão tentando me quebrar, quando eu estou apenas vivendo minha vida. Mas querido, isso é chamado de atuação por um motivo. Qual é o propósito de atuar quando você tem um problema com uma pequena mudança na cor da pele de alguém?”, enfatizou Leah.

Leah Sava. Foto: Reprodução / Instagram.

O escritor Rick Riordan, responsável por criar a série ‘Percy Jackson e os Olimpianos‘ saiu em defesa de Leah, publicando uma extensa carta sobre os recentes episódios. “Este post é especificamente para quem tem algum problema com a escalação de Leah como Annabeth Chase. É uma pena que esses posts precisem ser escritos, mas eles precisam“, escreveu Riordan em seu site oficial. “Vocês estão julgando a adequação dela para esse papel única e exclusivamente pela aparência. Ela é uma garota negra interpretando alguém que foi descrita nos livros como branca. Isso é racismo”.

“A resposta ao elenco de Leah foi extremamente positiva e alegre, como deveria ser. Leah traz tanta energia e entusiasmo para esse papel, tanto da força de Annabeth. Ela será um modelo para as novas gerações de garotas que verão nela o tipo de heroína que querem ser“, continuou o autor em sua declaração. “Deixei claro, como autor, que estava procurando os melhores atores para habitar e dar vida às personalidades desses personagens, e que a aparência física era secundária para mim. Nós fizemos isso. Levamos um ano para fazer esse processo minuciosamente e encontrar o melhor dos melhores. Esse trio é o melhor. Leah Jeffries é Annabeth Chase”.

A série ‘Percy Jackson e os Olimpianos‘ está prevista para ser lançada em 2023.

Tiago Barbosa brilha como Lola, na versão espanhola de “Kinky Boots”, e celebra sucesso da carreira internacional

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Foto: Divulgação.

Foi através da música, em uma competição musical, que ele chegou ao coração e aos ouvidos de milhares de pessoas no Brasil. Tiago Barbosa, o carioca de vida simples, com dom para a arte e predestinado ao sucesso, se apresentava no reality “Ídolos”, em 2012, quando surgiu a oportunidade de audicionar para a montagem brasileira de “O Rei Leão”, considerado o marco da Broadway e um dos maiores sucessos da Disney.

Soltando a voz, Tiago emocionou a banca de criativos, composta por brasileiros e americanos, entre eles a renomada diretora Julie Taymor, de quem também conquistou o abraço que o sagrou Simba, protagonista do espetáculo que mudaria sua vida para sempre. Foi aceitando o desafio para viver o filho de Mufasa que se mudou para São Paulo, conquistou um Troféu Raça Negra e um Prêmio Bibi Ferreira, e foi também por ele, que as malas foram refeitas anos depois, rumo à Europa, onde reside atualmente, desde 2016.

Desfrutando de outras experiências como ator na capital paulista, o artista abrilhantou o elenco de musicais como “Mudança de Hábito”, onde pôde explorar sua veia cômica como o capanga TJ, e também “Cinderella – O Musical da Broadway”, onde se dividia em dois papéis, Lord Pinklenton e alternante de Príncipe Topher – deixando nele a marca por ter sido o primeiro negro do mundo a interpretar o papel.

Cultivando eterna conexão com a savana de “O Rei Leão”, que inclusive, em 2014, o consagrou Melhor Ator Revelação no Prêmio Bibi Ferreira e lhe rendeu um Troféu Raça Negra, por sua contribuição à arte, ele se viu pronto para aceitar o convite de reassumir a coroa e reviver o papel na montagem espanhola, “El Rey León”, em cartaz há mais de uma década no Teatro Lope de Vega, em Madri, e onde se apresentou durante cinco anos, realizando o sonho da carreira internacional.

“O musical ‘O Rei Leão’ foi uma grande escola, como uma relação mesmo. Com momentos fáceis, momentos difíceis, momentos de riso e de choro. Mas a palavra que define esse trabalho é gratidão. Se hoje eu sou o profissional que sou, eu devo a este musical, que acreditou em mim e me deu a oportunidade. Foram anos de muita dedicação. Não houve nenhum momento em que senti que a batalha estava ganha. E isso me ensinou muito”, reflete ele, que também teve seu trabalho reconhecido em láurea estrangeira, sendo indicado nas categorias “Actor Protagonista” e “Interpretación Destacada Masculina” do Premios Teatro Musical (PTM), em 2019.

