Home Blog Page 1263

Faculdade Zumbi dos Palmares oferece palestras e oportunidades para vagas de emprego

0

Nessa sexta-feira (14) acontece a 2º Feira de Empreendedorismo e Empregabilidade na Faculdade Zumbi os Palmares. A participação é gratuita e aberta aos interessados em empreender e iniciar 2020 com um emprego.

O evento tem a intenção de promover o empreendedorismo, além de iniciar o processo para preenchimento de vagas de emprego, para menores aprendizes, estágios e efetivas assim como criar conexões com empresas focadas na promoção da diversidade, inclusão e igualdade étnico-racial.
Na ocasião haverá um café da manhã, oferecido das 09:00 às 10:00, pela FASP, e ao longo do dia, oficinas e palestras com emissão de certificados, que valem como cursos extracurriculares.

Confira a programação completa:

Oficinas do Elabora/CATe

Habilidades e Comunicação para o Sucesso Profissional – das 09h Às 10h30
Estimular o indivíduo a descobrir seu potencial e explorar opções de carreira.

Currículo e Processo Seletivo – das 09h Às 12
Como montar um currículo: dados pessoais e profissionais, escolha do objetivo profissional, adequação do currículo, formatação, escrita e língua portuguesa, informações necessárias e desnecessárias, objetividade, dicas e boas práticas.
Obs. Qualificação com certificação.

Palestras
Tema: A história de uma eterna Aprendiz
Palestrante: Renata Tolentino
Formada em Recursos Humanos, com MBA em Gerenciamento de Projetos e certificada pelo PMI, especializou-se também em Gestão Estratégica da Informação pela UFMG. Durante sua carreira, trabalhou como gestora de projetos em tecnologia na TOTVS e, em 2011 teve a honra de participar com o João Dória no reality show sobre business mais reconhecido do mundo, “O Aprendiz”, ocupando então o 2º lugar. Em 2014 foi convocada pelo, Roberto Justus, um dos nomes mais importantes da propaganda a participar novamente do programa. Então, em uma das edições mais acirradas do reality ela se tornou campeã e foi convidada a integrar no time da Grey Brasil, uma das agências mais reconhecidas no mercado. Desde então, Renata atua como Diretora de Negócios na liderança para diversas marcas e projetos.
Renata vem dedicando sua carreira à gestão de equipes multidisciplinares para o desenvolvimento de estratégias e execução de projetos em diversos segmentos.

Palestra
Tema: Carreira e Empregabilidade
Palestrante: Alessandra Falsarella
Coordenadora de R&S – Femme Laboratório da Mulher
Psicóloga com pós graduação em Psicologia Organizacional. Possui 17 anos de experiência em RH atuando nos primeiros oito anos de forma generalista e posteriormente com foco em Recrutamento e Seleção, Desenvolvimento Organizacional e Treinamento.
Na área de T&D desenvolveu processos e políticas, além de criar o LNT. Atuou também no desenvolvimento de trilhas de carreira e competências essenciais da companhia baseado na Visão, Missão e Valores. Além do desenvolvimento de Líderes, processos de Assessent e aconselhamento de carreira. Nos últimos anos o seu maior foco foi atuar em Seleção, contribuindo na melhoria da atração e divulgação de oportunidade, construindo um processo seletivo humanizado e diverso. Além de encontrar profissionais engajados e com uma adequação cultural e de valores.
Atualmente está no Femme buscando profissionais para novas unidades, desenvolvendo pessoas e compartilhando conhecimento com as palestras de carreira, e sempre trabalhando com propósito!

A Feira de Empreendedorismo e Empregabilidade acontece próximo ao Metrô Armênia, na Avenida Santos Dumont, 843 dentro do Clube Tietê no horário a partir das 9h00.

