Home Blog Page 778

Em português, Lewis Hamilton responde fala racista de Nelson Piquet

0
Foto: Reprodução. / Instagram.

Após grande repercussão da fala racista do ex-piloto de fórmula 1 Nelson Piquet chamando o heptacampeão mundial Lewis Hamilton de “neguinho”, o piloto inglês usou o twitter para se pronunciar. “Vamos focar em mudar de mentalidade”, iniciou Hamilton, que tuitou em português.

Depois, ele prosseguiu. “É mais do que linguagem. Essa mentalidade arcaica precisa mudar e não tem espaço em nosso esporte. Eu fui cercado por essas atitudes a minha vida inteira. Houve muito tempo par aprender. Chegou a hora da ação”, disse o piloto.

Antes disso, com bom humor, o piloto retuitou um fã que disse: “E se Lewis Hamilton só twitasse “quem diabos é Nelson Piquet e fechasse o twitter?”.

PRONUNCIAMENTOS — Além do posicionamento de Hamilton, a F1 e a Mercedes também marcaram posição sobre Nelson Piquet e seu pensamento racista. “Linguagem discriminatória ou racista é inaceitável de qualquer forma e não deve fazer parte da sociedade. Lewis é um embaixador incrível do nosso esporte e merece respeito”, disse a F1 em comunicado.

Já a Mercedes, escuderia de Hamilton, exaltou os posicionamentos de Lewis Hamilton em favor da diversidade dentro e fora das pistas. “Condenamos nos termos mais fortes qualquer uso de linguagem racista ou discriminatória de qualquer tipo. Lewis liderou os esforços do nosso esporte para combater o racismo e ele é um verdadeiro campeão da diversidade dentro e fora das pistas. Juntos, compartilhamos a visão de um automobilismo diversificado e inclusivo, e este episódio destaca a importância fundamental de continuar lutando por um futuro melhor”

Idris Elba está em negociações para comprar emissora de televisão britânica por U$ 1,2 bilhão

0
Foto: Art Streiber.

O ator Idris Elba poderá ter sua própria emissora de televisão. De acordo com o jornal The Sunday Times, o artista de 49 anos está em negociações avançadas para adquirir a Channel 4, emissora de rede aberta do serviço público britânico. A transação estaria avaliada em cerca de U$ 1,2 bilhão. Segundo informações do jornal, o ator também estaria analisando propostas e ofertas em conjunto com Marc Boyan, renomado empresário de marketing do Reino Unido.

Idris Elba em ‘Luther’. Foto: Divulgação.

A secretária de cultura britânica, Nadine Dorries, confirmou que a Channel 4 está à venda para competir com streamers globais como Netflix e Amazon. Profissionais ligados à emissora declararam o desejo em promover uma renovação do serviço prestado, de forma a “inaugurar uma era de ouro para a TV do Reino Unido”. O governo britânico está determinado a vender o canal estatal para permitir que o veículo seja capaz de competir melhor na era digital, embora o plano tenha sido amplamente contestado pela indústria do entretenimento e visto por muitos como um acordo ideológico que poderia causar estragos para pequenos produtores.

Além de Elba, empresas como Comcast Sky e a Paramount também estão em negociações pelo direito de aquisição da ‘Channel 4’.

Mulheres negras são as mais impactadas pelo novo manual do aborto; Ministério realizará audiência

0
Foto: RawPixel.

O Ministério da Saúde anunciou que realizará nesta terça-feira (28) uma audiência pública para debater o conteúdo do novo manual do aborto. O documento, que teve uma prévia revelada durante as últimas semanas, foi amplamente criticado por instituições de saúde e personalidades públicas. Dentre tópicos, o manual prevê a investigação criminal de meninas e mulheres violentadas que optarem pela realização de um aborto legal.

De acordo com a Pesquisa Nacional (PNA), o perfil mais comum de mulher que recorre ao aborto é o de uma jovem de até 19 anos, negra e já com filhos. As novas diretrizes do manual impactam diretamente e com maior intensidade a comunidade negra.

Nesta tarde de segunda-feira (27), a atriz Camila Pitanga se posicionou contra o novo manual do aborto. “O Ministério abriu um canal para que pessoas como eu e você se manifestem sobre o manual. Vamos lotar a caixa de email deles com um só coro – não vamos ‘aguentar mais um pouquinho‘! Exija que eles cuidem das nossas meninas”, publicou Camila em seu Twitter, compartilhando um link para o pedido de revogação do manual.

