Home Blog Page 1046

Instituto Das Pretas lança projeto ENERGIZZE para impulsionar pequenos empreendedores periféricos

0

Na última terça-feira (27), o Instituto Das Pretas lançou a ENERGIZZE, plataforma virtual de cursos gratuitos voltada para os pequenos empreendedores periféricos do Espírito Santo. 

Com conteúdo plural para todos os acessos de diálogo empreendedor, desde o registro da empresa às metodologias ágeis de gestão, de estratégias de marketing digital, vendas on-line, inteligência emocional, passando pelas redes e comunidades e comunicação não violenta. 

De acordo com a CEO do Das Pretas, estrategista e coordenadora geral do ENERGIZZE, Priscila Gama, todo o projeto foi pensado para ser uma plataforma de potencialização e transformação digital focada em empreendedorismo periférico e visa contribuir com a redução das desigualdades raciais e sociais que preexistiam à pandemia de COVID-19, mas que foi intensificada por ela.

“A nossa fome é de futuro. É urgente pensar soluções efetivas para enfrentar as desigualdades de maneira que não só a cesta básica chegue a quem precisa, mas que o conhecimento e os acessos também cheguem para que cada vez menos pessoas nas periferias dependam das cestas básicas”, diz Priscila.

Segundo a pesquisa TIC Domicílios 2019 realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Brasil conta com 134 milhões de usuários de Internet, o que representa 74% da população. De acordo com os dados, somente 57% dos brasileiros pertencentes às classes D e E tem acesso à rede e o celular é o principal dispositivo utilizado. O uso exclusivo do telefone celular no acesso à Internet predomina entre a população preta (65%) e parda (61%), frente a 51% da população branca.

Diante desta realidade de desigualdades digitais, o ENERGIZZE chega como uma alternativa de transformação. O desenho do site foi planejado pensando no acesso reduzido de pretos e pardos residentes de territórios periféricos. A plataforma tem característica responsiva, o que faz com que todo o conteúdo seja adaptado dependendo do dispositivo usado. “O desenvolvimento do site teve desde o início a questão do acesso e a usabilidade como prioridade. Hoje, muitas pessoas se conectam à rede através dos smartphones, e pensando nessa realidade, é que projetamos a plataforma toda responsiva”, conta o desenvolvedor do site do projeto, Thiago Martins.

SERVIÇO

Lançamento da plataforma de cursos ENERGIZZE – A Energia que transforma

  • Data: 27/10/2020
  • Cursos: Marketing Digital, Vendas pela Internet, Primeiros Passos MEI, Fotografia pelo Celular,  Planejamento Financeiro, Inteligência Emocional
  • Público: Pequenos empreendedores periféricos do Espírito Santo 
  • Site: www.energizze.com 

Adolescente que filmou assassinato de George Floyd será homenageada no PEN America Gala 2020

0

O Pen America Gala 2020 anunciou que a jovem de 17 anos, Darnella Frazier, que filmou o assassinato de George Floyd, receberá uma homenagem no Prêmio PEN/Benenson pela Coragem de 2020, de acordo com nota liberada à imprensa. O PEN America irá homenageá-la na celebração de gala virtual no dia 8 de dezembro. 

No dia 25 de maio, quando o policial Derek Chauvin pressionava o pescoço de Floyd, enquanto ele repetidamente implorava ao dizer “Não consigo respirar”, Darnella pegou seu celular e começou a filmar a cena, enquanto também tentava repreender o policial.  

“Com nada mais que seu celular e muita coragem, Darnella mudou o curso da história em seu país, desencadeando um movimento necessário para o fim do racismo estrutural e da violência policial”, declara Suzanne Nossel, CEO do PEN America e autora do livro “Se atreva a falar: Defendendo a liberdade de discurso”. 

“Com sua firmeza memorável, Darnella realizou um ato memorável, permitindo que centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo vissem o que vou. Sem a presença de espírito de Darnella e prontidão para arriscar sua própria segurança e bem-estar, talvez nunca tenhamos conhecido a verdade sobre o assassinato de George Floyd.  Estamos orgulhosos de reconhecer sua coragem excepcional com este prêmio”, conclui Suzanne. 

Documentário do Racionais MC’s será lançado na Netflix

0
Foto: Racionais Divulgação

No ano passado, Kl Jay um dos integrantes do grupo já havia confirmado que um documentário sobre Racionais MC’s e produção ficcional baseada na história do grupo já estariam sendo produzidas.

