O Prime Video anunciou nesta segunda-feira (21), a data da estreia global, o vídeo teaser e o cartaz de The Weeknd x The Dawn FM Experience, um especial imersivo de música que expande o álbum aclamado pela crítica, Dawn FM, do cantor canadense. Registro cria uma performance que promete envolver o público em um mundo enervante e melancólico. Com estreia exclusiva no Prime Video no sábado, 26 de fevereiro,o espetáculoestará disponível apenas para membros Prime.
“Estou em êxtase por fazer esta parceria com a Amazon para estrear o especial de TV ao vivo mais elaborado que já fiz. Bem-vindo à próxima fase de Dawn FM — um purgatório do outro mundo onde apresentação ao vivo, teatro e arte performática se encontram para uma noite no clube”, declarou Weeknd em comunicado oficial.
“Dawn FM é uma exibição magistral da visão artística e do gênio criativo de The Weeknd. Estamos muito orgulhosos em colaborar com Abel e a XO Records e compartilhar essa experiência visual impressionante, brilhante e imersiva com nossos clientes globais”, disse Jennifer Salke, chefe do Amazon Studios. “Com The Weeknd x The Dawn FM Experience, o Prime Video e o Amazon Music continuam sendo destinos onde os artistas podem apresentar seus projetos mais ambiciosos sem limites”.
Além do filme, as músicas ao vivo do ‘The Weeknd x The Dawn FM Experience‘ estarão disponíveis para os fãs ouvirem como um EP de oito faixas, exclusivamente no Amazon Music.
O álbum Dawn FM, considerado uma “experiência sonora” por The Weeknd, apresenta um elenco único de participações de Tyler, the Creator; Lil Wayne, Quincy Jones, Oneohtrix Point Never e Jim Carrey, e está disponível para ouvir no Amazon Music Unlimited.
Cartaz de divulgação do The Weeknd x The Dawn FM Experience. Foto: Divulgação.
Fernanda Ribeiro e Sérgio All, CCO e CEO, da Conta Black, respectivamente. Foto: Podcast do Zero ao Topo
Com uma carteira de 18 mil clientes, fintech é uma das pioneiras no país a apresentar relatório focado em metas sociais, de sustentabilidade e governança.
Representando o comprometimento com os indicadores ambientais, sociais e de governança, (ESG na sigla em inglês), aConta Black – hub de serviços financeiros e de consumo, alocado em uma conta digital – divulga, em 2022, o seu compromisso com a pauta para os próximos cinco anos. Realizado com apoio da SAP Brasil – empresa de softwares para organizações – por meio de um programa de voluntariado, o documento traz as principais metas da fintech, uma das pioneiras no país a apresentar um relatório focado nesses três pilares.
A partir deste relatório, a Conta Black organiza ainda mais os seus objetivos e desafios como uma empresa comprometida com a diversidade e o impacto social em diferentes frentes, de forma bastante realista. Entre as metas estabelecidas estão o controle na emissão de carbono, atividades diretas e indiretas da empresa e concessão de crédito baseado em educação financeira.
Para Fernanda Ribeiro e Sérgio All, fundadores e CCO e CEO da Conta Black, respectivamente, desde o nascimento do negócio, a empresa teve seu propósito social conectado com o ESG. “Com o crescimento da startup que em 2021 passou a atuar como hub, percebemos a importância de ter uma governança interna bem estruturada e focada na responsabilidade com o meio ambiente e um futuro próspero e sustentável, mesmo sendo uma pequena empresa”, explica o CEO.
A fintech desenvolveu uma matriz de priorização com o objetivo de avaliar a capacidade da empresa de atuar em cada um dos princípios ESG e entender o grau de importância de cada um deles no contexto atual. Dessa forma, foram consideradas as frentes em que a Conta Black já possui alguma atuação e resultados percebidos para o ecossistema, dando prioridade àqueles que terão um benefício em primeiro lugar de maior impacto à clientes, empreendedores negros, e demais interessados.
