Nenhum candidato ou jornalista negro participou do Debate na Band com os presidenciáveis nesta noite (28). Estiveram presidentes os candidatos Lula (PT), Jair Bolsonaro (PL), Ciro Gomes (PDT), Soraya Thronicke (União Brasil), Simone Tebet (MDB), Felipe D’Ávila (NOVO). Entre as jornalistas presentes para levantar os questionamentos aos candidatos, estavam Vera Magalhães da TV Cultura e da Folha de São Paulo as jornalistas Patricia Campos Mello da Folha de São Paulo, Mônica Bergamo e Ana Estela.

Com tantos temas polêmicos sobre o futuro do Brasil, não houve nenhuma pergunta sobre o combate ao racismo. Na internet, jornalistas e intelectuais criticaram esta ausência em um momento importante, cujo o país tem 56% dos brasileiros declarados negros.

“Um total de 0 pessoas negras no debate presidencial. E até agora nenhuma pergunta sobre o racismo”, tweetou a jornalista e escritora Bianca Santana enquanto assistia o debate.

A jornalista Natália Silva, também falou sobre as expectativas como mulher negra com o debate e deixou também uma crítica às jornalistas presentes. “Eu gostaria muito de ter ouvido uma pergunta sobre políticas de combate ao racismo nesse debate. E não são só jornalistas negros que poderiam ter feito, né? Acho que qualquer jornalista brasileiro sério precisa ter esse assunto entre suas prioridades”.

“Um dia veremos no debate um candidato negro, que se parece com 56% dos brasileiros, com potencial para ser eleito. Neste dia, falar de RACISMO não será um constrangimento. Tema fundamental para uma real democracia”, publicou esperançosa a jornalista Luciana Barreto.

Anielle Franco, diretora executiva do Instituto Marielle Franco, também reforçou a importância de temas urgentes para os próximos debates com presidenciáveis. “Espero nos próximos debates tenham jornalistas negros e que possamos falar sobre racismo, genocídio da população negra e favelada”.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments