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Nego do Borel convida jovens que trabalham no semáforo para um passeio de barco

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Foto: Vídeo/NegodoBorel

Neste fim de semana circulou nas redes um vídeo do cantor @negodoborel convidando alguns jovens que trabalham faziam malabarismo no semáforo para dar uma volta em seu carro e ir para uma festa no barco.

“Bora dar um rolé de carro? Bora dar um rolé de barco? Sabe nadar?” perguntou Borel a um menino que trabalhava no semáforo. O carro de Nego do Borel e do Cantor PK ficaram lotados e então chamaram Taxí e Uber para pegar os próximos meninos que encontravam no caminho.

Os meninos ficaram extasiados com a experiência de uma passeio no carro de luxo do cantor, e todas as cenas desse episódio é de emocionar, foram em torno de 20 garotos, de origem humilde que “tiraram uma onda” em um luxuoso passeio de barco muita música e passinhos.

Ao som da música “Eu só quero é ser feliz” os meninos dançavam e cantavam no barco.

Confira o vídeo:

Startup desenvolve equipamentos audiovisuais para cineastas negros e independentes

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Foto: Divulgação

Inconformados com as dificuldades de fazer cinema no Brasil, Hugo e Nathali são dois jovens negros e irmão que criaram um coletivo de cinema negro. O coletivo também se tornou uma startup de tecnologia, a WoTec que em iorubá (Wo) significa (visão), e Tec, em português, a abreviação tecnologia. Equipamentos de baixo custo para produções com quase zero de orçamento são as características da WoTec, a empresa que vem sendo acelerada através de mentorias do Instituto Ekloos. 

O foco no público negro e periférico, fez com que os irmãos adaptassem os equipamentos para desvenciliar o racismo institucional. Com a morte de jovens negros, pobres e das periferias brasileiras, demonstrando um enorme genocídio no país e visto que muitos de seus clientes são produtoras e cineastas que residem nessas periferias, a WoTec teve a preocupação de criar equipamentos que não tivessem a cor preta.“Decidimos que nossos produtos não poderiam ser pintados de pretos, ou cores escuras, para evitar que fossem confundidos com armas de fogo. Isso não garante que incidentes como se não aconteçam, mas foi uma estratégia que adotamos pensando na segurança de quem usa. Dessa forma qualquer pessoa pode utilizar nossos produtos.” completa Hugo Lima.

Nascidos na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foi em 2016 que Hugo Lima e Nathali de Deus, após o desafio de aprontarem “Siyanda”, filme que  foi produzido em um prazo de 72 horas, identificaram a necessidade de se criar um negócio que disponibilizasse soluções tecnológicas de baixo custo para cineastas independentes e de baixa renda, viabilizando a produção audiovisual em comunidades e periferias. O filme, que tratava de uma mulher negra rejeitada em uma vaga de emprego, produzido com poucos recursos técnicos e financeiros, foi bem avaliado pela crítica e venceu o prêmio de melhor roteiro, conquistando a posição de 3° melhor filme no Festival 72horas.  

Agora com a WoTec, estão produzindo no mercado equipamentos e acessórios como: três tabelas, suspensão pra microfone shotgun, estojos para cartão de memória, presilhas elásticas, baterias para câmeras e equipamento de áudio, suporte para câmeras, mesas de luz inteligente wi-fi e sem fio, entre outros. Ao todo, são 3 linhas de produtos: produtos de assistência de câmera, equipamentos com eletrônica embarcada para luz e câmera, acessórios vestíveis como coletes e cartucheiras para set de filmagens. 

A WoTec surge como startup brasileira que é pioneira em criar do artesanal para o altamente tecnológico, levando qualidade e criatividade para o audiovisual. Foi durante a pandemia, em agosto deste ano, que o projeto foi selecionado para o Programa de Aceleração Social Impulso, uma iniciativa do Instituto Ekloos, com o apoio do Oi Futuro e Labora e patrocínio da Oi e Secretaria de Cultura do Rio de Janeiro. O objetivo do edital foi impulsionar negócios de impacto social, grupos e coletivos da área cultural, para que possam se desenvolver, estruturar/aperfeiçoar seus processos de gestão e ampliar o seu impacto social. Após participar do programa de aceleração, Hugo e Nathali remodelaram os produtos, desenharam estratégias, e agora estão sendo lançadas para o mercado.

