Neste dia 28 de agosto, completa três anos que o ator Chadwick Boseman, que ficou conhecido mundialmente como T’Challa, o Pantera Negra, nos deixou em decorrência de um câncer. Lupita Nyong’o, amiga pessoal e que trabalhou com ele no filme da Marvel, postou uma foto inédita e compartilhou uma memória com o amigo.
“Hoje faz três anos que vivi uma dor singular com a notícia da morte de @chadwickboseman’s. A confusão foi tão profunda que levou meses para confiar novamente no sentimento de alegria”, desabafou em seu Instagram.
Na foto, Chadwick Boseman está sorrindo olhando para a fotografia enquanto alguns fãs estão em volta. A foto foi tirada pela própria Nyong’o na Coreia do Sul, em 2018 possivelmente quando gravavam ‘Vingadores: Ultimato’. Segundo a atriz, eles estavam aprendendo o famoso coração coreano com os dedos. “Passamos 72 horas gloriosas lá e a memória me enche de tanta alegria”, escreveu.
A morte de Boseman pegou todo mundo de surpresa, isso porque o ator estava batalhando contra um câncer de cólon secretamente e não tinha contado para ninguém. Seu falecimento surpreendeu, principalmente, amigos que trabalharam com ele.
“A morte é difícil de entender, talvez até mais difícil de aceitar. Mas o amor gerado a partir da vida que viveu vai alimentar todos os aniversários marcando a sua ausência”, refletiu Lupita. “Chadwick pode já não estar nas nossas fotos, mas estará sempre nos nossos corações”, finalizou.
“Sonsa, vagabund*”? Após Madu, uma ficante fixa do Baco Exu do Blues, como se autointitula, aparecer nas redes sociais revoltada com a Patrícia Ramos, pela sua aproximação pública com o rapper na última sexta-feira (25), a página Wakanda Gossip trouxe a movimentação de diversas mulheres negras, entre elas Carla Akotirene, Bárbara Carine e Sara Mara, se pronunciaram para defendê-la das ofensas da mulher branca.
“A expectativa da mulher branca é que a mulher negra seja menos valorizada”, refletiu a pesquisadora Carla Akotirene em um texto, que também resgata como isso ainda é atrelado ao histórico da escravidão. “As nossas ancestrais foram mutiladas por inveja, ressentimento e colonialidades das mulheres brancas”.
Já a Barbara, mais conhecida como a Intelectual Diferentona, diz que se impressionou não apenas pela cor da moça. “O que mais me chocou não é que ela é branca, é que ela é burra, rasa. Pra mim, Baco é gênio, por isso que choca de doer”. Destacando porque o rapper é um gênio por suas letras incríveis que se propõe a falar especialmente sobre amor, a escritora deixa a crítica: “Pra mulher branca, o requisito é muito baixo”.
Entre esses debates sobre o lugar da mulher branca e negra na vida dos homens negros, Sara Mara resolveu desafiar a ficante a falar tudo na cara dela ou de outras mulheres negras, o que disse no vídeo e defende a Patrícia Ramos. “Ela não vai gastar essa beleza e o tempo dela caríssimo, entre pautas de programas importantíssimos que ela tem pra responder você”. E rebate: “De onde ela veio tem um monte”.
A trancista levantou o que ocorre com as mulheres negras há muito tempo. “Tanto eu, como Patrícia, como outras iguais a nós, fica o tempo todinho atrás desses negão, esses homens ficam com a gente o tempo todo, do nada larga nós e pega vocês. Vocês vêem alguma de nós vindo aqui fazer uma gracinha dessa e afrontar vocês ao público?”, questiona.
Irritada com a situação, Sara também pontuou como diversos homens pretos têm falado sobre a pauta das mulheres negras em público apenas para ganhar dinheiro e hype. “Vocês tudo que ficam enaltecendo mulher preta pra depois ficar nesse papelão, para de ficar militando que não tem necessidade, que ninguém é obrigado a militar. Ninguém é obrigado a gostar de nada. Quer pegar mulher branca, pega, quer pegar mulher preta, pega”. “Vergonha de assumir que gosta de mulheres que não são pretas”, afirma.
A página Wakanda Gossip publicou um vídeo da mensagem enviada de Manu para Sara na DM para tentar se explicar. “Eu não quis ofender ela porque sei que ela não tem culpa de nada”.
