A jornalista Glória Maria foi a convidada desta segunda-feira (14) do programa Roda Viva. Glória, que tem uma carreira de mais de 30 anos no jornalismo foi entrevistada por uma bancada completamente feminina e saiu do lugar de entrevistadora para entrevistada. A jornalista Claudia Lima, pauteira do programa Saia Justa, questionou Glória Maria sobre o racismo que ela sofreu durante a carreira e se a fama, de certa forma, blindou a repórter de ataques preconceituosos.
“Nada blinda preto de racismo, nada. E com mulher preta é pior ainda. Nós somos mais abandonadas e discriminadas, porque o homem preto não quer a mulher preta. Nada blinda a gente. Você tem que aprender a se blindar da dor, isso é importante. Se você for esperar uma proteção universal, você está perdida. Você tem que fazer com que a vida te faça aprender a se blindar”, disse Glória.
A entrevistada também falou sobre os episódios de racismo que as filhas sofreram estudando em escolas de elite. “Uma vez a Laura chegou em casa e disse que um amigo chamou a cor dela de feia. Ela chegou em casa muito tocada, e a gente sentou e conversou. Eu usei o grupo de mães para contar o que tinha acontecido e que elas orientassem os filhos. Mas isso não vem da criança, isso vem da família. O racismo é uma coisa que você aprende em casa”, contou.
Reportagem em Marte — A jornalista de 72 anos disse ainda que tem o desejo de fazer uma grande reportagem de despedida. “Tô querendo ir para Marte numa dessas maquinas aí. Seria um grande presente da Globo, tomara que tenha algum poderoso ouvindo a gente. “Se tiver alguém ouvindo, deixa eu ir, seria minha grande matéria final”, brincou a apresentadora.
No programa a repórter falou ainda sobre a descoberta de um tumor no cérebro em 2019. Com sua força característica, Glória disse que não sentiu medo.”Aprendi a conviver com o medo… eu sou realista, não consigo viver pensando no pior, também não penso no melhor. Penso no que é a vida e a vida é assim, para ser vivida e algumas vezes ela é bonita”, comentou.
Ele está de volta! Depois de um hiato de 9 anos desde o lançamento de seu último álbum, Racine Carréer, o cantor belga Paul Van Haver (cujo o nome artístico ”Stromae” é um anagrama para Maestro), volta com o seu terceiro álbum de estúdio, Multitude.
Desde que despontou no cenário musical em 2010 com o hit Alors On Dance, o cantor é famoso por conseguir unir o sucesso comercial e a aclamação da crítica especializada em músicas que ao mesmo tempo que são dançantes, também têm um cunho político e social bastante forte. Relações entre filhos e pais ausentes e críticas sobre a relação da sociedade atual com a tecnologia, já foram alguns dos temas polêmicos de suas canções.
Aqui em Multitude, Stromae volta a explorar outros assuntos delicados. A faixa ”Fils de Joie”, fala sobre a vida de uma garota de programa, porém no ponto de vista do filho, que defende a mãe e mostra a hipocrisia daqueles que a julgam. Na forte ”L’enfer” (O Inferno), por sua vez, Stromae tem uma conversa sincera a respeito de sua saúde mental, e revela já ter tido pensamentos suicidas.
O álbum, já alcançou o primeiro lugar nas paradas oficiais da Bélgica, França, Suiça e Holanda. No Metacritic, o disco conta com 85 pontos, o que aponta aclamação universal entre a crítica especializada. Veículos como o Pitchfork e a revista NME foram alguns dos que cederam elogios ao novo trabalho do artista, que sonoramente falando também tem uma mistura bem legal com influências do samba brasileiro e funk carioca.
Para aqueles que sonhem em ver o músico ao vivo, ele começou um turnê pela Europa no começo do mês, e no próximo semestre passa pela América do Norte. Será que o Brasil está na rota? Não sabemos, mas enquanto isso, você pode ouvir ”Multitude” na sua plataforma digital favorita.
Jane Campion, Venus Williams e Serena Williams no Crittic's Choice Awards 2022. Foto: Getty Images / Edição: Shadown And Act.
