Home Blog Page 501

‘Ubuntu Esporte Clube’: primeiro projeto audiovisual desenvolvido exclusivamente por jornalistas negros estreia na Globo

0
Foto: Jordan Silva

Estreia hoje, às 23h, na Globo, o Ubuntu Esporte Clube, primeiro projeto audiovisual desenvolvido exclusivamente por jornalistas negros. O programa, que nasceu como podcast em 2020, foi criado pelos jornalistas Diego Moraes, Marcos Luca Valentim, Pedro Moreno, Rafaelle Seraphim e Thales Ramos e irá ao ar quinzenalmente, além de integrar a grade de programação do SporTV.

E para o episódio de estreia da televisão, o convidado é o escritor e compositor Nei Lopes, um dos maiores intelectuais do Brasil e uma referência em estudos de África e diáspora africana. Lopes é vascaíno de carteirinha e foi sabatinado pelos jornalistas durante uma hora, abordando diversos assuntos: futebol, Pelé, samba, religião… “Estou me sentindo em casa”, afirmou.


Foto: Jordan Silva/ Nei Lopes é o entrevistado do programa de estreia

O jornalista Marcos Valentim contou que estar na televisão era um dos objetivos do grupo. “Esse caminho a gente sempre buscou, na verdade. Sempre foi a ideia estar na televisão. Não só por ser televisão, esse glamour da televisão, não só por isso, mas principalmente por ser um canal para chegar em mais pessoas. Pela amplitude do debate, para conseguir propagar mais as reflexões que a gente propõe. As ideias. Não tem verdades absolutas, são ideias, são visões, são ângulos diferentes. Então a ideia de estar na TV sempre existiu. Agora com o movimento da área de esporte, da Globo fazendo. Tem vários podcasts, são mais de 40 podcasts na Globo e alguns podcasts já são de vídeo e estão sendo encaixados na programação. Então, a gente viu nessa brecha uma oportunidade de colocar também a Ubuntu e a gente passou a trabalhar para isso acontecer. Então hoje o nosso podcast vira de fato, além de podcast, também um programa de televisão que vai ser quinzenal, às sextas-feiras às onze horas da noite e também com reprise no sábado, 10h da manhã, e também com reprises não programadas ainda na programação do Sport TV 1, 2 ou 3”, contou.

Para quem gosta de acompanhar o programa de áudio, o podcast Ubuntu Esporte Clube pode ser acessado na plataforma da Globo, através do interativos.ge.globo.com/podcasts/ e nas principais plataformas de streaming, como Spotify, Deezer e Apple.

Expo Favela Innovation São Paulo 2023 dá início à programação de conferências e palestras 

0
Foto: Reprodução

Começou hoje (17) e vai até domingo, dia 19 de março, a Expo Favela Innovation São Paulo 2023. Considerada a maior feira de empreendedorismo que conecta favela e asfalto da América Latina, que acontece no complexo do WTC Events Center e apresenta para o público uma programação que terá palestras e conferências, com grandes personalidades como Manoel Soares, Silvio Almeida e outros, que falarão sobre empreendedorismo de inovação.

O CEO da Favela Holding, organizadora do evento, Celso Athayde, deu às boas-vindas ao público durante a abertura do evento na manhã de hoje. Em seguida, o presidente do Data Favela (empresa de pesquisa da Favela Holding), Renato Meirelles, divulgou uma pesquisa inédita voltada para o empreendedorismo. E o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, abriu a Expo Favelas Innovation São Paulo 2023.

As conferências acontecem no palco principal do teatro do WTC, por todo o dia até às 20h, assim como nos outros dois dias. Além das conferências, o evento vai contar com palestras, exposições, mentorias, ativações, espaço de mídias periféricas, mentorias, oportunidades de negócios, network, entre outros.

Entre os confirmados nas conferências do teatro do WTC Events Center estão Manoel Soares, Luciano Huck, Bianca Guimarães, Kond, Murilo Duarte, Paula Lima, MV Bill, Carola Matarazzo, Kenya Sade, Aline Torres, Rincon Sapiência, Thelminha Assis, Armínio Fraga, Ana Carolina Almeida, Silvio Almeida, Anna Karla Pereira, Abílio Diniz, Geyze Diniz, Babu Santana, MC Soffia, Igor 3K, Amauri Soares, Ale Loures, Fabio Coelho, entre outros.