“Honrando a potência que somos”, diz Rodrigo França ganhador do 8º Prêmio Botequim Cultural

0

Na noite de quarta-feira (12) no Teatro Firjan Sesi, no Centro do Rio de Janeiro, foi realizada a oitava edição do Prêmio Botequim Cultural de Teatro. Com um total de 23 categorias divididas em três segmentos.

Com um elenco negro o espetáculo ‘A Cor Púrpura – O Musical’ foi um dos grandes premiados da noite seguido de Rodrigo França que levou o prêmio especial pela direção do espetáculo ‘Oboró – Masculinidades negras’, “esse prêmio é para toda uma equipe do espetáculo Oboró – masculinidades negras que trabalha pensando em um coletivo, onde o foco é o nosso povo preto que se materializa como público“, disse Rodrigo França que tem uma longa caminhada como ator, também é roteirista, filosofo, cientista social e é claro diretor.

Dentre muitos problemas apresentados pela peça estão a hipersexualização do corpo negro, a busca pela perfeição em troca de um lugar ao sol e os riscos de habitar uma pele preta. “Sou a continuidade de muitas e muitos que lutaram e lutam para que estejamos em cena honrando a potência que somos“, completou, Rodrigo.

Confira os premidos de ‘A Cor Púrpura – O Musical’

Alan Rocha – ator coadjuvante de musical

Flávia Santana – atriz coadjuvante de musical

Letícia Soares – Melhor atriz

Alan, Rocha, Letícia Soares, Flávia Santana e Rodrigo França na noite da premiação

“Racismo nutella”: Em defesa da liberdade de expressão, STF libera nomeação de Sérgio Camargo para a Fundação Palmares

0
Sérgio Camargo fazendo selfie com a namorada Maya Felix ( Reprodução Facebook)

A decisão ainda cabe à nova gestão da Secretaria Especial de Cultura, de Regina Duarte, mas no que depender do Superior Tribunal de Justiça (STF), Sérgio Camargo, o jornalista que classificou o racismo brasileiro como “nutella poderá comandar a Fundação Palmares.

https://twitter.com/sergiodireita1/status/1227628461419847681

A Fundação tem o nome do mais conhecido Quilombo brasileiro e é justamente contra Zumbi do Palmares, que Camargo despejou muitas inverdades insinuando até que no que depender dele, 20 de Novembro não seria mais feriado porque “causa incalculáveis perdas à economia do país, em nome de um falso herói dos negros e de uma agenda política que alimenta o revanchismo histórico e doutrina o negro no vitimismo.”

De acordo com reportagem do G1, o presidente do STF, João Otávio de Noronha, reverteu a decisão da Justiça Federal do Ceará que em dezembro havia suspendido a nomeação de Camargo para o cargo.  O pedido de reversão foi feito pela Advocacia-Geral da União (AGU).

Ainda de acordo com texto do G1, a  decisão do presidente do STJ foi baseada em três argumentos:

  • A nomeação preenche os requisitos legais: “O ato de nomeação em comento, de livre escolha do chefe do poder executivo, preenche, prima facie, todos os requisitos legais exigidos para o comissionamento, havendo nos autos documentação apta a demonstrar a aptidão do Sr. Camargo para exercer as funções para as quais foi nomeado.”

 

  • O fato de o nomeado ter se “excedido” não autoriza o juízo sobre sua competência: “Segundo, por entender que o fato de o nomeado, eventualmente, ter-se excedido em manifestações em redes sociais não autoriza juízo de valor acerca de seus valores éticos e morais ou mesmo de sua competência profissional.”

 

 

  • Não cabe ao Judiciário censurar o modo de pensar do indicado ao cargo público: “Terceiro, por entender que a visão das instâncias de origem acerca de possível contrariedade dos pensamentos expostos pelo nomeado aos valores e posições de minorias, cuja defesa, segundo afirmam, ‘é razão de existir da instituição por ele presidida’, implica juízo e censura do Judiciário, o que refoge ao exame de finalidade que dizem tutelar.”