A cineasta Jane Campion pediu desculpas à Venus e Serena Williams, após diminuir e desvalorizar trajetórias das consagradas tenistas. Ao vencer o título de ‘Melhor Direção em Filme’ por ‘Ataque dos Cães’ no Critic’s Choice Awards 2022, Jane celebrou as mulheres que estavam sendo indicadas à premiação, mas acabou declarando a seguinte frase: “Venus e Serena, vocês são maravilhosas. No entanto, vocês não jogam contra os caras, como eu tenho que fazer”. Comentário não foi bem recebido nas redes, com usuários apontando o desrespeito às consagradas atletas.
Venus Williams e Serena Williams no tapete vermelho do Critic’s Choice Awards 2022. Foto: Caleb Mafia.
Após repercussão negativa em torno do discurso, Jane emitiu uma declaração, classificando seu comentário como “impensado”. “Fiz um comentário impensado comparando o que faço no mundo do cinema com tudo o que Serena Williams e Venus Williams alcançaram. Eu não pretendia desvalorizar essas duas lendárias mulheres negras e atletas de classe mundial”, disse a diretora. “O fato é que as irmãs Williams, na verdade, enfrentaram homens na quadra (e fora), e ambas elevaram o nível e abriram portas para o que é possível para as mulheres neste mundo. A última coisa que eu gostaria de fazer é minimizar as mulheres notáveis. Eu amo Serena e Vênus. Suas conquistas são titânicas e inspiradoras. Serena e Venus, peço desculpas e celebro completamente vocês.”
Jane Campion no Critic’s Choice Awards 2022. Foto: Getty Images.
Representantes de Venus e Serena não comentaram o caso. As duas atletas marcaram presença no Critics Choice Awards 2022 em divulgação ao filme ‘King Richard: Criando Campeãs’. Produção, estrelada por Will Smith, vem recendo ampla aclamação por parte da crítica especializada. Smith, inclusive, venceu o Critic’s Choice 2022 de ‘Melhor Ator’, por seu papel no longa.
O Caso aconteceu no bairro da Pedreira, onde Nilza Sacramento, conhecida como Dona Anastácia, mora há mais de 30 anos. Nilza, que é líder comunitária do bairro, e uma pessoa bastante conhecida na vizinhança, conta que enquanto olhava alguns panos de prato, notou que o segurança a observava, indo e vindo algumas vezes no local onde ela estava. Entretanto, como ele apenas olhava, ela não se importou.
Porém na saída do Supermercado Cidade, a idosa relatou ter sido abordada e constrangida pelo segurança, na frente de outros clientes. “Quando cheguei na porta, ele me pegou pelo braço, e disse que estava presa, porque eu teria roubado uma flanela, que estava dentro da minha bolsa. Ele tirou a minha bolsa, botou em cima do balcão, e quando ele abriu, não tinha flanela”- conta Nilza, que chegou a passar mal durante o ocorrido e precisou ser socorrida por outras pessoas no local
Em nota, a polícia civil disse que o caso foi registrado e ambas as partes foram ouvidas, todavia a situação não foi enquadrada como injúria racial. Em casa, a senhora recebeu o apoio de amigos, instituições e representantes de movimentos sociais, além de um ato no domingo. O caso aconteceu na última sexta-feira. O Supermercado Cidade, unidade Pedreira, não se pronunciou sobre o caso.
“Tinha certeza de que se eu olhasse pra ela eu ia começar a chorar”, assim comentou Liniker ao revelar detalhes sobre sua participação no Big Brother Brasil 2022 e sobre sua relação com Linn da Quebrada, confinada no reality show. Durante a última noite de sábado (12), Liniker participou de um show no programa, ao lado de Luísa Sonza. “Vocês sabem que não é de hoje meu amor e história com a Lina. Nós duas somos muito diferentes em muitas coisas, mas temos o amor uma pela outra como ponto comum”, escreveu a intérprete de ‘Baby 95’. “Lina me abre portas e janelas desde 2014, ano que nos conhecemos e ano em que ela, literalmente, me abriu a porta da casa que futuramente moraríamos juntas na nossa formação de atrizes, atrozes, desbravadoras da selva de pedra, no meio da escassez e na falta de tantas coisas, que mal sabíamos nós que uma hora mudaria”.
