Home Blog Page 365

Gana aprova projeto de lei que prevê prisão de até três anos para pessoas LGBTQIA+

0
Foto: Emily Leshner/The Associated Press

Foi aprovado na última quarta-feira, 28, em Gana, um projeto de lei que prevê pena de até três anos de prisão para pessoas que se identificarem como LGBTQIA+ no país. O projeto, que recebeu apoio de uma coalizão formada por líderes tradicionais ganenses, cristãos e muçulmanos, também prevê pena de até cinco anos para pessoas que defenderem, promoverem ou financiarem os direitos de pessoas da comunidade.

O projeto de lei, chamado de Lei de Promoção dos Direitos Sexuais Humanos e dos Valores Familiares, é considerado um dos mais severos no continente e representa mais uma derrota sofrida pela comunidade LGBTQIA+ no país africano. Ao projeto foi apresentado ao parlamento pela primeira vez em 2021 e recebeu amplo apoio público, agora, deve ser apresentada ao presidente Presidente Nana Akufo-Addo para uma possível sanção. O líder ganense ainda não revelou se deve assinar o projeto.

De acordo com informações publicadas pela BBC África, a Anistia Internacional já havia alertado em março sobre o risco que o projeto de lei apresenta para a comunidade LGBQIA+ no país. Para o órgão, o projeto “representa ameaças significativas aos direitos e liberdades fundamentais”.

A ugandense, Winnie Byanyima, diretora executiva do UNAIDS, também emitiu uma declaração afirmando que a aprovação da lei que pune pessoas LGBTQIA+ “irá exacerbar o medo e o ódio, poderá incitar a violência contra outros cidadãos do Gana, e irá terá um impacto negativo na liberdade de expressão, na liberdade de circulação e na liberdade de associação.”.

Projeto de lei na Uganda prevê pena de morte

Em março de 2023, o parlamento de Uganda aprovou uma lei que prevê pena de morte para pessoas que se identificarem como LGBTQIAP+. O projeto de lei foi apresentado por Robina Rwakoojo, presidente para assuntos jurídicos e parlamentares. Segundo informações compartilhadas por O Globo, o documento aprovado afirma ainda que pessoas que se identificarem como LGBTQIA+ podem ser condenadas a até 20 anos de prisão. A presidente da Câmara de Uganda, Annet Anita Among afirmou que a lei foi aprovada em tempo recorde. A homossexualidade já era considerada ilegal no país da África Oriental.

A Uganda é um país cristão e conservador que vive uma onda homofóbica que também atravessa a África Oriental, onde está localizado. Agora, o projeto deve seguir para aprovação do presidente Yoweri Museveni, no poder há 37 anos.

Ao todo, 31 países africanos criminalizam pessoas LGBTQIA+ e vivem uma onda crescente de violência contra pessoas da comunidade.

Polícia prende suspeito de destruir carro usado no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes

0
Foto: Renan Olaz/Câmara Municipal do Rio

Na última quarta-feira, 28, em uma ação conjunta da Polícia Federal e do Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), foi preso Edilson Barbosa dos Santos, dono no ferro-velho acusado de fazer o desmanche do carro usado no assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes, ocorrido em março de 2018.

Conhecido pelo apelido de Orelha, o homem foi preso perto da casa em que mora no bairro de Santa Cruz da Serra, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. O suspeito foi levado para a Superintendência Regional da PF no Rio e, depois de cumpridos os trâmites iniciais, será levado para uma unidade do sistema prisional.

Edilson Barbosa do Santos – Foto: Reprodução

Em agosto do ano passado, o Ministério Público já havia recebido uma denúncia sobre Edilson Barbosa do Santos, que está sendo acusado de impedir e atrapalhar investigações depois de destruir o carro no Morro da Pedreira, na Zona Norte do Rio, de acordo com a denúncia oferecida pela força-tarefa do Gaeco. Ainda de acordo com a denúncia, no dia 16 de março de 2018, Ronnie Lessa e Elcio Vieira de Queiroz, acusados de serem atirador e motorista do duplo homicídio, entregaram o carro a Orelha, que deu sequência ao processo de desmanche.

O assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes completa seis anos no dia 14 de março, e, com a entrada da Polícia Federal nas investigações, em 2023, alguns avanços, como a delação premiada do ex-PM Élcio Queiroz, que dirigia o carro usado no crime. Em julho do ano passado, agentes da PF que participavam das investigações informaram que, na delação, Queiroz apontou o também ex-policial militar Ronnie Lessa como o autor dos assassinatos de Marielle e Anderson.

Além disso, durante a delação, Élcio contou que o dono de ferro-velho foi acionado pelo ex-bombeiro Maxwell Simões Corrêa, o Suel, que também está preso por participação no crime, para que os acusados pudessem se livrar do veículo usado no atentado contra a vereadora e seu motorista.

De acordo com informações publicadas pelo portal g1, Élcio de Queiroz afirmou que Orelha era dono de um agência de automóveis e depois teve um ferro-velho. Em seu depoimento, Élcio afirmou que dois dias depois do assassinato de Marielle e Anderson, ele e Ronnie Lessa levaram Orelha até uma praça na Avenida dos Italianos, em Rocha Miranda, onde o veículo usado no dia do crime estava.

Indicado ao Oscar 2024, Jon Batiste apresentará sua canção do filme ‘American Symphony’ na cerimônia

0
Foto: David Needleman/Divulgação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou, nesta quarta-feira (28), o nome dos artistas que se apresentarão no palco do Oscar 2024. Jon Batiste está entre os convidados para cantar a música ‘It Never Went Away’, indicado na categoria de Canção Original pelo documentário ‘American Symphony’, da Netflix. 

O filme também foi indicado na categoria de Melhor Documentário. A obra retrata a vida de Batiste, em 2022, quando o artista descobre que foi indicado a 11 Grammys, o ponto mais alto em toda sua carreira musical. Neste mesmo período, Suleika Jaouad, sua esposa, descobre que está com câncer de pulmão.

Apesar da turbulência na vida do casal neste período, Batiste compõe sua primeira sinfonia e Jaouad se submete ao tratamento. ‘It Never Went Away’, co-escrita pelo cantor, junto ao vocalista da banda Semisonic, Dan Wilson, reconhece esse momento delicado, mas celebra um amor duradouro e transcendente.

Além de Batiste, a Academia também anunciou a performance de Ryan Gosling para cantar ‘I’m Just Ken’ do filme ‘Barbie’, além das apresentações de Becky G, Billie Eilish e Finneas O’Connell, Scott George e os Osage Singers, e Mark Ronson, todos indicados na premiação.

A 96ª edição do Oscar será realizada no domingo, 10 de março, a partir das 20h no horário de Brasília.

‘Iwájú’: nova série infantil da Disney apresenta cidade futurista na Nigéria com aventuras tecnológicas e crítica social

0
Foto: Disney

A nova série de animação infantil do Disney+, Iwájú (“O futuro”, na língua yorubá) estreou na plataforma nesta quarta-feira (28) nos Estados Unidos. Com uma proposta afrofuturista, a produção feita em parceria com a empresa panafricana Kugalié, é ambientada na cidade de Lagos, na Nigéria, em um futuro cuja a tecnologia se tornaria uma aliada ao povo nigeriano, sem perder as tradições da cultura yorubá. No entanto, a trama também irá destacar a desigualdade social no decorrer dos seis episódios, que estarão disponíveis no Brasil a partir do dia 3 de abril.

