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Anos de atraso: Justin Timberlake publica carta de desculpas a Janet Jackson e Britney Spears

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Nesta sexta-feira (12), Justin Timberlake publicou um longo texto em seu Instagram. No cantor pede esculpas a Janet JacksonBritney Spears. A declaração vem na semana de lançamento do documentário Framing Britney Spears nos EUA, que analisa a relação dos dois entre 1999 e 2002, e relembra entrevistas em que o cantor fez piadas com sua ex-parceira além do vídeo de “Cry Me a River”, em que Timberlake escalou uma sósia de Britney.

Os pedidos de desculpas a Janet Jackson são pelo ocorrido no Super Bowl de 2004, em que Timberlake se apresentou ao lado de Janet e foi responsável por um problema de figurino que retirou a proteção de seios da cantora. Enquanto Jackson foi desconvidada do Grammy que aconteceria na semana seguinte e se afastou do palco por anos, Timberlake compareceu à cerimônia e ainda foi convidado a retornar ao show do Super Bowl em 2018.

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Confira a declaração de Timberlake na íntegra:

“Eu vi as mensagens, marcações, comentários e preocupações e quero responder. Eu peço desculpas profundas pelas vezes em minha vida em que minhas ações contribuíram ao problema, quando eu falei o que não deveria ou não me pronunciei pelo que era correto. Eu entendo que não agi nestes momentos e em muitos outros eu me beneficiei de um sistema que tolera misoginia e racismo.

Eu especificamente quero pedir desculpas a Britney Spears e Janet Jackson individualmente, porque eu me importo e respeito estas mulheres e sei que falhei.

Também sinto que preciso responder, em parte, porque todos os envolvidos merecem melhor e, mais importantemente, porque isto é parte de uma conversa muito maior que eu quero integralmente fazer parte, e quero crescer com isso.

A indústria é falha. Ela prepara homens, e especialmente homens brancos, para o sucesso. Ela foi desenhada assim. Como um homem na posição privilegiada que estou, sinto que preciso falar sobre isso. Por causa da minha ignorância, eu não reconheci tudo que era, mas não quero nunca mais me beneficiar do colapso dos outros novamente.

Eu não fui perfeito enquanto navegava tudo isso na minha carreira. Sei que este pedido de desculpas é o primeiro passo e não absolve o passado. Eu quero ser responsável por meus erros e ser parte de um mundo que apoia e coloca outros para cima.

Eu me importo profundamente com o bem-estar das pessoas que amo e amei. Eu posso melhorar e vou melhorar”.

Lucas Penteado fala sobre Gil “No coração para o resto da vida”

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Ainda vivendo dias tensos após a saída do reality, o ator Lucas penteado tem participado de alguns programas de TV e cedendo entrevistas sobre sua breve participação na 21º edição do programa.

Um assunto muito comentando após a saída do ator foi o beijão que rolou com o economista Gilberto, no programa. Muitas pessoas shipparam o casal, que não pôde passar muito do 1º beijo, pois a reação da casa em relação ao beijo serviu de estopim para Lucas desistir do reality, mas tanto aqui fora, como lá dentro o beijo e o casal estão sendo muito lembrados.

Me apaixonei, me lasquei“, disse Gilberto lembrando os momentos com o ator no programa.

Já do lado de fora, Lucas elogiou bastante o economista, e quando questionado sobre o beijo na sua participação no Encontro com Fátima Bernardes, disse: “Entre toda essa violência, esse foi um ator de amor, foi sentimento, foi liberdade.” disse o ator.

Hoje, em entrevista a jornalista Patrícia Kogut, do O Globo, Lucas falou novamente sobre a casa, o jogo,  a recepção dos fãs aqui fora e claro… de Gilberto:

“Vou tê-lo no coração para o resto da vida. Tenho carinho muito grande por ele e por toda a família. Quando o Gil sair, quero dar um abraço. Se eu sou livre ou não, quando o Gil sair eu respondo”

Os fãs do casal continuam ‘shippando’ muito e torcendo para esse reencontro.

“Marrom – Nem preto, nem branco?” Peça infantil que fala sobre busca da identidade étnica estreia online

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Fotografia: Guilherme Silva

A peça traz a história de Linda, uma menina de oito anos que não entende o conceito de raça, só de cor e acaba se definindo como marrom durante sua busca para entender a sua real identidade.