“Estamos com tudo pronto para decolar mais uma vez. Como venho falando, se fizemos história ano passado, neste ano faremos ainda mais. Porque esse final de semana, em São Paulo, vai ser o pontapé inicial de uma aventura por todo o Brasil. Espero que todos gostem do que vamos apresentar”, disse Celso Athayde, CEO da Favela Holding e idealizador da Expo Favela Innovation.

Depois de São Paulo, a Expo Favela Innovation acontece no Rio de Janeiro, nos dias 29, 30 e 31 de julho, e seguirá por vários estados do país, até voltar para São Paulo, no final do ano, para a grande edição nacional.

Confira a programação:

CONFERÊNCIAS TEATRO WTC Events Center
17/03 (sexta-feira)

9h às 10h – Abertura da sala de conferências — Boas-vindas com Celso Athayde, CEO da Favela Holding e idealizador da Expo Favela Innovation. Divulgação de Pesquisa com Renato Meirelles, presidente do Data Favela. Abertura Oficial realizada pelo prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.

10h às 11h10 – Mobilidade Social & Empreendedorismo —- Luciano Huck, Bianca Andrade, Armínio Fraga e Preto Zezé.

11h20 às 12h30 — Cultura, Educação e Negócio – Zé Renato (Banco 4All), Evanildo Barros (Favela Fundos), Marília Marton, secretária da Cultura de São Paulo.

13h30 às 14h30 – Caminhos diferentes, mesmo propósito: construindo um Brasil melhor – Geyze Diniz (mediação), Abílio Diniz e Kond

14h50 às 15h50 – Além das Redes Sociais – Alexandre Guerrero (mediação), Eletromídia; Theo Rocha (META); Kim Farrell, TikTok

16h às 17h10 – Ascensão das narrativas periféricas no audiovisual brasileiro – Lilian Ribeiro (mediação), Paulo Lins, Renata Andrade, Thaís Pontes e Isabel Teixeira

17h20 às 18h20 – Mídias tradicionais – Quais os caminhos para inclusão de novas narrativas? – Thelminha Assis (mediação), Amauri Soares (Globo), Eliane Trindade (Folha de São Paulo), Rodolfo Schneider (Band)

18h35 às 19h45 – Mulheres Empreendedoras – Daniella Marques, ex-presidente da Caixa Econômica Federal; Ana Maria Drummond, Somos Todas Marias; Tatiana Monteiro; Jessy Alves (Mynd) e Maira Azevedo – Tia Má

CONFERÊNCIAS TEATRO WTC Events Center
18/03 (sábado)

10h às 11h – Empreender entre África e Brasil – Manoel Soares; Carolina de Moraes cofundadora The African Pride; Melanie Biyou’z (empresária camaronesa), Prof Nelson Bukoba (secretário de Tecnologia e Educação Ruanda) e Lemarron Kaanto (embaixador do Quênia)

11h20 às 12h30 – Tecnologia e Comunicação para Empreender – Marcelo Tas (mediador); Murilo Duarte (Favelado Investidor); Paulo Correa, CEO da C&A; e Luana Xavier, MYND.

13h30 às 14h40 – Empreendedorismo nas mais diversas dimensões — Luana Ozemela, Ifood; Camila Ribeiro Gonçalves, SEBRAE; Marcelo Cohen e Rodolfo Marinho, secretário de Turismo da Cidade São Paulo

14h50 às 16h – Influência da cultura afro-urbana na sociedade atual – Kenya Sade (mediadora), Elisio Lopes Júnior, Salgadinho, Eddy Junior (MYND) e Babu Santana.

16h10 às 17h20 – Educação: Acesso é a chave – MC Soffia, Ludmila Almeida (Favela em Pauta) e João Pedrosa (MYND).