Glória Maria: “Está chegando ao fim”, a jornalista comemora o estagio final de seu tratamento

0
Glória Maria: "Está chegando ao fim", a jornalista comemora o estagio final de seu tratamento

A jornalista usou seu Instagram, nesta quarta-feira (12), para falar sobre o seu tratamento de saúde: Glória publicou uma foto onde aparece de biquíni e aproveitou para dizer que está com saudades de renovar o bronzeado e que já esta bem melhor depois de finalizar o tratamento. A apresentadora retirou um tumor do cérebro no ano passado.

Gloria descobriu o tumor no cérebro após sofrer um desmaio em casa: “Desmaiei na minha casa, do nada, na madrugada de sábado 3/11. Bati com a cabeça na quina da mesa de vidro e machuquei. Fui no hospital costurar e os exames para saber a causa do desmaio mostraram um tumor no meu cérebro que iria me matar silenciosamente a qualquer momento. Mas o tumor formou um edema em volta dele que inflamou e me fez desmaiar. A primeira ajuda de DEUS. Estava com uma bomba relógio já acionada no meu cérebro. Corrida contra o tempo! 6 horas de cirurgia. CTI. Sobrevivi!”, explicou em entrevista.

https://www.instagram.com/p/B8d9Oyjh0vu/?utm_source=ig_embed

“Por causa do meu tratamento ainda não posso pegar sol. Daí deu saudade . Férias em julho do ano passado na Sardenha. Nada perfeito porque não sou. Mas sem filtro. A vida como ela é! Rsrsrsrs. Me recuperando graças a DEUS. A primeira parte do tratamento terminou. Tem mais. Mas está chegando ao fim. Quase zerada. Obrigada pela energia maravilhosa de vocês. Ajuda preciosa. Daqui há pouco volto a postar fotos atuais”, escreveu a jornalista na legenda da foto publicada na rede social.

 

Ator Milton Gonçalves sofre AVC, é internado e passa por cirurgia

0

O ator Milton Gonçalves está internado no Hospital Samaritano, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, depois de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral isquêmico) e ter que passar por uma cirurgia de emergência. O caso aconteceu na última segunda-feira (10), mas somente nesta terça-feira (11) as primeiras informações foram liberadas à imprensa.

Segundo informações do portal de notícias da Globo, o ator foi levado às pressas para o hospital depois de passar mal e foi constatado que ele havia sofrido um AVC, por conta do estado delicado, a equipe médica decidiu que era necessário fazer um procedimento cirúrgico para conter a hemorragia cerebral.

Com 86 anos, Milton esteve entre os primeiros contratados da TV Globo. No ano de inauguração da emissora, 1965, ele participou de novelas como Padre Tião e Rosinha do Sobrado. Ao longo das décadas, interpretou personagens clássicos da teledramaturgia, como Zelão das Asas, de O Bem-Amado (1973), e Nonô Alegria-das-Gringas, de O Espigão (1974). Seu último papel na televisão foi no especial Juntos a Magia Acontece, que foi ao ar no fim do ano passado.

Até o momento não foi liberado nenhum boletim médico, mas foi confirmado que o ator está internado na unidade neuro intensiva, uma espécie de UTI voltada para pacientes que estão com problemas neurológicos. O estado de Milton inspira cuidados.

“A liberdade é mesmo uma potência”: Taís Araujo fala sobre a força que tem um cabelo livre.

0

Taís Araújo abriu seu coração nesta terça-feira (11), em sua conta no Twitter e falou da leveza que sente ao trabalhar pela primeira vez com seus cabelos naturais.

Ao longo de sua carreira como atriz, ela usou e abusou dos estilos de cabelo, tendo para cada personagem um tipo diferente, foram anos de químicas e muitos apliques.

Atualmente, interpretando Vitória, a protagonista da trama das 21h, Tais dividiu com seus seguidores a liberdade que é ter seu cabelo natural também para a personagem “Deixo ele ser” publicou.