Como próximos passos, Fernanda explica que a ideia é manter o ecossistema atualizado sobre os progressos da agenda ESG da empresa, bem como das futuras criações de relatórios de impacto ambiental, social e de governança e a inclusão das iniciativas dentro dos parâmetros do GRI (Global Reporting Initiative) — para atender os critérios de mensuração exigidos.
Conheça os compromissos ESG firmados pela Conta Black até 2026:
Environmental (Ambiental): Crédito de carbono
Incentivo à redução dos danos ambientais por meio do controle da emissão de carbono nas atividades diretas e indiretas da empresa. Para isso, busca-se controlar os dados sobre emissão de carbono da base de clientes, incentivando as medidas por meio de políticas mais favoráveis à concessão de crédito.
Social: Linhas de créditos especiais e Crédito financeiro
Desenvolvimento de mão de obra e o fomento do empreendedorismo, além de garantias de condições básicas de vida. Para isso, a instituição trabalha no desenvolvimento de políticas e formatos que desvinculem a questão racial na decisão de oferta de crédito. Algumas possibilidades são a concessão de crédito baseado em educação financeira e controle de emissão de carbono. A segunda meta é o Black.Money, quetem o intuito de aumentar a qualidade de vida de comunidades locais. Para isso, busca-se controlar o volume de crédito concedido; regiões atingidas; políticas de fomento do consumo local; criação de token-cripto como moeda local.
Governance (Governança): Micro seguros, Planos Assistenciais e Políticas Internas:
Garantir condições básicas de vida. Com isso, realizam o entendimento do mercado alvo para iniciar a entrega de produtos com aderência para as necessidades específicas dos clientes, entregando seguro de vida, auxílio funeral, seguro de bens móveis e imóveis e outros. As Políticas Internas serãoa base para a consolidação de uma governança bem estruturada. Para isso, estão utilizando os critérios adotados pelos índices de sustentabilidade da bolsa (B3).
Como um negócio de impacto, Sérgio destaca que os compromissos da Conta Black são com a diversidade e inclusão empresarial e em sua base de clientes, hoje, com 18 mil membros. “Queremos crescer a base ativa em 300%, mantendo porcentagens que reflitam a sociedade brasileira atual, porque atualmente há 74% dos clientes negros e 57% mulheres. Também buscamos, cada vez mais, disponibilizar um número maior de linhas de crédito para grupos considerados minoritários, além de ter um portfólio de produtos e serviços financeiros que atenda às demandas específicas de cada pessoa”, conclui o executivo.
A atriz e cantora Maria, expulsa do BBB na última semana, voltou a aparecer em suas redes sociais neste domingo (20). Em um vídeo de reapresentação, ela disse que está vivenciando um “novo começo”, e que os erros cometidos no BBB, “não a definem”.
“Viver o Big Brother foi uma experiência louca que ainda é difícil de falar”, começou. “Erros acontecem, mas eles não me definem. […] Vivi uma vida aqui fora que não foi e nem é fácil e hoje olho para esse momento da minha vida com a possibilidade de crescer mais, de me tornar ainda mais gigante. E não como um fim, e sim o início de uma grande jornada. Esse é meu novo começo”, disse ela.
A publicação veio no mesmo dia em que foi ao ar a participação de Maria no Domingão com o Huck, da TV Globo. Em sua participação na atração, a ex-BBB falou sobre como se sentiu após a saída do reality e interagiu com convidados.
Durante a atração dominical, Maria recebeu um puxão de orelha de Tia Má. “Aquela dor da baldada doeu em mim, não só pelo ato, mas por ver alguém que sabe o que estava fazendo com alguém que é tão semelhante”, disse Má, ao relembrar o episódio que resultou na desclassificação de Maria.
