Home Blog Page 1066

Premiado espetáculo Oboró Masculinidades Negras ganha temporada online

0

Oboró – Masculinidades Negras estreou em 2019 no Teatro Firjan SESI Centro e, posteriormente, seguiu temporada no Teatro João Caetano, ambos na cidade do Rio de Janeiro. Em sua trajetória, de pouco mais de um ano, a peça foi assistida por mais de 13 mil pessoas, recebeu o Prêmio Shell 2019 em Dramaturgia e Figurino, o Prêmio APTR 2019 em música e Direção de Movimento e diversas categorias no Prêmio Ubuntu. A partir do dia 09 de novembro, o público poderá conferir o espetáculo, em uma versão reformulada, através da plataforma Sympla, sempre às 19h30.

Oboró é um termo que, em Yorubá, é usado para designar orixás do sexo masculino e que, em cena, apresenta os conflitos de vida dos homens que eles interpretam. Cada personagem apresenta características de um, entre os orixás: Exu, Ogum, Oxóssi, Logun Edé, Ibeji, Osanyin, Omolu, Oxumaré, Iroko, Xangô e Oxalá. Entre os problemas apresentados, estão a hipersexualização do corpo negro, a busca pela perfeição em troca de um lugar ao sol e os riscos de habitar uma pele preta. 

Para o mês da consciência negra, a cada semana, uma composição de diferentes histórias que traçam um paralelo entre a realidade desses homens e a sociedade, serão permeadas por música e dança nessa nova linguagem que une o audiovisual à magia do teatro. O novo formato mantém a essência das narrativas desses homens pretos apresentados, atende às novas configurações culturais impostas pelo novo coronavírus e busca levar a mensagem a todas as partes do país.

SINOPSE:

À margem de uma sociedade, em que está longe de ser prioridade, o homem negro busca ganhar sua vida na sombra cruel em que habita. O espetáculo “Oboró – Masculinidades Negras” retrata a realidade desse homem, com suas dificuldades, desafios, resiliência, alegrias e lutas, havendo o deslocamento da condição de objeto ou coisificação para a humanidade. Em oposição a uma sociedade com estrutura racista e maniqueísta, que o conceitua como um ser exclusivamente tóxico, “Oboró” expõe a subjetividade – virtudes, desejos, erros e acertos – desse homem. O texto é de Adalberto Neto e a direção, de Rodrigo França.

SERVIÇO:

Sempre às segundas de 09 a 30 de novembro
Horário: 19:30
Duração 40 min
Vendas pelo Sympla
Exibição ao vivo e online pela plataforma Zoom no Sympla
Valores promocionais a partir de R$15,00.

Negra Li, Thiaguinho e Teresa Cristina estão entre os convidados de novembro no Papo de Música

0
Foto: Pineapple/Divulgação

Apresentado pela jornalista Fabiane Pereira, o canal Papo de Música trará em novembro conversas protagonizadas por artistas negros. A apresentadora finaliza o mês de outubro com uma palinha do que está por vir, já que o 100º programa teve como convidado Gilberto Gil e, nesta terça-feira (27), apresenta a cantora e compositora Luedji Luna, que acaba de lançar o seu novo disco “Bom Mesmo É Estar Debaixo D’Água”. Até o final de novembro, ainda participam do canal: Negra Li, Thiaguinho, Teresa Cristina e Bia Ferreira.

Mesmo trazendo artistas com trabalhos e narrativas plurais o ano inteiro, Fabiane conta que não podia deixar esse período passar batido. “A música tem um poder de comunicar muito grande e, aqui no Brasil, tem até um papel educativo, então estou muito feliz de trazer esse conteúdo com nomes tão especiais”, ressalta a apresentadora. Uma programação de lives dedicada ao tema também toma conta do quadro “De Frente com Fabi”, exibido às quintas, 19h, no Instagram de Fabiane Pereira. Tássia Reis e Amaro Freitas são os próximos nomes que ela convida para um bate-papo.