Parceiras de vida desde 2014, as duas artistas dividiram apartamento e seguiram juntas num momento de muita dificuldade financeira. “Cantei para a minha campeã sem precisar dizer em palavras o que ela é na minha vida e o que ela tem feito pela história do Brasil”, continuou Liniker. “Cantei banhada em ouro para uma joia, uma semente, uma sereia, que é o grande amor da minha vida”, finalizou.
A cantora e dançarina Inês Brasil usou as redes sociais nesta segunda-feira (14) para comemorar sua primeira aparição na TV Globo, através de uma campanha da Avon.
“Estou a exatamente 10 anos na mídia em busca de fazer com que as pessoas conheçam e reconheçam o meu trabalho. Sempre com muita humildade, carisma, amor e muito amor! Minha história não foi fácil, estar hoje em uma propaganda de nível nacional não foi nada fácil”, escreveu ela com a ajuda de uma equipe.
Em seguida, a cantora relembra os comentários negativos que ouviu ao longo da carreira.
Na mesma declaração, ela agradeceu à Avon pela realização do que chamou de “um sonho”, e reforçou a felicidade que sentia no momento, especialmente por seu nome artístico ter entrado para os assuntos mais falados do Twitter no Brasil.
“Só eu e a minha equipe sabemos o preconceito que sofro por certas “marcas” pelas roupas que uso, por falar errado, por escrever errado… Já ouvi muitos NÃO! Mas continuei a mesma Inês”.
“Obrigada meus fãs, obrigada Avon Brasil por tudo! Contem sempre comigo. Fui tão bem tratada, com tanto amor, em todo processo por toda equipe!”, compartilhou, junto a uma imagem da campanha .
Nesta segunda-feira, Festival Justiça Por Marielle e Anderson toma o Circo Voador, no Rio de Janeiro.
A vereadora Marielle Franco foi assassinada no dia 14 de março de 2018 e desde então, a família não tem respostas sobre quem é o mandante do crime. Diante de mais um ano de dor e da certeza de que, mesmo que passem os anos, a luta por justiça continuará até que o crime seja resolvido, o Instituto Marielle Franco, dirigido e criado pela família de Marielle, vai realizar uma série de ações durante o mês de março, o Março por Marielle e Anderson.
A principal delas será Festival Justiça Por Marielle e Anderson no Circo Voador, Lapa, Centro do Rio de Janeiro, no próprio dia 14, com uma programação das 16h às 23h haverá diversas atividades numa agenda construída em colaboração com lideranças, coletivos, organizações e movimentos populares.As atividades começam às 16h com a roda de conversa “Estamos Prontas: A Radical Imaginação Política das Mulheres Negras” sobre o legado de mulheres negras na política, como Marielle, os desafios para este ano de eleições. De forma simultânea, haverá uma oficina com o coletivo Mulheres Que Escrevem, para a escrita de cartas pedindo justiça.
Em seguida, às 18h30, terá apresentação do Bloco Malunguetu, que fez sucesso na inauguração da Casa Marielle, promovida pelo Instituto, em março de 2020. Às 19h entra o som da DJ Thamy, que está confirmada no evento, e às 20h se apresentam poetisas, como MC Martina e MC Zuleide, que proclamarão seus pedidos de justiça com muita arte, emoção e poesia.
No momento, as famílias de Marielle e Anderson irão se apresentar e compartilhar o seu pedido por justiça. E em seguida entrarão cantoras negras reconhecidas de diferentes ritmos, para somar ao grande grito de justiça. Nomes como Jessica Ellen, Doralyce e Lelle já estão confirmados.
Os portões serão abertos às 15h e será disponibilizado um espaço recreativo para crianças, o Espaço Coruja, para que mães, pais e responsáveis possam acompanhar as atividades sabendo que os filhos estarão bem cuidados e se divertindo. Também já estará funcionando a lojinha vendendo placas e lenços para arrecadar fundos para o instituto.
Durante o mês de março, o Instituto terá uma agenda colaborativa para cadastrar atividades de homenagem à Marielle e Anderson e de pedido de justiça pelos 4 anos. Para inscrever sua atividade e ver as ações, basta acessar institutomariellefranco.org/4anos.
Para incidir sobre o caso, foi enviado um ofício solicitando uma reunião com o Governador e o Ministério Público do Rio de Janeiro para acompanhamento do processo de investigação e resolução neste marco dos quatro anos. O pedido foi enviado pelo Comitê Justiça por Marielle e Anderson, que é composto pelo Instituto Marielle Franco, pelas famílias de Marielle e Anderson, por Monica Benício, vereadora e companheira de Marielle, por Agatha Reis, companheira de Marielle, e pelas organizações Justiça Global e Anistia Internacional, que também vêm fazendo ações de incidência sobre o caso nos últimos anos.
Will Smith subiu mais um degrau na escala de favorito a levar o Oscar de melhor ator na cerimônia do próximo dia 27. Ele acaba de ganhar o prêmio de melhor ator na premiação do cinema britânico pelo papel em King Richard – Criandocampeãs. Ainda neste final de semana, o ator também levou pra casa o prêmio de melhor ator no Critics Choice Awards, que premia os melhores do cinema e da televisão, na avaliação da Associação Americana-Canadense de Críticos.
Smith já ganhou na mesma categoria em outras premiações como o SAG Awards e o Globo de Ouro e a expectativa para que ele leve a estatueta do Oscar é altíssima.
O documentárioSummer Of Soul, dirigido por Ahmir “Questlove” Thompson, levou o prêmio de melhor documentário no BAFTA. O filme conta a história do Harlem Cultural Festival. Conhecido por alguns como Woodstock negro, o evento acabou ficando subestimado na história americana e mundial. Entrevistas com artistas que participaram do evento são intercaladas com apresentações de shows nunca antes vistos de Stevie Wonder, Nina Simone, Sly and the Family Stone, B.B. King e muitos outros.
A atriz Ariana DeBose também levou o prêmio BAFTA, na categoria melhor atriz coadjuvante por sua atuação em Amor Sublime Amor, onde interpreta a personagem Anita. Vingança & Castigo, produzido por Jay-Z e dirigido por Jeymes Samuel foi premiado na categoria melhor estreia de diretor, roteirista ou produtor britânico.
Confira a lista completa dos vencedores do BAFTA Awards.
MELHOR FILME
Belfast Não Olhe para Cima Duna Licorice Pizza Ataque dos Cães – VENCEDOR
MELHOR FILME BRITÃNICO
After Love Ali & Ava Belfast – VENCEDOR Boiling Point Cyrano Todos Estão Falando sobre Jamie Casa Gucci Noite Passada em Soho 007: Sem Tempo para Morrer Identidade
MELHOR DIRETOR
After Love, Aleem Khan Drive My Car, Ryûsuke Hamaguchi Happening, Audrey Diwan Licorice Pizza, Paul Thomas Anderson Ataque dos Cães, Jane Campion – VENCEDORA Titane, Julia Ducournau
MELHOR ATRIZ
Lady Gaga, Casa Gucci Alana Haim, Licorice Pizza Emilia Jones, No Ritmo do Coração Renate Reinsve, The Worst Person In The World Joanna Scanlan, After Love – VENCEDORA Tessa Thompson, Identidade
MELHOR ATOR
Adeel Akhtar, Ali & Ava Mahershala Ali, Swan Song Benedict Cumberbatch, Ataque dos Cães Leonardo Dicaprio, Não Olhe para Cima Stephen Graham, Boiling Point Will Smith, King Richard: Criando Campeãs – VENCEDOR