Citando uma série de inconsistências científicas presentes no novo manual do aborto, a Anis (Instituto de bioética) e a Rede Feminista de Apoio, em parceria com outras instituições de saúde da mulher, declararam uma carta de repúdio, pedindo pela revogação do documento. “O manual possui diversas inverdades acerca da realidade do abortamento no Brasil. Primeiro, se refere ao abortamento como tema de pouca importância, muito embora esta seja a quarta causa de mortalidade materna no país”, destacaram as instituições. “Segundo, trata o procedimento como de alto risco, sendo que os riscos concernentes ao parto são 14 vezes maiores (isso ainda sem considerar partos em gestantes menores de idade). O manual tampouco se ampara nas mais atualizadas evidências científicas, como as recomendações da Federação Internacional de Ginecologistas e Obstetras e da Organização Mundial da Saúde, que recomendam não haver limite de tempo gestacional para a interrupção da gravidez”.

Tv Quilombo: a resistência das comunidades tradicionais com câmera de papelão, microfone de graveto e tripé de bambu

0
Foto: Arquivo pessoal

Raimundo José, quilombola produtor de notícias do Maranhão, representou a Tv Quilombo Rampa durante o Programa de Liderança para Visitantes Internacionais (IVLP), um dos principais programas de intercâmbio profissional dos Estados Unidos, promovido pela Embaixada dos EUA, do dia 11 ao 24 de junho.

Em entrevista a nossa editora-chefe Silvia Nascimento, que também esteve nesta missão com os jornalistas negros, pelo Site Mundo Negro, Raimundo falou sobre como surgiu a ideia de fazer a Tv Quilombo, em 2017.

“Quando criamos a Tv Quilombo Rampa, muitas coisas passavam em nossas cabeças, muitas perguntas sem resposta e como ninguém respondia essas nossas perguntas, fomos assim buscar as respostas por nós mesmos. Para buscar entender o porquê muitas pessoas tinha acesso a isso e aquilo e nós não, por que a gente assistia tudo na Tv, mas a gente, o nosso povo quilombola não estava lá e quando aparecia nesses meios era tendo uma história mau contada, era apenas sendo vitima do racismo e preconceito enraizado em todos aspectos institucionais”, conta Raimundo.

Raimundo no Programa de Liderança para Visitantes Internacionais nos EUA (Foto: Arquivo pessoal)

A Tv Quilombo foi criada no Quilombo Rampa, localizado a 27 km da cidade Vargem Grande, no Maranhão. Composto por 4 comunidades quilombolas, onde vivem atualmente cerca de 500 pessoas, foi fundado em 1818.

“A gente tinha em mente muitas coisas, mas resolvemos nos apegar em algumas, pois se elas dessem certo, todas as outras aconteceriam como consequência”. Foram elas: “criar nosso próprio espaço, já que os espaços que ja estavam criados não iam nos aceitar do nosso jeito; usar esse espaço não como forma de dar voz a comunidade, mas como forma de fazer com que a voz que já existe pudesse ser respeitada e aceita daquele jeito, sem mudar nada; não recuar em momento algum”.

Desde o início, o grupo sempre soube o que gostaria de retratar no veículo de comunicação. “Com a criação da Tv Quilombo, a gente só queria comunicar a nossa realidade como ponto principal, a nossa cultura, o Tambor, as comidas, os remédios caseiros, as estratégias, o criar alternativas de sobrevivência, a relação e cuidado com a natureza, a gente queria comunicar a potência que é os saberes ancestrais e como devem permanecer vivos e respeitados”.

Crianças quilombolas apresendendo jornalismo com a Tv Quilombo (Foto: Arquivo pessoal)

A prioridade da Tv é falar sobre “a luta das comunidades quilombolas, também indigenas, ribeirinhas, assentamentos, e todas comunidades tradicionais”, diz Raimundo.

A ideia da Tv Quilombo sempre foi para que os quilombolas pudessem se comunicar mais entre si. “A nossa preocupação desde o início foi falar de nós pra nós, de dentro pra dentro, fazer com que o quilombo inteiro, desde a criança até o ancião se sentissem capaz de está ocupando o espaço que eles sempre pensavam que não existia até ter contato, e que pensavam que não poderiam estar nesses espaços, pois sempre foi negado. A gente queria comunicar de uma forma que todos ficassem a vontade pra ser e contar a sua própria realidade”.

No Brasil, o quilombos ainda sofrem muito pela falta de reconhecimento no Brasil e continuam sendo invisibilizados, analisa Raimundo.

