Home Blog Page 724

Em carta entregue ao Papa, Educafro pede que ele cobre antirracismo de presidenciáveis

0
Foto: Filippo MONTEFORTE / AFP

O movimento Educafro entregou uma carta ao Papa Francisco nesta quarta-feira (21), para que ele cobre os candidatos à Presidência a implementarem a pauta antirracista no plano de governo. Entre os dias 22 e 24 de setembro, haverá o encontro da “Economia de Francisco“, em Assis, na Itália, com a presença do Papa e de ativistas da América Latina, para discutir uma economia mundial mais justa.

Na carta entregue ao Papa, ativistas negros escreveram que os candidatos devem detalhar os investimentos nas políticas públicas para ações afirmativas contra o racismo. “Em sintonia com a mensagem de Jesus Cristo que prioriza o atendimento aos mais pobres”, afirmaram.

Os ativistas também mencionaram a vereadora Marielle Franco. Assassinada há quatro anos e meio, o crime ainda não foi solucionado. “Cobre o compromisso de todos os presidenciáveis de se concluir o inquérito, julgamento e prisão dos mandantes do assassinato”.

Eles também denunciaram que “quase 100 parlamentares afro-brasileiros, eleitos pelo povo, de 2018 a 2022, estão sendo perseguidos, como o caso do vereador Renato Freitas de Curitiba, ou assassinados, como o caso de Marielle Franco, por racismo ou por crimes de ódio político, por lutarem por um mundo melhor”.

Segundo a Educafro, “essa carta tem tudo para fazer uma mexida nas eleições brasileiras, pois ela denuncia o sistema político que é excludente, gerando estragos na vida do povo afro-brasileiro”.

A carta foi assinada por Frei David, diretor-executivo da Educafro, e os ativistas que estarão na “Economia de Francisco” são: Dione Valesca, Gilvan Vieira, Renato Freitas, Ewerton Carvalho, Samuel Emilio, Pedro Mattosinhos, e Keit Lima. A delegação brasileira deve contar com cem jovens.

Leia a carta na íntegra aqui.

Produtora de 007 diz que idade impede que Idris Elba seja o novo James Bond

0
Foto: reprodução

Em entrevista à Variety, a produtora Barbara Broccoli afirmou que a idade de Elba se tornou impeditivo porque um ator terá de se comprometer por, pelo menos, dez anos à franquia

Idris Elba, de 50 anos, estava cotado como favorito do público para viver James Bond nos cinemas, mas uma nova informação tirou as esperanças de quem ainda achava que ele viveria o protagonista de 007. Em entrevista para a revista Variety, a produtora do filme, Barbara Broccoli, afirmou que a idade do ator acabou deixando-o de fora da lista de possíveis protagonistas.

A justificativa é de que para viver James Bond, um ator precisa se comprometer com a franquia por pelo menos dez anos. “Nós amamos Idris,” disse Broccoli. “A questão é, [sua escalação] vai ficar fora [do que queremos] por alguns anos,” continuou.  “Quando escolhemos Bond, é um comprometimento de 10 a 12 anos. Então o ator provavelmente pensa ‘quero mesmo isso pra mim?’ Nem todo mundo quer fazer isso. Foi difícil garantir [que Daniel Craig fizesse],” completou a produtora.

Recentemente, surgiram rumores de que o ator teria desistido de interpretar James Bond nos cinemas. Em agosto, o portal Daily Mail afirmou que “Elba optou por não entrar em outra franquia cinematográfica”.

Anielle Franco é homenageada no Prêmio Inspiradoras por atuar pela manutenção da democracia

0
Foto: Mariana Pekin.

A educadora Anielle Franco, diretora Executiva do Instituto Marielle Franco, foi homenageada  como hor concours por trabalhar pela manutenção da democracia brasileira durante o Prêmio Inspiradoras, realizado na Casa Natura Musical, em São Paulo, nesta quarta-feira (20).

Ao subir no palco, Anielle recebeu uma mensagem gravada da intelectual e ativista Suelli Carneiro, que a agradeceu pela sua luta à frente do Instituto. O prêmio é uma iniciativa realizada por uma parceria entre Universa e o Instituto Avon. Além disso, a irmã de Marielle Franco será uma das personalidades homenageadas durante o Recognition Weekend 2022, que começa na sexta-feira, 30 de setembro, e vai até segunda-feira, 3 de outubro, na cidade de Nova York.