Montada com o intuito de quebrar barreiras sociais e culturais, evidenciando sobre até onde são reproduzidos, sem reflexão, discursos que abalam (e magoam) a mágica das diferenças. O mote central da peça é trazer o conceito dos considerados “desencaixados” na sociedade, segundo a autora.

Inspirada na história real de Lorena de Melo Schaefer, Linda, a personagem, é filha de pai branco alemão e mãe negra brasileira. A jovem, então, é a fusão desse encontro entre duas pessoas com referências culturais e familiares distintas. Como não era branca como o pai, nem negra como a mãe, ela se definiu como marrom.

Com uma narrativa divertida, a protagonista enfrenta tudo com muito humor, personalidade e música, para fazer pessoas de todas as idades refletirem sobre a pluralidade cultural que existe ao nosso redor.

Moradora de um condomínio de classe média, seu sentimento de deslocamento aflora quando a professora pede uma redação sobre identidade e para colaborar, o professor de alemão sugere um trabalho sobre contos de fada e sua amiguinha (branca, loira e com olhos azuis) considera que a princesa tem que ser ela e não Linda. Estereotipada pela menina. Linda entra em crise.

Após vivenciar episódios desconcertantes, Linda foge dos seus conflitos, em busca de um mundo onde todos sejam iguais a ela. Como toda fuga, muitas aventuras a aguardam na “Terra do Marrom”.

A temporada da peça será de 15 a 25 de fevereiro de 2021, no canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UChkQlq5qlFP23TUc62dpWfg?reload=9) – liberada em período integral

O espetáculo, que já foi passado no presencial, possui 4 indicações ao 3º Prêmio CBTIJ de Teatro, dentre elas as de Melhor Atriz (Vilma Melo), Melhor Autor (Renata Mizhari), Melhor Atriz Coadjuvante (Maíra Kestenberg); 2 indicações no Prêmio Zilka Sallaberry, em Melhor Texto e Melhor  Espetáculo e 2 indicações no 5º Prêmio Botequim Cultural, nas categorias de Melhor Texto(Renata Mizrahi) e Melhor atriz (Maíra Kestenberg).

Fundação estudar vai oferecer mentoria exclusiva para jovens negros em seu processo seletivo

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Foto: Getty imagens

O processo seletivo da edição 2021 do programa de bolsas de estudo da Fundação Estudar vai oferecer uma mentoria voltada exclusivamente para jovens negros. Os participantes serão selecionados pelo ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) e receberão todas as dicas necessárias para concorrerem ao auxílio do Programa ‘Líderes Estudar’.  

A ONG parceira da Fundação Estudar tem como compromisso acelerar a promoção da igualdade racial. Juntas, as duas organizações pretendem ampliar as oportunidades educacionais do Programa de Líderes, que oferece cobertura de até 95% dos custos de estudar nas melhores universidades do Brasil e do mundo. A iniciativa também está com inscrições abertas.

Para que os jovens possam participar da seleção da mentoria, é necessário que tenham entre 16 e 34 anos, nacionalidade brasileira e estejam em processo de aceitação, matriculado ou cursando o ensino superior. São elegíveis  estudantes de graduação no Brasil, intercâmbio acadêmico de graduação ou duplo diploma no exterior, graduação completa no exterior ou pós no exterior.

“A parceria entre Fundação Estudar e ID_BR existe porque queremos ampliar nosso impacto juntos e dar acesso para cada vez mais jovens negros a oportunidades de estudo, desenvolvimento e carreira. No programa de Líderes Estudar, nosso objetivo é encontrar os talentos negros que se destacam acadêmica e profissionalmente”, explica Anamaíra Spaggiari, diretora-executiva da Fundação Estudar.

As vagas para a mentoria são limitadas e não garantem a conquista da bolsa. Os participantes que forem selecionados para o programa da Fundação também farão parte da rede de bolsistas do programa “Sim à Igualdade Racial”, do ID_BR. 

Com objetivo de atrair jovens negros ao processo seletivo do Programa e oferecer mentoria para ajudá-los a se inscrever na iniciativa, o meio de inscrição será pelo site: https://lideres.estudar.org.br/?utm_source=assessoria&utm_medium=referral&utm_campaign=lideres-estudar-2021-idbr&referral=assessoria–referral–lideres-estudar-2021-idbr

“Em Terapia” 4º temporada da série vencedora do Emmy aborda pandemia e saúde mental

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Foto: Divulgação/HBO

A série dramática retorna com 4º temporada em maio na HBO e na HBO GO. A vencedora do Emmy® Uzo Aduba interpretará a protagonista, Dra. Brooke Taylor, uma terapeuta observadora e empática.