17h30 às 18h30 – Pretxs em Movimento – Aline Torres, Secretária Municipal de Cultura de São Paulo; Ian Nunjara, IO Diversidade; e Silvio Almeida, mediador e ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania

18h40 às 19h40 – Mundo dos influenciadores digitais – Erica Pessoa (mediadora), Guilherme Pierre, Digital Favela;

CONFERÊNCIAS TEATRO WTC Events Center
19/03 (domingo)

10h às 11h10 – Esporte – Alberto Bial, técnico de basquete; Rafaela Silva, judoca medalha de ouro olímpico e mundial (BET Nacional); Cacá Viana, Secretário municipal de Esportes de São Paulo, Suellen Silva do Nascimento, artilheira nacional da Taça das Favelas

11h20 às 12h30 – Comunicação e Mídia – Ale Loures (mediador), Marcia Esteves, Sergio Gordilho, AD Junior e Darlene Ribeiro

13h30 às 14h40 – Como preservar a identidade transitando por diversas áreas – MV Bill e Rincon Sapiência (MYND)

14h50 às 16h – Educação de Resistência – Pedro Augusto Cazé, SEBRAE; Ana Carolina Almeida, da Fundação Dom Cabral; José Vicente, Reitor; e Gustavo Vitt, Ifood; Anna Karla da Silva Pereira, coordenadora da Frente Nacional Antirracista

16h10 às 17h20 – Som de Preto – Paula Lima (mediadora), Simoninha e Simone Sampaio

17h30 às 18h30 – Papo de CEO – Fabio Coelho, Presidente Google, e Preto Zezé, presidente nacional da CUFA; e Igor 3k, Flow Podcast (entrevistador)

18h40 às 19h40 – Movimentos Sociais: Futuro e desafios – Carola Matarazzo, Ana Fontes (Mediadora), Mariana Fersan e Kiko Afonso (Ação Cidadania)

Confira também a programação das palestras da ARENA GOLDEN

PALESTRAS ARENA GOLDEN
17/03 (sexta-feira)

11h às 11h45 – A história do funk em São Paulo e como o GR6 ajudou a construí-la – Rodrigo GR6, Ice Blue, Mc Hariel, Neguinho do Kaxeta e Mc Marks

12h às 12h45 – Rafael Dragaud entrevista Kond

14h às 14h45 – Participação Feminina na Ciência e tecnologia como transformação social na Favela – Mulheres da CUFA BRASIL – Raissa Jéssica Pereira da Silva, Carliane Ruhmann Pinheiro, Débora Ribeiro, Lua Gomes, Risolane Oliveira e Lilian Souza

16h — Thelminha Assis

17h às 17h45 – Alexandre Guerrero – Eletromídia e Leo Ribeiro, Comunidade Door

17h45 – 18h30 – A influência e a criatividade preta e favelada – Tiago Trindade, Digital Favela; e Júlio Beltrão, MYND

PALESTRAS ARENA GOLDEN
18/03 (sábado)

11h às 11h45 – Comunicação e Favela – Hugo Rodrigues, Reginaldo Lima, AD Junior e Ariane Santos

14h às 14h45 – Carol Busatto entrevista Murilo Duarte (Favelado Investidor)

15h às 15h45 – Mulheres da CUFA no front das ações humanitárias emergenciais: a vivência e os olhares de lideranças femininas – Maura Oliveira, CUFA Heliópolis; Claudia Raphael, CUFA Paraisópolis; Michele Eugênio, CUFA Campinas; Carol Marciale, Diretora de Comunicação; Cris Assunção, CUFA Piracuama; Geovana Borges, Diretora Institucional da CUFA; Silvana, CUFA Penha; e Trícia Calassi, CUFA São José dos Campos

20h às 21h – Homenagem à Black Music – Pelé Problema (mediação), William (Zimbabwe), Mauricio Black Mad e Carlos Kaskatas

PALESTRAS ARENA GOLDEN
19/03 (domingo)

10h às 11h10 – Neurociência e inovação para revolucionar a educação – Ana Luiza Neiva Amaral – SESI / SENAI

12h às 12h45 – Lançamento Favela CODE – Codando novos futuros – Celso Athayde, fundador da CUFA e CEO Favela Holding, Carmela Borst, Fabricio Cardoso e Guilherme Pierre