“O documentário vai sair em breve pela Netflix. E o outro, esse filme, ainda está em stand-by. Talvez saia um DVD ai também, mas o que tá mais na beirada para pular a ponte é o da Netflix, o documentário.” disse Jay em entrevista ao comunicador Pietro Reis durante a quarentena.

E recentemente, durante uma entrevista ao Portal Rap Mais Edi Rock confirmou o lançamento do documentário e alegou que será em breve, provavelmente podemos aguardar o lançamento para o próximo ano.

Na mesma entrevista, o rapper deixou os fãs curiosos ao revelar que tem mais coisas acontecendo nos bastidores:

“O Racionais é uma incógnita. Não falamos sobre os projetos em entrevistas para ficar no suspense. Mais tem coisas acontecendo nos bastidores, estamos trabalhando. Ano que vem vem novidade”, afirmou Rock.

O grupo foi um dos poucos que não aderiu aos shows virtuais durante o período de isolamento social devido ao, Covid-19, e podemos imaginar que os fãs já estejam mais que ansiosos para os projetos do próximo ano.

Fashion film, representatividade, arte e identidade negra marcam a 6ª edição do Afro Fashion Day

0

Reconhecida como a maior e mais importante passarela negra do país, o projeto – nascido em homenagem ao Mês da Consciência Negra, traz para 2020 um projeto 100% online, acompanhado do lançamento de um fashion film inédito, gravado nos bairros de Paripe, Rio Vermelho, Gamboa e Candeal, além do Parque São Bartolomeu, em Salvador.

Resgatando cinco séculos de uma herança cultivada no Oeste da África e que mais tarde viria a se tornar símbolo cultural na Bahia, o dendê – fruto do dendezeiro e ingrediente essencial da culinária baiana – foi o tema escolhido para inspirar a edição 2020, que será transmitida no próximo dia 20 de novembro, nas redes sociais do Jornal CORREIO.

O Afro Fashion Day é um projeto de empreendedorismo, impacto social e de moda criado pelo jornal CORREIO em 2015, com o objetivo de celebrar o mês da “Consciência Negra”. Reconhecido como o maior evento de moda negra do Brasil, o AFD é responsável por levar modelos das comunidades às passarelas, engajando marcas locais e milhares de espectadores em um evento feito para a Bahia. Com uma nova temática para cada edição, o 6º ano consecutivo do Afro Fashion Day traz o “dendê” como norteador da produção artística e cultural do projeto, além do “fashion film” — novidade audiovisual em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19).

Geralmente eu gosto de trazer para o ‘Afro’ temas que tenham ligação com aspectos culturais, que permeiam a nossa identidade; e o dendê está intimamente ligado ao ser baiano! É o nosso ingrediente mais representativo e por isso eu quis trazê-lo como tema do AFD 2020. Estamos usando uma cartela de cores que partiu das tonalidades do dendê, como preto, amarelo e o vermelho alaranjado; e as marcas criaram seguindo esse mood”, assina o produtor de Moda Fagner Bispo.

Numa sinergia de elementos, este ano a data tem comemoração dupla, visto que a sexta-feira 20de novembro representa também o dia típico de “comida de azeite” na Bahia, onde se usa o “dendê” como ingrediente principal.

SELETIVA NO TIK TOK

Uma importante novidade de 2020 foi a “Seletiva Tik Tok”, iniciativa que gerou oportunidades aos jovens Vitória Carmo (1º lugar na seleção feminina com 820 votos), Katarine Cardoso (2º colocada com 617 votos) Thalia Neres (3º lugar com 420 votos), Ednei William (1º lugar na seleção masculina com 830 votos), Deivid Silva (2º colocado com 610 votos) e Rafa Araújo (3º lugar com 570 votos) de integrarem o fashion film do projeto.

A seleção, encerrada no último dia 14, totalizou mais de 37 mil visualizações e o pico de quase 5 mil views por vídeo entre os dias 10 a 12 de outubro. Entre 12 candidatos, foram eleitos os três vídeos masculinos e três femininos mais curtidos na página na página oficial do Jornal CORREIO no Tik Tok.