“Quando minha irmã foi tirada de nós de forma violenta, eu tinha duas escolhas: a de deixar que me calassem e a de ecoar a minha voz, da minhã irmã e de muitas mulheres negras. E foi isso que eu fiz. Esse prêmio é pela minha irmã, por mim e por todas aquelas mulheres que acreditam que há esperança”, disse Anielle nas redes sociais.

Anielle está na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, ocupando a sexta colocação no MIPAD (Most influential People of African Descent). Vale lembrar que essa premiação comemora cinco anos de trabalho em apoio à Década Internacional dos Afrodescendentes (2015 a 2024), conforme proclamado pela Resolução 68/237 da Assembleia Geral da ONU.

Amazônia Legal é a região que mais mata crianças e adolescentes; quilombolas e indígenas são os mais afetados

0
Foto: Paulo Hebmüller/AmReal

Mortes violentas de crianças e adolescentes na Amazônia Legal – que engloba a região Norte, Mato Grosso e o Maranhão – foram 34,3% maior que a média nacional, em 2021, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta quarta-feira (21).

No Brasil, foram registradas 8,7 mortes violentas de crianças e adolescentes a cada 100 mil pessoas de 0 a 19 anos, mas na Amazônia Legal, a taxa chegou a 11,1 casos por 100 mil, na mesma faixa etária, um percentual bem maior.

São consideradas mortes violentas: homicídios dolosos (quando há intenção), mortes em decorrência de intervenção policial, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.

Os dados também indicam que a região concentra 20,7% das mortes violentas intencionais de crianças e adolescentes do país, sendo que o território da Amazônia Legal registra 16,3% de crianças e adolescentes. 

A Amazônia Legal tem sido exposta a uma atuação cada vez mais intensa de garimpo e grilagem de terras, por exemplo. Entre 2020 e 2021 houve um aumento de 55% nos assassinatos na região. As comunidades nas cidades e na floresta, entre povos ribeirinhos, quilombolas e indígenas, são as mais afetadas com suas crianças e adolescentes, nessa violência.

A violência sexual também é um indicador preocupante contra esses grupos. Ainda segundo os dados, a taxa de estupros é 7,6% maior que a média nacional, sendo 90,9 estupros a cada 100 mil crianças e adolescentes. A média nacional é de 85,5 por 100 mil habitantes. Nove em cada dez vítimas são meninas.

“O Guarda-Costas”: filme com Whitney Houston completa 30 anos e será reexibido nos cinemas

0
Foto: Divulgação.

O clássico do cinema mundial “O Guarda-Costas”, filme com Whitney Houston e Kevin Costner, vai ser reexibido por dois dias nos cinemas, nos dias 6 e 9 de novembro, em comemoração aos 30 anos do filme. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pelo perfil de Whitney no Instagram. A divulgação fala em exibição mundial, mas ainda não há informações específicas sobre a reexibição no Brasil.

O filme conta a história de Rachel Marron, uma superestrela da música/cinema em seu auge, que é muito amada pelos fãs, mas tem alguém que quer matá-la, o que faz com que ela contrate um guarda-costas. Kevin Costner vive um ex-agente do Serviço Secreto que será encarrecado da segurança de Rachel. O que eles não esperam é se apaixonarem e viverem esse amor intensamente.

O álbum que acompanha o filme, conta com o clássico I Will Always Love You e é a trilha sonora mais vendida de todos os tempos e empatada como o 13º disco mais vendido na história dos EUA.

O anúncio da reexibição do filme chega no rastro da divulgação de I Wanna Dance With Somebody, filme biográfico sobre a vida de Whitney anunciado na última semana.

https://www.instagram.com/p/CiiF7OhjVwK/

Jay-Z doa US$ 1 mil em Bitcoin a moradores de conjunto habitacional onde cresceu

0
Foto: Reprodução

Em parceria com Jack Dorsey, fundador do Twitter, o empresário e rapper Jay-Z fez a doação para os moradores que concluíram o curso de alfabetização financeira

Jay-Z está contribuindo com o desenvolvimento da comunidade onde cresceu. No último final de semana, o bilionário declarou que vai doar US$ 1 mil em Bitcoin para os moradores do conjunto habitacional Marcy Houses, localizado no Brooklyn, em Nova York, nos EUA. A verba é destinada aos residentes do local onde Jay-Z cresceu que estão participando do programa de alfabetização financeira lançado por bilionários americanos em meados de 2022, quando o rapper anunciou a criação da Bitcoin Academy.

