Negros brasileiros: Projeto exalta talentos negros que foram destaque em 2019

0
1258
Maju Coutinho
Maju Coutinho

(Maju Coutinho é uma das personalidades cadastradas no site. Foto: Divulgação)

Em resposta a invisibilização de personalidades pretas na mídia, os coletivos Publicitários Negros e Gana se reuniram para publicar uma lista com personalidades afro-brasileiras. Separadas em categorias que vão desde política até empreendedores e influenciadores, o site é um  manifesto que dá voz a essa população preta. A plataforma foi ao ar hoje, 23 de dezembro, e está sendo divulgada em primeira mão pelo Site Mundo Negro.

Nomes como Monique Evelle, Erica Malunguinho, Aurea Carolina, João Diamante e Rene Silva fazem parte da lista, que demonstra que pretos não são referência apenas em pautas raciais. “Somos mais do que os negros que são capazes de falar sobre racismo, os LGBTQIA+ experts no debate sobre homofobia e os PCDs que são convidados para debates que falem sobre a falta de acessibilidade. Somos comunicadores, teóricos e detentores de um conhecimento para além de nossa representação social”, aponta o manifesto.

Segundo a organização, a plataforma se faz necessária neste momento, para que não deixemos cair no esquecimento a existência e resistência de pessoas como nós, que atuam em diversas frentes e que demonstram o mesmo ou até maior potencial do que os escolhidos por veículos compostos majoritariamente por pessoas dentro do “padrão”.

Segundo a organização, outras categorias e outras personalidades serão contempladas em 2020, mas a urgência deste posicionamento só os permitiu chegar a esta primeira lista, que promete ser ainda mais ampla em 2020. Para saber quem são as personalidades e conhecer mais sobre o projeto, acesse: https://www.negrosbrasileiros.com.br.

Comments

Artigo anteriorInspirada pela trajetória do MC, Rincon Sapiência lança colab com Kanui
Próximo artigoNatal Black: Filmes de Natal com elenco negro na Netflix
Tássia di Carvalho é graduada em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, além de possuir MBA em Mídias Sociais e especialização em Marketing Digital e Cultura Contemporânea. Criou a Agência Is em junho de 2016, assim que saiu do Jornal O Dia, aonde era colunista e repórter. No periódico, ela cobria o lado positivo de favelas e periferias e percebeu um nicho em que poderia atuar, ajudando os pequenos projetos que inseria nas páginas da publicação. Em pouco tempo, viu que a demanda na área de comunicação era necessidade em diversas organizações do terceiro setor e de ações de impacto social. Em três anos, a Is já contabiliza mais de 35 clientes, desde os pequenos projetos que ela queria ajudar até grandes organizações de renome internacional como British Council, BrazilFoundation, Favela Mundo e FLUP. Palestrou em grandes eventos como TEDxPedra do Sal, MindTalk e BlackTalks.