Francia Márquez se torna primeira mulher negra vice-presidente da Colômbia

0
Francia Márquez se torna primeira mulher negra vice-presidente da Colômbia

A advogada compõe chapa de esquerda no país que elegeu Gustavo Petro neste domingo (19).

A advogada e ativista da causa ambiental Francia Márquez é a primeira mulher negra a ocupar o posto de vice-presidente na Colômbia. O resultado do segundo turno das eleições saiu na noite deste domingo (19). Márquez é a vice de Gustavo Petro, candidato de esquerda no país. A chapa dos dois foi eleita com 50,48% dos votos válidos.

Entre as principais propostas da chapa eleita estão a realização de uma nova reforma agrária, implementação de fontes de energia renováveis, políticas voltadas às minorias sociais, desobrigação do serviço militar e reforma tributária.

No twitter, Francía agradeceu aos colombianos e disse que este é o resultado de uma luta que começou com os ancestrais. “Obrigada, Colômbia. Esta luta não começou conosco, começou com nossos ancestrais. Hoje, com dignidade e grandeza recolhemos os frutos dessa semeadura. Hoje se levanta a voz dos que já não estão e as dos virão e juntos começaremos a construir #ANovaHistória”.

A ativista, que é mãe solo de dois filhos, já foi trabalhadora doméstica e na adolescência trabalhou no garimpo de ouro. Foi listada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Durante a campanha, Márquez afirmou que, se sua chapa for vencedora, vai trabalhar pelas mulheres, negros, indígenas, camponeses e pela população LGBTQIA+.

No Brasil, Francía recebeu apoio do movimento de mulheres negras e de organizações como o Instituto Marielle Franco, que viajou para a Colômbia durante a campanha e também celebrou a vitória nas redes sociais.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display