“As comunidades quilombolas no Brasil sempre foram invisibilizadas, sempre existiram e existem, mas sempre o sistema as tratou como se não existissem, e na minha região que está situado o Quilombo Rampa e demais comunidades quilombolas do nosso território e de outros também essa sempre foi uma realidade, para se ter uma ideia o nosso quilombo vai fazer 204 anos em agosto, mais muitas pessoas das cidades mais próximas não sabiam até a criação da Tv Quilombo que ali existia Comunidade Quilombolas, com as suas permanências culturais, na nossa região Vargem Grande existe cerca de 15 comunidades Quilombolas, mas nem todas ainda são se quer reconhecidas pela Fundação Cultural Palmares”, ressalta.

Comunidade quilombola (Foto: Arquivo pessoal)

Com 74% da população maranhense sendo negra e um dos estados com mais comunidades quilombolas do país, alguns problemas antigos continuam a serem resolvidos. “Falta de políticas públicas adequadas, conflitos agrários, desrespeitos a sua cultura e muitas falta a titulação de seus territórios”.

Começar o projeto do zero foi um grande desafio para o grupo. “Custumo dizer que Quilombola já nasce lutando, pois o preconceito, o racismo infelizmente já são bem estruturados e bem alimentados em nosso país. Os desafios são vários, no nosso caso, criar uma Tv sem recurso, a partir de materiais improvisados, câmera de papelão, microfone de graveto, tripé de Bambu, Bambú Drone e muitos outros materias improvisados, foi um tremendo desafio, fazer com quer as pessoas olhassem e respeitasse foi e é ainda um grande desafio, hoje bem menos, pois já temos mais estrutura”, lembra Raimundo.

O projeto que Raimundo criou só com o amigo William, hoje conta com uma equipe de mais de 30 pessoas e diversos canais de comunicação.

Membros da Tv Quilombo (Foto: Arquivo pessoal)

A Tv Quilombo oferece um espaço de experimentação através da abertura do estúdio para toda a comunidade, trabalha com diversas mídias e plataformas, e incentiva a propagação dos saberes ancestrais e as trocas intergeracionais com encontros e reuniões. Mesmo com os desafios, o produtor quilombola está contente com os resultados do trabalho que tem feito.

“As melhores coisas superam todas as dificuldades, que no geral foi fazer com que o nosso povo pudesse ser protagonista da sua própria história, contar essa história do seu proprio jeito, que é o jeito certo, afinal ninguém melhor pode contar nossa história do que nós mesmos. Fazer com que a criança, o jovem, o adulto e o ancião se exergasse na Tv com sua própria história, não tem preço. Ver que a Tv vem contribuindo no enfretamento diário de aceitação da nossa indentidade é algo maravilhoso e continuar esse processo é mais que importante, é essencial”, diz orgulhoso.

Sobre a oportunidade de compartilhar essa trajetória e aprender com os outros jornalistas negros nos EUA, Raimundo só tem a agradecer. “Esse Intercâmbio foi de uma grande importância pra gente, ter contato, ensinar, aprender, e lavar pra nosso dia a dia que cada passo que fizemos e estamos fazendo pra mostrar nosso povo é essencial, o contato com outros jornalistas pretos brasileiros que não conhecia, o poder entender como é o jornalismo preto no Estados Unidos e fazer essa relação com o Brasil, com o Quilombo está sendo incrível”.

Raimundo José na cidade de IOWA, durante programa nos EUA (Foto: Arquivo pessoal)

Nelson Piquet chama Lewis Hamilton de “neguinho” ao comentar manobra

0
Foto: Reprodução.

Vídeo foi gravado em julho do ano passado mas ganhou repercussão no último final de semana

Nelson Piquet foi gravado se referindo ao heptacampeão mundial da Fórmula 1, Lewis Hamilton, como “neguinho”. A fala com conotação racista aconteceu em julho do ano passado, enquanto Piquet comentava um acidente envolvendo Hamilton e Max Verstappen durante o Grande Prêmio de Silverstone de Fórmula 1, na Inglaterra.

“O neguinho meteu o carro de não deixou. O neguinho deixou o carro porque não tinha como passar dois carros naquela curva. Ele fez de sacanagem. A sorte dele foi que só o outro se f*deu. Ele teve muita sorte, disse Piquet.

O comentário racista foi muito criticado na internet com os usuários relembrando polêmicas nas quais o ex-piloto já esteve envolvido. “Piquet é aquele típico cidadão bem e de família cujo filho causou um acidente de propósito na Fórmula 1 para prejudicar outras pessoas. O filho foi banido da Fórmula 1 e o Piquet deve milhões em impostos”, disse um usuário do Twitter.