13h30 às 14h40 – Como as empresas podem contribuir na potência das favelas – Raull Santiago, Ambev; Carlos Pignatari, Ambev; e Andreza Machado, Ambev

18h40 às 19h40 – Homenagem a Black Soul de São Paulo – William Zimbabwe, Pelé Problema (MEDIADOR), Maurício Black Mad e Carlinhos Kaskatas

BBB 23: Com duas expulsões e uma desistência, público pede repescagem com Fred Nicácio e Tina Calamba

0
Fotos: João Cotta/ Globo e Reprdução/Twitter

Após pressão dos internautas e dos patrocinadores, pela primeira vez na história do reality show, os brothers Mc Guimê e Cara de Sapato foram expulsos ao vivo do BBB 23, na noite desta quinta-feira (16), por conta da importunação sexual cometida contra a Dania Mendez durante a madrugada na festa.

Com as expulsões e a desistência do Bruno Gaga em fevereiro, o público nota uma possível necessidade de novos participantes para cumprimento de cronograma e pede pela repescagem dos ex-BBB’s Fred Nicácio e Tina Calamba

A jornalista Tia Má, já declarou o seu apoio no Twitter: “Bem que Fred Nicácio poderia voltar!”, e a ‘ex-Casamento às Cegas’, Carol Novaes, reforçou o apoio também a Tina. “SERIA UMA REPARAÇÃO HISTÓRICA”, reforça o ativista Isuperio. O médico foi eliminado com 62,94% na disputa do paredão com o Cara de Sapato. Desde ontem, o nome dele está entre os assuntos mais comentados da rede social.

https://twitter.com/tiamaoficial/status/1636532443988611072

Fred Nicácio, que foi diversas vezes perseguido pelo lutador, sendo sempre julgado como uma pessoa maldosa, se pronunciou nas redes sociais sobre o ocorrido no BBB. “O corpo da mulher não é público. Não é não. A culpa nunca é da vítima. Minha solidariedade a todas as mulheres do Brasil, do México e do mundo. Axé”.

https://twitter.com/NicacioFred/status/1636558800642514945

“A edição de hoje amplificou mais vozes e jogou luz sobre um tema que precisa ser debatido com seriedade. Em qualquer situação ou circustância, não é não. Acredito que seja importante, como sociedade, revermos atitudes que não representam os nossos valores. A desconstrução é diária e coletiva e que essa conversa permita um novo olhar para a sociedade”, disse Tina Calamba.

‘Swarm’: Série de terror inspirada em fãs de Beyoncé está disponível no Prime Video

0
Foto: Capa Vogue 2018

Criada e dirigida por Donald Glover e com roteiro de Malia Obama, a série de terror ‘Swarm’, que narra a obsessão de uma fã por uma estrela do pop já está disponível no catálogo do Prime Video. 

A trama é inspirada em Beyoncé e terá artistas como Chloe Bailey, Dominique Fishback, Billie Eilish e Paris Jackson no elenco.  E vai acompanhar a personagem Dre (Dominique Fishback), uma superfã obsessiva pela estrela pop Marissa, vivida por Chloe Bailey. Dre toma uma série de decisões que dão um rumo sombrio ao seu destino na história.

Swarm traz muitos detalhes que fazem referência à artista mais premiada da história do Grammy, como cenas semelhantes a do dia em que Solange Knowles agrediu Jay-Z no elevador depois do MET Gala em 2014 ou a que Beyoncé e Jay-Z estão juntos no Louvre no clipe de Apeshit.

O primeiro trailer da série foi lançado em fevereiro deste ano, mas mostrava poucos detalhes do que poderemos ver ao longo da série de sete episódios.

Grife Dendezeiro cria provador virtual para inserir medidas reais e para diversos corpos

0
Foto: @lazarovencimento

A marca baiana Dendezeiro, assinada pelos designers Hisan Silva e Pedro Batalha, adicionou ao seu site oficial um provador virtual, uma ferramenta que possibilita acrescentar as medidas necessárias para criação de suas peças. A ideia é caminhar na contramão do que foi regra na indústria da moda, utilizando uma tecnologia capaz de incluir diversos públicos em suas modelagens.

