Meta e PretaHub celebram a potência do empreendedorismo de mulheres negras com fotografias de Helen Salomão e Wendy Andrade

0
Meta e PretaHub celebram a potência do empreendedorismo de mulheres negras com fotografias de Helen Salomão e Wendy Andrade
Jêniffer de Paula, São Paulo-SP (Foto: Helen Salomão)

A fotógrafa baiana Helen Salomão e o carioca Wendy Andrade se uniram em uma parceria inédita para retratar e celebrar as histórias de 15 mulheres empreendedoras negras espalhadas pelo Brasil. São mulheres que fazem parte da Aceleração de Negócios de Empreendedoras Negras, iniciativa idealizada pela Meta e pela PretaHub, que está desenvolvendo capacidades de negócios e gestão em 50 empreendedoras negras espalhadas pelo país.

Reconhecidos pelo olhar sensível e pela valorização da população negra, sua estética e os diferentes corpos pretos, Helen Salomão e Wendy Andrade estão viajando por todo o país para contar as histórias dessas empreendedoras que conseguiram criar um negócio de sucesso e impactar positivamente suas comunidades, inspirando e gerando empregos.

“Tem sido muito potente trabalhar junto com o Wendy pela primeira vez nessa jornada de descobrimento de mulheres tão inspiradoras pelo Brasil. Acredito muito nessa linguagem documental e poder agregar nosso olhar a favor da história de vida dessas empreendedoras visionárias é muito enriquecedor.”, conta Helen Salomão.

Para Wendy Andrade, a experiência também foi impactante, ainda mais quando se considera o olhar de um homem preto sobre a luta das mulheres negras: “Fotografar mulheres pretas empreendedoras em regiões tão diferentes tem sido muito potente. Pude ver de perto que a mulher preta, quando empreende, não busca somente o próprio enriquecimento, mas o empoderamento de toda a sua comunidade. Sou muito fã da Helen e poder registrar essas histórias juntos tem sido uma experiência transformadora”, diz o fotógrafo.

O projeto mistura arte, cultura e empreendedorismo e os fotógrafos tiveram total liberdade criativa, o que tem proporcionado registros documentais que enaltecem as lutas, memórias e conquistas das empreendedoras, numa rota inversa ao apagamento histórico tão comum na vida da população negra no país.

“É muito importante darmos visibilidade a pessoas negras que empreendem, ao longo do ano todo, celebrando suas trajetórias e estimulando seus negócios. Nesse contexto, é um privilégio contar com o olhar apurado do Wendy e da Helen para retratar a história dessas mulheres negras, que tão bem representam a potência e a luta dessa comunidade pelo Brasil.”, explica Carolina Caser, gerente de Impacto Econômico da Meta para América Latina.

Exposição na Feira Preta

Para potencializar a visibilidade do emprendedorismo feminino negro, que resiste nas mais variadas regiões brasileiras, todo o trabalho dos fotógrafos Wendy Andrade e Helen Salomão deve se transformar em uma exposição aberta ao público e parte da programação do Festival Feira Preta, durante o Mês da Consciência Negra. As primeiras imagens registradas pela dupla foram mostradas em primeira mão neste dia 29 de julho, durante o evento Meta Boost em Salvador, onde houve ainda uma roda de conversa sobre empreendedorismo negro feminino, além de capacitação em marketing digital para empreendedoras locais.

Adriana Barbosa, fundadora e CEO da PretaHub, reforça a importância de dar visibilidade para as mulheres pretas de forma constante: “Helen e Wendy foram convidados para este projeto por conta do olhar atento e carinhoso que dedicam a histórias de pessoas negras. Estamos muito felizes com essa parceria, tão importante para o resgate de memórias que precisam ser registradas. Justamente por isso, e pelo resultado tão positivo que estamos vendo, o objetivo é levar essas imagens para o maior número possível de pessoas, a fim de celebrar o empreendedorismo, ferramenta de empoderamento que sempre esteve presente na história do povo negro.”

Investimento de R$ 1,6 milhão

As mulheres fotografadas são parte da Aceleração de Negócios de Empreendedoras Negras, projeto da Meta e da PretaHub que forneceu recursos financeiros num total de R$1,6 milhão para as 50 empresárias selecionadas. Além da verba, também estão sendo realizados gratuitamente cursos de capacitação, consultorias, assim como o fornecimento de serviços e produtos customizados de acordo com a demanda de cada negócio.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display