Após a fala de Tia Má, Maria reconheceu sua responsabilidade. “Você tem toda razão. Fiquei muito mais tranquila quando vi o VT, porque deu para entender esse lugar imediato de arrependimento. É delicado porque, no momento que eu fiz, era nítido que não tinha consciência do que estava fazendo. Me senti provocada, era do jogo e reagi da maneira que eu não esperava. Na hora percebi e pedi desculpa”, disse Maria.
Falando a palavra “acolhimento” diversas vezes durante a apresentação do programa, Luciano Huck demonstrou a preocupação da emissora com um possível cancelamento aos níveis do que aconteceu com Karol Conká na última edição do programa. Maria reafirmou o cuidado que recebeu da equipe do programa.
“Recebi um acolhimento muito grande da equipe do programa. Quando entendi que não era mais a Maria jogadora, só queria ser a Vitória de novo”, completou.
A plataforma educacional SOMA+ abre mil vagas em cursos gratuitos de capacitação para jovens negros e indígenas, moradores de periferias do Brasil, interessados em trabalhar no mercado publicitário. O programa contempla cursos com duração de três meses, nas áreas de atendimento, estratégia, produção e criação. As aulas são quinzenais, à distância e iniciam em 30 de março. As inscrições podem ser feitas pelo site somosoma.com ou no link https://bit.ly/SOMA_inscrições até 14 de março.
O objetivo é apoiar o crescimento de espaços de trabalho mais plurais na indústria, impulsionando o início da carreira de jovens periféricos através de um programa prático de educação e inclusão. Mais de 100 alunos já atenderam as aulas ministrada pelos próprios talentos do estúdio – após o término do curso, 87% tiveram entrevistas de emprego e 40% foram contratados.
A plataforma criada em 2021 pela área de Impacto da AKQA SP foi escolhida para integrar o Programa Global de Equidade Racial da WPP e chega à sua segunda edição com a meta de ampliar a representatividade e garantir a interseccionalidade dos participantes. Além de estudantes de cursos de comunicação em faculdade populares ou cursos técnicos, o programa também considera jovens com experiência informal na área ou empreendedores sociais com ensino médio completo ou em curso. Parte das mil vagas oferecidas serão direcionadas à capacitação de pessoas negras e indígenas trans ou PCD e com origem periférica das regiões Norte e Nordeste.
Para isso, o projeto contou com o apoio do líder indígena e ambientalista, Ailton Krenak, que fez um vídeo anunciando o início das inscrições. E também com o suporte da iniciativa “Um Milhão de Oportunidades” do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para articulação local e publicação de conteúdos especiais com os creators do 1MiO. Ao longo do ano, SOMA+ e 1MiO também atuarão juntas em uma campanha para sensibilizar e engajar o mercado sobre a importância da inclusão produtiva de jovens.
Para dar mais visibilidade e oportunidades a esses futuros profissionais, a plataforma também disponibilizará um Banco de Talentos aberto com currículos e portfólios dos alunos do SOMA+, conectando também suas participações em iniciativas semelhantes do mercado, que pode ser acessado por todos os agentes do mercado de publicidade e comunicação.
Fashion de Sergio Hudson's fall/winter 2022 collection is modeled during Fashion Week, in New York, U.S., Feb. 13, 2022. Foto: Associated Press.
Iniciando a temporada de inverno 2022, a Semana de Moda de Nova York, que ocorreu durante a última semana, apresentou tendências inovadoras e peças refletindo o possível momento de um período pós-pandêmico no mundo. As principais tendências da NYFW são ousadas, mas surpreendentemente usáveis. Entre lantejoulas, cores monocromáticas, ternos e peças longas, você confere abaixo, alguns destaques:
Lantejoulas
Vestidos brilhantes não são mais apenas para ocasiões especiais. Lantejoulas, purpurina e brilho se tornaram comuns nas passarelas da NYFW. Designers americanos clássicos como Carolina Herrera e Altuzurra brincaram com grandes paillettes para suas coleções sedutoras e funcionais.