“A Dendezeiro é uma grife que prioriza a diversidade de corpos e a pluralidade das pessoas. Entender que cada corpo tem um desenho, um tamanho e sua singularidade, fez a gente desenvolver modelagens inteligentes e técnicas de amarrações para abraçar diversos corpos”, contaram Hisan e Pedro.

Ideia desenvolvida pela Sizebay (empresa que conecta conhecimentos de modelagem), o provador virtual possibilita que o cliente acrescente informações como altura, peso e idade, além de ter um regulador que permite a melhor recomendação individualizada de tamanho. Agora, é possível identificar o tamanho ideal antes de finalizar o pedido.

A grife é conhecida por trabalhar com uma estética agênero que caminha para o lugar onde ser diferente é normal. “Agora queremos dar um passo adiante, tornar a compra online ainda mais inclusiva, mais plural e mais segura para nossos clientes. Nosso corpo precisa e merece ser respeitado dentro da moda e a Dendezeiro é a casa que vai fazer isso acontecer”, destacam.

De acordo com os criadores da Dendezeiro, a instalação da ferramenta reforça o compromisso da marca, fundada com base criativa nas diversidades culturais afro-brasileiras e com DNA agênero das produções, que representam a pluralidade das pessoas através de coleções representativas. 

Movimento Black Money realiza o ‘MBM Experience 2023’ com workshops, mentorias e prêmios de até R$ 10 mil

0
Foto: Freepik

A parte inicial do evento acontece entre os dias 21 a 23 de abril

O Movimento Black Money, o hub de inovação da comunidade negra, promove a terceira edição do MBM Experience – evento que potencializa a criatividade da comunidade negra. Na edição deste ano, o evento vem ainda mais inovador, em dois formatos: hackaton + painéis, proporcionando uma maratona de processos formativos e compartilhamento de conhecimentos sobre negócios e novas tecnologias.

A primeira fase, o InovaHAcK acontece entre os dias 21 a 23 de abril, no Centro Empresarial Itaú Conceição em São Paulo e com highlights sendo transmitidos nas redes do MBM. Cerca de 120 jovens negros estarão reunidos em uma maratona com workshops em WEB3, acompanhamento de mentores e os desafios das equipes envolvendo prototipagem, design e desenvolvimento de soluções.

O objetivo do evento é estimular o trabalho em equipe, os participantes terão acesso a um pacote de ferramentas para solucionar os desafios propostos reunindo pessoas dispostas a trabalhar através do espírito empreendedor, colaboração e inovação.

“O evento visa seguir os pilares: futuro, tecnologia e comunidades. A busca do desenvolvimento das nossas próprias soluções para sustentabilidade e melhores acessos à comunidade negra, dentro da nossa própria cosmovisão, usando a tecnologia como meio” diz Nina Silva, CEO do Movimento Black Money.

Grupos com até 05 participantes serão formados para receberem mentorias durante toda a jornada, desde a validação do problema até à construção e apresentação do pitch para uma banca julgadora.

Este ano, a primeira edição presencial MBM Experience, oferecerá 30 horas de experiências com desenvolvimento de soluções focadas em criação de código, desenvolvimento de protótipos e workshops sobre os temas: metamarketing; afrofuturismo; investimentos; tecnologia; metaverso; startups; inovação; Web 3.0.

Todos os grupos participantes apresentarão suas soluções à banca que irá avaliar alguns critérios como criatividade, inovação, impacto, escalabilidade, equipe, viabilidade e apresentação. Os três grupos que melhor atenderem aos critérios estabelecidos serão premiados. 1º lugar R$10 mil reais, 2º lugar R$7 mil reais e 3º lugar R$3 mil reais.

Além de todos os participantes estarem sendo observados como um potencial talento a ser contratado por uma organização parceira.

O evento conta com o apoio e patrocínio do Sebrae e Mover, tendo o Site Mundo Negro e o Portal Terra media partners.

“Para o MBM esse evento é de extrema importância, é sobre a construção de marca dentro da comunidade negra, através do apoio à diversidade e inclusão no mercado de tecnologia”, diz Alan Soares – Fundador e CSO do Movimento Black Money.