“Puro suco de racismo, inveja e ressentimento mas vai ter que engolir que o maior piloto da história da fórmula 1 é preto”, disse o criador de conteúdo Alexandre Santana.

Em junho deste ano, Hamilton recebeu o título de cidadão honorário do Brasil. Estou sem palavras. Hoje me foi concedida a cidadania honorária de um dos meus lugares favoritos no mundo”, celebrou Hamilton através das redes sociais na época. “Eu realmente não tenho as palavras agora. Obrigado Brasil, eu te amo, mal posso esperar para te ver novamente“.

XP Educação lança faculdade a custo zero com 50% de vagas dedicadas à diversidade

0
Foto: iStock.

Serão cinco diferentes cursos de graduação focados em tecnologia com um total de 400 alunos em seu primeiro edital

Com investimentos de mais de R$ 100 milhões, a XP Educação, braço educacional da XP Inc., acaba de anunciar a faculdade XP, que nasce com uma metodologia inovadora e diferente do padrão de mercado. Serão selecionadas 400 pessoas para este primeiro edital, sendo que 50% das vagas serão direcionadas à diversidade. Todos os alunos de graduação terão mensalidade zero durante todo o curso. Neste primeiro momento, serão cinco diferentes cursos focados em tecnologia (Sistemas de Informação, Ciência de Dados, Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Banco de Dados e Defesa Cibernética). Os interessados podem se inscrever em https://www.xpeducacao.com.br/graduacao .

O objetivo da XP Educação é oferecer um modelo de ensino inovador capaz de entregar ao mercado os melhores talentos profissionais do Brasil. “Nosso sonho grande é ser a referência em educação de alta qualidade no universo de tecnologia, inovação e negócios, criando um verdadeiro ecossistema educacional. Uma aceleradora de carreiras que entrega os profissionais já preparados para os desafios da nova economia digital”, afirma Paulo de Tarso, CEO da XP Educação.

Assim como outros setores no mercado de trabalho, a tecnologia é majoritariamente ocupada por homens e pessoas brancas. De acordo com uma pesquisa da plataforma PretaLab realizada em 2019, as mulheres representam 31,7% dos atuantes nas carreiras de tecnologia, contra 68% dos homens. A pesquisa também levantou dados relacionados à cor e apenas 37% do público, entre homens e mulheres, é negro.

“Um dos nossos objetivos é aumentar a presença de mulheres e o acesso da população negra no setor de tecnologia. Para isso acreditamos ser de extrema importância criar caminhos que facilitem essa inserção de maneira alinhada às estratégias de diversidade e inclusão da XP Inc., bem como, ao nosso propósito e cultura”, declara Tarso.

Segundo o executivo, a criação da faculdade teve como referência o conceito de “employer university” (universidade conectada a empresa, numa tradução livre), uma metodologia que tem tido muito sucesso em países como EUA, Alemanha e Áustria. “Na prática, estamos trazendo para o mercado financeiro e de tecnologia do Brasil uma tendência das principais empresas do mundo digital, como Google e Amazon, que encontravam muita dificuldade na busca de talentos já prontos para as necessidades do dia a dia de trabalho, e começaram a desenvolver suas próprias escolas de graduação”, explica Paulo de Tarso. 

“Hoje, um dos maiores problemas corporativos é a falta de profissionais recém-formados realmente capacitados para a realidade de trabalho. Queremos revolucionar a lógica do Ensino Superior, criando soluções educacionais que possibilitem o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes que promovam o desenvolvimento dos alunos, entregando para o mercado pessoas muito mais preparadas para fazerem a diferença no ecossistema dos negócios”, completa.  

MBAs e cursos livres

Além da graduação, a XP Educação anuncia outras novidades no universo de pós e cursos livres. A grade de MBAs foi ampliada e passa a oferecer mais de 20 cursos chancelados pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo dois novos cursos: Ciência de dados para profissionais de Finanças e Customer Experience (CX) / Customer Sucess (CS). 

Diferentemente da graduação, os MBAs serão pagos. “Aqui, o objetivo é oferecer para quem já é formado a possibilidade de uma especialização de altíssimo nível de qualidade, com aulas ministradas por alguns dos maiores e mais bem sucedidos empreendedores e empresários do país”, explica Paulo de Tarso. A meta da XP Educação, com os novos MBAs, é saltar dos atuais 3 mil alunos para cerca de 10 mil até o fim do ano.