A atriz ainda falou como a relação com o seu cabelo mudou ao longo dos anos, e que hoje em dia sente os fios muito mais fortes do que antes. Embora não estejam sempre perfeitos, o que para ela não é nenhum problema.

Não é nem preciso falar que Taís Araujo é uma referência para muitas mulheres negras, né? E essa publicação da atriz abriu espaço para muitas pretinhas e pretinhos contarem sua relação com o cabelo natural, e claro… falar sobre representatividade.

“Eu tô amando ver a naturalidade dele. Cê tem noção da representatividade que você nos oferece com esses cabelos maravilhosos?” compartilhou uma seguidora

“Você não tem noção da sensação que causa pra minha filha de 3 anos.” Disse um pai orgulhoso.

No último domingo, o curta “Hair love” levou o Oscar de melhor curta animado, em uma linda história de pai e filha e a relação com o cabelo crespo natural.

Assim como a vitória deste curta, o relato de Taís Araujo, incentiva muitas crianças e até adultos a aceitarem a beleza natural de seus cabelos e a desistir dessa história de “conte-los” que ouvimos durante muito tempo.

Baiana Nara Couto faz show de lançamento de ‘Contipurânia’, no Sesc Belenzinho

0

Neste sábado (15), o Sesc Belenzinho receberá a artista baiana Nara Couto, para o lançamento do show Contipurânia. A artista, que nasceu no bairro do Curuzu, em Salvador, começou a pesquisar, ainda adolescente, sobre a relação da musicalidade baiana com o continente africano. Influenciada pelas batidas do bloco afro Ilê Aiyê, se especializou em dança afro-contemporânea.

https://www.instagram.com/p/B79F617F_8M/

 

Nara pesquisa culturas africanas e afro-brasileiras, e desenvolve um trabalho de investigação musical com base nos elementos culturais presentes na oralidade, fundidos às influências tecnológicas presentes na música contemporânea. Com Letieres Leite na direção musical, e Elisio Lopes Jr. na direção artística, o show Contipurânia rejeita o caminho de uma única história contada sobre a sua ancestralidade e identidade, com referência à cultura oral, a forma que os antepassados africanos, quando chegaram ao Brasil, pronunciavam as palavras portuguesas.

https://www.instagram.com/p/B7G0uXCFRZY/

“O projeto Contipurânia leva um nome que faz menção a reverência aos mais sábios, junto com o diálogo com o contemporâneo. Feito com base em uma pesquisa musical, a essência o trabalho leva o vislumbre de força e poder negro, junto com os elementos culturais fundidos na oralidade em destaque com a musicalidade”, explica Nara.

 

 

PretaHub lança documentário sobre os 18 anos da Feira Preta

0

São 18 anos de fomento ao afroempreendedorismo, por meio da potência do trabalho de Adriana Barbosa, CEO da PretaHub e fundadora da Feira Preta. A empreendedora de 42 anos é quem conduz este minidocumentário #FeiraPretaFaz18 e conta sobre as dores e delícias de quase duas décadas de trabalho na organização do evento, realizado anualmente na cidade de São Paulo, e o seu impacto para a população negra no Brasil.

O filme, produzido pela Terra Preta Produções, reúne imagens da edição que celebrou os 18 anos da Feira, que recebeu mais de 35 mil pessoas, mais de 50 atrações, 170 empreendedores de 10 diferentes estados brasileiros, além de Gana e Senegal. Foram também mais de 300 postos de trabalho gerados na pré-produção e produção do evento
e mais de R$ 1,5 milhão de circulação monetária.