Foto: Getty / Christian Cowan
Cores vibrantes monocromáticas
As projeções de cores do outono de 2022 da Pantone causaram um grande impacto na New York Fashion Week, com todas as 15 tendências projetadas aparecendo ao longo das passarelas. As cores vibrantes monocromáticas ganharam destaque, com conjuntos únicos e repletos de estilo. Vale a pena investir em tons de cores únicas para este início do ano. Tons de verde e laranja também apareceram com frequência.
Foto: Associated Press
Trench Coats (Sobretudos)
O Trench Coat é um tipo de sobretudo acinturado, geramente amarrado com um item de tecido. Seu modelo mais clássico possui abotoamento duplo e tecidos mais leves do que a lã, mas ainda assim quentinhos. Durante a NYFW 2022 os estilistas investiram em tons monocromáticos de bege, marfim e couro.
Foto: Phil Oh.
Ternos estilosos
Refletindo o retorno de diversos trabalhos presenciais, os ternos estilosos ganharam destaque. Com ombros afiados, ajustes grandes e tons vintage de cinza, marrom e preto as peças estão em alta na temporada.
Foto: Michael Kors A/W 2022
Sais compridas
Saias que passam o comprimento do tornozelo, esse foi um destaque que ninguém esperava na NYFW 2022. Foi possível observar versões florais e boho e estampas a plissados de diversos materiais, o importante é se arriscar.
Foto: Edward Berthelot
Plumas
Isso mesmo, pelas com plumas vão invadir os eventos em 2022, peças com muito glamour e diversificação de cores ganharam destaque na NYFW 2022.
Trazendo boas notícias, o Amazon Studios e a Universal Television anunciaram, nesta última sexta-feira (18), que a série de comédia Harlem terá uma segunda temporada. Abordando um enredo LGBTQIA+ inclusivo com uma personagem queer em um dos papéis principais, série chegou a receber indicação ao prêmio NAACP por sua representação autêntica da cultura negra. A segunda temporada retornará com seu grupo principal de quatro amigas ambiciosas continuando a subir de nível no vibrante bairro Harlem de Nova York. Obra foi criada, escrita e produzida por Tracy Oliver.
“Culturalmente relevante, aclamada pela crítica e hilária, Harlem e Tracy Oliver realizaram algo muito especial com a primeira temporada desta série. Enfrentando conflitos da vida real com leveza e risadas, o programa significa muito para nossos clientes globais do Prime Video e se encaixa perfeitamente nos tipos de histórias que pretendemos contar”, disse Vernon Sanders, Co-Head de televisão do Amazon Studios. “Estamos ansiosos para seguir a jornada da segunda temporada de Camille, Quinn, Angie e Tye, e dar aos fãs mais motivos para rir alto enquanto torcem por essas quatro mulheres negras dinâmicas fazendo do seu jeito.”
Foto: Sarah Shatz.
Harlem é uma comédia que segue quatro melhores amigas estilosas e ambiciosas no bairro do Harlem, Nova York, a meca da cultura negra na América. Camille é uma jovem e popular professora de antropologia da Universidade de Columbia que tem um amplo conhecimento das regras de namoro e paquera de muitas culturas, mas tem dificuldade em lidar com sua própria vida amorosa; Tye é uma desenvolvedora bem-sucedida de aplicativos de namoro gay que prefere manter sua vulnerabilidade — e suas parceiras — à distância; Quinn é uma designer de moda romântica e sem esperança que está tentando retribuir ao mundo enquanto administra um negócio passando por dificuldades; Angie é uma cantora e atriz confiante, vibrante e sem filtro que também vive fabulosamente — e sem pagar aluguel — com Quinn. Juntas, elas sobem de nível dos 20 anos para a próxima fase de suas carreiras, relacionamentos e sonhos na cidade grande.