Cineastas, pequenas e grandes produtoras e produtores de conteúdo audiovisual podem adquirir os produtos da WoTec através do site, instagram (@wotecnologia) ou WhatsApp. Os produtos estão disponíveis pela loja https://www.wotecnologia.com.br/shop.

TIK TOK promove campanha #MinhaVozImporta para fortalecer criadores no mês da Consciência Negra

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Imagem: Reprodução Youtube

Durante o Mês da Consciência Negra, como forma de valorizar e celebrar o engajamento dos criadores negros, o TikTok lança a campanha #MinhaVozImporta, para promover conteúdos incríveis e fortalecer novas narrativas negras. A campanha será desdobrada em mais quatro hashtags que abrirão espaço para novos conteúdos criativos e autênticos sobre os temas sugeridos pela plataforma. De 4 a 9 de novembro, a plataforma irá convidar seus criadores a compartilharem conteúdos artísticos com as hashtags #MinhaArteImporta, valorizando a música, a arte, o humor, a fotografia, a dança e todos os outros tipos de expressão, além de atividades “Faça você mesmo”.

O chamado de #MinhaBelezaImporta, com foco em moda, maquiagem e cabelo, entra no ar no período de 10 a 15 de novembro. A penúltima hashtag da campanha é #MinhaHistoriaImporta, entre os dias 16 e 20 de novembro, e vai contemplar conteúdos sobre literatura, arquitetura, ancestralidade, culinária e cultura. Fechando o mês, entre os dias 21 e 30, será a vez de falar em #MeuFuturoImporta, trazendo debates sobre educação, empreendedorismo, carreira, motivação, saúde, meio ambiente, tecnologia e games. 

Na programação musical, o TikTok fechou parceria com o grupo Olodum, que realizará uma live no dia 20 de novembro. Além deles, diversos artistas negros participarão da programação que combinará artistas conhecidos do grande público com emergentes, dando visibilidade a novos trabalhos na plataforma. Na primeira semana, a plataforma recebe o cantor Péricles e na semana seguinte, será a vez de IZA mostrar seu talento em uma transmissão ao vivo. A programação completa pode ser acompanhada diretamente na plataforma. 

Como parte da ação, o TikTok também vai promover atividades internas que visam aumentar a compreensão sobre o racismo e a equidade étnico-racial de seus colaboradores, como parte de um processo educativo de longo prazo, envolvendo todos os níveis. O projeto contará com a participação de Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, e de Lia Vainer, professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além da parte educativa, a empresa irá ampliar sua rede de parceiros para aprimorar o processo de seleção e melhorar em equidade racial internamente. 

“O ano de 2020 escancarou os efeitos e os desafios do racismo estrutural. A busca por equidade, inclusão e diversidade é um dos nossos principais compromissos no Brasil. Não se trata de uma ação isolada e restrita ao mês de novembro. Mas sim, de avançarmos num trabalho de longo prazo, dialogando com pessoas e organizações negras estratégicas para o TikTok, e que ganha o reforço com essas ações nesse período. Queremos também inspirar criadores negros para que possam se expressar e trazer à tona qualquer assunto que julguem relevante, pois sabemos que diferentes perspectivas enriquecem a sociedade como um todo. Tudo isso, apostando na criatividade, na alegria, na diversidade e no respeito às nossas políticas, que são marcas registradas do TikTok”, conclui Handemba Mutana, diretor do TikTok for Good no Brasil. 

Feira Preta 

Pela primeira vez online, a Feira Preta – maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina – também será transmitida no TikTok. Do dia 20 ao 28, os usuários vão poder participar da programação que reúne empreendedores negros que mostram criatividade e inventividade nas áreas da moda, música, gastronomia, audiovisual, design e tecnologia. 

Olodum 

O TikTok está contribuindo para manutenção das atividades do Olodum e para a transformação digital da Escola Olodum. O grupo que acaba de completar 41 anos de história é um dos parceiros estratégicos do TikTok. Com um alcance internacional, desde o princípio, o Olodum carrega anos de luta por justiça social e defesa dos direitos humanos. O grupo contará parte da sua história numa live no dia 20 de novembro e produzirá vídeos na linguagem da plataforma. 

Digital Favela 

Como forma de incentivar a diversidade dentro da plataforma, o TikTok, em parceria com o Digital Favela – iniciativa que conecta marcas a microinfluenciadores de comunidades em todo o país – irá promover workshops com 20 promissores criadores do TikTok, convidando-os a se engajarem na campanha #MinhaVozImporta, trazendo conteúdos e mensagens aderentes ao público de seus perfis na plataforma. 

Veja o vídeo da campanha:

Celso Russamano interpreta homenagem à luta antirracista como vandalismo no centro de São Paulo

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Foto: FÁBIO VIEIRA/FOTORUA/ESTADÃO CONTEÚDO

A Secretaria Municipal de Cultura faz uma ação em homenagem ao Dia da Consciência Negra. As imagens de punhos cerrados foram colocadas em semáforos, em pontos histórios à luta antirracista, como a Praça da República, da Liberdade e a Avenida Paulista. Hoje, em resposta à um tweet do músico Roger Rocha Moreira, do grupo Ultraje a Rigor, criticando à ação e a nomeando como comunista, o candidato à prefeitura de São Paulo, Celso Russomanno respondeu dizendo que irá combater esse tipo de prática. 

“Lutarei para que atos de vandalismo como esse aqui não ocorram novamente e para que não fiquem impunes”, respondeu Russomanno em seu perfil no Twitter. 

A intenção da Secretaria de Cultura era de ampliar a discussão sobre a luta antirracista, além de relacioná-la a locais da cidade em que lutas ocorreram. “Os pictogramas buscam dar visibilidade e o apoio necessários para discutir eliminação das desigualdades e definitiva inserção da população negra em uma sociedade justa, sem preconceitos, sem racismo, sem discriminação e que respeite e enalteça a cultura africana e afro-brasileira”, afirma a secretaria.

Em breve, a Praça da Liberdade irá receber um memorial na área que abrigou o Cemitério dos Aflitos, que foi o primeiro cemitério público da cidade, onde eram enterrados corpos de negros escravizados entre os séculos XVIII e XIX.

Madureira sediará o Ghettu Music Camp 2020, evento que promove artistas independentes

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Foto: Tick Oilveira

De 7 de novembro a 13 de dezembro, o bairro de Madureira sediará o Ghettu Music Camp 2020 que tem como objetivo promover carreiras artísticas e a música independente através de capacitação, promoção e conexões com o grande mercado da música brasileira.

O programa beneficiará exclusivamente artistas empreendedores independentes que desenvolvem seus trabalhos autorais. Além das atrações onlines como 5 webnars e 2 live-shows, o programa também terá atrações off-line. 

Ao todo, serão lançadas 29 faixas inéditas e 7 minidocumentários, estrelando cada um dos artistas participantes, que através da arte contarão suas trajetórias de vida. As preparações para o evento estão sendo filmadas e pelo Instagram é possível acompanhar o making off do evento.

Os responsáveis pela parte musical do evento serão King, Almajose, Lucas Hawkin, Raffé, Cold Jas, Bieta e Kadu Costa. Os artistas foram selecionados por critérios de originalidade, criatividade, execuções de trabalhos, composições autorais, entre outros. 

A Estácio – por meio da Lei de Incentivo do ISS – junto da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro, patrocinão o evento. “(…) Nós acreditamos no empoderamento das pessoas e estamos honrados em poder revelar novos talentos e novos negócios, gerando um impacto positivo para economia criativa, construindo assim uma sociedade mais justa”, comenta Cláudia Romano – Vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio.   

Sobre a Ghettu Musci Camp:

Ghettu Music Camp é um projeto idealizado e dirigido pela Duto – startup /empresa criada pelo produtor cultural e rapper Dughettu – para desenvolver, orientar e ampliar a potência de negócios criativos dos guetos urbanos do Planeta, atuando como agente de articulação, produção e transmissão de alta capacidade. Sua sede e seu estúdio musical estão localizados em Madureira, bairro icônico do subúrbio carioca, que fica na Zona Norte do Rio de Janeiro. Com suas grandes e importantes manifestações culturais – conhecidas mundialmente, como o Baile Charme, no Viaduto Negrão de Lima; a Roda de Jongo, na Serrinha; as quadras das escolas de samba Portela e Império Serrano e o Parque de Madureira – o bairro evoluiu, cresceu e se tornou um enorme centro colaborativo de criação cultural e de estilo de vida. A região, que atrai a curiosidade do mundo inteiro, promove uma sensação de união urbana entre empresas e pessoas. Madureira também é um importante distrito comercial da cidade, integrando shopping com lojas de rua, além de espaços residenciais e escritórios. 

