O que é o Juneteenth, celebração negra dos Estados Unidos que marca o fim da escravidão

0
O que é o Juneteenth, celebração negra dos Estados Unidos que marca o fim da escravidão
Joe Amon/Connecticut Public

Pelo segundo ano, a população negra dos Estados Unidos vai celebrar o dia 19 de junho, conhecido como Juneteenth como feriado nacional. A data marca o anúncio do fim da escravidão nos Estados Unidos e marca as lutas por igualdade e justiça racial nos país norte-americano.

Apesar de ter se tornado oficialmente um feriado no ano passado, as comunidades negras dos Estados Unidos já comemoram a data há muitos anos. O dia lembra os mais de 250.000 escravizados em Galveston, Texas, que só souberam que já eram livres dois anos e meio depois a Proclamação de Emancipação.

“O Texas foi o primeiro estado a tornar o Juneteenth num feriado. Por conta do movimento Black Lives Matter, nos últimos anos muitas empresas privadas também decretaram esse feriado para sempre. Essa data é uma vitória do Movimento Negro, que vem há anos reafirmando a importância desta data, e fazendo celebrações e festividades”, destaca o jornalista e criador de conteúdo digital Isuperio, que vive nos Estados Unidos.

Opal Lee. Foto: Arquivo Pessoal

Um dos grandes expoentes da luta para transformar a data em feriado é Opal Lee, uma senhora de 95 anos que ficou conhecida como a Avó do Juneteenth. Quando tinha 89 anos, ela decidiu ir à pé do Texas até Washington, numa distância de 1400 milhas (mais de 2500 quilômetros), para convocar os legisladores para tornar o dia em feriado nacional.

Ela caminhava duas milhas e meia de cada vez, em sinal aos dois anos e meio que o general Gordon Granger levou para chegar ao Texas e informar os negros escravizados de sua liberdade após a Proclamação de Emancipação em 1865.

Ela entregou 1,5 milhão de assinaturas ao Congresso e conquistou a vitória quando a legislação foi aprovada no ano passado. O presidente Biden, então, assinou o ato que transformou o Juneteenth em feriado nacional.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display