(Maju Coutinho é uma das personalidades cadastradas no site. Foto: Divulgação)
Em resposta a invisibilização de personalidades pretas na mídia, os coletivos Publicitários Negros e Gana se reuniram para publicar uma lista com personalidades afro-brasileiras. Separadas em categorias que vão desde política até empreendedores e influenciadores, o site é um manifesto que dá voz a essa população preta. A plataforma foi ao ar hoje, 23 de dezembro, e está sendo divulgada em primeira mão pelo Site Mundo Negro.
Notícias Relacionadas
Zileide Silva recebe primeiro Prêmio Glória Maria de Jornalismo na Câmara dos Deputados
Whoopi Goldberg lança rede global de esportes femininos e promete visibilidade inédita para atletas ao redor do mundo
Nomes como Monique Evelle, Erica Malunguinho, Aurea Carolina, João Diamante e Rene Silva fazem parte da lista, que demonstra que pretos não são referência apenas em pautas raciais. “Somos mais do que os negros que são capazes de falar sobre racismo, os LGBTQIA+ experts no debate sobre homofobia e os PCDs que são convidados para debates que falem sobre a falta de acessibilidade. Somos comunicadores, teóricos e detentores de um conhecimento para além de nossa representação social”, aponta o manifesto.
Segundo a organização, a plataforma se faz necessária neste momento, para que não deixemos cair no esquecimento a existência e resistência de pessoas como nós, que atuam em diversas frentes e que demonstram o mesmo ou até maior potencial do que os escolhidos por veículos compostos majoritariamente por pessoas dentro do “padrão”.
Segundo a organização, outras categorias e outras personalidades serão contempladas em 2020, mas a urgência deste posicionamento só os permitiu chegar a esta primeira lista, que promete ser ainda mais ampla em 2020. Para saber quem são as personalidades e conhecer mais sobre o projeto, acesse: https://www.negrosbrasileiros.com.br.
Notícias Recentes
Economia Inclusiva: O papel das mulheres negras no fortalecimento do mercado brasileiro
'Vim De Lá: Comidas Pretas': Mariana Bispo apresenta especial sobre gastronomia brasileira com origem africana