SERVIÇO

Afro Fashion Day 2020: Fashion film
Quando: 20 de novembro, sexta-feira
Quem participa: 30 modelos (21 de agência, três convidados e 6 das seletivas do Tik Tok)
Onde será gravado: Parque São Bartolomeu, São Tomé de Paripe, Rio Vermelho, Gamboa e Candeal.

Premiado espetáculo Oboró Masculinidades Negras ganha temporada online

0

Oboró – Masculinidades Negras estreou em 2019 no Teatro Firjan SESI Centro e, posteriormente, seguiu temporada no Teatro João Caetano, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Em sua trajetória, de pouco mais de um ano, a peça foi assistida por mais de 13 mil pessoas, recebeu o Prêmio Shell 2019 em Dramaturgia e Figurino, o Prêmio APTR 2019 em música e Direção de Movimento e diversas categorias no Prêmio Ubuntu. A partir do dia 09 de novembro, o público poderá conferir o espetáculo, em uma versão reformulada, através da plataforma Sympla, sempre às 19h30.

Oboró é um termo que, em Yorubá, é usado para designar orixás do sexo masculino e que, em cena, apresenta os conflitos de vida dos homens que eles interpretam. Cada personagem apresenta características de um, entre os orixás: Exu, Ogum, Oxóssi, Logun Edé, Ibeji, Osanyin, Omolu, Oxumaré, Iroko, Xangô e Oxalá. Entre os problemas apresentados, estão a hipersexualização do corpo negro, a busca pela perfeição em troca de um lugar ao sol e os riscos de habitar uma pele preta. 

Para o mês da consciência negra, a cada semana, uma composição de diferentes histórias que traçam um paralelo entre a realidade desses homens e a sociedade, serão permeadas por música e dança nessa nova linguagem que une o audiovisual à magia do teatro. O novo formato mantém a essência das narrativas desses homens pretos apresentados, atende às novas configurações culturais impostas pelo novo coronavírus e busca levar a mensagem a todas as partes do país.

SINOPSE:

À margem de uma sociedade, em que está longe de ser prioridade, o homem negro busca ganhar sua vida na sombra cruel em que habita. O espetáculo “Oboró – Masculinidades Negras” retrata a realidade desse homem, com suas dificuldades, desafios, resiliência, alegrias e lutas, havendo o deslocamento da condição de objeto ou coisificação para a humanidade. Em oposição a uma sociedade com estrutura racista e maniqueísta, que o conceitua como um ser exclusivamente tóxico, “Oboró” expõe a subjetividade – virtudes, desejos, erros e acertos – desse homem. O texto é de Adalberto Neto e a direção, de Rodrigo França.

SERVIÇO:

Sempre às segundas de 09 a 30 de novembro
Horário: 19:30
Duração 40 min
Vendas pelo Sympla
Exibição ao vivo e online pela plataforma Zoom no Sympla
Valores promocionais a partir de R$15,00.

Negra Li, Thiaguinho e Teresa Cristina estão entre os convidados de novembro no Papo de Música

0
Foto: Pineapple/Divulgação

Apresentado pela jornalista Fabiane Pereira, o canal Papo de Música trará em novembro conversas protagonizadas por artistas negros. A apresentadora finaliza o mês de outubro com uma palinha do que está por vir, já que o 100º programa teve como convidado Gilberto Gil e, nesta terça-feira (27), apresenta a cantora e compositora Luedji Luna, que acaba de lançar o seu novo disco “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água”. Até o final de novembro, ainda participam do canal: Negra Li, Thiaguinho, Teresa Cristina e Bia Ferreira.

Mesmo trazendo artistas com trabalhos e narrativas plurais o ano inteiro, Fabiane conta que não podia deixar esse período passar batido. “A música tem um poder de comunicar muito grande e, aqui no Brasil, tem até um papel educativo, então estou muito feliz de trazer esse conteúdo com nomes tão especiais”, ressalta a apresentadora. Uma programação de lives dedicada ao tema também toma conta do quadro “De Frente com Fabi”, exibido às quintas, 19h, no Instagram de Fabiane Pereira. Tássia Reis e Amaro Freitas são os próximos nomes que ela convida para um bate-papo.