Tola (Simisola Gbadamosi), é uma menina de 10 anos muito adorável e esperta, que mora numa ilha rica junto com o pai, mas sofre com a sua falta de atenção. Um empresário de sucesso, responsável por desenvolver uma inteligência artificial (IA) para transformar Lagos em uma cidade utópica, está focado em um novo projeto para melhorar a segurança de todos. Assim surge o Otin, um lagarto robótico, que com muitos poderes e habilidades, foi programado para cuidar de Tola.

No início, Lagos lembra uma versão infantil de Wakanda, uma cidade futurista, cheia de paisagens, carros voadores, hologramas, referências estéticas de cabelo, roupa e arquitetura, que traz sensação de pertencimento para a comunidade negra. Mas ao longo dos episódios, muitos desafios do cotidiano ganham força na trama quando Kole (Siji Soetan), se torna o melhor amigo de Tola. 

Um garoto prodígio autodidata em tecnologia, Kole trabalha na mansão de Tola e vão criando um laço de amizade muito forte. Porém, essa aproximação passa a incomodar o pai e a chamar atenção de criminosos, que conseguem através de um óculos, saber o patrimônio de cada pessoa antes de planejarem um sequestro. 

Em seis episódios, Iwájú irá mergulhar em diferentes aventuras entre Tola e Kole, mostrando a importância da amizade, da família, a crítica sobre a desigualdade social e o impacto disso por meio da tecnologia (ou a falta dela). 

Veja o trailer:

“Memórias Ancestrais: Histórias do Começo do Mundo” é o novo podcast da Casa do Saber com o Prof. Renato Noguera

0

A Casa do Saber anunciou o lançamento de “Memórias Ancestrais: Histórias do Começo do Mundo”, seu mais recente podcast original, disponível a partir de 04/03 e disponíveis para assinantes.

Neste programa, Renato Noguera, professor do departamento de Educação e Sociedade da UFRRJ, conduzirá os ouvintes por uma jornada pelas ideias e significados de três distintas tradições africanas: Kemet, Yorubá e Banto.

Por que estas histórias e ensinamentos, tão enraizados na cultura africana, ainda são menos conhecidos em comparação com suas contrapartes europeias e norte-americanas? Como essas narrativas milenares continuam a ressoar com as sensibilidades modernas, mesmo após séculos de distância?

Cada episódio trará uma análise de uma história específica, com contribuições de especialistas convidados, incluindo Iyá Paula de Odé, Mãe Flávia Pinto, Ana Sou, Rodrigo dos Santos e Glauce Pimenta Rosa.

EPISÓDIO 1 | Monogamia e a responsabilidade ao amar: Orunmilá e Odu, com Iyá Paula de Odé

EPISÓDIO 2 | Perder o controle e a razão: a fúria de Sekhmet, com Ana Sou

EPISÓDIO 3 | A língua como bênção e maldição: O banquete de Obatalá, com Mãe Flávia Pinto

EPISÓDIO 4 | Amar é se reconciliar com a vida: Ausar, Auset e Set, com Glauce Pimenta Rosa

EPISÓDIO 5 | Os monstros que não enfrentamos sós: Miseke e o trovão, com Rodrigo dos Santos

‘Me arrependo amargamente de algumas coisas que eu falei’, revela Rodriguinho em entrevista após sair do BBB 24

0
Foto: Globo/João Cotta

O cantor e compositor, Rodriguinho, foi o décimo eliminado do Big Brother Brasil na última terça-feira, 27. Ele estava no paredão contra Fernanda e Lucas e levou 78,23% dos votos para deixar o reality show. Rodriguinho se envolveu em algumas polêmicas durante o programa, como algumas falas sobre o corpo da modelo Yasmim Brunet, ele também tinha como rival no jogo o motorista de aplicativo, Davi Brito e em um momento de raiva chegou a dizer que bateria em Davi. Durante entrevista após sua saída do programa, o cantor afirmou que se arrepende de coisas que falou na casa.