Foto: Sarah Shatz.
A primeira temporada é estrelada por Meagan Good como Camille, Grace Byers como Quinn, Shoniqua Shandai como Angie, Jerrie Johnson como Tye e Tyler Lepley como Ian. Data de estreia da segunda temporada ainda não foi anunciada.
Beyoncé e Jay-Z no Museu do Louvre no clipe Apeshit. Foto: Reprodução.
Texto por Jonathan Raymundo.
Não existe nada que possa ser realizado, sem que antes se dê como pensamento. No que pensamos e na sua qualidade estão as sementes daquilo que iremos realizar. Importante dizer que nossa mente incorpora mais profundamente (inconsciente) as imagens, do que palavras.
A qualidade do nosso pensamento, fundamental para nossas realizações, está intimamente realicionada com as imagens que vamos absorver ao longo do tempo. Sabíamos disso e por isso inventamos a ioga para sermos capazes de direcionar nossos pensamentos, erguemos pirâmides, estátuas, símbolos e imagens de poder.
O colonizador aprendeu e por isso nos obrigou a ajoelharmos a um deus loiro de olho azul, feito a sua imagem e semelhança, bombardeou as características Africanas nas estátuas kemeticas (Egito antigo) e produz e só distribui imagens de um continente africano bárbaro, miserável, incapaz.
O controle da imagem (propaganda) é um dos pilares fundamentais de qualquer guerra. É preciso produzir imagens que destituem o inimigo de humanidade, para produzir uma razão, um objetivo moral, um pensamento que justifique a sua eliminação. São se atira na cabeça de seres humanos, mas é fácil sob o domínio da imagem mental: “bandido bom é bandido morto”. Imagem, pensamento e ação.
Durante as últimas semanas vimos homens pretos brutalmente assassinados, de forma arrogante, publicamente como baratas, vermes desprovidos de valor. Vimos mulher negra sendo humilhada na TV. Homem negro acorrentado, manequim negro quebrando vidraça. Como essas imagens afetam as nossas capacidades de pensar e agir? Nao estou defendendo que não vejamos, mas que precisamos (nós inventamos essas técnicas de controle mental) adquirir a capacidade de usar essas imagens para o nosso objetivo.
Treinarmos a nossa mente e jamais estarmos ingênuos nesse jogo, acharmos que a nossa condição subterna é produzida pelo acaso e sem o trabalho e a atenção profissional daqueles que nos dominam. Alimente seu Ori com imagens que reforcem o seu poder, que nutrem seus objetivos e realizações. Foi isso que nos ensinou o espelho na mão de Oxum.
Nossas crianças estão sendo mortas aos montes, não podemos nos dar o luxo de sermos ingênuos e distraídos. Hoje as discussões públicas sobre o racismo não visam resolver o problema (a única solução é o poder preto e ninguém doa poder), mas terem a nossa atenção voltadas ao que eles querem (me ensina sobre isso negro??), ao invés daquilo que a nossa própria agenda, a partir dos nossos próprios critérios exigem.
Um exemplo desse entendimento é a recusa do Douglas Silva no BBB 22, diante da inúmeras tentativas de fazê-lo de explicador de pautas raciais. Ele não foi ali para isso, foi para ganhar o prêmio. Enfim, mantenha sua agenda e filtre as imagens que alimentam seu Orí.
De cara pintada de branco ou contracenando com a mãe, o influencer viu serem viralizados nas redes sociais seus vídeos feitos no confinamento doméstico.