Na quarta temporada, a série é ambientada nos tempos atuais em Los Angeles e apresenta três pacientes diferentes que fazem sessões com a profissional buscando ajuda para lidar com diversos conceitos modernos. 

Questões como a pandemia atual e recentes mudanças sociais e culturais são o pano de fundo do trabalho de Brooke – enquanto ela mesma lida com complicações na sua vida pessoal.

Sobre a série:

Em Terapia conta também com Anthony Ramos como Eladio, que trabalha no tratamento domiciliar do filho adulto de uma família rica; Liza Colón-Zayas como Rita, amiga e confidente de longa data que apoia Brooke enquanto ela enfrenta suas questões pessoais após uma perda; John Benjamin Hickey como Colin, um milionário charmoso que se tornou um criminoso do colarinho branco e pensa em como a sua vida mudou após a recente saída da prisão; Quintessa Swindell como Laila, uma paciente adolescente e desconfiada de Brooke, que tenta construir  sua identidade independente das expectativas da sua família controladora; e Joel Kinnaman como Adam, ex-namorado de Brooke que reapareceu e complicou ainda mais a vida dela.

Produzida pela HBO Entertainment, tem produção executiva de Stephen Levinson, Mark Wahlberg, Hagai Levi, Jennifer Schuur, Joshua Allen e Melissa Bernstein; Joanne Toll e Noa Tishby são coprodutores executivos. A série ganhou o Emmy®, o Peabody® e o AFI Awards®.

“Poucas vezes vemos nossas histórias sendo contada”, ator André Dread fala sobre sua estreia na Record

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Muitas pessoas certamente já viram o ator André Dread, 39 anos, na telinha da Globo. O ator participou de “Suburbia”, “A Regra do Jogo”, no cinema, participou dos filmes Cidade dos Homens, 5x favela, A Divisao e outros, ou nas publicidades nacionais( Porto Seguro, JB FM e Aprendiz Legal que está no ar) . A novidade é que agora ele estreia na Record na novela Gênesis. Dread é Okpara, um nobre do Egito.

Estou muito feliz com essa oportunidade. O negro, muitas vezes, fica com os papéis de menos expressão com muito pouco destaque e muitas vezes marginalizados na tv. Estamos avançando, mas precisamos realmente de ter mais representatividade. Vivemos tempos difíceis, ainda  somos minoria nas grandes produções. Poucas vezes nos vemos representados em alguns personagens de maior poder aquisitivo.  Poucas vezes vemos nossas histórias sendo contada“, diz Dread.

André Dread além de ator é produtor do Instituto Arteiros e ativista social. O artista nascido e criado na Cidade de Deus, também comenta sobre o momento atual.

Vivi dias sombrios com a pandemia, tive  que lutar com meu coletivo( Frente Cidade de Deus), e ao mesmo tempo tentar não morrer com a opressão e o abuso de poder  do Estado que entra distribuindo ódio na comunidade onde moro, em tempos de pandemia. Foi bem difícil chegar até aqui. Fui em todos os atos gritar por igualdade pois estávamos morrendo por ser alvo de um sistema totalmente racista“, conta o ator. 

Axé – Qual é a cor do carnaval da Bahia?

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Foto: Reprodução

Texto de Raio Gomes*

Quem ama o Carnaval, com certeza já está sentindo falta do clima de festa que tomaria conta do Brasil inteiro, e que estaria a todo vapor esta semana. Para reviver um pouco dessa energia, assisti o documentário Axé – Canto do Povo de um Lugar, disponível na Netflix.

O filme, lançado em 2017, no catálogo da Netflix desde 2020, se propõe a contar a história do Axé Music, o ritmo que revolucionou a indústria musical na Bahia e no Brasil em meados dos anos 80. Grandes nomes como Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Ivete Sangalo, Geronimo e produtores da indústria rememoram acontecimentos desde o surgimento do ritmo até os dias atuais.

Logo no início da narrativa, já possível perceber que, mesmo em se tratando de um ritmo nascido na cidade mais negra fora da África, a sensibilidade para questões raciais não faz parte da análise da história do axé.

Trazida como o primeiro grande sucesso do axé, a música Fricote, de Luís Caldas, foi usada contra muitas meninas e mulheres negras para humilhar, desqualificar e taxar de feias e sujas toda “nega do cabelo duro”. A importância da música no crescimento do ritmo é inegável, mas será que podemos ainda seguir repercutindo esta letra sem trazer considerações ao centro do debate? Parece que sim.