Sem jamais fechar os olhos para o que considera um divisor de águas em sua trajetória, Tiago entendeu que era hora de encerrar o ciclo, diferente do que diz uma das mais famosas versões musicais da obra, e se despediu de “O Rei Leão” ainda durante a pandemia da Covid-19, aceitando um novo desafio profissional em palco madrileño, totalmente diferente de tudo que já tinha vivido: calçar as botas vermelhas de Lola, a estrela do musical “Kinky Boots”.

“Foi uma decisão que eu já estava pensando há alguns anos, e a pandemia somente me ajudou a entender que era o momento de sair e de voar. Quatro meses antes de sair do espetáculo tive uma conversa com o Mr. Thomas Schlenk, para agradecer por todos estes anos de trabalho e dizer que era hora de sair, pois estava com uma grande oportunidade batendo em minha porta, pela segunda vez, e precisava aceitar. Revivemos alguns dos momentos mais emocionantes e no final ele me disse: ‘Quem é rei, sempre será lembrado como rei. Me deixe saber quando acabar seu novo trabalho, sempre estaremos aqui'”, relembra.

Mesmo com portas abertas para retornar ao posto de Simba quando quiser, foi por se sentir mais maduro e seguro para o projeto que ele aceitou se dividir entre Lola e Simon, no musical embalado por canções de Cindy Lauper e vencedor dos prêmios Tony, Emmy e Grammy. A produção, que já flertava com o artista há cinco anos, para montagens em outros países, fez sua estreia em outubro de 2021, no Gran Teatro de Espacio Ibercaja Delicias, sob a direção de Ricky Pashkus, e ganhou nova e curta temporada no Teatro Calderón. A reestreia vem junto com uma nova indicação de Actor Protagonista na cerimônia espanhola “Prêmios Teatro Musical”, figurando ao lado de nomes como Antonio Banderas.

“Lola é um diamante, um bombom, porém muito complexa, e foi justamente essa complexidade que me capturou. Vejo Lola como uma mulher trans e isso já gera outros desdobramentos e outro tipo de estudo. Eu nunca havia trabalhado com salto alto, com perucas diversas, sutiã, vestido, e tem sido muito legal. Vejo ela assim, pois sinto que se faz necessário, é sobre poder dar voz e visibilidade a essas pessoas”, conta ele sobre os caminhos que escolheu para construir sua versão da personagem durante três meses de muito estudo e preparo. “Nunca pensei que fosse tão difícil andar de salto. Foram muitas aulas e muito workshop. Pedi para a produção aulas de modos femininos, estiletto, aulas de fonética, além de ter conversado com muitas mulheres trans, complementa.

E se “O Rei Leão” marca um antes e um depois da carreira de Tiago no Brasil, é com “Kinky Boots” que ele sente essa divisão de tempos na Europa. “Lola tem me dado um nome e um sobrenome aqui na Espanha, agora sinto que cheguei nesse país. Foi um trabalho muito intenso. Me sinto muito realizado por cada passo, cada pequena conquista, cada decisão que fui tomando com muita calma e analisando todo o panorama. Durante esses seis anos fora, tentei ao máximo manter meu trabalho no Brasil também, realizando os meus shows, ‘Estrada’, mas sempre senti que ainda havia coisas que precisava conquistar aqui na Espanha. Tenho conseguido e estou feliz de não ter desistido no meio do processo. Já tive muita vontade de regressar, claro, mas me sinto orgulhoso de não ter abandonado meus sonhos”, reflete.

E sem descartar um retorno à sua terra natal, Tiago se mostra aberto a convites e trabalhos em solo tupiniquim. “Amaria poder fazer uma temporada no Brasil, creio que após seis anos, seria muito legal fazer um projeto na minha língua e além disso: Estar mais perto da minha família e participar um pouco mais do crescimento do meu sobrinho. Não descarto nenhuma possibilidade, tudo é uma questão de conversar”, finaliza ele reacendendo esperanças.

Jesse Williams tem imagens dele nu no palco vazadas após ser indicado ao Tony Awards

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Foto: Shutterstock.

Um espectador do espetáculo “Take Me Out”, estrelado por Jesse Williams, vazou fotos do ator nu no palco durante o show da Broadway. As imagens foram divulgadas no mesmo dia em que o ator recebeu uma indicação ao Tony Awards, o maior prêmio do teatro nos Estados Unidos.