Até o momento, nem Baco Exu do Blues e nem Patrícia Ramos comentaram o assunto. Fãs apontam que o rapper parou de seguir Madu após no Instagram após as polêmicas. Enquanto a apresentadora, tem feito diversos vídeos bem feliz, incluindo o de hoje, dançando muito com um amigo para desejar bom dia aos fãs.
Entenda o caso
Madu aparece xingando Patrícia em vídeo nas redes sociais, após repercussão do flagra entre ela e o rapper almoçando juntos em um restaurante de São Paulo. Segundo informaram as fontes da página Wakanda Gossip, teve até comida na boca, e depois, ambos foram embora em carros separados.
“Nós somos duas pessoas que se entendem muito bem, a gente se respeita muito, a gente respeita muito o espaço um do outro e nós somos pessoas muito livres, tipo assim, a gente não se prende muito a essas paradas”, iniciou a gravação.
“O Diogo [Baco Exu do Blues], é o que eu falo pra ele, mano quer fazer? Faz, mas faz direito! […] Eu estou surtando aqui, para vocês parece que não, mas pra ele parece que sim. Quer fazer as coisas, faz, mas não me deixa saber”, continua.
“Ela precisa fazer isso? Ela precisa dessa cena? Não gostei, achei sonsa, achei feia, não gostei, não interessa quem é, não sei nem quem é essa vagabund*, já vi, mas eu não sei quem é. Me estressei, sim, estou bem estressada e vim compartilhar isso com vocês. Por quê? Porque eu não faço terapia, então eu falo tudo para vocês aqui abertamente. E é isso. Quer fazer, faz direito, se você não fizer direito, vai escutar”, xingou a Patricia Ramos.
Desde julho o público tem levantado especulações sobre um suposto romance entre a influencer e o rapper, ao serem vistos juntos saindo do evento Numanice, em Salvador. Durante a entrevista da Patrícia no programa ‘De Frente com Blogueirinha’, em 14 de agosto, ela comentou com muitas risadas sobre o caso. “As pessoas são bem maldosas, na verdade. Eu tinha perguntado para ele, se ele estava indo embora e as pessoas colocaram a palavra na minha boca perguntando se ele namora”, revelou. Quando questionada se já ficou com o cantor, Patrícia respondeu: “Conversamos. Tivemos uma linda amizade no Numanice”.
Acessar a graduação é um dos primeiros desafios enfrentados por jovens negros quando deixam a escola. Outro desafio é encontrar uma oportunidade profissional, considerando que no Brasil, são esses jovens que têm menos acesso ao mercado de trabalho, de acordo com o estudo ‘Jovens Negros e o Mercado de Trabalho’, realizado pelo Núcleo de Pesquisa Afro do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e Instituto de Referência Negra Peregum, divulgado no ano passado.
Uma mudança neste cenário é fundamental para que a maioria da população tenha acesso à profissionalização e a oportunidades de trabalho em suas áreas profissionais. Priorizando pessoas negras e com deficiência, a Unilever está com inscrições abertas para o Programa de Estágio de 2024, que vai oferecer mais de 100 vagas para estudantes em diversas áreas de atuação e em diferentes estados do país. As inscrições se encerram na próxima quinta-feira, 31 de agosto, e devem ser feitas pelo site www.chegajuntounilever.com.br.
Além de prover a bolsa-auxílio, a Unilever oferece um conjunto de benefícios que vão desde suporte à refeição e transporte até plano de saúde e odontológico, programa de desenvolvimento de idiomas e políticas de apoio ao bem-estar mental e físico. O programa também oferece formato de trabalho híbrido para funções em que seja possível desenvolver a atividade de tal maneira.
O estágio tem início previsto para fevereiro de 2024. Os candidatos devem estar cursando o penúltimo ou último ano do ensino superior (Bacharelado, Tecnólogo e Licenciatura), com formação prevista para dezembro de 2024, ou dezembro de 2025. Também não serão exigidos cursos ou que o candidato tenha conhecimento de outros idiomas.
Com uma abordagem inclusiva, o programa busca atrair uma diversidade de talentos para representar a pluralidade da sociedade dentro da empresa, valorizando especialmente a equidade racial.