Para inscrição acesse o site: https://www.sympla.com.br/evento/mbm-experience/1902450

Serviço O que: MBM Experience Quando: 21 a 23 de abril Mais informações: http://movimentoblackmoney.rds.land/mbm-experience-2023-inscricao-hackath

Diáspora Galeria anuncia nova sede de cultura para a comunidade negra e homenagem ao abolicionista André Rebouças

0
Fotos: Reprodução

No dia 25 de março, será inaugurado a nova sede da Diáspora Galeria, em Pinheiros, São Paulo, com promoção a reflexões sobre o papel social e político das galerias de arte no país. 

O evento começará a partir das 13h, com uma cerimônia de emplacamento em homenagem ao engenheiro e ativista André Rebouças, importante personagem na luta abolicionista do país, cujo sobrenome nomeia a importante avenida no qual a galeria se localiza, em parceira com o Guia Negro.

A partir das 15h, será feito o lançamento do projeto Galeria-Escola, que visa estimular a organização coletiva de pessoas de recortes socialmente racializados para atuar artística, política e culturalmente no circuito das artes contemporâneas.

Em 27 de maio, a galeria realizará uma segunda inauguração com “caráter mais mercadológico”. A partir da idéia de ‘Afeto’, o galerista cita os escritos da autora e ativista bell hooks, que nomeia o amor como ação, derivando daí “a necessidade de fazer do afeto uma estratégia” no qual a Diáspora se coloca como central na conexão, partilha e acolhimento de redes afetivas entre os três grupos que a compõem – as comunidades negras, indígenas e asiáticas.

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. Há acessibilidade para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção.

Inauguração Diáspora Galeria – Afeto 1º Ato
Cerimônia de emplacamento Rebouças e lançamento da Galeria-Escola

Data: sábado, dia 25 de março de 2023
Horário: 13h às 19h
Endereço: Av. Rebouças, 2915 – Pinheiros

Após a abertura no dia 25, a visitação do espaço será realizada por agendamento

Tina, ex-BBB, diz que quase ficou cega com pomada capilar: “tive as duas córneas das vistas queimadas”

0
Foto: Reprodução/Instagram.

A ex participante do BBB 23, Tina Calamba, 29, utilizou suas redes sociais para relatar que quase ficou cega após utilizar uma pomada capilar modeladora. “Eu tive um evento, fiz um penteado correndo. Eu fiz um coque, puxei todo o cabelo. Nesse dia, eu estava muito atrasada“, começou a relatar. “Aí tive a ideia de molhar o meu cabelo e depois aplicar essa pomada para poder prender o meu cabelo com mais facilidade por conta da correria. Meu cabelo ainda não tinha secado devidamente, ainda escorrendo alguns pingos de água. Fui para o evento, mas estava me sentindo completamente exausta”, contou ela.

Tina relatou que passou a enfrentar uma forte irritação nos olhos e que teve uma noite difícil, até decidir procurar o médico. “Acordei de madrugada. Graças a Deus, eu não estava sozinha. Aí minha prima me acompanhou no hospital. Eu chorava sem ter que chorar, estava tendo uma crise, principalmente no olho direito. Cinco minutos depois eu já não estava mais vendo nada, eu precisava confiar meus olhos para outra pessoa. Foi bem complicado”, destacou a influenciadora.

A ex participante do BBB 23 relatou que ficou com danos colaterais e que ainda está se recuperando. Através do tratamento médico, ela conseguiu voltar a enxergar. “Me trouxe alguns danos colaterais. Eu tive no hospital, eu tive as duas córneas das vistas queimadas por causa desse produto“.

Nos comentários da publicação, Tina revelou informações do produto que quase a deixou cega, uma pomada modeladora da marca Zhang Hair.Recado importante para todas as pessoas, principalmente meninas pretas e adeptas de pomadas para cabelo! Atenção aqui meus diamantes, vamos ter cuidado e cautela ao escolher nossos produtos“, pontuou ela.

Em janeiro, a influencer Biello também relatou que chegou a perder 100% da visão após utilizar uma pomada modeladora. No Brasil, desde o dia 10 de fevereiro, a venda de pomadas modeladoras está proibida no país. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adotou a medida depois do surgimento de casos recorrentes de irritação ocular e cegueira causadas pelo uso dos produtos.