Data de lançamento de cada entrevista:

03 de novembro – Papo de Música com Thiaguinho

10 de novembro – Papo de Música com Teresa Cristina

17 de novembro – Papo de Música com Negra Li

24 de novembro – Papo de Música com Bia Ferreira

Datas de lives De Frente com Fabi:

05 de novembro – Zé Manoel De Frente com Fabi 

12 de novembro – Késia Estácio De Frente com Fabi

19 de novembro – Tássia Reis De Frente com Fabi

26 de novembro – Amaro Freitas De Frente com Fabi

Confira o episódio do Papo de Música com Luedji Luna:

Filme estrelado por Antonio Pitanga recebe prêmio Roger Ebert Awards

0

Casa de Antiguidades, de João Paulo Miranda Maria, acaba de receber o prêmio Roger Ebert Awards do Festival de Chicago destinado a revelar novos talentos e vozes no Cinema Mundial. O prêmio leva o nome de um dos maiores críticos norte-americanos e que também é conhecido por ter revelado Martin Scorsese em 1967, entre outros diretores que fazem parte da história do cinema.

Único filme latino americano na seleção oficial de Cannes de 2020, Casa de Antiguidades está em cartaz na 44a Mostra Internacional de Cinema e foi também exibido nos Festivais de Toronto e San Sebastian. Mencionado pela Revista Variety, como um dos cinco cotados para melhor filme internacional no Oscar 2021, terá uma estreia especial, por uma semana, no dia 19 de novembro, no Petra Belas Artes em São Paulo e assim garantir que possa ser elegível para o Academy Awards.

Sobre o Filme

Antonio Pitanga dá vida a Cristovam, um homem simples do interior, que precisa mudar de cidade em busca de melhores condições de vida e trabalho. Porém, ele se depara com uma realidade que desperta, dentro dele, algo que antes não estava escancarado, sofrendo com a solidão e o preconceito dos moradores locais.  

Em seu primeiro longa, João Paulo Miranda Maria, invoca os demônios invisíveis dos oprimidos através de um olhar, cheio de nuances, sobre o racismo sistêmico no Brasil moderno. O que acontece quando após décadas de abusos destroem a humanidade de Cristovam?

Um dos maiores atores do Brasil, Antônio Pitanga, diz que o papel de Cristovam “é um grande presente”. O ator que completou 80 anos recentemente, já esteve em Cannes em 1962, quando o Brasil levou a Palma de Ouro, pela primeira e única vez, com “O Pagador de Promessas” de Ancelmo Duarte, mas Casa de Antiguidades deu a ele a oportunidade de ter outro filme em Cannes, agora como protagonista: “Cristovam é um homem do Brasil, um autentico trabalhador brasileiro e ter sido convidado por João Paulo Miranda Maria para interpreta-lo, me deu uma alegria imensurável, no auto dos meus oitenta anos, eu não poderia estar mais feliz”.

O filme conta com o apoio e patrocínio do FSA (Fundo Setorial do Áudiovisual), CNC (Centre Nacional du Cinema – FR), Hubert Bals Fund, Cine en Construccion – Toulouse e Projeto Paradiso. 

Confira o trailer de Casa de Antiguidades:

Filme Família de Axé ganha data de estreia nos cinemas

0

Depois de participar dos Festivais do Rio e de Brasília em 2019, e do Inffinito Brazilian Film Festival em Miami e Nova York em 2020 o longa “Família de Axé”, dirigido pela cineasta Tetê Moraes estreia nos cinemas no dia 29 de outubro. A produção é da VEMVER Brasil, coprodução com Canal Brasil, e distribuição da RioFilme, Vemver Brasil e Bretz Filmes.  

O cartaz do filme é assinado por Fernando Pimenta, um dos mais importante artista brasileiro do gênero; Confira:

Integralmente filmado em Salvador, o documentário conta a história de Alberto Ribeiro Santana, Pai de Santo baiano, e de sua família afro descendente de sangue e de axé (Filhos e Filhas de Santo). Através das festas e dos rituais do terreiro de Alberto e da relação com a comunidade, o filme faz uma viagem no tempo revelando a luta da família para manter viva a cultura de seus ancestrais africanos e sua religião, o candomblé.   

