Durante entrevista para o programa ‘Em ponto’, da GloboNews, o escritor Jeferson Tenório, autor de ‘O Avesso da Pele’, criticou a censura ao seu livro estabelecida pela diretora de uma escola do Rio Grande do Sul com a justificativa de que a obra tem um “vocabulário de baixo nível”. Tenório disse: “Me causa sempre espanto, porque nós já temos tão poucos leitores no Brasil e deveríamos estar preocupados em formar leitores e não censurar livros”.
Jeferson Tenório reforçou durante a entrevista, que seu livro integra o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que avalia e distribui as obras farão parte do currículo escolar dos alunos da rede pública. “É importante dizer também que o livro faz parte do programa do governo, é um programa do PNLD, um programa que avalia as obras com especialistas em educação para que depois eles sejam oferecidos às escolas. Mas quem decide são os professores dentro do seu projeto pedagógico. Então não cabe nem a secretaria, nem a própria direção da escola decidir se aquele livro pode ou não fazer parte daquela faixa etária”.
Notícias Relacionadas
Mostra que homenageia Léa Garcia estreia no CCBB Rio com exibição de 15 longas e curta-metragem
Aisha Jambo, Lua Miranda e Tony Tornado estrelam especial "Hoje é Dia das Crianças" na Globo
Na sexta-feira, 1, Janaína Venzon, diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Alves de Oliveira, publicou um vídeo nas redes sociais onde pedia para que os professores não usassem o livro e pedindo que os exemplares fossem retirados da escola: “lamentável o Governo Federal através do MEC adquirir esta obra literária e enviar para as escolas com vocabulários de tão baixo nível para serem trabalhados com estudantes do ensino médio”, disse a diretora. Após a publicação, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação, chegou a orientar que o livro fosse retirado da biblioteca da escola até que o Ministério da Educação se manifestasse a respeito.
A Secretaria de Educação do Estado emitiu uma nota afirmando que não orientou a retirada do livro e disse ainda que “a 6ª Coordenadoria Regional de Educação vai seguir a orientação da secretaria e providenciar que as escolas da região usem adequadamente os livros literários”.
“O Avesso da Pele” é ganhador do Prêmio Jabuti de “Romance Literário” do ano de 2021. O livro narra a história de Pedro, um jovem negro que teve o pai morto numa abordagem policial, e traz discussões sobre relações raciais, violência e negritude.
Notícias Recentes
Mostra que homenageia Léa Garcia estreia no CCBB Rio com exibição de 15 longas e curta-metragem
Aisha Jambo, Lua Miranda e Tony Tornado estrelam especial "Hoje é Dia das Crianças" na Globo