No campo dos cursos livres, a XP Educação também inova e lança uma nova e moderna plataforma composta por Bootcamps (44 modalidades disponíveis nas áreas de tecnologia e inovação) – formato de aprendizado prático e imersivo para formar skills e habilidades técnicas para o mercado mais rápido que o ensino tradicional, principalmente para quem procura atualização curricular de qualidade –, e mais 35 cursos livres na área de finanças.

A plataforma fica disponível por meio de assinatura, em que o estudante paga uma mensalidade de R$ 65,00 e tem acesso a todos os cursos disponíveis. Do ponto de vista do modelo de estudo, o sistema foi totalmente desenvolvido para criar um ambiente virtual amigável e de fácil navegabilidade, no qual o estudante escolhe, com apenas um clique, quais cursos deseja inserir em seu portfólio de estudos. 

Como assinante, o aluno pode se matricular em diferentes cursos simultaneamente e acessar os conteúdos diariamente. Além disso, os assinantes têm acesso ao Radar de Oportunidades, em que poderão se candidatar a vagas em tecnologia disponibilizadas por grandes players da área de tecnologia”, completa. A expectativa da escola é ter mais de 10 mil assinantes da plataforma até o fim do ano. 

Assim como a XP, que foi uma das empresas pioneiras no Brasil no conceito Anywhere – os melhores profissionais trabalhando de forma remota em qualquer lugar do mundo, a XP Educação também nasce com esse DNA. Neste sentido, toda a grade de graduação, MBAs, Bootcamps e cursos livres é digital. 

“Esse é um formato que nos permite democratizar e inserir muito mais alunos no processo educacional. Qualquer pessoa, indiferente de onde resida, terá a oportunidade de estudar e se tornar um profissional pronto para trabalhar não só na XP, mas nas maiores empresas do mundo”, conclui.

BET Awards: Will Smith leva prêmio de melhor ator e MD Chefe é melhor artista internacional; Veja lista de ganhadores

0
Foto: Getty / Steff Lima.

O BET Awards, grande premiação voltada para os artistas negros do mundo do entretenimento revelou seus vencedores na noite do último domingo (27). Entre os artistas que levaram prêmios para casa, está o ator Will Smith, por sua atuação no filme King Richard. O próprio longa também levou o prêmio de Melhor Filme. Representando o Brasil, MD Chefe venceu na categoria Melhor Artista Revelação Internacional. A cantora Ludmilla estava concorrendo na categoria Melhor Artista Internacional, mas não levou.

Silk Sonic, a dupla formada por Bruno Maars e Anderson .Paak levou o maior número de troféus da noite, totalizando três. A dupla ganhou o prêmio de melhor grupo e álbum do ano por “An Evening With Silk Sonic”, enquanto .Paak também levou o prêmio de diretor de vídeo caseiro do ano por dirigir seus videoclipes. Kendrick Lamar também ganhou o prêmio de melhor artista masculino de hip-hop e melhor vídeo por “Family Ties” com Baby Keem.

Na categoria de melhor atriz, Zendaya levou o troféu para casa por suas atuações em Euphoria e Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa. Naomi Osaka levou o prêmio de desportista do ano, que disputava com atletas como Simone Biles e Serena Williams.

As performances da noite contaram com artistas como Lil Wayne, Lizzo, Jack Harlow, Chance the Rapper, Chlöe, Maverick City Music x Kirk Franklin, Latto entre outros. Mas o ponto alto da noite foi a aparição surpresa de Mariah Carey para cantar Big Energy ao lado de Latto.

https://www.instagram.com/p/CfSsZbJDZA4/

Veja a lista completa de ganhadores:

Melhor Artista Feminina de R&B/Pop
Ari Lennox
Chlöe
Doja Cat
HER
Jazmine Sullivan (VENCEDOR)
Mary J. Blige
Summer Walker

Melhor Artista Masculino de R&B/Pop
Blxst
Chris Brown
Givēon
Lucky Daye
The Weeknd (VENCEDOR)
Wizkid
Yung Bleu

Melhor Grupo
Bruno Mars, Anderson .Paak (Silk Sonic) (VENCEDOR)
Chlöe x Halle
City Girls
Lil Baby & Lil Durk
Migos
Young Dolph & Key Glock

Melhor Colaboração
“Essence”, Wizkid Feat. Justin Bieber & Tems (VENCEDOR)
“Every Chance I Get”, DJ Khaled Feat. Lil Baby & Lil Durk
“Family Ties”, Baby Keem & Kendrick Lamar
“Kiss Me More”, Doja Cat Feat. SZA
“Way 2 Sexy”, Drake Feat. Future & Young Thug
“Whole Lotta Money (Remix)”, BIA Feat. Nicki Minaj

