Encontro Internacional de Mulheres Negras reúne 150 ativistas da América Latina e Caribe na Bahia

0
Encontro Internacional de Mulheres Negras reúne 150 ativistas da América Latina e Caribe na Bahia
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O encontro celebra os 30 anos da Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diáspora

Durante os dias 18 e 20 de novembro, acontece o encontro de 30 anos da  Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diáspora. O evento reunirá mais de 150 ativistas negras, de dezenas de países que compõem a Red, na Costa do Sauípe, município de Mata de São João (BA).

O encontro será realizado com o objetivo de refletir e fortalecer a trajetória organizacional e política da Red, além de estabelecer estratégias para ampliar a incidência de mulheres negras e afrodescendentes durante os próximos 10 anos.

A Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diáspora é um espaço de articulação e empoderamento de mulheres afro-latino-americanas, afro-caribenhas e da diáspora, para a construção e reconhecimento de sociedades democráticas, equitativas, justas, multiculturais, livres de racismo, discriminação racial, sexismo e exclusão, e promoção da interculturalidade. 

A organização nasceu durante o Primeiro Encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas realizado na República Dominicana em 1992. No mesmo encontro, o 25 de Julho foi instituído como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.

Desde 2018 o Brasil passou a ser considerado uma sub-região da Red de Mujeres Afrolatinoamericanas, Afrocaribeñas y de la Diáspora, saindo da região Cone Sul, e passando a ter sua própria coordenação sub-regional, ocupada por Valdecir Nascimento, idealizadora e fundadora do Odara – Instituto da Mulher Negra, ativista que também esteve presente em 1992, na criação da Red e instituição do 25 de Julho.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display