Ao ser questionado sobre sua relação com Davi, Rodriguinho afirmou ainda que não tem qualquer problema com o motorista e que muitas vezes o brother lembrava seu filho: “Não tenho problema nenhum com o Davi, tanto é que ontem no discurso o Tadeu falou sobre isso. Eu não sei se o Davi tinha percebido, mas eu fiz questão de dizer para ele na minha saída: ‘Aquilo que ele falou foi para você, era o que eu falava de você [sobre ser como um filho]. Fiz isso também para deixa-lo ciente de que eu não tinha nenhum problema com ele”, afirmou.

“Ele é um cara que merece. Eu também falei dentro da casa que, se ele chegasse com o último discurso dele [de emparedado], que foi ‘Sou um menino humilde, que quero ser médico, que tenho os meus sonhos e quero mudar a vida da minha família’, com certeza a minha trajetória com ele seria muito diferente. Mas ele chegou com o discurso de: ‘Eu sou homem, eu falo na cara. Você é fraco’. Ele chegou dessa forma que, para mim, soou como um desrespeito naquela hora. E eu levei para o coração. Me arrependo amargamente, me envergonho de algumas coisas que eu falei, sim. Mas longe de mim fazer qualquer coisa com ele ou com qualquer pessoa ali dentro”, reforçou o cantor ao lembrar seus atritos com Davi.

Ao falar sobre seus arrependimentos durante a participação no BBB, o cantor revelou: “Me arrependo desses meus acessos de raiva, de falar que iria bater em um ou em outro. Me arrependo de não ter jogado da forma que eles estavam esperando”, afirmou. 

Rodriguinho também falou sobre sua relação com Pitel e Fernanda e contou que pretende manter a amizade com as duas quando elas saírem do programa: “Ela e a Fernanda são duas pessoas que eu quero para a vida”.

Outro assunto bastante comentado nas redes sociais foi o fato de Rodriguinho ser visto sentado durante os shows que aconteciam no programa. Sobre o assunto, o agora ex-BBB justificou: “Ali na casa eu tinha insônia, sempre dormia muito tarde e acordava muito cedo. Ficava capengando o dia inteiro e, quando começava a festa, eu já estava morto. Então, eu curtia três músicas e sentava. Esperava a casa abrir e entrava para o quarto para deitar. E nem sempre que deitava, dormia; às vezes ficava acordado até 7h da manhã, de novo. Então, é mais coisa da minha idade mesmo. Eu tenho 46 anos, mas é como se tivesse 80. Eu nunca vou alcançar a alegria daquele pessoal, porque tudo aquilo que eles estavam vendo para mim é algo muito comum. Eles ficavam eufóricos e não tem como eu ser assim. Eu não tenho idade nem energia para isso. Porém, gostei de todos os shows que eu assisti, todos mesmo”.

Taís Araújo está cotada para viver ‘Raquel’ no remake de ‘Vale Tudo’, diz jornal

0
Foto: Globo/ Maurício Fidalgo

Em informação publicada pelo Jornal Extra, a atriz Taís Araújo está cotada para viver a personagem ‘Raquel’ na novela ‘Vale Tudo’, mais um remake que deve ir ao ar na TV Globo. Segundo a matéria publicada pelo jornal, a emissora já iniciou os testes e a escalação do elenco ara a novela que deve estrear na televisão em 2025.

De acordo com a publicação, Taís Araújo é o nome mais cotado para o papel da mocinha ‘Raquel’, que foi interpretada em 1988 pela atriz Regina Duarte. Já Bella Campos, que ficou conhecida com a personagem ‘Muda’ em ‘Pantanal’ fez teste para viver Maria de Fátima, que na primeira versão era interpretada por Glória Pires.

Atualmente, Taís Araújo integra o time de jurados do ‘The Masked Singer Brasil’, transmitido nas tardes de domingo. Além disso, com a reprise da novela ‘Cheias de Charme’, que será transmitida após ao ‘Jornal Hoje’ a partir do dia 11 de março, o público poderá acompanhar o trabalho da atriz como Maria da Penha, ao lado de Leandra Leal (Rosário) e Isabelle Drummond (Maria Aparecida), que formam as ‘Empreguetes’.