Melhor Artista Feminina de Hip Hop
Cardi B
Doja Cat
Latto
Megan Thee Stallion (VENCEDOR)
Nicki Minaj
Saweetie

Melhor Artista Masculino de Hip Hop
Drake
Future
J. Cole
Jack Harlow
Kanye West
Kendrick Lamar (VENCEDOR) 
Lil Baby

Vídeo do Ano
“Family Ties”, Baby Keem & Kendrick Lamar (VENCEDOR)
“Have Mercy”, Chlöe
“Kiss Me More”, Doja Cat Feat. SZA
“Pressure”, Ari Lennox
“Smokin Out The Window”, Bruno Mars, Anderson .Paak (Silk Sonic)
“Way 2 Sexy”, Drake Feat. Futuro e jovem bandido

Diretor de Vídeo do Ano
Anderson .Paak aka Diretor .Paak (VENCEDOR)
Benny Boom
Beyoncé & Dikayl Rimmasch
Diretor X
Hype Williams
Missy Elliott

Melhor Artista Revelação
Baby Keem
Benny The Butcher
Latto (VENCEDOR)
Muni Long
Tems
Yung Bleu

Álbum do Ano
“An Evening With Silk Sonic”, Bruno Mars, Anderson.Paak (Silk Sonic) (VENCEDOR)
“Back Of My Mind”, HER
“Call Me If You Get Lost”, Tyler, The Creator
“Certified Lover Boy” ,” Drake
“Donda,” Kanye West
“Heaux Tales, Mo’ Tales: The Deluxe,” Jazmine Sullivan
“Planet Her,” Doja Cat

Prêmio Dr. Bobby Jones de Melhor Gospel
“All In Your Hands”, Marvin Sapp
“Come To Life”, Kanye West
“Grace”, Kelly Price
“Hallelujah”, Fred Hammond
“Hold Us Together (Hope Mix)”, HER & Tauren Wells
“Jireh”, Elevation Worship e Maverick City Music
“We Win”, Lil Baby X Kirk Franklin (VENCEDOR)

BET
“Best Of Me (Originals)”, Alicia Keys
“Good Morning Gorgeous”, Mary J. Blige (WINNER)
“Have Mercy”, Chlöe
“Pressure”, Ari Lennox
“Roster”, Jazmine Sullivan
“Unloyal”, Summer Walker & Ari Lennox
“Mulher”, Doja Cat

Melhor Artista Internacional
Dave (Reino Unido)
Dinos (França)
Fally Ipupa (RDC)
Fireboy DML (Nigéria)
Little Simz (Reino Unido)
Ludmilla (Brasil)
Major League DJz (África do Sul)
Tayc (França)
Tems (Nigéria) (VENCEDOR)

Melhor Filme
“Candyman”
“King Richard” (VENCEDOR)
“Respect”
“Space Jam: A New Legacy”
“Summer of Soul”
“The Harder They Fall”

Melhor Ator
Adrian Holmes, “Bel-Air”
Anthony Anderson, “Black-Ish”
Damson Idris, “Snowfall”
Denzel Washington, “A Tragédia de Macbeth”
Forest Whitaker, “Respect” e “Padrinho do Harlem”
Jabari Banks, “Bel -Air”
Sterling K. Brown, “This Is Us”
Will Smith, “King Richard” (VENCEDOR)

Melhor Atriz
Aunjanue Ellis, “King Richard”
Coco Jones, “Bel-Air”
Issa Rae, “Insecure”
Jennifer Hudson, “Respect”
Mary J. Blige, “Power Book II: Ghost”
Queen Latifah, “The Equalizer”
Quinta Brunson , “Abbott Elementary”
Regina King, “The Harder They Fall”
Zendaya, “Euphoria” e “Spider-Man: No Way Home” (VENCEDOR)

Prêmio YoungStars
Akira Akbar
Demi Singleton
Marsai Martin (VENCEDOR)
Miles Brown
Saniyya Sidney
Storm Reid

Prêmio Desportista do Ano
Brittney Griner
Candace Parker
Naomi Osaka (VENCEDOR)
Serena Williams
Sha’Carri Richardson
Simone Biles

Prêmio Esportista do Ano
Aaron Donald
Bubba Wallace
Giannis Antetokounmpo
Ja Morant
Lebron James
Stephen Curry (VENCEDOR)

“Eu já estou adoecida demais”, desabafa Tia Má sobre cobranças para se posicionar com tudo

0
Foto: Reprodução/Instagram

Nesta domingo (26), a jornalista Tia Má publicou um vídeo visivelmente abalada por todas as notícias ruins dos últimos dias e as cobranças na web para que ela se posicione sobre tudo.

