Senado americano aprova o dia do fim da escravidão nos EUA como feriado nacional

0
Senado americano aprova o dia do fim da escravidão nos EUA como feriado nacional
Pessoas oram juntas durante um evento do Juneteenth em Atlanta, no ano passado. Foto: Joe Raedle/Getty Images

O 19 de junho, ou Juneteenth, já é feriado em estados como Texas e Nova York. Projeto ainda vai passar pela Câmara.

O Senado americano aprovou na terça-feira (15), por unanimidade, uma legislação estabelecendo o dia 19 de junho como feriado nacional para comemorar o fim da escravidão nos Estados Unidos.

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer (Partido Democrata) Fez uma moção para aprovar o projeto de lei, e nenhum senador se opôs. A deputada democrata Sheila Jackson Lee e o senador republicano John Cornyn introduziram a medida no ano passado em meio a protestos em massa contra a morte de George Floyd pela polícia.

Os afro-americanos celebram o fim da escravidão em 19 de junho desde 1865, quando o Exército da União anunciou que a escravidão foi proibida em Galveston, Texas, dois anos depois que o presidente Abraham Lincoln já havia assinado a Proclamação de Emancipação. É uma data que reúne a população afro-americana em todo o país, no que para os brasileiros seria uma mistura de Dia da Abolição com Dia da Consciência Negra. Este ano, Chicago vai ser a primeira cidade a fazer um hasteamento da bandeira do Juneteenth com a presença de autoridades municipais.

Celebrações do Juneteenth em 2020.

“Há mais de 40 anos é feriado estadual no Texas. Agora, mais do que nunca, precisamos aprender com nossa história e continuar a formar uma união mais perfeita ”, tuitou o senador pelo Texas, John Cornyn.

Se o projeto for aprovado na Câmara, 19 de junho se tornará o 11º feriado federal anual. No entanto, apenas os trabalhadores federais são obrigados por lei a usufruir destes feriados. Não há exigência de que empresas privadas dêem folga a seus funcionários.

Com informações do HuffPost.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display