O ano de 2022 chegou ao final. Dentro dos últimos 12 meses acompanhamos as transformações no cenário nacional e internacional. Passamos por destaques no campo da política, música e entretenimento. Foi um ano de celebrações, boas-vindas, mas também de despedidas. Por isso, elencamos essa lista com os 10 acontecimentos que surpreenderam, chocaram e emocionaram a comunidade negra ao longo do ano.

10 – Will Smith e o tapa em Chris Rock no Oscar 2022

Em março, durante a 94ª edição do Oscar, Will Smith, 54, se tornou o assunto mais comentado do mundo ao agredir Chris Rock, 57, no palco da premiação. Na mesma noite, Will venceu o prêmio de ‘Melhor Ator’ pela atuação em ‘King Richard: Criando Campeãs’. Apesar das desculpas, Smith foi banido da premiação e de todos os eventos realizados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood por 10 anos.

Notícias Relacionadas


“Respondi diretamente ao aviso de audiência disciplinar da Academia e aceitarei integralmente todas e quaisquer consequências por minha conduta. Minhas ações na apresentação do 94º Oscar foram chocantes, dolorosas e imperdoáveis. A lista daqueles que machuquei é longa e inclui Chris (Rock), sua família, muitos de meus queridos amigos e entes queridos, todos os presentes e o público global em casa“, disse Will após o ocorrido.

Foto: Brian Snyder/Reuters.

9 – Elza Soares morre aos 91 anos

Em janeiro deste ano, o Brasil chorou com a morte de Elza Soares. “É com muita tristeza e pesar que informamos o falecimento da cantora e compositora Elza Soares, aos 91 anos, às 15 horas e 45 minutos em sua casa, no Rio de Janeiro, por causas naturais”, informou o comunicado oficial nas redes da cantora. “Ícone da música brasileira, considerada uma das maiores artistas do mundo, a cantora eleita como a Voz do Milênio teve uma vida apoteótica, intensa, que emocionou o mundo com sua voz, sua força e sua determinação”, completou anúncio. Através de sua arte, Elza inspirou uma geração inteira de pessoas através do tempo.

Foto: Reprodução / Instagram / Elza Soares.

8 – IZA anuncia fim do casamento com Sergio Santos

Em outubro, IZA, 32, surpreendeu o público ao anunciar o fim de seu casamento com o produtor Sergio Santos, 35. “A vida é feita de ciclos e vocês sabem o quanto sou honesta quando compartilho cada um deles com vocês aqui”, disse a cantora. “Sempre respeito meu tempo e dessa vez não foi diferente, continuo acreditando que o mais intimo precisa ser processado dentro da gente, antes de tudo”. Apesar do fim do relacionamento, IZA comunicou que ela e Sérgio continuam se respeitando e se admirando. “Então, agora me sinto pronta pra dividir com vocês que eu e Sérgio não somos mais um casal. Temos uma história linda de amor, cumplicidade e parceria, e estamos ressignificando essa relação como duas pessoas que se respeitam e se admiram, mas em novos caminhos”, destacou a cantora.

Foto: Reprodução / Redes Sociais.

7 – Milton Gonçalves morre aos 88 anos

No mês de maio, o grande ator Milton Gonçalves nos deixou aos 88 anos. De acordo com familiares do artista, ele faleceu por consequências de problemas de saúde que vinha enfrentando após passar por um AVC, em 2020. Milton nasceu em 9 de dezembro de 1933, em Minas Gerais. O artista teve uma trajetória longa como ator, diretor, produtor e dublador.

Milton Gonçalves. Foto: Globo / João Cotta.

6 – Nasce o 1º filho de Rihanna

Fruto do relacionamento com A$AP Rocky, 34, o primeiro filho de Rihanna, 34, nasceu em maio. De acordo com o TMZ, o bebê nasceu no dia 13, em Los Angeles. Publicação declarou ainda que se trata de um menino, ainda sem nome revelado.

Rihanna e ASAP ROCKY. Foto: Diggzy / People.

5 – Pelé, o maior jogador de futebol do mundo, morre aos 82 anos

O mundo se despediu de um dos maiores atletas da humanidade. Morreu no dia 29 de dezembro, aos 82 anos, o astro do futebol Edson Arantes do Nascimento, conhecido mundialmente como Pelé. Ele estava internado, há quase 1 mês, no hospital Albert Einstein, em São Paulo, e lutava contra um câncer de intestino.

Foto: Friedemann Vogel/Getty Images.

4 – ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ é lançado com homenagem a Chadwick Boseman

O filme negro de maior sucesso em 2022, ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ foi lançado em novembro após uma espera de 4 anos. A obra, que se tornou uma das maiores bilheterias da Marvel, trazia desafios e preocupações imensas. Primeiro, promover uma homenagem digna a Chadwick Boseman e segundo, suscitar no espectador o desejo de continuar apostando na franquia. Superando os clichês em filmes de super herói, a obra se consolidou como uma produção monumental sobre a força em meio ao luto.

Angela Basset em ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’. Foto: Marvel Studios.

3 – Beyoncé lança o álbum ‘Renaissance’

O disco negro de maior impacto e o mais aclamado do ano, ‘Renaissance’, de Beyoncé, 41, foi lançado em julho. “Eu agradeço a cada um que deu uma bronca naqueles que tentaram dar aquela espiadinha antes da hora. Isso significa tudo para mim. Obrigado pelo apoio inabalável de vocês. Obrigada por serem pacientes”, disse Queen B ao disponibilizar o projeto. “Nós vamos aproveitar e curtir a música. Eu vou continuar dando tudo de mim e fazer o meu melhor para levar alegria a vocês. Amo vocês profundamente”, concluiu.

Foto: Divulgação.

2 – Viola Davis lança ‘A Mulher Rei’ com passagem pelo Brasil

Em setembro, Viola Davis, 57, fez uma passagem histórica pelo Brasil com o objetivo de divulgar o lançamento do filme ‘A Mulher Rei’. “Parece que vocês estão sempre festejando”, disse a estrela em nosso país. “Esse filme é espetacular porque tem de tudo. Tem humor, tem ação, tem emoção. Eu tenho esperança de que esse primeiro passo com o ‘A Mulher Rei’ abra portas. Porque o que a gente entende é que esse tipo de filme que nossa comunidade quer e eu enfatizo de que o filme tem que fazer, dinheiro”.

Foto: Divulgação

1 – ‘Medida Provisória’ é lançado e se torna um grande sucesso no Brasil

Lançado com um número recorde de profissionais negros na frente e por trás das câmeras, ‘Medida Provisória’ se tornou um grande sucesso de público e crítica no Brasil.  “Esse filme, apesar de falar de violência urbana, as armas que aparecem são com um propósito muito específico, uma mensagem muito específica. Não é à toa o Emicida troca uma arma por um livro. Nos queremos ir além da dor e mostrar nossas potências e o caminho que a gente sonha”, diz o diretor Lázaro Ramos, 44.

Cena do filme ‘Medida Provisória’ (2022). Foto: Divulgação.

Notícias Recentes

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments