Evento online e gratuito para refletir racismo e antirracismo traz Sueli Carneiro nesta tarde

0
732
Foto: Mario Ladeira

O encontro “Branquitude: racismo e antirracismo”, organizado pelo Instituto Ibirapitanga, é um convite para a reflexão sobre as relações raciais no Brasil. O evento que se iniciou às 18h desta segunda-feira (26) e vai até às 18h de quarta-feira (28), traz hoje às 16h conversa com Sueli Carneiro e Lia Vainer Schucman, mediada por Ana Paula Lisboa. A participação é gratuita e está sendo transmitida ao vivo pelo YouTube do Instituto Ibirapitanga. Com co-curadoria de Lia Vainer Schucman, a programação ainda conta com nomes como Deivison Faustino, Nic Stone e Jurema Werneck.  

Parte da compreensão de que desconstruir o racismo é responsabilidade do conjunto da sociedade – incluindo indivíduos brancos e instituições que reproduzem a lógica racista. Assumir uma postura ética e responsável orientada à ação – de questionamento ao privilégio branco e enfrentamento ao racismo estrutural. Essa é parte fundamental do chamado que Branquitude: racismo e antirracismo faz.

Ao reunir pessoas com experiências, trajetórias, projetos e interesses diversos, o encontro pretende construir um instigante painel de diálogos com os atuais desafios, necessidades e oportunidades de avanço neste campo no Brasil e, em conexão com as realidades transnacionais.

A curadoria do evento buscou autoras, autores, pesquisadoras, pesquisadores e intelectuais negras/os e brancas/os que tenham reflexão e atuação em diferentes áreas sobre os temas centrais do encontro: branquitude, racismo e antirracismo. O objetivo é construir pontes de conhecimentos e aproximações que possibilitem avanços nas discussões e solidifiquem a reflexão crítica sobre branquitude como ferramenta analítica e política fundamental no  enfrentamento às iniquidades raciais.

SERVIÇO

Encontro “Branquitude: racismo e antirracismo”

Formato: Online via canal do YouTube do Instituto Ibirapitanga.
Ingresso: Gratuito
Cadastro: Site do Instituto Ibirapitanga
Data: De 26 a 28/10
Programação completa:

  • 26.10_18h
    O branco na luta antirracista: limites e possibilidades
    ROBIN DIANGELO, CIDA BENTO E THIAGO AMPARO (MEDIADOR)
  • 27.10_16h
    Alianças possíveis e impossíveis entre brancos e negros para equidade racial
    SUELI CARNEIRO, LIA VAINER SCHUCMAN E ANA PAULA LISBOA (MEDIADORA)
  • 27.10_18h
    O protagonismo negro no desvelar da branquitude
    DEIVISON FAUSTINO, LOURENÇO CARDOSO E LUCIANA BRITO (MEDIADORA)
  • 28.10_16h
    O papel da comunicação no antirracismo
    LIV SOVIK, NIC STONE, TIAGO ROGERO (MEDIADOR)
  • 28.10_18h
    O que podem os indivíduos diante da estrutura?
    JUREMA WERNECK, THULA PIRES E BIANCA SANTANA (MEDIADORA)

Comments