Os vídeos nas redes sociais de Adalberto Neto são um sucesso! Graças a eles, o jornalista, dramaturgo e influencer ganhou dois prêmios muito importantes. Um foi o Prêmio Casa Rio Gerações na categoria Viral justamente por seu trabalho ativista nas redes sociais. Nesse prêmio, o nome dele esteve ao lado de outras personalidades negras relevantes, como Adilson dos Santos Júnior conhecido como AD Júnior; Preto Zezé, presidente da Central Única das Favelas (Cufa), que vem desempenhando papel fundamental no combate aos efeitos da pandemia na vida dos menos favorecidos; e Doutora Jaqueline Goes de Jesus, cientista que mapeou o genoma do coronavírus. Outro prêmio importante foi o Prêmio Nacional Igualdade do Instituto Nacaional Afro Origem do Amazonas (Inaô), que contempla pessoas que lutam por um mundo mais justo e igualitário.
Premiações como essas incentivam Adalberto Neto. “Mostram que estou no caminho certo. Muitas vezes, a gente desanima, porque lutar contra qualquer preconceito não é fácil. Tem muitos contras, como mensagens de ódio que recebo diariamente, fora que abordar certos assuntos nos provoca gatilhos. Mas são ações como essas que me fazem querer continuar”, pondera o influencer.
Quem segue Adalberto Neto nas redes sociais (@oadalbertoneto) já aprendeu que não existe racismo reverso. Ninguém é preterido para uma vaga de emprego ou morre por ser branco. Aliás, seguir Adalberto nas redes sociais é oportunidade para reflexões e aprendizados diários graças às suas postagens ironicamente divertidas. Postagens que ganharam frequência e relevância durante a pandemia, quando ele se viu confinado em casa com a mãe, dona Neide. Foi com ela o início de uma série de vídeos carregados de humor com subliminares mensagens sérias.
Se na prática do blackface – surgida nos EUA por volta de 1830 – atores brancos pintavam a cara de preto para ridicularizar pessoas negras para entretenimento dos brancos, Adalberto apostou no “humor reverso” e bombou nas redes sociais. Com a cara pintada de branco, o jornalista e dramaturgo virou humorista e influencer, usando de sarcasmo e ironia para satirizar situações atravessadas pelo racismo estrutural.
Seus vídeos viralizaram, e ele agora tem mais de 100 mil seguidores no Instagram, mais de 370 mil no TikTok (onde tem mais de 10 milhões de curtidas) e mais de 40 mil seguidores no Kwai. No total, são mais de 500 mil seguidores nas redes sociais. Tudo isso conquistado na pandemia. Entre esse meio de milhão de seguidores, estão famosos como Bruno Gagliasso, Fabrício Boliveira, Ingrid Guimarães, Samantha Schmütz, Ícaro Silva, Samara Filippo e Natália Dill, que já se declarou sua fã dizendo que aprende muito com os vídeos dele.
Despretensiosamente, Adalberto Neto começou a usar os vídeos para comentar o BBB, aproveitando o reality para fazer análises recorte de racial e também de situações machistas, homofóbicas, capacitistas, classistas, xenofóbicas, qualquer tipo de preconceito, mostrando que BBB pode ser mais do que apenas entretenimento.
Na mente e nas mãos de Adalberto Neto, o humor se transformou em ferramenta para combater o racismo e qualquer outro tipo de preconceito. Mas ele tem também outras ferramentas, como as palavras escritas. Jornalista por formação e dramaturgo por insistência, Adalberto escrevia peças desde os 18 anos (ele agora tem 41) e sonhava em ver seus textos nos palcos. Demorou um pouco, mas sua primeira peça montada – não a primeira escrita – foi um sucesso: de cara, Adalberto faturou o Prêmio Shell. Em 2021, o dramaturgo teve seu texto do espetáculo “Oboró – Masculinidades Negras” premiado na 32ª edição do Prêmio Shell de Teatro na categoria dramaturgia.
“Oboró – Masculinidades Negras”
O convite para escrever a peça partiu do diretor Rodrigo França, que pensava em uma obra totalmente nova. “Oboró” aborda, em dez contos únicos, as características dos homens negros por meio de 11 personagens com personalidades distintas, mas cheias de ancestralidade.