Data de lançamento de cada entrevista:

03 de novembro – Papo de Música com Thiaguinho

10 de novembro – Papo de Música com Teresa Cristina

17 de novembro – Papo de Música com Negra Li

24 de novembro – Papo de Música com Bia Ferreira

Datas de lives De Frente com Fabi:

05 de novembro – Zé Manoel De Frente com Fabi 

12 de novembro – Késia Estácio De Frente com Fabi

19 de novembro – Tássia Reis De Frente com Fabi

26 de novembro – Amaro Freitas De Frente com Fabi

Confira o episódio do Papo de Música com Luedji Luna:

Filme estrelado por Antonio Pitanga recebe prêmio Roger Ebert Awards

0

Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria, acaba de receber o prêmio Roger Ebert Awards do Festival de Chicago destinado a revelar novos talentos e vozes no Cinema Mundial. O prêmio leva o nome de um dos maiores críticos norte-americanos e que também é conhecido por ter revelado Martin Scorsese em 1967, entre outros diretores que fazem parte da história do cinema.

Único filme latino americano na seleção oficial de Cannes de 2020, Casa de Antiguidades está em cartaz na 44a Mostra Internacional de Cinema e foi também exibido nos Festivais de Toronto e San Sebastian. Mencionado pela Revista Variety, como um dos cinco cotados para melhor filme internacional no Oscar 2021, terá uma estreia especial, por uma semana, no dia 19 de novembro, no Petra Belas Artes em São Paulo e assim garantir que possa ser elegível para o Academy Awards.

Sobre o Filme

Antonio Pitanga dá vida a Cristovam, um homem simples do interior, que precisa mudar de cidade em busca de melhores condições de vida e trabalho. Porém, ele se depara com uma realidade que desperta, dentro dele, algo que antes não estava escancarado, sofrendo com a solidão e o preconceito dos moradores locais.  

Em seu primeiro longa, João Paulo Miranda Maria, invoca os demônios invisíveis dos oprimidos através de um olhar, cheio de nuances, sobre o racismo sistêmico no Brasil moderno. O que acontece quando após décadas de abusos destroem a humanidade de Cristovam?

Um dos maiores atores do Brasil, Antônio Pitanga, diz que o papel de Cristovam “é um grande presente”. O ator que completou 80 anos recentemente, já esteve em Cannes em 1962, quando o Brasil levou a Palma de Ouro, pela primeira e única vez, com “O Pagador de Promessas” de Ancelmo Duarte, mas Casa de Antiguidades deu a ele a oportunidade de ter outro filme em Cannes, agora como protagonista: “Cristovam é um homem do Brasil, um autentico trabalhador brasileiro e ter sido convidado por João Paulo Miranda Maria para interpreta-lo, me deu uma alegria imensurável, no auto dos meus oitenta anos, eu não poderia estar mais feliz”.

O filme conta com o apoio e patrocínio do FSA (Fundo Setorial do Áudiovisual), CNC (Centre Nacional du Cinema – FR), Hubert Bals Fund, Cine en Construccion – Toulouse e Projeto Paradiso. 

Confira o trailer de Casa de Antiguidades:

Filme Família de Axé ganha data de estreia nos cinemas

0

Depois de participar dos Festivais do Rio e de Brasília em 2019, e do Inffinito Brazilian Film Festival em Miami e Nova York em 2020 o longa “Família de Axé”, dirigido pela cineasta Tetê Moraes estreia nos cinemas no dia 29 de outubro. A produção é da VEMVER Brasil, coprodução com Canal Brasil, e distribuição da RioFilme, Vemver Brasil e Bretz Filmes.  

O cartaz do filme é assinado por Fernando Pimenta, um dos mais importante artista brasileiro do gênero; Confira:

Integralmente filmado em Salvador, o documentário conta a história de Alberto Ribeiro Santana, Pai de Santo baiano, e de sua família afro descendente de sangue e de axé (Filhos e Filhas de Santo). Através das festas e dos rituais do terreiro de Alberto e da relação com a comunidade, o filme faz uma viagem no tempo revelando a luta da família para manter viva a cultura de seus ancestrais africanos e sua religião, o candomblé.   

Depois de fazer documentários sobre João Donato, quis fazer um filme com pessoas simples e desconhecidas. Escolhi a história de Alberto, que conheço há mais de 30 anos, e de sua família afro brasileira de candomblé. É uma história cheia de coragem, fé, alegria e superação de dificuldades, preconceitos e discriminações, afirmação de uma raça e identidade cultural. “Família de Axé”torna-se um filme muito oportuno no momento atual brasileiro quando são questionadas conquistas democráticas como a diversidade de raça, orientação sexual e religiosa”, conta a diretora. 