Ao longo de toda a narrativa o racismo é um mero detalhe, que só é mencionado com mais contundência por pessoas negras entrevistadas pela produção. João Jorge, presidente do Olodum, e Marcionílio Prado, cantor e instrumentista de muitas bandas de axé, apresentam o racismo existente na negação da estética negra no Carnaval e a resistência oferecida pelo bloco afro Ilê Aiyê.

Mais adiante, Ninha (ex-Timbalada) fala sobre a total falta de reconhecimento ao berço dessa cultura: “Fez muita gente ficar rica foi essa cultura, e quem faz essa cultura tá pobre, tá lenhado! Sugaram a laranja e jogaram o bagaço fora”, lamenta, descrevendo com excelência um dos efeitos da chamada apropriação cultural. As coisas de preto são muito interessantes, valorosas e rentáveis, desde que tenham uma embalagem branca.

A presença negra e a genialidade de instrumentistas como o saudoso Neguinho do Samba, são o pilar da musicalidade trazida por grupos como o Olodum. Infelizmente, talento e pertencimento não bastam para transformar grandes artistas deste segmento em representantes maiores do ritmo.

Na indústria, cantoras brancas como Daniela Mercury (que tem a audácia de cantar que a cor dessa cidade é ela) e Ivete Sangalo sobrepujam grandes nomes como Margareth Menezes – que também aparece timidamente no longa. Seria este “apagamento” de um artista culpa da indústria musical?

Essa tese é corroborada por vários entrevistados do filme, inclusive com a citação, por exemplo, de produtores que teriam pago a rádios para que não tocassem mais músicas de certos artistas – para fazer suas carreiras despencarem.

Assistir ao documentário é vivenciar exatamente as contradições que se apresentam no maior cenário do Axé Music no mundo: o carnaval de Salvador. É ver o encantamento e magia perpetuado pelo trabalho de muitas mãos e mentes negras sustentar o brilho de artistas brancos/as e acabam por ser os grandes nomes do axé, que é preto até no nome.

Trailer:

*Raio Gomes
IG: @raiogomes
Raio Gomes é mulher de axé, jornalista e integrante da Irmandade Pretas Candangas /AMNB

Misha Green, criadora de “Lovecraft Country” está trabalhando na segunda temporada da série

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Lovecraft Country” ainda não foi renovada para segunda temporada, a criadora Misha Green está trabalhando em ideias para dar continuidade à série. A informação foi revelada nesta quinta-feira (11) pelo chefe de conteúdo da HBO, Casey Bloys, em entrevista ao Deadline.

Misha está trabalhando com uma pequena equipe de roteiristas para chegar a uma história. Ela tinha um livro no qual se basear na primeira temporada, [então] ela e os roteiristas quiseram um tempo para descobrir, sem um livro com esses personagens, qual é a jornada que queremos seguir”, contou Bloys.

Ele explicou que a produção da segunda temporada depende da trama e se é interessante para o público ou não. “Todos nós queremos ter certeza de que ela [Misha] tem uma história para contar. É onde ela está agora, trabalhando nessas ideias. Estou muito esperançoso, assim como Misha, então estamos dando a eles tempo para trabalhar”, disse o chefe de conteúdo.

Baseada no livro homônimo de Matt Ruff, a série acompanha a viagem de Atticus Freeman (Jonathan Majors) em busca do pai desaparecido (Michael Kenneth Williams). A primeira temporada foi produzida por Misha Green, J.J. Abrams, Jordan Peele, Bill Carraro, Yann Demange, Daniel Sackheim e David Knoller.

Carnaval 2021: Reveja os desfiles que enalteceram e representaram a cultura negra

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Foto: Reprodução

Infelizmente, -porém, para o nosso bem- neste ano não haverá desfiles de escolas de sambas e nem festas do carnaval. Mas o brasileiro não precisa passar o feriado preferido sem curtir um bom samba e apreciar desfiles maravilhosos!

Para você curtir um bom carnaval -de casa- reunimos 7 indicações do Diáspora Black de desfiles de 2019 que reapresentaram muito bem a cultura preta!

Viradouro – 2020

No desfile de 2020 a Viradouro se consagrou campeã com o samba-enredo “Viradouro de Alma Lavada” O tema homenageou as ganhadeiras de Itapoã, mulheres negras que trabalhavam lavando roupas e com seus ganhos elas compravam suas alforrias e a de seus parentes.