“O Programa de Estágio da Unilever não é só uma porta de entrada para o mercado de trabalho, mas também um agente de transformação social que reflete os princípios do modelo de negócio da companhia na busca por um futuro mais equânime, proporcionando mais chances para grupos ainda sub-representados nas organizações se desenvolverem profissionalmente”, destaca Ana Paula Franzoti, Diretora de Cultura e Equidade, Diversidade & Inclusão da Unilever Brasil.
Na última edição, 66% das pessoas estagiárias que ingressaram no programa eram negras, índice que vem aumentando anualmente. Outro diferencial da campanha e que faz parte do compromisso global da Unilever de apoiar o desenvolvimento de 10 milhões de jovens para novas oportunidades de trabalho até 2030, é a disponibilidade de assinaturas na plataforma de aceleração de carreiras da C-Mov, uma ferramenta impulsionadora para qualificar as pessoas candidatas – incluindo aquelas que não passarem no processo seletivo.
Confira os requisitos para se candidatar
PROGRAMA DE ESTÁGIO 2024
– Inscrições: até 31 de agosto, no site: www.chegajuntounilever.com.br
– Início do programa: fevereiro de 2024.
– Localidades das vagas: Brasília (DF), Pouso Alegre (MG), Igarassu e Recife (PE), Curitiba (PR), Aguaí, Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo e São Paulo, (SP), além de Rio de Janeiro (RJ).
– Áreas de atuação: Comercial e Desenvolvimento de Negócios; Compras; Comunicação Institucional; Finanças; Jurídico; Logística; Marketing; Pesquisa e Desenvolvimento; Qualidade; Recursos Humanos; Supply Chain; Tecnologia da Informação; e Trade Marketing.
– Pré-requisitos: estar cursando o penúltimo ou último ano do ensino superior (Bacharelado,
Tecnólogo e Licenciatura), com formação prevista para dezembro de 2024, ou dezembro de 2025.
Após os rumores de que MC Cabelinho teria traído sua namorada Bella Campos tomarem conta dos assuntos mais comentados da internet, o cantor cantou a música ‘Minha Cura’, que ele escreveu para a sua namorada, no seu show na noite de domingo (27), no Rio de Janeiro. Segundo a ex-affair, Duda Mehdef, ele teria dito que não estava mais com a atriz.
Os rumores começaram a surgir quando o perfil ‘Subcelebrities’ publicou que MC Cabelinho teria se encontrado com sua ex-affair, em Belo Horizonte, no último sábado (26). Eles também divulgaram supostas imagens que mostram que Duda esteve no mesmo hotel que o MC Cabelinho.
O perfil também teria entrado em contato com ele, mas o cantor só disse que ficou bastante chateado com as notícias e que apenas as pessoas que foram levar suas roupas entraram no quarto. Ele também não falou se teria terminado seu relacionamento.
Logo depois, a suposta amante, Duda Mehdef, se pronunciou nas redes sociais. Ela disse que conhece ele desde 2018 e já teriam uma relação “meio conturbada desde sempre”. Ela ainda confirmou que viu o cantor de ‘X1’. “Eu vi ele ontem, sim. Fui lá no hotel, sim. Ele me falou que não está namorando. Se é verdade, eu não sei. Ou ele tá namorando e traiu ou ele não tá namorando e vai contar pra vocês aí, com o tempo. Não sei como está a vida dele”.
Fãs também acharam comentários de Duda na foto do MC Cabelinho semanas atrás. Ela escreveu “Meu Marido” e quando fãs disseram que era da Bella ela teria rebatido “Quando o mel é bom a abelha sempre volta”.
Mesmo sem pronunciar sobre o caso, MC Cabelinho dedicou a música ‘Minha Cura’ para Bella Campos, com fotos do casal no telão, algo que ele faz em todas as suas apresentações. Até o momento, nenhum dos dois falaram publicamente sobre o caso. recentemente os dois fizeram tatuagens com o nome um do outro.
Após quatro anos de fundação, a Black Influence, anuncia um reposicionamento de marca. A agência é conhecida como uma das principais do mercado a priorizar o trabalho com criadores de conteúdo negros e agora anuncia mudanças na marca que apresentam seu reposicionamento como uma força impulsionadora do “trabalho community passiondriven” – um conceito que reflete o impacto de todo uma comunidade.
