
Anúncio foi feito nas redes sociais do presidente da Fundação Palmares na noite de terça-feira (17).
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, anunciou nesta terça-feira em sua conta no Twitter que vai processar Martinho da Vila por crime de racismo. Isso porque Martinho da Vila se referiu a Camargo como “preto de alma branca” em sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura na noite de segunda-feira (16).
Notícias Relacionadas



Em resposta à pergunta da jornalista Vera Magalhães sobre os retrocessos nas políticas de ações afirmativas no governo Bolsonaro e, em especial, às ações de Sérgio Camargo à frente da Palmares, Martinho disse: “Botaram aquele cara lá, o [Sérgio] Camargo, bolsonarista radical. Ele é um ‘preto de alma branca’, como se diz. Ele gostaria de ser branco, acha que é branco, se sente branco. […] Para mim, a Fundação Palmares não existe mais.”
“Ingressarei na Justiça com ação cível por danos morais contra Martinho da Vila, que atacou a minha honra com o uso da expressão ‘preto de alma branca'”, disse Camargo, mostrando a epígrafe da ação, que contém uma frase atribuída ao ator Morgan Freeman. “O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Branca ou Amarela, e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece”. Se em algum momento o ator americano realmente acreditou que o racismo acabaria se parássemos de falar nele, uma rápida passada em seu perfil nas redes sociais demonstra que ele não pensa mais assim. Postagens relembrando a importância de Nelson Mandela e comemorando a prisão do assassino de George Floyd e em apoio ao movimento Black Lives Matter recheiam o perfil do ator.
No Twitter, o presidente da Fundação Palmares afirma ainda que vai entrar com um processo também na justiça criminal, além da ação indenizatória na esfera cível.
Notícias Recentes