No idioma yorubá, “Oborós” significa “orixás masculinos”. A obra, então, traz a religiosidade negra para retratar as mais diversas personalidades encontradas no homem negro. A ideia de implementar as características de orixás veio do diretor da peça, Rodrigo França, com o intuito de interligar cada personagem com a ancestralidade e mostrar as singularidades de cada homem negro.
“Vimos a necessidade de falar sobre esse tema porque o homem negro é diariamente julgado sob uma ótica racista que afirma que ‘precisamos ser fortes, aguentar o tranco’ simplesmente por sermos negros. E, ao nos reduzirem a isso, nossas singularidades e características próprias de cada um são ignoradas e estereotipadas, como se o homem negro fosse uma espécie de qualificação. Porém, somos múltiplos”, explica Adalberto Neto.
Além do Shell, Adalberto Neto recebeu, por “Oboró” outros prêmios como Ubuntu e Reconhecimento Popular.
Um pouco mais sobre Adalberto Neto
Nascido e criado na Penha, Adalberto foi criado pela mãe, dona Neide Monteiro, porque o pai morreu quando ele ainda era menino.
Formou-se em Comunicação Social – Jornalismo na Estácio de Sá em 2003 e trabalhou no jornal O Globo. No Canal Brasil, foi roteirista do programa “Espelho”, comandado por Lázaro Ramos nos especiais de 2020 – dos quais participaram personalidades como os já citados Silvio Almeida e Jaqueline Goes de Jesus, o campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton, a pneumologista Margareth Dalcomo, o teólogo e ativista Ronilson Pacheco e o ator, apresentador, dançarino, ilustrador, ativista e ex-jogador de futebol americano Terry Crews, da série de TV norte-americana “Todo mundo odeia o Chris”.
A última temporada de “Espelho” foi em 2021, com roteiros de Adalberto Neto e participações da cantora e atriz Linn da Quebrada, que atualmente participa do BBB22 da TV Globo; o rapper e compositor Mano Brown, o cantor e compositor Léo Santana e a influenciadora digital, empresária, modelo e youtuber Camilla de Lucas, que participou da edição de 2021 do BBB.
O BBB, aliás, faz mesmo parte da vida de Adalberto. Em 2019, ele cuidou das redes sociais do ator, diretor e escritor Rodrigo França, um dos participantes do reality show. Depois da saída de Rodrigo do programa, ele e Adalberto escreveram juntos o livro “Confinamentos & Afins”, lançado pela Editora Agir. Em 2022, Adalberto foi convidado pelo portal UOL para ser comentarista do BBB.
Os quatro vídeos que Adalberto Neto fez para o Comedy Central, canal de televisão por assinatura brasileiro de humor, abriram portas para ele. Outra grande oportunidade que ele soube aproveitar foi para participar, durante a pandemia, da temporada de apresentações no projeto “Cena Agora Humor – O Riso como Antídoto”, do Itaú Cultural, do qual participaram também a humorista, dramaturga e atriz Thamirys Borsan e o ator de comédia stand up, séries e filmes Pedro Ottoni.
Atualmente, Adalberto Neto tem um espaço no Notícia Preta, toda sexta-feira, para postar os famosos vídeos em que aparece com a cara pintada de branco. Seus vídeos, realmente, viralizam com frequência. Já teve vídeos compartilhados por vários canais e perfis em redes sociais. Um deles foi parar na Mídia Ninja (perfil com 4,1 milhões de seguidores) e teve mais de um milhão de visualizações. Outros grandes perfis que compartilharam vídeos de Adalberto Neto são o TV Foco, que tem 600 mil seguidores, e o Portal POPline, com mais de 1,4 milhão de seguidores. A Afro TV também já compartilhou vídeos do influencer falando do nazismo, com mais de 300 mil visualizações.
E assim Adalberto Neto vai deixando sua marca por onde passa, em tudo o que faz, seja no jornalismo, no humor ou na dramaturgia.