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Caitríona Balfe, Belfast Jessie Buckley, A Filha Perdida Ariana DeBose, Amor, Sublime Amor – VENCEDORA Ann Dowd, Mass Aunjanue Ellis, King Richard: Criando Campeãs Ruth Negga, Identidade
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mike Faist, Amor, Sublime Amor Ciarán Hinds, Belfast Troy Kotsur, No Ritmo do Coração – VENCEDOR Woody Norman, Sempre em Frente Jesse Plemons, Ataque dos Cães Kodi Smit-Mcphee, Ataque dos Cães
MELHOR ESTREIA DE UM DIRETOR, ROTEIRISTA OU PRODUTOR BRITÂNICO
After Love, Aleem Khan (roteirista/diretor) Boiling Point, James Cummings (roteirista), Hester Ruoff (produtor) Vingança & Castigo, Jeymes Samuel (roteirista/diretor) – VENCEDOR Keyboard Fantasies, Posy Dixon (roteirista/diretor), Liv Proctor (produtor) Identidade, Rebecca Hall (roteirista/diretor)
MELHOR FILME EM LÍNGUA NÃO-INGLESA
Drive My Car – VENCEDOR A Mão de Deus Mães Paralelas Pequena Mamãe A Pior Pessoa do Mundo
MELHOR DOCUMENTÁRIO
Becoming Cousteau Cow Flee The Rescue Summer of Soul (…Ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada) – VENCEDOR
MELHOR ANIMAÇÃO
Encanto – VENCEDOR Flee Luca A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas
MELHOR ROTEIRO ORIGINAL
Apresentando os Ricardos, Aaron Sorkin Belfast, Kenneth Branagh Não Olhe para CIma, Adam Mckay King Richard: Criando Campeãs, Zach Baylin Licorice Pizza, Paul Thomas Anderson – VENCEDOR
MELHOR ROTEIRO ADAPTADO
No Ritmo do Coração, Siân Heder – VENCEDOR Drive My Car, Ryûsuke Hamaguchi Duna, Denis Villeneuve A Filha Perdida, Maggie Gyllenhaal Ataque dos Cães, Jane Campion
MELHOR TRILHA SONORA
Apresentando os Ricardos Não Olhe para Cima Duna – VENCEDOR A Crônica Francesa Ataque dos Cães
MELHOR ESCALAÇÃO DE ELENCO
Boiling Point Duna A Mão de Deus King Richard: Criando Campeãs Amor, Sublime Amor – VENCEDOR
MELHOR FOTOGRAFIA
Duna – VENCEDOR O Beco do Pesadelo 007: Sem Tempo para Morrer Ataque dos Cães A Tragédia de Macbeth
MELHOR EDIÇÃO
Belfast Duna Licorice Pizza 007: Sem Tempo para Morrer – VENCEDOR Summer of Soul (…Ou, Quando a Revolução Não Pode Ser Televisionada)
MELHOR DESIGN DE PRODUÇÃO
Cyrano Duna – VENCEDOR A Crônica Francesa O Beco do Pesadelo Amor, Sublime Amor
MELHOR FIGURINO
Cruella – VENCEDOR Cyrano Duna A Crônica Francesa O Beco do Pesadelo
MELHOR MAQUIAGEM E CABELO
Cruella Cyrano Duna Os Olhos de Tammy Faye – VENCEDOR Casa Gucci
MELHOR SOM
Duna – VENCEDOR Noite Passada em Soho 007: Sem Tempo para Morrer Um Lugar SIlencioso – Parte II Amor, Sublime Amor
MELHORES EFEITOS ESPECIAIS
Duna – VENCEDOR Free Guy Ghostbusters – Mais Além Matrix Resurrections 007: Sem Tempo para Morrer
MELHOR CURTA-METRAGEM BRITÂNICO
The Black Cop – VENCEDOR Femme The Palace Stuffed Three Meetings of the Extraordinary Committee
MELHOR CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRITÂNICO
Affairs of the art Night of the Living Dread Do Not Feed the Pigeons – VENCEDOR
Egbé Cinema Negro é a segunda mostra de cinema negro do Brasil e a primeira do Nordeste
A Egbé Mostra de Cinema Negro de 2022 vai reverenciar o legado do cineasta Zózimo Bulbul. Tendo o “cinema como espaço de formação” como pano de fundo da edição deste ano, a programação traz seminários, curso de produção audiovisual em dispositivos móveis além da mostra competitiva e do lançamento de filmes.