O objetivo da doação, realizada em parceria com Jack Dorsey, fundador do Twitter, é incentivar as pessoas que participaram do curso a iniciar seu processo de investimento em criptomoedas, colocando em prática o que aprenderam durante na Bitcoin Academy.

Gloria Carter, mãe do rapper, falou sobre a resposta dos moradores a respeito da iniciativa: “As mais de 350 pessoas que participaram das aulas da Bitcoin Academy nos informam que essa educação é importante para eles – e que importa”.

Ao Business Insider, Jay-Z reforçou que outros recursos também são necessários para o desenvolvimento da comunidade como um todo: “O que importa também é fornecer os recursos necessários, como jantar, creche, dispositivos, acesso à internet, equipe e instrutores dedicados para que o maior número possível de pessoas possa participar presencialmente e online. Sou muito grato à comunidade que se uniu para que isso acontecesse e, principalmente, a todos os participantes das aulas que agora estão mais capacitados para tomar suas próprias decisões financeiras com mais conhecimento. Conhecimento é poder. Agora cabe a todos que participaram capacitar e preparar a próxima geração”, detalhou o presidente da Fundação Shawn Carter.

Brilliance : Will Smith vai produzir e pode estrelar novo filme de herói da Paramount

0
Foto: Reprodução.

O ator Will Smith vai assumir a produção do filme Brilliance, seu primeiro trabalho depois do tapa em Chris Rock, na cerimônia do Oscar deste ano. O longa é uma adaptação da Paramount Pictures do romance de Marcus Sakey, e será dirigido por Sharmeen Obaid-Chinoy (Ms. Marvel), e roteiro de Akiva Goldsman, que já trabalhou com Smith em Eu RobôEu Sou a Lenda e Hancock. As informações são do site Deadline.

Brilliance vai contar a história de um futuro onde 1% das crianças nascem com superpoderes. Nesse contexto, essas pessoas neuroatípicas, antes demonizadas pela sociedade como “anormais”, estão ameaçando o status quo da população “normal” com seus dons únicos. Eles são oficialmente rotulados como “Brilhantes” e passam a ser rastreados pelo governo.

Smith também deve interpretar o herói do filme, um agente federal que trabalha para o Departamento de Análise e Resposta. Seu trabalho é rastrear e eliminar criminosos brilhantes que usam seus dons para o mal. O próprio agente é um brilhante, com um dom para a análise preditiva que lhe permite ver o que vai acontecer antes que aconteça e reagir preventivamente. Ele também é pai de uma filha brilhante.

Ao se infiltrar em um grupo radical de Brilhantes que planejam incitar uma guerra civil, ele usa seus próprios dons contra seus inimigos Brilhantes, como um assassino que percebe o tempo mais rápido que seus oponentes. 

John Boyega revela que só namora com mulheres negras: “É sobre química”

0
John Boyega. Foto: Getty Images.

Numa recente entrevista para a revista GQ Britânica, o ator John Boyega revelou que só se relaciona com mulheres negras. “Apenas pretas”, disse o astro de ‘A Mulher Rei’, que chega aos 30 anos como um dos maiores destaques em Hollywood. “Então, é sobre química, personalidade, objetivos. Existe uma sinergia? Posso ajudar? Pode me ajudar?”.

“Sou muito disciplinado no tipo de mulher com quem converso. Elas não querem você em seus negócios”, continuou Boyega. Segundo ele, a busca pelo amor se tornou um foco em sua vida assim que chegou aos 30 anos, o que pra ele, é uma mudança radical, considerando que sempre focou os objetivos em sua carreira e trabalho.