Após Tyler Perry, Diddy também anuncia que quer comprar a BET para construir uma ‘potência negra de mídia global’

0
Foto: Chelsea Lauren/REX/Shutterstock ; Associated Press.

O rapper Diddy, 53, está trabalhando em uma oferta para comprar o grupo de mídia BET (Black Entertainment Television). O empresário, rapper e produtor musical está buscando fundos de investidores negros para ajudar a financiar o acordo. “A mídia é a indústria mais poderosa do mundo, mas é a indústria em que nós [negros] temos menos propriedade, influência e controle”, declarou Diddy através das redes sociais. “É hora da BET ser propriedade de negros novamente, para que tenhamos o poder de contar nossas próprias histórias, controlar nossa própria narrativa! Isso não é sobre mim, é sobre nós!”.

Em uma declaração para o site Variety, Diddy afirmou que a aquisição da BET seria o próximo passo em seu objetivo de construir uma “potência de mídia global de propriedade negra” para competir com grandes empresas de mídia como a Disney e a Comcast. Recentemente, foi anunciado que o bilionário Tyler Perry também possui interesse em comprar uma participação majoritária do BET Media Group.

Foto: Our Fair Share.

Dirigido pelo CEO Scott Mills, o grupo de mídia BET inclui a BET, BET+, VH1 (que foi transferida para o grupo em uma reestruturação na Paramount em novembro passado) e a produtora da BET, a BET Studios. A aquisição permitiria que Diddy ampliasse sua influência na indústria do entretenimento e ajudasse a promover a representação e diversidade na mídia.

Segundo o Wall Street Journal, primeiro a publicar a notícia sobre o interesse da Paramount Global em vender a BET, “a decisão de considerar a venda de uma participação majoritária dos ativos, que atendem principalmente ao público negro, faz parte do o esforço da gigante do entretenimento para obter recursos para reforçar seu principal serviço de streaming Paramount + e sua plataforma de streaming gratuita Pluto TV, apoiada por anunciantes, disseram algumas das pessoas.”

Pela primeira vez, Ministério da Cultura levará empreendedores do Hip Hop para rodadas de negócio no exterior

0
Foto: Gordon Cowie/Unsplash.

Numa ação inédita, o Ministério da Cultura realizará uma seleção pública para levar empreendedores do Hip Hop para participar da 7ª edição do Mercado de Indústrias Culturais Argentinas (MICA), que ocorrerá entre os dias 1º e 4 de junho no Centro Cultural Kirchner, em Buenos Aires. Serão selecionados 90 empreendedores culturais para participar de rodadas de negócios e atividades formativas no evento.

As inscrições para o Edital de apoio à área do Hip Hop estão abertas até às 18h do dia 31 de março de 2023 através deste link. Mais de 300 inscrições foram recebidas até o momento. O valor total de R$ 793 mil destinado ao Edital será utilizado para viabilizar a ida, permanência e retorno ao Brasil dos selecionados.

Foto: Kiko Silva/Prefeitura de Fortaleza.

O Edital contempla produtores(as), grupos, companhias, coletivos, associações, cooperativas, redes, agentes, corpo técnico e artistas da área do Hip Hop. São elegíveis projetos multidisciplinares envolvendo os elementos do Hip Hop, tais como Breaking Individual/Grupo, DJ Individual/Grupo/Beatmakers, Graffiti, MC/Beatbox Individual/Grupo, Batalhas (MC’s, Beatbox, Beatmakers, Breaking e DJ), bem como outros projetos, como Debates, Exposições, Intervenções Artísticas, Vivências em Podcast, Literatura, Palestras, Saraus ou Slams.

O chamamento público também está aberto aos empreendedores culturais e criativos do audiovisual, circo, dança, teatro, design (incluindo moda), editorial, música e games. O regulamento completo do Edital também está disponível neste link. Um tutorial para efetivar a inscrição está disponível clicando aqui. No registro, os empreendedores culturais deverão escolher o perfil de participação (vendedor ou comprador). Entre os critérios de avaliação estão a diversidade, a representatividade, a inclusão e a criatividade das propostas.

error: Content is protected !!