Trilha corporativa da TREE vai capacitar profissionais negros de graça

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Foto: @wocintechchat

A consultoria Tree Diversidade abriu inscrições para uma trilha de formação profissional gratuita voltada para profissionais negros. A formação faz parte do portfólio da empresa, que trabalha com inclusão e desenvolvimento de lideranças desde 2017. E neste momento mulheres negras enfrentando situações de vulnerabilidade social serão priorizadas.


As inscrições podem ser feitas pelo link, até quarta-feira, 4 de novembro e o número de vagas é limitado. A formação será realizada em três encontros virtuais nos dias 11, 18 e 25 de novembro, e os temas têm foco na inserção do negro no mercado de trabalho.

A programação inclui debates que abordarão assuntos como autoconfiança e síndrome do impostor, em uma abordagem que vai priorizar questões raciais do mercado de trabalho brasileiro e sobre o enfrentamento do racismo institucional no ambiente corporativo.

Além disso, a programação conta com uma sensibilização sobre o black tax, o custo adicional que é imposto aos profissionais negros pela diferença salarial no acesso à qualificação, ao lazer, à educação, à aquisição de patrimônio, que acabam por perpetuar a desigualdade.

Os workshops abordarão o protagonismo negro no mercado de trabalho e no empreendedorismo.

A formação idealizada pela Tree Diversidade tem parceria com organizações que trabalham a questão étnico-racial, entre elas: Ame (Ações Mulheres pela Equidade) e Commbne, e também a multinacional P&G.

Programação:

11/11 – Como superar a síndrome do impostor e ter autoconfiança

18/11 – Hackeando o racismo estrutural e institucional

25/11 – Black tax e o protagonismo negro no mercado de trabalho

Sobre a TREE:

A TREE é uma empresa de impacto social que tem por missão promover mais diversidade e inclusão nas organizações, trabalhando em diferentes pilares e programas, inclusive para fins de promoção da igualdade étnico-racial.

A Trilha de Desenvolvimento para Talentos Negros tem como objetivo trabalhar questões raciais com foco no desenvolvimento pessoal e profissional das/dos suas/seus participantes.

“Urgentemente relevante”: LeBron James e Maverick Carter entrevistam Barack Obama

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O programa THE SHOP: UNINTERRUPTED, com LeBron James e Maverick Carter, apresenta entrevistas e debates sem filtro com alguns dos nomes mais importantes do esporte, da cultura, da política, da música e do entretenimento. Uma edição especial do programa exibe uma conversa entre James, Carter e o 44º presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. A entrevista vai ao ar nesta terça-feira (3), às 21h30 na HBO e na HBO GO.

Há dois anos, LeBron e Maverick criaram um fórum único com The Shop. A conversa que tiveram com o presidente Obama é sincera, interessante e urgentemente relevante“, disse Nina Rosenstein, vice-presidente executiva de Programação da HBO.

Entre os assuntos, o trio falará sobre a bolha da NBA em Orlando, o movimento antirracista, a importância de votar e a eleição presidencial americana.

Em junho deste ano, James e Carter lançaram More Than a Vote motivados pelos assassinatos de George Floyd e Breonna Taylor. More Than a Vote é uma coalizão de atletas e artistas negros focados em educar, encorajar e proteger os eleitores negros e para combater as mentiras e a repressão eleitoral estrutural racista que impede que as vozes negras sejam ouvidas nas urnas. Os esforços do grupo também abrangem o uso de instalações esportivas como lugares de votação, o recrutamento de mais de 40.000 funcionários eleitorais nas comunidades negras, o combate à desinformação que afeta os eleitores negros e a mobilização de eleitores negros para promover conteúdo atraente relativo às eleições.

Em um vídeo promocional sobre o episódio, Obama brincou com o título de LeBron conquistado com o Los Angeles Lakers. “LeBron James. Um anel a mais, um troféu a mais”, disse Obama.

Projeto “É Coisa de Preto” mostra a diversidade da cultura negra

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Criado para celebrar o Mês da Consciência Negra, o projeto É Coisa de Preto, idealizado pela estudante paulistana de administração pública pela Fundação Getúlio Vargas, Cecília Oliveira, em parceria com a cientista social e professora, Bruna Soares, tem como objetivo contribuir para explorar a riqueza da diversidade da cultura negra e expor os efeitos do racismo na sociedade.

Em cards publicados nas redes sociais (@projetocoisadepreto), o movimento questiona e desconstrói frases racistas que são ditas como “coisa de preto”. “Criamos alguns cartazes questionadores que trabalham a desnaturalização de frases racistas, constantemente direcionadas à população negra. Em suma, nossa intenção é levar todos à reflexão sobre o teor preconceituoso desse tipo de pensamento (abordado nas frases). Para tanto, seria interessante que os cartazes pudessem impactar um número significativo de pessoas”, explicou Cecília.