“Entregamos uma festa à altura do que merece o povo preto: Do espaço que escolhemos à curadoria cuidadosa para dar conta de toda a potência criativa e empreendedora de empresários, artistas, realizadores e profissionais das mais diferentes áreas de atuação.
Arte, cultura, negócios inovadores, saúde e bem-estar, ludicidade para nossos pequenos e compartilhamento de saberes. Este documentário é uma forma de agradecermos todas as pessoas que fizeram e fazem parte desta história e, especialmente, aos que estiveram presentes na edição de 2019, no Memorial da América Latina”, explica Adriana Barbosa.

Assista ao Documentário: 

UneAfro oferece 2 mil vagas gratuitas em cursinhos preparatórios

0

A UneAfro é uma rede de articulação e formação de jovens e adultos moradores de regiões periféricas do Brasil que se organiza em torno de núcleos, de cursinhos pré-vestibulinhos, pré-vestibulares, pré-concursos, formação para o mercado de trabalho, cursos de formação política, de gênero, antirracista, diversidade sexual, combate às drogas e aperfeiçoamento jurídico.
São 1.600 jovens estudantes de escoladas públicas atendidos por ano. Dentre estes, 70% acessam universidade, passam num concurso ou conseguem um emprego. Em 2020, a Rede de Cursinhos Comunitários da UneAfro Brasil oferece 2 mil vagas gratuitas em cursinhos preparatórios para os vestibulares, ENEM e concursos públicos. Ao todo, são 35 núcleos localizados nos territórios periféricos de São Paulo e Rio de Janeiro.

As aulas são totalmente gratuitas e oferecidas em espaços comunitários com o compromisso de oferecer uma educação libertária e crítica, destinadas a jovens e adultos da comunidade negra e moradores de periferias como um todo.

CLIQUE AQUI E FAÇA A INSCRIÇÃO

Instituto Marielle Franco pede ajuda para rodar o Brasil e lutar por justiça

0
Instituto Marielle Franco rodará o Brasil para lutar por justiça

Em 2020, o Instituto Marielle Franco rodará o Brasil para lutar por justiça, defender a memória, espalhar o legado e regar as sementes de Marielle. Mas para que isso se torne viável, precisarão de ajuda.

Desde o lançamento da plataforma e do Instituto Marielle Franco, Anielle Franco, irmã de Marielle, vem divulgando em suas redes sociais e pedindo arrecadação de fundos para as ações.

“Quase 2 anos em busca de respostas!
Quase 2 anos em que nos mobilizamos pra dizer: quem mandou matar Marielle? ✊🏾 Em 2020 o Instituto Marielle Franco rodará o Brasil para lutar por justiça, defender a memória, o legado de Marielle, e regar suas sementes.
Vamos precisar de ajuda!”

APOIE

https://www.instagram.com/p/B7TWOh3JkHE/?igshid=wvv6splcnyrm

 

O Instituto Marielle Franco é uma organização criada pela família de Marielle, com o objetivo de buscar justiça sobre o caso, defender a memória da vereadora, multiplicar o legado deixado por ela e regar as sementes que surgiram após o covarde assassinato que tirou a sua vida e a do motorista Anderson Gomes no dia 14 de Março de 2018.

As primeiras ações do Instituto são:

Mapa dos Coletivos: O Mapa dos Coletivos é uma iniciativa do Instituto para ampliar a sua rede de apoio através da conexão com coletivos, movimentos e organizações do mundo inteiro que tenham Marielle como inspiração.

Concurso de Ensaios Feministas: Em parceria com a Editora Contracorrente, o Instituto Marielle Franco convida autoras cis ou trans para fortalecerem o pensamento feminista participando do 1º Concurso Marielle Franco de Ensaios Feministas.

Em março, a ideia, é a inauguração da Casa Marielle e realizar um circuito de lançamento no Brasil. Mas para que essas e outras ações se tronem realidade o Instituto precisa de doações.

Faça a sua parte: https://www.apoie.institutomariellefranco.org/

 

https://www.instagram.com/p/B8Y1eTCJdAR/

 

 

error: Content is protected !!