“Trabalhar com internet foi uma escolha, foi uma decisão minha, e precisar me posicionar sempre sobre tudo o que acontece não pensei que fosse me adoecer e tá me adoecendo”, começou dizendo no vídeo.

Uma das notícias mais recentes que mexeu com a Tia Má, foi a do caso do Genivaldo de Jesus Santos, assassinado dentro da viatura da Polícia Rodoviária Federal, em uma espécie de “câmara de gás”, após ser abordado por estar sem capacete, em Umbaúba, Sergipe, em maio.

“Eu adoeci porque Genivaldo tem a cara dos meus e das minhas. Eu fiquei tensa, eu fiquei nervosa. Eu fiquei preocupada. Eu fiquei imaginando meu pai, meu filho, meu marido, meus tios, meus primos, passando por isso. Porque sim, eles tem cara de quem sofre desse tipo de violência. E aí quando a gente não se posiciona, não fala nada, isso não quer dizer que a gente não tem uma opinião, é porque a gente também tá tocada, tá adoecida, tá mexida”, relatou.

Posteriormente, quando a apresentadora Talitha Morete do programa ‘É de Casa’ da TV Globo, colocou a doceira Dona Silene, para servir aos outros, transformando em uma situação racista, também mexeu com a Tia Má, que na época não se pronunciou a respeito.

“Eu fui massacrada por não ter falado nada, e eu falei. E sabe por que mais uma vez eu não escrevi nada? Não fiz nenhum textão? Porque eu tive crise de ansiedade. E quando eu tenho crise de ansiedade, eu não venho postar aqui ‘ô gente, boa tarde, eu tô com crise de ansiedade, uma adoecida’. Dona Silene parece com as minhas tias, Dona Silene parece comigo. E não é só uma bobagem pedir pra colocar ela pra servir, porque a gente sabe o que é isso. Historicamente, as pessoas acham que a gente é pra servir”, ressalta.

Nos últimos dias, a repercussão do casa da menina de 11 anos que foi estuprada e quase teve o direito negado de abortar, em Santa Catarina, também comoveu a jornalista.

“Ela não precisava carregar o fruto de uma violência. E aquilo mexeu comigo mais uma vez, eu sou mãe de uma menina, eu sou tia de muitas meninas. E eu só ficava imaginando a dor daquela mãe, a dor da garota, e eu não sabia o que falar porque eu tava doída, mexida”.

Por fim, o relato da atriz Klara Castanho, 21, divulgado neste sábado (25), dizendo que engravidou depois de sofrer um abuso sexual e o colocou para adoção depois do nascimento, tem sido mais uma agravante para a saúde mental de Tia Má.

“Mais uma vez eu não consigo dizer nada. É muita dor, é muito acúmulo de tristeza. E ainda tem os meus problemas pessoais, ainda tem a minha vida privada, que tem um bocado de problemas. Ser uma mulher preta no Brasil é viver cotidianamente com um monte de problema, um monte de questão. A minha vida não é um mar de rosas. Eu venho de uma família preta, pobre, nordestina. Eu tenho vários problemas na minha família, eu tenho muita gente dentro de casa pra ajudar, eu tenho muita gente no meu sangue que tá na batalha cotidiana pra tentar sobreviver”.

As cobranças para que Tia Má siga se manifestando sobre tudo na internet a está deixando exausta e reforça o recado para todos.

“Nem sempre eu vou conseguir me posicionar. Não é ser pelega, não é querer ser isentona, não é achar que o contrato que tá me pedindo. Nunca me impediu, pelo contrário. O que mais acontence comigo é perder contrato por ter opinão, por dizer o que eu penso, por ter a cara que eu tenho. É que às vezes eu só tô doída e que às vezes eu tô adoecida, como eu tô agora. Tô fazendo esse vídeo pra mostrar pra vocês. Tô indo tomar os meus remédios, tô indo tentar melhorar”, se mostra ainda mais abalada neste momento.

