Anúncio foi feito nas redes sociais do presidente da Fundação Palmares na noite de terça-feira (17).
O presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, anunciou nesta terça-feira em sua conta no Twitter que vai processar Martinho da Vila por crime de racismo. Isso porque Martinho da Vila se referiu a Camargo como “preto de alma branca” em sua participação no programa Roda Viva, da TV Cultura na noite de segunda-feira (16).
Notícias Relacionadas
Lula assina acordo histórico com comunidades quilombolas de Alcântara e Anielle celebra: "seguiremos trabalhando"
Rock in Rio 2024: Will Smith, Tyla, Akon e IZA estão entre as principais atrações da segunda semana do festival
Em resposta à pergunta da jornalista Vera Magalhães sobre os retrocessos nas políticas de ações afirmativas no governo Bolsonaro e, em especial, às ações de Sérgio Camargo à frente da Palmares, Martinho disse: “Botaram aquele cara lá, o [Sérgio] Camargo, bolsonarista radical. Ele é um ‘preto de alma branca’, como se diz. Ele gostaria de ser branco, acha que é branco, se sente branco. […] Para mim, a Fundação Palmares não existe mais.”
“Ingressarei na Justiça com ação cível por danos morais contra Martinho da Vila, que atacou a minha honra com o uso da expressão ‘preto de alma branca'”, disse Camargo, mostrando a epígrafe da ação, que contém uma frase atribuída ao ator Morgan Freeman. “O dia em que pararmos de nos preocupar com Consciência Negra, Branca ou Amarela, e nos preocuparmos com Consciência Humana, o racismo desaparece”. Se em algum momento o ator americano realmente acreditou que o racismo acabaria se parássemos de falar nele, uma rápida passada em seu perfil nas redes sociais demonstra que ele não pensa mais assim. Postagens relembrando a importância de Nelson Mandela e comemorando a prisão do assassino de George Floyd e em apoio ao movimento Black Lives Matter recheiam o perfil do ator.
No Twitter, o presidente da Fundação Palmares afirma ainda que vai entrar com um processo também na justiça criminal, além da ação indenizatória na esfera cível.
Notícias Recentes
Lula assina acordo histórico com comunidades quilombolas de Alcântara e Anielle celebra: "seguiremos trabalhando"
Rock in Rio 2024: Will Smith, Tyla, Akon e IZA estão entre as principais atrações da segunda semana do festival