Depois de fazer documentários sobre João Donato, quis fazer um filme com pessoas simples e desconhecidas. Escolhi a história de Alberto, que conheço há mais de 30 anos, e de sua família afro brasileira de candomblé. É uma história cheia de coragem, fé, alegria e superação de dificuldades, preconceitos e discriminações, afirmação de uma raça e identidade cultural. “Família de Axé”torna-se um filme muito oportuno no momento atual brasileiro quando são questionadas conquistas democráticas como a diversidade de raça, orientação sexual e religiosa”, conta a diretora. 

Assista ao Trailer:

TRACE Brazuca e TVE se unem em parceria que estreia em novembro

0
Imagem: Reprodução Youtube - Clipe Burna Boy destaque da programação do Djouba da TRACE Brazuca

A partir de 1º de novembro, o canal a cabo TRACE Brazuca e a emissora pública TVE Bahia passarão a compartilhar seus conteúdos, em parceria inédita que tem como propósito buscar novas audiências e ampliar o acesso às programações. Ambas emissoras de TV são as que mais valorizam a diversidade e a representatividade da cultura afro no Brasil. Inicialmente, serão 50 horas de programação mensal, que deve alcançar mais de 10 milhões de pessoas.

Enriquecendo as atrações do Mês da Consciência Negra, programas como Trace Trends, Djouba e Newcomers – com foco em novos talentos -, entram na programação da TVE. Enquanto a emissora cede ao TRACE Brazuca shows, programas culturais, interprogramas, filmes, documentários e programas de entrevista exclusivos. As produções de ambos os canais são inéditas para os telespectadores da TV aberta na Bahia e da TV por assinatura e, a cada semana, novos programas serão compartilhados e exibidos.

O Head de Marketing da TRACE Brazuca, AD Junior, comenta a importância dessa parceria para a promoção da representatividade negra na mídia brasileira. “Durante muito anos, nós negros e negras estivemos em busca de representatividade no mercado publicitário, no audiovisual, nos cargos de liderança das empresas e, infelizmente, o Brasil ainda não tinha entendido a importância de pessoas negras contarem sua história em primeira pessoa. O encontro entre a TRACE e a TVE traz tudo isso: diversidade, representatividade e visibilidade. Neste momento, a TVE Bahia é o canal que mais investe nesses pilares no país, o que está muito alinhado com o que a TRACE também acredita. Ou seja, são duas grandes plataformas de mídia que legitimamente falam de forma natural sobre nossas vivências, por isso, esse encontro significa, de fato, nossa potência.

Eixo Benguela é iniciativa da agência Ogilvy para ampliar inclusão negra na publicidade

0
Imagem: Divulgação

Com o objetivo de ampliar a presença do negro no mercado publicitário – desde as campanhas até os cargos de liderança, a agência Ogilvy Brasil apresenta o “Eixo Benguela – Negros da Ogilvy em Movimento”. Formado por 16 profissionais negros da agência, o Eixo Benguela se propõe a gerar debates sobre a importância da representatividade racial na publicidade. 

Por meio de conteúdo informativo que gere conhecimento, reflexão e, principalmente, promova mudanças, a meta é ampliar as conversas internas e construir propostas de cursos e mentorias junto aos profissionais da agência. “O Eixo parte das vozes potentes que já existiam no Black Ogilvy e têm o desejo de ser agentes dessa mudança tanto interna, com nossos colegas de trabalho, equipes e clientes, quanto externas, com o mercado. Nosso propósito é ser esse lugar seguro para repensar uma publicidade mais inclusiva.” Luma Oliveira, Executiva de Contas e Projetos na Ogilvy Brasil.

O primeiro conteúdo do Eixo Benguela já está no ar em uma showcase criada pelo grupo no Linkedin da Ogilvy Brasil. Trata-se de um vídeo manifesto que explica a iniciativa.  A partir de agora, a showcase passa a ser o principal ponto de contato do grupo com o mercado, tendo novos conteúdos publicados periodicamente a partir de uma curadoria dos integrantes do Eixo.   

