Sede da Nasa receberá o nome de Mary Jackson, sua primeira engenheira negra

0
1475

A Nasa comunicou nesta quarta-feira (24), que mudará o nome de sua sede em Washington. Ela passará a ser chamada de Edifício Mary Jackson, em homenagem à primeira engenheira negra da agência espacial.

A cientista foi uma das responsáveis por um túnel de alta pressão construído na Nasa, se tornando a primeira engenheira negra do órgão em 1958.

Mary se formou em 1942 na universidade de Hampton, onde estudou matemática e física. Enquanto trabalhava, pediu para voltar a estudar, fazendo escola noturna na mesma época em que dava expediente durante o dia. Em 1985, Jackson se aposentou, falecendo em 2005.

No ano passado, a Nasa mudou o nome da rua que leva à sua sede, passando a se chamar “Hidden Figures Way” (Caminho das figuras ocultas) em homenagem a três matemáticas negras (Mary Jackson, Katherine Johnson, Dorothy Vaughan), que tiveram suas histórias contadas no filme “Estrelas além do tempo”.

O anuncio foi dado pelo administrador da Nasa, Jim Bridenstine. A filha de Mary Jackson, Carolyn Lewis, também se pronunciou sobre a homenagem, “Ela foi uma cientista, uma humanitária, uma esposa e mãe que pavimentou o caminho para milhares de outros seguirem, não só na Nasa, mas por essa nação”.

Mary Jackson e sua turma na agência espacial Nasa. Foto/Reprodução: Nasa

Comments

Comentários