“Ambos são uma prioridade”, disse o ator ao ser questionado sobre amor e trabalho. “Isso mudou. Eu tenho 30 agora. A partir dos 28, trabalhei apenas para conseguir a paz e me recompor. Me movendo com honestidade e transparência. Sem engano. Sem mentir. E me dedicar ao que me comprometo. Quero dizer, essa é a preparação mental, mas o amorVamos, [sou] iorubá”, acrescentou ele. “Quando eu estava na faculdade, eu era o cara. Eu tive muitas esposas.”

Esta não é a primeira vez que John Boyega revela que só namora com mulheres negras. Anteriormente ele já tinha comentado que gostava de mulheres com um ‘alto nível de melanina’. “Bem marrom e com curvas, níveis de melanina na casa dos 75%”, brincou o artista em entrevista com Bevy Smith.

Filósofa Sueli Carneiro recebe título de doutora honoris causa na UnB

0
Foto: Zé Carlos Barretta/Folhapress

Aos 72 anos, filósofa e ativista será homenageada pela trajetória na luta em favor dos direitos das mulheres negras

A escritora, filósofa e ativista Sueli Carneiro receberá na próxima quarta-feira, 21, o título de Doutora Honoris Causa concedido pela Universidade de Brasília. A homenagem, proposta pelo programa de Direitos Humanos da UnB, reconhece a trajetória da fundadora do Geledés, em 1988, primeira organização negra e feminista independente de São Paulo.

Uma das maiores expoentes do pensamento negro brasileiro, Carneiro é autora de oito livros e vários artigos sobre o racismo no país. A filósofa defendeu, em 2005, a tese A fundação do Outro como Não-Ser como fundamento do Ser, no curso de Filosofia da Universidade de São Paulo, em que utiliza os conceitos de Dispositivo e Biopoder, de Michel Foucault, para analisar as relações raciais no Brasil. Em sua vasta publicação, defende a necessidade de enegrecer o feminismo e denuncia o apagamento ou epistemicídio (conceito do filósofo português Boaventura de Sousa Santos) de mulheres negras que chegam ao poder. 

Por sua obra e militância, a filósofa paulista recebeu vários prêmios, dentre eles: Prêmio Kalman Silvert (2021), Prêmio Especial Vladimir Herzog (2020), Prêmio Itaú Cultural 30 Anos (2017), Prêmio Benedito Galvão (2014) e Prêmio Direitos Humanos da República Francesa. Foi integrante do Conselho Nacional da Condição Feminina, onde criou o único programa brasileiro de orientação na área de saúde voltado para mulheres negras.

Fundadora do ID_BR, Luana Génot vence o Prêmio Empreendedor Social 2022

0
Foto: Pablo Bispo / Divulgação.

A empresária Luana Génot foi a vencedora do Prêmio Empreendedor Social 2022 dentro da categoria Direitos Humanos. O trabalho da executiva, à frente do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR), foi reconhecido por promover igualdade racial por meio da empregabilidade e educação. “Mais do que dizer não ao racismo, dizemos sim à igualdade racial e fico emocionada ao ver o trabalho que temos desenvolvido ao longo dos últimos seis anos sendo reconhecido ao lado de outras iniciativas tão importantes”, comemorou Génot nas redes sociais.

“Dizer sim para a igualdade racial não é só para os negros, indígenas e não brancos, mas de todos. Quando todo mundo diz sim, a raça não será mais impeditivo para ninguém”, disse Génot ao receber o troféu nesta última segunda-feira (19). “Espero que em 50 anos tenhamos algo próximo de 50% de representação negra, hoje temos menos de 5%”, destacou a empresária.

Génot é descrita como uma das gestoras mais importantes da atualidade na comunidade negra. Com o ID_BR, ela tem o desafio de dar continuidade ao trabalho de colocar mais pessoas negras e indígenas em cargos de liderança. “Temos trabalhado convencendo tomadores de de decisões a serem intencionais no direcionamento de oportunidades para pessoas negras e indígenas e esse prêmio nos dá ainda mais disposição para continuamos lutando para que a cada dia mais pessoas negras e indígenas tenham o poder da caneta”, disse a empresária.

A escolha do Prêmio Empreendedor Social 2022, organizado pela Folha de São Paulo, foi feita por um júri composto de personalidades e especialistas, que contou, entre outros, com empreendedores sociais, personalidades e atores do ecossistema de impacto social.

error: Content is protected !!