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Confira o samba-enredo:

Ora yê yê o oxum! Seu dourado tem axé

Fiz o meu quilombo no Abaeté

Quem lava a alma desta gente veste ouro

É Viradouro! É Viradouro!

Levanta preta que o Sol tá na janela

Leva a gamela pro xaréu do pescador

A alforria se conquista com o ganho

E o balaio é do tamanho do suor do seu amor

Mainha, esses velhos areais

Onde nossos ancestrais

Sempre acordam a manhã

Pra luta

Sentem cheiro de angelim

E a doçura de quindim

Na bica de Itapuã

Camará ganhou a cidade

O erê herdou liberdade

Canto das Marias, baixa do dendê

Chama a freguesia pro batuquejê

São elas dos anjos e das marés

Caboclas do balangandã, ô iaiá

Ciranda de roda na beira do mar

Aguadeira que benze e vai pro terreiro sambar

Ganhadeira de fé!

É a voz da mulher

Xangô ilumina a caminhada

A falange está formada

Um coral cheio de amor

Kaô! O axé vem da Bahia

Esta negra cantoria

Que Maria ensinou

Oh mãe ensaboa

Mãe ensaboa pra depois quarar

Mangueira – 2019

A Estação Primeira de Mangueira levou para a Sapucaí em 2019 o samba-enredo intitulado “História para ninar gente grande”. Que foi uma grande homenagem a importantes heróis populares – negros, índios e pobres – da história do país, apagados da nossa memória coletiva e dos livros escolares.

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Foto: Reprodução

Assim, nossos verdadeiros heróis finalmente foram nomeados, já que a história oficial sempre recontou uma versão elitista, narrada pelos detentores de prestígio econômico, político e social. Uma das heroínas mencionadas no samba-enredo é a vereadora Marielle Franco, morta a tiros no dia 14 de março de 2018 no Rio de Janeiro.

No site oficial da agremiação, o manifesto diz: “Ao dizer que o Brasil foi descoberto e não dominado e saqueado; ao dar contorno heroico aos feitos que, na realidade, roubaram o protagonismo do povo brasileiro; ao selecionar heróis ‘dignos’ de serem eternizados em forma de estátuas; ao propagar o mito do povo pacífico, ensinando que as conquistas são fruto da concessão de uma ‘princesa’ e não do resultado de muitas lutas, conta-se uma história na qual as páginas escolhidas o ninam na infância para que, quando gente grande, você continue em sono profundo.”

Relembre o samba-enredo que deu para a Mangueira seu 19º título:

Brasil, meu nego, deixa eu te contar

A história que a história não conta

O avesso do mesmo lugar

Na luta é que a gente se encontra.

Brasil, meu dengo, a Mangueira chegou

Com versos que o livro apagou

Desde 1500, tem mais invasão do que descobrimento.

Tem sangue retinto, pisado

Atrás do herói emoldurado.

Mulheres, tamoios, mulatos

Eu quero o país que não tá no retrato.

Brasil, o teu nome é Dandara

Tua cara é de Cariri

Não veio do céu nem das mãos de Isabel

A liberdade é um Dragão no mar de Aracati

Salve os caboclos de Julho

Quem foi de aço nos anos de chumbo

Brasil, chegou a vez de ouvir as Marias, Mahins, Marielles e Malês.

Mangueira, tira a poeira dos porões

Ô, abre alas

Pros seus heróis de barracões

Dos Brasis que se faz um país de Lecis, Jamelões.

São verde e rosa as multidões.

Vai-Vai

Todo o desfile da Vai-Vai foi voltado para a contar histórias do povo preto. Personagens bíblicos, navio negreiro, revolução no Haiti, Apartheid,o partidos dos Panteras Negras e o ex-presidente Barack Obama foram lembrados e muito bem representados com a aparição de artistas pretos.

Confira o samba-enredo:

É que eu sou da pele preta

quilombo do povo… Sou Vai-Vai

um privilégio que não é pra qualquer um

protegido e abençoado por Ogum

Axé… Eu sou a negra alma do Bixiga

herança que marcou a minha vida

tem que respeitar minha raiz

o Orum vai desvendar toda verdade

pra resgatar a nossa identidade

das linhas que a historia apagou

África a negra mãe da humanidade

nas marcas de um passado tão presente

a luta que Mandela ensinou

é a força de lutar por nossa gente

clamando a justiça de xangô

ô Inaê, rainha do mar

Alodê, Iabá, Odoyá

cuida de mim mamãe, leva meu pranto

em seus braços o meu acalanto

Ecoa o grito forte na senzala

nos olhos brilha um novo amanhecer

Aruanda ê, Aruanda

trago a força de palmares

pra vencer demanda

a liberdade é minha por direito

não vamos tolerar o preconceito

somos todos irmãos

e a luz da  razão vai nos guiar

sorrir… “sim, nós podemos” sonhar

pois temos um futuro pela frente

punhos cerrados, a Saracura está presente.