À respeito da inclusão de mais negros na própria agência, o CEO da Ogilvy, Fernando Musa comenta sobre as mudanças na agência nos últimos anos e o papel das lideranças nesse sentido. “A diversidade tem sido um dos nossos principais pilares nos últimos anos, até por uma questão de refletirmos com mais fidelidade a sociedade que vivemos. É nosso papel enquanto líderes não manter tudo isso apenas internamente, mas convidar todo o mercado para essa reflexão. Temos atualmente na Ogilvy 27% de pessoas negras, e entendemos que há espaço para não só ampliar essa equação desde a base, mas fomentar e treinar, sobretudo, novas lideranças. Essa é uma obrigação de todos, desde os departamentos de RH, passando pelos colaboradores e líderes”, completa. 

Jovem angolano começou como youtuber e hoje lidera mais de 170 pessoas

0
Foto: Divulgação

Tárcio Costa, é um jovem angolano de 18 anos, que começou como youtuber e atualmente é CEO da Digital Move, empresa com operações em Angola e em Portugal, em que já emprega mais de 170 pessoas. O empreendimento começou em 2017, e segundo revelado à Forbes, Tarcio já fatura 4 milhões de kwanzas. O jovem é estudante de Ciências e Tecnologia em Lisboa, e conta com apoio do pai na gestão da empresa. 

O carro-chefe da empresa é a emissão de cartões virtuais pré-pagos, com a vantagem de realizar compras online e obter descontos. Outro serviço disponível é a transferência bancária para qualquer país da Europa em até 24 horas com pagamentos em kwanzas, meticais ou rands. Existe uma área voltada à música, com distribuição para o streaming, agenciamento de carreira e imagem de artistas, design, publicidade e produção musical.

Tarcio comenta que apesar da insegurança e incertezas que ocorreram com a chegada da pandemia, seu negócio passou a crescer. “O que aconteceu foi surpreendente para nós. As pessoas por estarem confinadas aderiram mais do que esperávamos, uma vez que direcionaram suas formas de consumo para o digital. No resumo, só houve ganhos durante esta fase, foi o pico da Digital Move a nível da adesão dos cartões,” comenta ele à Forbes.

Evento online e gratuito para refletir racismo e antirracismo traz Sueli Carneiro nesta tarde

0
Foto: Mario Ladeira

O encontro “Branquitude: racismo e antirracismo”, organizado pelo Instituto Ibirapitanga, é um convite para a reflexão sobre as relações raciais no Brasil. O evento que se iniciou às 18h desta segunda-feira (26) e vai até às 18h de quarta-feira (28), traz hoje às 16h conversa com Sueli Carneiro e Lia Vainer Schucman, mediada por Ana Paula Lisboa. A participação é gratuita e está sendo transmitida ao vivo pelo YouTube do Instituto Ibirapitanga. Com co-curadoria de Lia Vainer Schucman, a programação ainda conta com nomes como Deivison Faustino, Nic Stone e Jurema Werneck.  

Parte da compreensão de que desconstruir o racismo é responsabilidade do conjunto da sociedade – incluindo indivíduos brancos e instituições que reproduzem a lógica racista. Assumir uma postura ética e responsável orientada à ação – de questionamento ao privilégio branco e enfrentamento ao racismo estrutural. Essa é parte fundamental do chamado que Branquitude: racismo e antirracismo faz.

Ao reunir pessoas com experiências, trajetórias, projetos e interesses diversos, o encontro pretende construir um instigante painel de diálogos com os atuais desafios, necessidades e oportunidades de avanço neste campo no Brasil e, em conexão com as realidades transnacionais.

A curadoria do evento buscou autoras, autores, pesquisadoras, pesquisadores e intelectuais negras/os e brancas/os que tenham reflexão e atuação em diferentes áreas sobre os temas centrais do encontro: branquitude, racismo e antirracismo. O objetivo é construir pontes de conhecimentos e aproximações que possibilitem avanços nas discussões e solidifiquem a reflexão crítica sobre branquitude como ferramenta analítica e política fundamental no  enfrentamento às iniquidades raciais.

