“Juntos a magia acontece”: especial da Globo tem a família negra que a gente tanto esperou

0
“Juntos a magia acontece”: especial da Globo tem a família negra que a gente tanto esperou

Deixe o pacote de lenço do lado do sofá aos assistir “Junto a Magia Acontece”, especial de final de ano que a Globo exibirá na noite do Natal. Ah e chame a família para se emocionar com você. E não é sobre drama é sobre representatividade.

O elenco em si, já emociona.

Milton Gonçalves, Zezé Motta, Camila Pitanga, Fabrício Boliveira, Luciano Quirino e a talentosa estreante Gabriely Mota formam uma família negra, mas sem um milímetro de estereótipos que vemos na TV e no Cinema.

Há uma pequena tensão racial em alguns momentos, mas já é de se esperar, afinal Papai Noel Negro, um dos temas do programa,  em um país como Brasil nunca seria uma unanimidade.

No entanto, o fato do núcleo familiar ser 100% negro, algo raríssimo de se ver na TV aberta, faz a narrativa nos deixar com a impressão que somos parentes daquelas pessoas.

O texto de Cleissa Regina Martins não decepciona. A trama flui por conter nuances de dramas familiares que intercalam a relação de todos eles, como pais, filhos, irmãos. Parece tolo, mas são textos assim que mostram que famílias negras são como as outras. Nós amamos, somos solidários, temos empatia e gostamos de união, de alegria e de uma mesa farta no Natal.

Cleissa Regina Martins – revelada pelo Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual, uma parceria da Globo com a FLUP (Festa Literária das Periferias)
Foto: Estevam Avellar/Globo

A relação de Vera (Camila Pitanga) e o irmão André (Fabrício Boliveira) é complexa, e é interessante ver como a questão de gênero aparece de maneira sutil, mas certeira, na maneira como os dois filhos foram criados.

As crianças do programa são um show a parte. Todas negras, crespas e muito empoderadas.

Como fazer as crianças sentirem o espírito de natal competindo com smartphones e tablets? Sim, esse tema inclui todas as crianças, incluindo as negras.  Agora o que as crianças negras querem de Natal? Aí há algumas diferenças e o momento que elas falam sobre seus desejos de Natal é um dos mais bonitos do especial.

A trilha sonora também é quase um personagem à parte. Há trechos sem diálogos onde a música vai fazer seus olhos encherem de lágrimas.

O responsável é Plínio Profeta. “Quando Maria me contou da história, a questão da representatividade veio muito forte à mente. Por isso, convidei a Agnes Nunes, cantora paraibana, de 17 anos, para gravar ‘Rua Enfeitada’, e a Luedji Luna, que interpreta ‘Asas’, composição dela”, explica Plínio.

Kenia Maria: o detalhe que não aparece na tela, mas fez toda diferença

Kenia Maria, porta voz da ONU Mulheres e consultora da Globo, foi responsável pelas pesquisas que envolveram o desenvolvimento de “Juntos a Magia Acontece”.

Kenia Maria, consultora da Globo (Foto: Reprodução Instagram)

“A Monica Albuquerque , Diretora de Desenvolvimento e Acompanhamento Artístico (DAA) da Globo, me convidou para participar desse projeto. Todas as vezes que conversamos eu falei para ela que a Globo tem que ter um compromisso com a comunidade negra que é a maioria da população, que estamos na Década do Afro Descendentes” detalha Kenia que ficou envolvida no especial de julho à dezembro.

“Eu estava presente quando a Cleissa, autora que surge da Flup, teve seu texto escolhido pela Globo para o projeto e nós trocamos aquele olhar que temos quando somos únicos. Troquei muito com ela. Participei da leitura de textos. O cuidado desde o  tamanho da árvore de Natal, sou uma mulher negra que nasceu no subúrbio e lá as árvores são grandes, mostram que a gente consome, e eu falei muito de Black Money, de ter comerciantes negros, de ser em Madureira. Era preciso apontar as questões sociais, mas é importante mostrar que a gente consome” ressalta a pesquisadora.

O projeto tem patrocínio da Coca-cola . “A série emociona, fala de amor entre homens pretos, família preta e dinheiro. A Coca Cola entendeu que nos consumimos e isso não é sobre amor, afro-brasileiros movimentam por ano 1,8 trilhão”, finaliza Kenia.

O especial vai ao ar no dia 25 de dezembro, depois de ‘Amor de Mãe’. 

 

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display