No próximo sábado, 13 de julho, a Biblioteca Comunitária Lélia Gonzalez, localizada na sede da UNEafro Brasil, na Bela Vista, em São Paulo, recebe o escritor premiado Jeferson Tenório para uma roda de conversa com a comunidade negra, periférica e estudantes dos núcleos de educação popular da organização. A atividade começa às 16h, tem entrada gratuita e também será transmitida ao vivo pelo YouTube.
Tenório é autor do livro “O Avesso da Pele”, ganhador do Prêmio Jabuti, em 2021, na categoria “Romance Literário”, que conta a história de um jovem negro que, após o assassinato do seu pai, um professor vítima da violência policial, busca resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. O romance retrata um país marcado pelo racismo, por um sistema educacional falho e por complexas relações familiares. Mas é também sobre o processo de redenção, superação e liberdade da vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro no Brasil.
Notícias Relacionadas
Desenvolvimento de profissionais negros é foco do evento da Ambev e MOVER
Silvia Nascimento é a única brasileira em programa do governo americano para cobertura das eleições dos EUA
A obra foi selecionada para compor o Programa Nacional do Livro Didático em 2022, conjunto de ações voltadas para a distribuição de obras didáticas, pedagógicas e literárias para estudantes e professores das escolas públicas de educação básica do país. No início de 2024, as Secretarias de Educação do Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás recolheram o título das escolas dos respectivos estados, alegando que a obra usa “vocabulário inadequado” para menores de 18 anos. No entanto, na verdade, a narrativa utiliza jargões e descrições explícitas de cenas comuns do cotidiano. Em abril, a decisão foi revogada no Paraná e em Goiás.
O escritor também é o criador de obras de ficção como “Estela Sem Deus” e “Um Beijo na Parede”, que contam a trajetória de personagens em busca de identidade e resolução de dilemas internos, tendo como pano de fundo o racismo e a desigualdade social que estão fortemente presentes na realidade brasileira.
Na roda de conversa, o público terá a oportunidade de dialogar com Tenório sobre suas obras, seu papel na literatura enquanto escritor negro, censura e cultura no Brasil. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo formulário. O local está sujeito a lotação.
Serviço
Roda de Conversa com Jeferson Tenório na UNEafro Brasil
Dia 13/07, sábado, às 16h
Rua Abolição, 418, Bela Vista, São Paulo-SP
O local fica a 10 minutos das estações Anhangabaú e Liberdade do Metrô e próximo ao Teatro Oficina.
Transmissão ao vivo em youtube.com/uneafrobrasil
Notícias Recentes
Poema de Conceição Evaristo inspira tema da 36ª Bienal de São Paulo sob curadoria do camaronês Bonaventure Ndikung
Kamala Harris encoraja eleitores no 1º discurso após a eleição: "não é o momento de desistir"