Toda a plateia obrigada a colocar seus telefones em um recipiente selado antes do show “por respeito e apoio aos nossos atores e para criar um espaço sem telefone”, de acordo com o site do 2nd Stage Theatre, Mas dessa vez não foi assim que aconteceu e um espectador vazou imagens de uma cena em que Jesse Williams está no chuveiro.

Na história, Jesse interpreta um jogador profissional de beisebol que é gay e está lidando com a “saída do armário” para seus colegas de profissão e para a imprensa.

A internet reagiu rapidamente:

“Quem quer que tenha levado uma câmera escondida para a Broadway para nos dar esses vídeos do Jesse Williams, obrigada”, diz uma das postagens.

No mês passado, Williams disse em entrevista que estava apavorado de ficar pelado no palco. “Notei que era isso que eu pedi a Deus. Eu pedi para ficar apavorado. Eu pedi para fazer algo que fosse assustador e desafiador e me fez merecer e me fez sentir vivo e não confortável.”

Apesar do tom irreverente das redes sociais, os conteúdos compartilhados sobre o corpo de Jesse Williams reforçam estereótipos e objetificam a imagem do corpo de um homem negro nu, gravado sem consentimento, em um ambiente que era, supostamente seguro, vale registrar.

Paulo André assina contrato com uma das maiores agências de modelos do país

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Paulo André. Foto: Mateus Aguiar / Way Models.

Vice-campeão do BBB 22, Paulo André fechou contrato com a Way Model, uma das maiores agências de modelos do Brasil. De acordo com a empresa, o atleta já possui trabalhos fechados para campanhas internacionais. “Eu fiquei impressionado com o Paulo André, logo na sua entrada no Big Brother Brasil“, comentou Anderson Baumgartner, diretor da Way Model. “Publiquei nas minhas redes sociais sobre o quanto fiquei impressionado com a beleza dele. Depois que o reality show mostrou um pouco mais da sua personalidade, a vontade em trabalhar com ele só aumentou. Nosso trabalho será para dar visibilidade a ele no mercado nacional e internacional”.

Anteriormente, em entrevista para o Globo Esporte, Paulo André já tinha comentado sobre o desejo em experimentar outras áreas, mas sem abandonar o atletismo. “Em nenhum momento pensei em desistir do atletismo. Tinha meus medos de não conseguir retomar a vida profissional por tudo o que ia acontecer no pós. Não tinha noção de que ia ser uma atmosfera tão grande, de tudo tão grande. Mas eu tinha medo de não conseguir administrar“, disse o velocista.

Sobre a carreira de modelo, PA segue trabalhando com um dos nomes mais influentes do Brasil. Anderson Baumgartner é responsável por trabalhar com nomes como Sasha Meneghel, Marlon Teixeira e Alessandra Ambrósio.

‘Medida Provisória’ terá sessão com Lázaro Ramos e pré-candidatos negros do Rio de Janeiro

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Lázaro Ramos durante exibição do filme 'Media Provisória'. Foto: Daniel Ramalho / AFP.

Sucesso de bilheteria no país, o filme ‘Medida Provisória’ terá uma sessão exclusiva no Rio de Janeiro, dia 11 de maio. Com participação de Lázaro Ramos, o evento contará também com a presença de Léo Péricles, pré-candidato negro à presidência do Brasil, Cacau de Brito, pré-candidato à Deputado Estadual e Claudia Vitalino, pré-candidata à Deputada Estadual. Além disso, a militante do Movimento Perifa Zumbi, Giovanna Almeira e a advogada Angela Kimbangu também participarão da ação.

Com entrada custando R$ 17,00 (dezessete reais), a exibição acontecerá no Espaço Itaú de Cinema, a partir das 18h, e integra a programação da calourada do Coletivo Primavera Negra. Clique aqui para se inscrever e garantir seu ingresso na sessão do filme ‘Medida Provisória’, com Lázaro Ramos.

Aclamado pela crítica, ‘Medida Provisória’ vem recebendo grande apoio do público, apresentando uma narrativa profunda e necessária aos dias atuais. Já são mais de 300 mil espectadores pelo país.