“A ideia é direcionar, principalmente para marcas, recomendações e direcionamentos criativos e de comunicação, letramento racial, media training, desenvolvimento e gerenciamento de ações internas e externas com foco em diversidade para dar suporte em seus processos e sensibilizar as equipes sobre temas importantes. É uma das formas que temos de provocar uma mudança, de dentro para fora nas empresas”, reforça Ricardo Silvestre, CEO e fundador da Black Influence.
Além de celebrar os quatro anos da agência, o reposicionamento também representa uma virada significativa em sua abordagem. Silvestre conta que mergulhou na dualidade entre futuro e passado, encontrando inspiração na riqueza cultural dos antepassados africanos como orientação para as decisões presentes: “A Black nasceu para fazer parte da transformação do mercado publicitário. Para trazer novos olhares e narrativas e contar novas histórias com personagens que nunca tiveram destaque. Nascemos para transformar o futuro no presente. Black is the future”, celebrou.
Imagem: Reprodução/Black Influence
O projeto de reposicionamento foi liderado por Vinicius Theodoro e Cristina Llanos, do Studio Tempo, em São Paulo, com direção criativa de Silvestre. A transformação abrange uma gama de elementos, incluindo novo enxoval de redes sociais, logotipo, site, slogan, posicionamento e manifesto. A nova abordagem também se manifesta na maior utilização do nome Black, sozinho, simbolizando uma conexão direta com a identidade da agência.
Uma das mudanças mais visíveis é o novo logotipo da Black Influence. Inspirada no design decolonial, a logo funde elementos visuais contemporâneos com influências ancestrais da arte africana. As referências incluem esculturas marroquinas Tamegroute, símbolos Adinkra do povo Akan em Gana e Costa do Marfim, o designer de móveis Cheick Diallo do Mali, esculturas de Romuald Hazoumé do Benin e o trabalho do designer gráfico nigeriano-americano Victor Ekpuk.
Imagem: Reprodução/Black Influence
Ricardo Silvestre destacou a conexão cultural e artística no novo posicionamento: “É por meio dessa celebração, de símbolos e expressões artísticas dos nossos povos originários, que encontro a força nesse novo posicionamento. Ao refletir sobre o que espero do futuro da publicidade no Brasil, foi esse cenário de riqueza e diversidade cultural que enxerguei. Nossa nova identidade visual simboliza a mudança pela qual trabalhamos neste mercado”,”.
A agência também está expandindo seu portfólio e oferece serviços de consultoria. Essa abordagem inclui recomendações e direcionamentos criativos e de comunicação, letramento racial, media training, desenvolvimento e gerenciamento de iniciativas internas e externas focadas em diversidade. Essa ampliação de serviços visa oferecer suporte às marcas em suas jornadas de transformação e sensibilização.
Foto: Kevin Mazur/WireImage for Parkwood/Getty Images
O que a Beyoncé tem em comum com Taylor Swift e ‘Barbenheimer’ (os filmes Barbie e Oppenheimer)? Os quatros estão impulsionando a economia dos EUA. Segundo economistas do Bloomberg Economics, os grandes sucessos do momento contribuíram com até US$ 8,5 bilhões somados no terceiro trimestre de 2023.
Segundo as análises dos economistas, a ‘Renaissance World Tour’, da Beyoncé, que vem chegando ao fim, e a ‘The Eras Tour’, da Taylor Swift, podem injetar US$ 5,4 bilhões ao PIB dos EUA. Enquanto o longa da Barbie, com Issa Rae como Barbie Presidente, e Oppenheimer representam US$ 3,1 bilhões em vendas nacionais e internacionais.
Esse valor representa um aumento anual de 0,7 ponto porcentual do consumo pessoal e 0,5 p.p do PIB, no período de julho a setembro, quase o dobro do que era esperado.
Desde o começo da ‘Renaissance Tour’, Beyoncé vem impactando positivamente, seja pela grande demanda ou por impulsionar a economia, seja nos EUA ou na Europa. Em junho, economistas disseram que a turnê impactou a inflação da Suécia, levando a um crescimento inesperado no país.