O ator Cauã Reymond também está cotado para integrar o elenco do remake de ‘Vale Tudo’ no papel do mau-caráter César Ribeiro, personagem que foi vivido por Carlos Alberto Riccelli. Além disso, Débora Bloch, de 60 anos, e Fernanda Torres, de 58, estão entre as atrizes que podem viver Odete Roitman.

A escritora Manuela Dias, autora de ‘Amor de Mãe’ e da série ‘Justiça’ é apontada pelo Extra como a nova responsável pela adaptação da novela escrita originalmente por Gilberto Braga, Agnaldo Silva e Leonor Barrères.

Com cinco indicações ao Oscar, “Ficção Americana” está disponível no Prime Video

0
Foto: Reprodução

Com cinco indicações ao Oscar, o filme ‘Ficção Americana’, baseado no romance “Erasure”, de Percival Everett, publicado em 2001 e protagonizado por Jeffrey Wright, está disponível no Prime Video desde a última terça-feira, 27.

O longa, que estreou nos cinemas internacionais em dezembro de 2023, conta com um elenco de estrelas como Sterling K. Brown, o Randall Pearson de ‘This is Us’, Issa Rae, criadora de ‘Insecure’, além de Erika Alexander e Tracee Ellis Ross, era o único indicado ao Oscar que ainda não havia sido transmitido no Brasil.

Na trama, o público acompanha a história de Thelonious “Monk” Ellison, um romancista que trabalha como professor enquanto espera por sua grande chance no universo literário. Em meio a seus problemas profissionais, ele volta para casa e começa a cuidar da mãe doente, Agnes Ellison (Leslie Uggams). Depois de sofrer uma perda familiar e se sentir cada vez mais frustrado com a carreira, usando um pseudônimo, escreve um livro que explora os estereótipos negros, replicando uma fórmula que ele percebeu ter funcionado para outros escritores negros, como Sintara Golden (Issa Rae). Para sua surpresa, e contra seus valores morais, o livro se torna sua obra literária de maior sucesso.

O filme possui cinco indicações ao Oscar 2024 nas categorias ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Ator’ para Jeffrey Wright, ‘Melhor Ator Coadjuvante’ para Sterling K. Brown, ‘Melhor Roteiro Adaptado’ e ‘Melhor Trilha Sonora Original’.

“Crer ou Não Crer!”: videocast chega ao último episódio com Luana Xavier e Glicéria Tupinambá em conversa sobre ancestralidade

0
Foto: Paulo Ferreira

Com o objetivo de debater fé, cidadania e direitos humanos, o videocast Crer ou Não Crer!”, realizado pela JusRacial em parceria com o YouTube Brasil, anuncia o último episódio lançado nesta terça-feira (28), com a presença da atriz e apresentadora Luana Xavier e da artista e liderança indígena Glicéria Tupinambá, em uma conversa sobre ancestralidade.

Apresentado por Hédio Silva Jr., advogado das religiões afrobrasileiras no STF e ex-Secretário da Justiça do Estado de São Paulo, o projeto aborda a pluralidade religiosa brasileira, o respeito às crenças – ou a ausência delas -, o combate à intolerância e o incentivo ao diálogo e ao conhecimento. 

Em dez episódios que vêm sendo veiculados desde dezembro de 2023, o videocast já recebeu convidados como o filósofo e líder indígena Ailton Krenak; o comediante Yuri Marçal; o rapper Rincon Sapiência; a atriz Mônica Martelli; o ator e diretor Luís Miranda; o pastor João Paulo Berlofa; o babalorixá e professor Sidnei Nogueira; a rabina Fernanda Tomchinsky; a chef e iabassê do candomblé Carmem Virgínia; a jornalista e doutora em Ciência da Religião Cláudia Alexandre, entre outros.