Tia Má reforça um novo conceito de revolução para descansar a mente. “Eu preciso ficar bem e ficar bem é um ato revolucionário pra quem tem a vida como a minha. Eu quero ficar bem, eu quero sorrir. Sorrir pra mim também é resistência porque eu já tô adoecida demais. E ser adoecida, ficar louca, faz parte da história dos meus e das minhas. Eu não vou enlouquecer mais, eu quero seguir em frente. Firme, forte, atuante e dando risada sim. Porque ser feliz é uma grande conquista pra quem vem de onde eu venho, com a história que eu tenho”.

“Nem sempre eu vou conseguir dizer tudo, porque às vezes eu tô só no meu canto sofrendo, com a minha história, com a minha vida e com a história daqueles que tem a cara parecida com a minha”, finaliza.

Veja o vídeo completo:

Site Mundo Negro é tema de trabalho de conclusão de curso

0
Foto: Reprodução.

O Site Mundo Negro, primeiro portal de notícias voltado para a população negra da América Latina, foi tema do trabalho de conclusão de curso “Há espaço para o jornalismo afrocentrado? Uma análise do Site Mundo Negro como símbolo de resistência”, apresentado pela jornalista e colaboradora do portal, Maria Clara Ferreira da Silva.

Motivada pela pouca visibilidade negra no jornalismo, busca por representatividade racial e entender onde estaria a representação dos 56% de pessoas negras do Brasil dentro do jornalismo, Maria Clara analisou a produção jornalísitica do site. “Eu pude observar entendendo o jornalismo afrocentrado como toda uma produção jornalística diferenciada, é a escolha de pautas, o time de redatores 100% negro, o público-alvo, os personagens, a própria narrativa, como é falado”, explica Maria Clara.

Em sua análise, a pesquisadora observou o pioneirismo apresentado pelo portal em sua forma de levar informações sobre a população negra para a população negra no mundo da internet. “O pioneirismo em falar pela primeira vez sobre o negro como protagonista, de fato. É também pioneiro em tratar das notícias sobre negros de uma forma positiva, em trazer novas perspectivas sobre a comunidade negra, entretenimento, arte cultura e também debates”, analisou.

Para a pesquisa, Maria Clara analisou três momentos distintos do portal. Primeiro o ano de 2011, primeiras publicações do site no endereço eletrônico atual; depois em 2018, com uma maior diversidade de conteúdo, pluralidade de narrativas e, finalmente, o ano de 2022. Apesar da crescente melhora de qualidade, para a pesquisadora ainda falta uma ampla visibilidade da população em geral.

Além da análise das publicações, a pesquisadora teve a oportunidade de entrevistar a fundadora e editora-chefe do site Silvia Nascimento, para entender os funcionamento e a história por trás da criação do Mundo Negro. A banca de defesa contou com a participação da jornalista Luciana Barreto.

Nas redes sociais, a jornalista comemorou a conquista. “Como é apaixonante comunicar. E poder concluir esse ciclo defendendo algo que acredito foi uma dádiva!”, disse ela.

Lizzo doará R$ 5,2 milhões para organizações de apoio ao aborto e saúde sexual

0
Lizzo. Foto: Reprodução / Redes Sociais.

A cantora Lizzo anunciou nesta última noite de sexta-feira (24) que doará U$ 1 milhão (cerca de R$ 5,2 milhões) para organizações de apoio ao aborto e de saúde sexual. Decisão da cantora acontece após a Suprema Corte dos Estados Unidos derrubar o direito legal ao aborto no país. “O mais importante é a ação e continuar com vozes altas”, publicou a artista em suas redes sociais. “Organizações como a Planned Parenthood e a NNAF Abortion Founds precisarão de financiamento para continuar oferecendo serviços às pessoas mais prejudicadas por essa proibição”.

O dinheiro anunciado por Lizzo terá origem de sua nova turnê mundial, a ‘Special Tour’. Ação da cantora terá apoio da Live Nation, empresa responsável por gerenciar shows e eventos pelo globo. “As mulheres negras, historicamente, tiveram acesso desproporcionalmente menor aos recursos de planejamento familiar – esta é uma grande perda, mas não nova“, destacou a intérprete de ‘About Damn Time’ em outra publicação. De acordo com a BBC, mulheres negras constituem mais de um terço dos abortos relatados nos Estados Unidos. As mais pobres, são as que mais procuram pelo procedimento e as minorias étnicas são justamente as mais afetadas pela desigualdade de renda.

A Planned Parenthood citada por Lizzo é uma organização sem fins lucrativos que fornece cuidados de saúde reprodutiva nos Estados Unidos e em todo o mundo. Já a NNAF Abortion Founds atua fornecendo assistência financeira e logística a indivíduos que não podem pagar os custos de um aborto.

error: Content is protected !!