O documentário Gerson King Combo – O Filme estará disponível online por 48 horas, nos dias 29 e 30 de agosto, no catálogo do Itaú Cultural Play. Dirigido por David Obadia, o filme apresenta a vida e obra do cantor e compositor Gerson Rodrigues Côrtes. Chamado de Gerson King Combo e conhecido como James Brown brasileiro, por sua adesão à velha escola do funk, ele morreu em 2020 no Rio de Janeiro, aos 76 anos.
O acesso para a IC Play é gratuito e pode ser feito via site www.itauculturalplay.com.br e dispositivos móveis Android e IOS.
Além de sua contribuição para a música brasileira, o artista foi uma figura importante na luta contra o preconceito racial e social, principalmente nos subúrbios. Ele levou a sua música de Madureira, um dos bairros mais multiculturais do Rio de Janeiro, para as pistas de dança e festas de todo o mundo. King Combo quebrou barreiras e se tornou um ícone para a comunidade negra, inspirando gerações de músicos e artistas.
Por muito tempo, Obadia acompanhou o artista em seu trajeto, o que o faz lançar um olhar ainda mais apurado no filme. Há também depoimentos de personalidades musicais como Zezé Motta, Elza Soares, Marcelo D2, Alcione, Dom Filó, Fernanda Abreu, Serjão Loroza, Mr. Catra, DJ Afrika Bambaataa.
Permeado de entrevistas, performances e imagens antigas, o documentário costura a grandeza do trabalho de King Combo e a sua influência sobre questões sociais e políticas tão prementes como o racismo.
SERVIÇO: Sessão Especial IC Play Gerson King Combo – O Filme De David Obadia (78 mins, RJ, 2023) Na Itaú Cultural Play: https://www.itauculturalplay.com.br/ Dias 29 e 30 de agosto (terça-feira e quarta-feira)
Classificação Indicativa: maiores de 12 anos (contém linguagem imprópria e drogas)
Quem te ajuda a cuidar da saúde mental? No dia 27 de agosto, comemoramos o Dia do Psicólogo, uma ocasião para considerar o trabalho essencial desses profissionais na promoção da saúde mental e bem-estar. Mas quando se trata da comunidade negra, uma abordagem que considera os desafios únicos enfrentados por pessoas negras devido ao racismo sistêmico, histórico e estrutural que permeia a sociedade é algo que se torna indispensável.
A psicologia que considera as particularidades que constituem o sujeito negro emerge como uma resposta necessária à complexidade das experiências vivenciadas por essa comunidade, seja essa experiência coletiva ou vivências individuais. Ela se aprofunda nas nuances das questões que afetam a vida das pessoas negras, incluindo o legado do passado escravocrata, a enfrentada pelas mulheres negras, a violência institucional, o desemprego e os baixos índices de escolaridade e um cenário de exclusão social que parece assustador.
O racismo sistêmico tem efeitos profundos na saúde mental das pessoas negras e, por muitas vezes, optar por um acompanhamento com profissionais negros pode colaborar para que tragam essa perspectiva para nossos atendimentos, baseada em suas próprias experiências e compreensão das nuances culturais, históricas e sociais enfrentadas pela comunidade negra.
Nas redes sociais, muitos deles produzem conteúdos que ajudam a refletir sobre as experiências comuns da população negra e como elas nos afetam como grupo, além de falarem sobre como podemos fortalecer nossa autoestima. Separamos perfis que você pode seguir:
Saúde Mental da População Negra
Criado pela psicóloga, Profa. Dra. Jeane Tavares, o perfil ‘Saúde Mental da População Negra’ tem como objetivo “popularizar conhecimento científico em relação a saúde mental da população negra”.
A psicóloga e palestrante Ediane Ribeiro utiliza suas redes sociais para compartilhar conteúdos voltados para saúde mental, trauma, emoções e comportamento, oferecendo informações sobre temas que também envolvem saúde mental coletiva.
Com um perfil repleto de textos e frases que chama à reflexão, a psicóloga Fernanda André compartilha com seus seguidores conteúdos que ajudam a pensar sobre amor próprio e autocuidado.
Fundado por Bárbara Borges e Francinai Gomes, a Pra Preto Ler é um perfil que aborda questões de saúde mental de forma radicalizada. Além desse perfil, psicólogas e pesquisadoras criaram um projeto chamado Pra Preto Psi, voltado “para pessoas negras em busca de psicoterapia e profissionais que exercem clínica racializada”.