Você come direitinho, bebe água e mesmo assim a fome não passa? Há vários motivos para que isso aconteça, mas cada vez mais a ciência tem estudado a ligação ente nosso apetite, ganho de peso e a forma como dormimos.
“É algo como quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha. Um sono deficiente, tanto em quantidade quanto em qualidade, faz com que as pessoas não tenham o tempo suficiente necessário em cada estágio do sono que tem, por sua vez, suas funções”, explica o Nutrólogo Dr. Gilmar Francisco.
“Durante o sono profundo, também chamado de sono rem, que é a fase reparadora do sono produzimos uma série de hormônios. Dentre eles está a como GH e FSH, sendo esse segundo o hormônio que estimula a produção da testosterona, hormônio que é um dos grandes responsáveis pela sinalização para construção de massa muscular. Logo, um sono deficiente implica em dificuldade de ganho de massa muscular”, detalha o médico.
Ainda sobre o sono há outros fatores que refletem no nosso apetite como explica o Dr. Gilmar. “Um sono deficitário estimula a produção de grelina um hormônio responsável pela fome. Esse é um dos fatores pelo qual quem dorme pouco come mais. A leptina é um hormônio responsável pela saciedade e tem sua produção reduzida em pessoas que tem privação do sono. Logo essas pessoas teriam que comer mais para obter saciedade. É possível que a diminuição dos níveis de leptina após a restrição de sono seja uma adaptação do aumento da necessidade calórica pelo aumento do tempo acordado”.
Dr. Gilmar Francisco – Foto: Arquivo pessoal
“Pacientes com mais peso tem um sono de pior qualidade sofrendo com doenças como apneia obstrutiva do sono, ou mesmo o aumento do volume abdominal que dificulta a respiração com o relaxamento muscular causado pelo sono. A obesidade crônica é progressiva e multifatorial e um sono de má qualidade com certeza é um dos muitos fatores para sua instalação”, finaliza Dr. Gilmar Francisco.
QUANTAS HORAS DEVEMOS DORMIR?
Especialistas da National Sleep Foundation, um instituto de pesquisa sem fins lucrativos dos Estados Unidos, publicaram recomendações gerais sobre quantas horas de descanso são necessárias de acordo com cada faixa etária. Os resultados foram:
Crianças pequenas (1-2 anos): não é aconselhável dormir menos de 9 horas ou mais de 15 ou 16 horas. É recomendável que o descanso dure entre 11 e 14 horas
Crianças em idade pré-escolar (3-5 anos): 10-13 horas é o mais apropriado.
Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.
Crianças em idade escolar (6-13 anos): o aconselhável é dormir entre 9 e 11 horas.
Adolescentes (14-17 anos): devem dormir em torno de 10 horas por dia.
Adultos jovens (18-25 anos): 7-9 horas por dia. Não devem dormir menos de 6 horas ou mais do que 10 ou 11 horas.
Adultos (26-64 anos): o ideal é dormir entre 7 e 9 horas.
Idosos (65 anos ou mais): o mais saudável é dormir de 7 a 8 horas por dia.
Como é costume no BBB 22, as festas para atrair os brothers da casa acontecem nos finais de semana.
Nesse sábado, dia 19, não vai ser diferente no ‘Big Brother Brasil’, com um pagodinho mais que garantido. Caberá ao cantor Thiaguinho assumir a comemoração do reality para conferir, pessoalmente, se o ritmo é mesmo o preferido dos participantes.
Esta é a quinta apresentação do cantor no BBB e o repertório preparado para a ocasião inclui sucessos do artista, além de clássicos do pagode. Com uma grande expectativa de cantar uma das músicas mais faladas pelos participantes dentro da casa: Deixa tudo como tá.
Já no cardápio da festa, pipoca, sorvete, chocolate e variados tipos de doces e balas estão entre as guloseimas.