SERVIÇO

Encontro “Branquitude: racismo e antirracismo”

Formato: Online via canal do YouTube do Instituto Ibirapitanga.
Ingresso: Gratuito
Cadastro: Site do Instituto Ibirapitanga
Data: De 26 a 28/10
Programação completa:

  • 26.10_18h
    O branco na luta antirracista: limites e possibilidades
    ROBIN DIANGELO, CIDA BENTO E THIAGO AMPARO (MEDIADOR)
  • 27.10_16h
    Alianças possíveis e impossíveis entre brancos e negros para equidade racial
    SUELI CARNEIRO, LIA VAINER SCHUCMAN E ANA PAULA LISBOA (MEDIADORA)
  • 27.10_18h
    O protagonismo negro no desvelar da branquitude
    DEIVISON FAUSTINO, LOURENÇO CARDOSO E LUCIANA BRITO (MEDIADORA)
  • 28.10_16h
    O papel da comunicação no antirracismo
    LIV SOVIK, NIC STONE, TIAGO ROGERO (MEDIADOR)
  • 28.10_18h
    O que podem os indivíduos diante da estrutura?
    JUREMA WERNECK, THULA PIRES E BIANCA SANTANA (MEDIADORA)

Travis Scott é o novo parceiro criativo da Sony

0

Travis Scott juntou-se à marca como parceiro criativo de estratégia e pretende realizar colaborações para novos projetos usando sua imagem e a marca de moda Cactus Jack. A primeira colaboração será para o novo console da marca.

Em vídeo divulgado pelo próprio Travis e pelos canais oficiais do PlayStation, são mostrados funcionários da equipe que trabalharam no desenvolvimento do console usando roupas e tênis desenhados pelo rapper, além de Travis Scott ligando o novo PS5. É possível ver, também, um tênis da Nike personalizado com o logo do PlayStation, item que pode chegar às lojas no futuro; Confira:

A publicação no blog do PlayStation não traz detalhes específicos sobre a parceria, apenas reforça a liberdade criativa para futuras ideias. A postagem incluiu, também, uma declaração de Travis Scott: “Estou realmente ansioso para poder mostrar tudo em que a Cactus Jack tem trabalhado em conjunto com a Sony e a equipe PlayStation. Mais importante, estou muito animado para ver como os fãs e famílias PlayStation irão reagir, e não vejo a hora de jogar alguns games com todos em breve!”

Essa não é a primeira colaboração de Travis Scott com o mundo dos games. Em abril desse ano, um evento ao vivo com o rapper em Fortnite reuniu mais de 12 milhões de jogadores simultâneos, superando o número de jogadores ativos na Steam naquela época.

Nova versão de “Blade: o caçador de vampiros” terá toda equipe de roteiro negra

0
Foto: Reprodução

A nova versão do filme da Marvel, terá o mesmo tratamento do filme “Pantera Negra” uma equipe de roteiristas100% negra para contar a história de um dos heróis mais sombrios da Marvel, a ideia faz parte do projeto da Marvel de aumentar a diversidade dentro e por fora das câmeras.

O ator Mahershala Ali, que já ganhou o Oscar de Melhor Ator Coadjuvante por sua atuação em Moonlight (2017) e Green Book: o guia (2019) interpretará o herói, o primeiro filme teve Wesley Snipes como Blade e foi lançado em 1998.

“Eu realmente queria assumir esse papel e lidar com isso, e também… Eu amo que seja mais sombrio, isso é tudo em termos de tom, ele é um pouco mais obscuro do que alguns dos outros, então esse elemento é atraente para mim”. Contou Mahershala Ali que está entusiasmado para interpretar o caçador de vampiros.

Ainda não tem mais informações sobre o filme, ainda não tem data de lançamento prevista, e o que sabemos é que a Marvel está procurando por roteiristas negros para contar a história de Blade.

Sabemos como é importante ter pessoas negras contando nossas histórias, e assim como foi com Pantera Negra podemos aguardar uma produção impecável repleta de representatividade negra!

Confira o novo logo de “Blade”:

error: Content is protected !!