Fazendo história: Mundo Negro celebra mulheres negras dentro da maior empresa de beleza do mundo

0
Fazendo história: Mundo Negro celebra mulheres negras dentro da maior empresa de beleza do mundo
Foto: Carlos Junior.

Dez mulheres que fazem a diferença em suas áreas de atuação foram agraciadas pela Power List Mulheres Negras Transformando Histórias. Um evento realizado na sede da L’Oréal, no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (25) coroou a celebração do Dia da Mulher Negra Latinoamericana e Caribenha.

Realizado pelo Site Mundo Negro, com idealização e curadoria da CEO Silvia Nascimento e parceria da L’Oréal e do MOVER, o encontro proporcionou um momento intenso de trocas de experiências, vivências e um momento de celebração e confraternização das conquistas destas mulheres.

Com um momento de entrevistas, muita black music, com as pickups comandada pela DJ Solyma e cardápio do almoço assinado pela chef Andressa Cabral, a Power List Mundo Negro 2022 com certeza já se tornou um marco no reconhecimento dos feitos de mulheres negras do Brasil, valorizando aquelas que nem sempre estão nas áreas que recebem mais visibilidade na mídia.

Confira a lista completa das contempladas.

“Meu trabalho como jornalista é garimpar e descobrir nomes de mulheres negras que estão fazendo história e a gente nem conhece, porque tem muitas de nós ainda muito anônimas. Às vezes tenho a impressão de que são sempre os mesmos nomes nos eventos, nas matérias e nos prêmios”, disse Silvia Nascimento durante a abertura do evento.

Patríca Santos, Ana K Melo, Luciene Rodrigues, Rita Oliveira, Juliana Oliveira, Silvia Nascimento, Márcia Silveira, Katleen Conceição, Mônica Anjos e Michele Salles. Foto: Carlos Junior/ CULTNE

Momentos de entrevistas com algumas convidadas do evento, abordando temas como suas experiências profissionais, desafios e perspectivas para mulheres negras em cargos de liderança e até vivências pessoais e familiares deram um tom intimista ao encontro, que reuniu cerca de 40 mulheres negras das mais diversas áreas de atuação.

Marcinha Silveira, uma das premiadas na PowerList e head de Diversidade e Inclusão da L’Oréal destacou a importância do momento em que estamos vivendo, onde mulheres negras em posição de liderança começam a não serem mais figuras únicas em algumas empresas. “Quando pensamos que a gente poderia ter uma mulher negra em cargo de liderança em uma miltiancional e em que hoje em dia não estou em um lugar de figura única? Eu entro em reuniões onde tenho colegas que são mulheres negras como eu. Isso é um conforto”, disse ela.

Cada uma das dez mulheres contempladas pela lista recebeu um troféu ilustrado por Bruna Bandeira, do Imagine e Desenhe. Após a entrega dos troféus, cada uma delas respondeu a perguntas relacionadas a suas trajetórias.

Michele Salles, head de saúde mental e diversidade da Ambev, destacou a necessidade de que mulheres negras possam olhar com cuidado para si mesmas e para sua saúde mental. “Muitas vezes, as pessoas negras não percebem que estão passando por um sofrimento mental, porque não fomos ensinados a nos cuidarmos. Então, muitas vezes, quando percebemos alguma situação este tipo, já estamos em um estado avançado”, disse a psicóloga, que atua para melhorar processos relacionados à saúde mental das pessosas na Ambev e se tornou diretora com 8 meses na empresa.

Atuante na área de inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, Patrícia Santos, CEO da EmpregueAfro avalia que existe ainda existe muita resistência para que empresas entendam a importância de contratarem profissionais negros. “Tem lugares onde a gente chega que às vezes os gerentes de RH chegam a externalizar isso pra gente: ‘Ah, a gente tem que contratar negros?'”, exemplificou.

Ana K Melo, sócia e head de diversidade da XP Inc. destacou que é um grande desafio se posicionar enquanto mulher negra dentro do mercado financeiro. “Eu sou uma mulher negra, com deficiência, de origem periférica e sou sócia da maior empresa do mercado financeiro desse país. Cada novo espaço que eu acesso, não é pra mim, é para que meninas que estudam hoje na escola que eu estudei sonhem em estarem lá também”, disse.

Durante o evento, a jornalista Basília Rodrigues anunciou que Silvia Nascimento é finalista do Troféu Mulher Imprensa 2022.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display