Um dos principais legados do trabalho de Zózimo pelo cinema negro foram os Encontros de Cinema Negro criados por ele, com a perspectiva de valorizar a produção de diretoras e diretores negros, fonte na qual a Egbé Mostra de Cinema Negro bebeu. Por isso, o dia de abertura da mostra traz, na mesa de abertura, Biza Viana, esposa do cineasta e produtora executiva do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul.
Zózimo Bulbul foi um ator e cineasta negro brasileiro, o primeiro a ser protagonista de uma novela, na obra Vidas em Conflito. Sem se conformar com os espaços legados aos negros na dramaturgia, ele passou a escrever e dirigir as próprias produções. Uma de suas obras mais importantes é o longa-metragem Abolição, de 1988, que propôs uma reflexão crítica acerca das comemorações da abolição da escravatura.
Além de trazer a perspectiva de diretoras e diretores negros, a Egbé traz também narrativas que saem do eixo Rio-São Paulo. Para Luciana Oliveira, produtora da Mostra, “um dos grandes objetivos da Egbé é mostrar que existe produção audiovisual de qualidade feita por pessoas negras no Brasil inteiro. Com diferentes formas de pensar e fazer cinema. Não temos só um sotaque, e uma forma de produzir narrativas”.
Destaques — Entre os destaques da programação está a diretora e cineasta Edileuza Penha de Souza, professora da Universidade de Brasília e diretora do filme Filhas de Lavadeiras. Edileuza participa do Diálogo Cinema Negro e Educação na tarde do dia 9 de abril, primeiro dia da mostra.
A mostra oficial de filmes e clipes musicais começa no dia 10 e segue até 17 de abril, com a exibição dos 24 filmes selecionados entre os mais de 200 enviados por diretoras e diretores de todas as regiões do Brasil e até de países como Alemanha, Moçambique e Espanha.
A mostra competitiva, realizada com filmes desenvolvidos pelos jovens que participam das oficinas de produção de filmes com dispositivos móveis, acontece entre os dias 19 e 21 de abril, com a cerimônia de premiação acontecendo no dia 22.
Para encerrar a mostra de 2022, será lançado o filme Espelho, da diretora Luciana Oliveira, que conta a história de Esperanza, que vivencia uma profunda confusão interna e psicológica e, na beira do rio, segue um caminho para encontrar consigo mesma e sua espiritualidade.
Como já é tradição, a Feira do Mangaio vai reunir produções do empreendedorismo negro de Sergipe, fortalecendo a economia criativa local. Confira a programação completa.
Consegue imaginar como seria ‘Like A Boy’ na voz de Kelly Rowling? Pois é, em recente entrevista a ex-integrante do grupo Destiny’s Child revelou que o sucesso de Ciara foi escrito originalmente para ela. “Não que eu soubesse. Isso aconteceu comigo pessoalmente e só descobri muito mais tarde”, disse Rowland. “‘Like A Boy’, que era de Ciara, foi escrita para mim.”
Amigas íntimas, Ciara e Kelly se conhecem há mais de 15 anos. “Engraçado, ela é honestamente uma das coisas mais próximas de mim. Nós nos unimos por causa da maternidade. Eu me pergunto se ela sabe disso”, questionou Rowland. “Vou ligar para ela depois disso. Mas sim, foi tão engraçado. Descobri isso mais tarde e fiquei tipo, ‘Espere, o quê?’ Os roteiristas e produtores me disseram: ‘Sim, nós escrevemos isso na sua sessão’. Eu estava tipo, ‘Não, você não fez.’ Eu fiquei até brava. Mas agora estou feliz pela minha garota“, finalizou.
Enorme sucesso no mundo todo, Ciara lançou “Like a Boy” em 2006. Com milhões de streams e milhões de cópias vendidas pelo mundo, registro se tornou uma das canções mais famosas do R&B mundial.