Mancha Verde2019

O tema da Mancha Verde para o carnaval 2019 foi “Oxalá, salve a princesa! A saga de uma guerreira negra”. O samba-enredo narra a história da princesa africana Aqualtune, avó de Zumbi dos Palmares, que foi brutalmente retirada do Congo e trazida para o Brasil escravizada. Chegando aqui, ela viu seu povo subjugado e injustiçado, e lutou não apenas pela sua liberdade, mas pela igualdade e liberdade dos seus, pelos direitos dos negros e das mulheres, e contra a intolerância religiosa. 

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Confira o samba-enredo:

Ô oraieieô… oraieieô mamãe Oxum

Um ventre de luz, o fruto do amor

Kaô Kabecilê Xangô

África, suntuosa riqueza

África, reluz o encanto e a nobreza

A fé conduz o Congo a lutar

Tristeza marejou meu olhar

Oh Senhor, tem piedade

Dos corações sem liberdade

A alma que chora, a pele que sangra

Qual será o meu valor?

Entrego minha vida

Rainha do mar, Iemanjá

Aportou, na terra do sol e do maracatu

Vidas no suspiro derradeiro

Na fria solidão do cativeiro

Mãos calejadas a lavourar

Não perdi a fé nos orixás

Senhora do Rosário, oh Nossa Senhora

Aos pés do seu altar, clamo a igualdade

Palmares, vi um céu de luz e liberdade

A força de Zumbi a nos guiar

Nas bênçãos de Oxalá

Tambores vão ecoar, a festa vai começar

O meu batuque traz a força do terreiro

A Mancha Verde é Kizomba amor

Salve a princesa! Viva o povo negro!

1ª Virada AfroCultural de Campinas: Edital vai contemplar e remunerar artistas negros

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Imagem: Divulgação

Estão abertas as inscrições de artistas multilinguagens para a 1ª edição da Virada AfroCultural de Campinas, que acontecerá entre os dias 10 e 11 de abril deste ano, em plataformas online por causa do novo coronavírus, a Covid-19.

As inscrições são gratuitas, vão até o dia 12 de fevereiro e os artistas selecionados devem ter propostas obrigatoriamente autorias. Cada artista ou grupo escolhido receberá R$1.000,00 pela apresentação. Os artistas interessados podem se inscrever através do link:https://linktr.ee/viradaafrocultural.

O resultado será divulgado em 19 de fevereiro e o edital vai contemplar ações nas áreas de música, artes cênicas, cultura popular, literatura, artes visuais e/ou outras linguagens.

A iniciativa inédita é do coletivo REAJU – Rede Articula Juventudes em parceria com a Agência Mandinga de Favela e apoio do Coletivo Margem Cultural e foi viabilizada através do edital da Lei Aldir Blanc da Secretaria de Cultura de Campinas.

A Virada AfroCultural traz, além de apresentações artísticas, ações educativas, oficinas e palestras, bem como a exibição do documentário do centro de referência Quilombo Urbano O.M.G. (Oziel, Monte Cristo e Gleba B). A proposta é difundir e valorizar a cultura afroreferenciada e fortalecer a comunidade afrodiaspórica da região, por isso, o edital vai privilegiar inscrições de pessoas pretas, transgêneras, afroindígenas e com deficiência.

“Acreditamos que o aquilombamento artístico seja um ponto essencial no enfrentamento ao racismo e no engajamento à luta antirracista em nosso território. Por esse motivo, daremos prioridade aos artistas racializados, pensando a partir das políticas afirmativas vigentes”, disseram os organizadores do evento.

Para que o evento aconteça serão aceitas propostas de qualquer ação de natureza artística e cultural afro-referenciada, que seja realizada por pessoas pretas, pardas ou indígenas, individualmente ou em grupo, desde que sejam da Região Metropolitana de Campinas (RMC).  As apresentações serão realizadas no formato live, ou seja, com transmissão ao vivo pela Internet.

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