Entidades pedem que governo aceite missão da ONU para avaliar racismo no Brasil

0
Entidades pedem que governo aceite missão da ONU para avaliar racismo no Brasil
Foto: AGBR

124 instituições e organizações civil brasileiras e internacionais pediram numa carta enviada nesta segunda-feira (18), ao ministro das Relações Exteriores, Carlos Alberto Franco, que o governo federal faça um convite para que uma missão da ONU (Organização das Nações Unidas) avalie a questão racial no Brasil.

No documento, as entidades destacam a violência policial como “um problema crônico de direitos humanos no País”, e que impacta “desproporcionalmente a população negra, que tem quase três vezes mais chances de ser morta pela polícia do que população branca”.

Ministro das Relações Exteriores Carlos Alberto Franco. Foto: Divulgação

Els recomendam a atuação do Mecanismo Internacional de Especialistas Independentes para Avançar em Direção à Justiça e à Igualdade Racial no Contexto da Aplicação da Lei atue antes da 51ª sessão do Conselho de Direitos Humanos, prevista.

“Convidar o mecanismo seria uma medida positiva que demonstraria a disposição do governo para trabalhar com os órgãos da ONU no combate ao racismo e a discriminação racial, particularmente na aplicação da lei. Uma visita oficial daria aos membros do mecanismo a oportunidade de coletar informações, reunir-se com representantes do governo e do sistema de justiça, policiais, organizações da sociedade civil e comunidades diretamente afetadas. Sua avaliação independente e recomendações podem auxiliar as autoridades federais e estaduais a desenvolver e implementar reformas necessárias para defender os direitos fundamentais e promover a justiça e a igualdade”, complementam.

O grupo que assina a carta conta com entidades como a Anistia Internacional Brasil, Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras, Coalizão Negra por Direitos, Coletiva Periferia Segue Sangrando, Conectas, Human Rights Watch, Instituto Marielle Franco, Pastoral Carcerária Nacional, entre outras.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display