Assista ao Trailer:

TRACE Brazuca e TVE se unem em parceria que estreia em novembro

0
Imagem: Reprodução Youtube - Clipe Burna Boy destaque da programação do Djouba da TRACE Brazuca

A partir de 1º de novembro, o canal a cabo TRACE Brazuca e a emissora pública TVE Bahia passarão a compartilhar seus conteúdos, em parceria inédita que tem como propósito buscar novas audiências e ampliar o acesso às programações. Ambas emissoras de TV são as que mais valorizam a diversidade e a representatividade da cultura afro no Brasil. Inicialmente, serão 50 horas de programação mensal, que deve alcançar mais de 10 milhões de pessoas.

Enriquecendo as atrações do Mês da Consciência Negra, programas como Trace Trends, Djouba e Newcomers – com foco em novos talentos -, entram na programação da TVE. Enquanto a emissora cede ao TRACE Brazuca shows, programas culturais, interprogramas, filmes, documentários e programas de entrevista exclusivos. As produções de ambos os canais são inéditas para os telespectadores da TV aberta na Bahia e da TV por assinatura e, a cada semana, novos programas serão compartilhados e exibidos.

O Head de Marketing da TRACE Brazuca, AD Junior, comenta a importância dessa parceria para a promoção da representatividade negra na mídia brasileira. “Durante muito anos, nós negros e negras estivemos em busca de representatividade no mercado publicitário, no audiovisual, nos cargos de liderança das empresas e, infelizmente, o Brasil ainda não tinha entendido a importância de pessoas negras contarem sua história em primeira pessoa. O encontro entre a TRACE e a TVE traz tudo isso: diversidade, representatividade e visibilidade. Neste momento, a TVE Bahia é o canal que mais investe nesses pilares no país, o que está muito alinhado com o que a TRACE também acredita. Ou seja, são duas grandes plataformas de mídia que legitimamente falam de forma natural sobre nossas vivências, por isso, esse encontro significa, de fato, nossa potência.

Eixo Benguela é iniciativa da agência Ogilvy para ampliar inclusão negra na publicidade

0
Imagem: Divulgação

Com o objetivo de ampliar a presença do negro no mercado publicitário – desde as campanhas até os cargos de liderança, a agência Ogilvy Brasil apresenta o “Eixo Benguela – Negros da Ogilvy em Movimento”. Formado por 16 profissionais negros da agência, o Eixo Benguela se propõe a gerar debates sobre a importância da representatividade racial na publicidade. 

Por meio de conteúdo informativo que gere conhecimento, reflexão e, principalmente, promova mudanças, a meta é ampliar as conversas internas e construir propostas de cursos e mentorias junto aos profissionais da agência. “O Eixo parte das vozes potentes que já existiam no Black Ogilvy e têm o desejo de ser agentes dessa mudança tanto interna, com nossos colegas de trabalho, equipes e clientes, quanto externas, com o mercado. Nosso propósito é ser esse lugar seguro para repensar uma publicidade mais inclusiva.” Luma Oliveira, Executiva de Contas e Projetos na Ogilvy Brasil.

O primeiro conteúdo do Eixo Benguela já está no ar em uma showcase criada pelo grupo no Linkedin da Ogilvy Brasil. Trata-se de um vídeo manifesto que explica a iniciativa.  A partir de agora, a showcase passa a ser o principal ponto de contato do grupo com o mercado, tendo novos conteúdos publicados periodicamente a partir de uma curadoria dos integrantes do Eixo.   

À respeito da inclusão de mais negros na própria agência, o CEO da Ogilvy, Fernando Musa comenta sobre as mudanças na agência nos últimos anos e o papel das lideranças nesse sentido. “A diversidade tem sido um dos nossos principais pilares nos últimos anos, até por uma questão de refletirmos com mais fidelidade a sociedade que vivemos. É nosso papel enquanto líderes não manter tudo isso apenas internamente, mas convidar todo o mercado para essa reflexão. Temos atualmente na Ogilvy 27% de pessoas negras, e entendemos que há espaço para não só ampliar essa equação desde a base, mas fomentar e treinar, sobretudo, novas lideranças. Essa é uma obrigação de todos, desde os departamentos de RH, passando pelos colaboradores e líderes”, completa. 

error: Content is protected !!