A psicologia voltada para pessoas negras é um passo importante na direção à equidade e à justiça social. Ela confirma que a saúde mental não pode ser separada das realidades sociais e busca capacitar as pessoas negras para enfrentar os desafios sistêmicos e individuais. Neste Dia do Psicólogo, celebramos não apenas a profissão, mas também a busca contínua por uma psicologia inclusiva.
Um dos festivais mais aguardados do ano, o The Town, começa no próximo dia 2 de setembro em São Paulo. Dos mesmos organizadores do Rock In Rio, o evento vai acontecer nos dias 2,3,7,9 e 10 de setembro com artistas nacionais e internacionais. Logo em sua primeira edição, o The Town receberá 500 mil pessoas e conta com mais de 235 horas de música, divididas nos seis palcos que vão compor a Cidade da Música, junto com diversas outras opções de entretenimento.
Ludmilla se apresenta no dia 7 de sentembro no The Town. Foto: Ygor Marques.
A lista de atrações é grande, por isso, separamos por data, destacando os palcos principais, Skyline ,The One e Factory.
2 de setembro
Skyline: Sem artistas negros
The One: Racionais MC’s, Criolo, Planet Hemp, Orochi, Azzy, Tasha e Tracie, Karol Conká
Factory: Teto, Kayblack, Urias e Caio Luccas
3 de setembro
Skyline: Bruno Mars
The One: Seu Jorge
Factory: Luccas Carlos
Bruno Mars se apresenta nos dias 3 e 10 de setembo no The Town 2023. Foto: Divulgação.
7 de setembro:
Skyline: Ludmilla
The One: Ne-Yo e Angélique Kidjo
Factory: Marvvila, Afrocidade, Larissa Luz e Hodari
9 de setembro:
Skyline: Sem artistas negros
Palco The One: Sem artistas negros
Factory: MC Don Juan, MC Dricka
10 de setembro
Skyline: Bruno Mars, H.E.R. e IZA
The One: Linker e Jup do Bairro
Factory: Xênia França, Tássia Reis, Cynthia Luz, N.I.N.A
Árabe, japonesa, chinesa e italiana. Os aplicativos de entregas de restaurantes sempre reconheceram o amor do brasileiro pela gastronomia de outros países. Porém apesar da forte maioria da população ter descendência africana, a comida deste continente nunca esteve em destaque nos aplicativos de entrega, mesmo sempre sendo presente.
Em celebração ao dia do afroempreendedor, 26 de de agosto, o Ifood lançou um recurso que possibilita aos usuários encontrar via buscador, restaurantes afro e restaurantes africanos.
Por meio do buscador de “Comida Africana” o usuário poderá encontrar restaurantes africanos em todo Brasil. Os restaurantes afro, especificamente, estão disponíveis para busca inicialmente só em Salvador.
A ação faz parte do programa Ifood Acredita que tem como objetivo impulsionar os comércios negros. Atualmente são cerca de 300 empreendimentos em Salvador com meta para expansão até o fim do ano.
MASTERCLASS DO IFOOD TERÁ FOCO EM EMPREEDEDORES NEGROS E PERIFÉRICOS
Como parte da estratégia para acelerar o crescimento de empreendedores negros e periféricos, o iFood realizará uma Masterclass com o tema “Dicas para promocionar e vender mais no iFood”, no dia 28 de agosto, no canal do Youtube para Parceiros às 16h.
Os interessados poderão aprender conteúdos práticos para extrair o melhor de suas culinárias em datas comemorativas, feriados e finais de semana com o Rene Silva (@renesilva), criador do Voz das Comunidades, do Complexo do Alemão (RJ) e dono de uma hamburgueria, Mario Gomes (@espalhando_orgulho), gerente de Equidade no iFood e João Barcelos (@joaobarcelosoficial), embaixador iFood.
“Essa é uma Masterclass muito especial, pois traz três pessoas periféricas, que conseguiram buscar novas narrativas, saindo dos lugares a que estavam socialmente fadados, ascendendo e prosperando em suas atividades. Assim como o iFood Acredita fomenta, vamos dar dicas para que os negócios saiam da sobrevivência e busquem prosperidade, através de alavancas de marketing”, relata Mario Gomes.