Na disputa presidencial pelo partido Unidade Popular (UP), Léo Péricles participou do podcast Falas Diversas, apresentado pela fundadora do Mundo Negro, Silvia Nascimento. “Se eu não souber como foi o meu passado, vai haver essa impressão de que sempre foi assim e sempre será assim”, disse Paulo em entrevista.

Abaixo, você confere a participação completa de Léo Péricles no Falas Diversas.

Com papel transformador na sociedade, Viola Davis será homenageada pelo Festival Cannes

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Viola Davis. Foto: Getty Images / Variety.

A atriz e produtora Viola Davis será homenageada com o prêmio ‘Women In Motion 2022’, concedido pelo Kering Group e pelo Festival Cannes. Classificada pelos organizadores do prêmio como uma das atrizes mais influentes de seu tempo, o compromisso de Viola com as minorias e com os direitos das mulheres também foram colocados em destaque para a concessão da honraria.

“Seu talento, trabalho duro, escolha de papéis e a maneira como ela os interpreta lhe renderam os mais altos reconhecimentos da indústria cinematográfica”, destacou o comunicado.

Desde seu lançamento em 2015, o ‘Women In Motion‘ premia e destaca a criatividade e a singularidade de mulheres que, no campo das artes e da cultura, contribuem, por meio de suas obras, para transformar a visão de mundo da sociedade. “Viola é uma das poucas personalidades de Hollywood que ganhou um Globo de Ouro, um BAFTA, quatro SAG Awards e conquistou o que Hollywood chama de Tríplice Coroa de Atuação: dois Tony Awards, um Oscar e um Emmy”, destacou o Kering Group. “Essas conquistas fazem dela a única atriz afro-americana a receber tantas indicações e prêmios por seus papéis no teatro, televisão e cinema”.

Com ‘papel transformador’ na sociedade, Viola Davis será homenageada pelo Festival Cannes 2022. Foto: Allure Magazine.

Ativista fervorosa, Viola Davis tem se manifestado regularmente para defender a inclusão na indústria cinematográfica, além de lutar pela igualdade de gênero. Para além da sua luta a favor das mulheres e das minorias, Davis também combate os efeitos da pobreza, através do seu empenho desde 2014 como voz ativa do projeto ‘Hunger Is‘, arrecadando alimentos para comunidades em situação de vulnerabilidade econômica pelo mundo.

Viola Davis receberá o ‘Women In Motion‘ em Cannes, no dia 22 de maio.

Notas de corte são maiores para cotistas do que para não cotistas em 25% dos cursos do Sisu

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Foto: Freepik

As notas de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) são maiores para cotistas do que para os candidatos de ampla concorrência, em 25,3% do total de graduções disponíveis do programa, em uma ou mais “subcotas”, segundo levantamento feito pela Folha de S. Paulo.

No total, 6.014 vagas são afetadas, ou seja, 5,2% das reservadas ao sistema de cotas, criado para garantir o acesso de pessoas pretas, pardas, indígenas, com deficiência, e de baixa renda nas universidades. Os números foram com base de 6.146 cursos, do primeiro semestre de 2022.

Ainda segundo o levantamento, desde 2019, ano com dados mais antigos disponibilizados pelo MEC, 26.892 vagas de cotistas tiveram essa característica.

O Sisu oferece cursos em universidades públicas e institutos federais de todo o país, com pelo menos oito tipos de cota, resultantes da combinação de quatro categorias, previsto por lei: tipo de escola de ensino médio, renda, cor e existência ou não de deficiência.

Por exemplo, no ato da inscrição, um candidato preto com deficiência, renda de até 1,5 salário e egresso de escola pública, por exemplo, está habilitado para as oito categorias, já que se enquadra em todos os critérios de ação afirmativa, mas só pode escolher uma. só pode escolher uma dessas modalidades de cota, ou “subcotas”, mesmo que esteja habilitado para outras.

Para a Folha, o MEC afirmou apenas que o candidato que atenda aos critérios das cotas pode escolher se quer concorrer pela reserva de vagas e dispõe de informações para tomar a decisão.

“Um estudante que atenda aos critérios exigidos pela Lei de Cotas verá no sistema informações da nota de corte dos cursos, por modalidades de concorrência, durante todo o período de inscrição, podendo escolher se quer disputar uma vaga pela modalidade de ampla concorrência, lei de cotas ou ação afirmativa própria das instituições que ofertem essa última opção”, diz a pasta em nota.

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