Nesta festa junina, vá de cajuzinho!

0
614
Imagem: Aline Chermoula

Quando criança toda festa junina que ia tinha ele, hoje nem ouço mais falar e quando ouço são palavras de nostalgia, boas lembranças de um tempo bom.

Cajuzinho é um doce brasileiro feito de amendoim, comum em festas de aniversário. O docinho, depois de pronto, é normalmente moldado na forma de um caju, imitando a fruta com uma castanha no topo, o que justifica seu nome. Originalmente, o cajuzinho era feito com polpa de caju nas regiões Norte e Nordeste. Com a migração nordestina, o doce chegou ao Sul e Sudeste. A partir daí sua composição foi alterada – a polpa de caju deu lugar ao amendoim sendo mantido apenas o tradicional formato.

O amendoim é originário da América do Sul, onde existe há milhares de anos. Desempenhou desde sempre um papel importante na dieta alimentar dos Incas e de outros Índios nativos da América do Sul e do México.Os exploradores espanhóis e portugueses que descobriram o amendoim no Novo Mundo, levaram-no para a África, onde se climatizou e passou a ser consumido entre suas populações.

Plantado em diversos países africanos, floresceu e passou a fazer parte das culturas alimentares locais. Chegou a ser reverenciado como um alimento sagrado e, no início do comércio de escravos, era transportado nos barcos que iam de África para a América do Norte sendo assim introduzido nesta região.

Vamos à receita:

INGREDIENTES:

• 1 kg de amendoim torrado e moído sem casca

• 2 xícaras de açúcar

• 250 g de chocolate em pó

• Leite o suficiente

• Açúcar granulado ou cristal

• Amendoim inteiro para decorar

PREPARO

• Torre o amendoim, tire as cascas e moa.Junte o açúcar e o chocolate. Acrescente leite o suficiente para dar liga, formando uma massa. Faça os formatos de cajuzinhos, passe pelo açúcar granulado ou cristal e coloque 1 grão de amendoim na parte superior.

Você já reparou que as festas juninas atuais deixaram de oferecer o cajuzinho como iguaria? Em sua opinião qual motivo desta apagamento?

Comments