O apresentador Hédio Silva Jr. ao lado de Mônica Martelli e Luís Miranda (Foto: Paulo Ferreira)

O apresentador Hédio Silva Jr reforça a relevância do estímulo à tolerância. “Se há algo que corrói a democracia brasileira hoje é o discurso de ódio. Na seleção de entrevistados tivemos a pretensão de alcançar a maior representatividade possível no campo da crença e da descrença, porque o Brasil configura uma rica geografia de identidades culturais, étnicas e religiosas, e isso é um patrimônio”, diz ele.

Em um dos episódios, Luís Miranda lembra como a experiência territorial influencia na religiosidade. “A Bahia tem um negócio que você [diz que] não é macumbeiro, mas dá caruru no Cosme e Damião. Então tem uma sensação muito maluca de ser ou não ser, de crer ou não crer”, diz. Já outro episódio traz uma conversa com Ailton Krenak e Rincon Sapiência sobre coexistência e cidadania. “Fico honrado de fazer parte de uma linhagem de gente que não se esqueceu quem é. A gente não pode concordar que civilização é a coisa que os europeus inventaram, né?”, diz Krenak.

“A intolerância religiosa é um problema grave, e no YouTube trabalhamos continuamente para aplicar políticas contra discurso de ódio e assédio de forma eficaz. Também investimos em ações de incentivo à criação de conteúdo de qualidade que combata essas práticas. O projeto ‘Crer ou Não Crer!’ é um exemplo dessas iniciativas, que contribuem para a conscientização e educação nesse sentido”, diz Erika Alvarez, Gerente de Políticas Públicas do YouTube.

Clique aqui para assistir todos os episódios do videocast “Crer ou Não Crer!”

‘Passinho: O Ritmo dos Sonhos’: nova série brasileira do Disney+ abordará dança originária do funk carioca

0
Foto: Alile Dara Onawale

Passinho: O Ritmo dos Sonhos’, a nova série brasileira Disney+ Original Production, apresentará o famoso passinho, tipo de dança originária do funk carioca que se popularizou em 2010. Com elenco, direção e produção majoritariamente negra, o Disney+ anunciou nesta segunda-feira (26), o início das gravações.

Dirigido por Jéssica Queiroz (Mila no Multiverso) e Marton Olympio (Anderson Spider Silva)‘Passinho: O Ritmo dos Sonhos’ conta a história de Mercedes (Giulie Oliveira), filha de bailarinos e apaixonada por dança, que tem o sonho de mostrar seu talento no Duelo do Passinho, importante competição interescolar deste movimento de dança, no Rio de Janeiro. Para isso, ela precisa participar de um grupo e, até então, a única saída seria entrar para o Bonde dos Brabos, os melhores dançarinos da escola e que sempre foram os únicos representantes, da instituição, no concurso.

Foto: Alile Dara Onawale

Mercedes duela com Lucão (Fumassa Alves), o líder dos Brabos, mas apesar de ter vencido, não é aceita na equipe por ser menina. Essa é a gota d´água para ela montar seu próprio bonde e, com a ajuda de Dida (Digão Ribeiro), inspetor da escola, mas também um relíquia do Passinho, ela vai fazer de tudo para vencer a seletiva e representar a escola no, tão esperado, Duelo do Passinho. 

Outros grandes nomes estarão presentes na trama, entre eles: Duda Pimenta, Tatiana Tiburcio, André Ramiro, João Victor Menezes e João Gabriel D’Aleluia.

Além de diretor, Marton Olympio atua também como roteirista junto de Rafael Leal, Evelin Estevam, Marcelo Lima Susan Kalik, com colaboração de Bruna Christine. Produzida pela Boutique Filmes, a série contará com sete episódios com cerca de 30 minutos cada e as gravações serão no Rio de Janeiro e em São Paulo. 

error: Content is protected !!