Ainda de acordo com Cecília, para dar continuidade ao projeto e alcançar mais pessoas, neste ano, o intuito é postar diariamente uma peça e, no domingo (8), realizará uma live com dois estudantes das questões raciais e dois estudantes negros, secundaristas, comentando suas experiências em sala de aula. “Olha, sinceramente, estou bem animada. No ano passado, em apenas uma semana, tivemos mais de 400 compartilhamentos dos cartazes e hoje, como  transformamos os cartazes no Coisa de Preto, promoverá uma reflexão mais profunda. Creio que terá um impacto ainda maior, pois agora não só com os cartazes, mas com relatos de experiência, explicações por vídeos e pela Live. Assim, podemos alcançar mais pessoas e despertar cada vez mais o pensamento antirracista que, com toda certeza, contribuirá com o movimento negro no Brasil” finalizou.

Confira os cartazes “É Coisa de Preto”:

AVON anuncia compromisso antirracista em nova campanha “Essa é a Minha Cor”

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A luta pela diversidade e empoderamento feminino faz parte do DNA da Avon, com de constantes processos de escuta e estudos, resultando no reconhecimento de que é preciso fazer mais. Sendo assim, a marca dá mais um passo no caminho do combate ao racismo. Iniciando a conversa para uma nova jornada com a campanha “Essa É Minha Cor” – com manifesto composto pela cantora Larissa Luz.

A marca já esteve envolvida com outros projetos na busca pela representatividade, como a presença no Bloco Ilê Aiyê; o lançamento, em 2018, de um informativo sobre Afrofuturo; e estudos globais, desde 2013, sobre tons de pele de mulheres em seis países, incluindo Brasil. Na nova ação, embalada pela voz e presença de Larissa Luz, também é estrelada pela Cris Viana, Zezé Mota, Magá Moura, Ana Paula Xongani e Damata Makeup – especialista em pele negra, a AVON traz, em forma de poesia, toda a força, potência e beleza das mulheres negras ampliadas quando reunidas.

Provocar mudanças é reconhecer o ponto em que se está, sair do lugar de conforto e partir para a ação – e é esse o compromisso que a Avon está assumindo, num processo de escuta rico, profundo, cheio de verdade… Amplificar vozes femininas negras que são diariamente invisibilizadas num país racista é uma contribuição efetiva em prol de uma transformação necessária, e participar desse processo onde misturam- se não só tons, mas, também, grandes talentos, é potente e inspirador.”, disse Larissa.

MANIFESTO ESSA É MINHA COR por Larissa Luz

“Ser mulher negra no Brasil é acordar todos os dias e bolar estratégias de resistência, de resiliência, estratégias para ser feliz, estratégias para amar.

Planejar o seu destino acreditando no aparente impossível, apostar no invisível, investir no que todos parecem duvidar.

Não ter muito tempo pra chorar, não ter muito tempo pra se divertir, não ter muito tempo pra comemorar, não ter muito tempo porque o tempo parece ser sempre pouco pro tanto a se fazer.

Ser mulher negra é nascer com uma missão: sobreviver.

Porque parece que estamos sempre no risco, senão de morrer, ao menos de enlouquecer.

Mas mesmo com tudo, quando estamos juntas, deixamos de ser apenas mulheres de guerra e passamos a ser mulheres de amor, de sensibilidade, de acolhimento, afeto…

Quando percebemos nos nossos diferentes tons, uma essência em comum, entendemos que, na mistura das nossas tintas, mora o tom do abraço, e ele é reluzente, é consistente.

O tom ideal vem da nossa união.

E na construção dessa paleta o único objetivo é achar o nosso lugar.

Poder assumir a nossa verdade, na pele crua, é acessar a liberdade, não sentir medo de estar nua.

Seguir com a segurança e a convicção de que o mundo é nosso e seremos a revolução.

Bater no peito e dizer com vontade:

“Me chama de preta. Me chame de negra. Essa é a minha Cor.”

Primeira agência de modelos especializada em beleza afro-brasileira, abre inscrições para curso online

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Foto: Divulgação

Recentemente foi anunciado que a São Paulo Fashion Week estabeleceu a obrigatoriedade de cotas raciais em todos os seus desfiles e a decisão foi muito comemorada pelos modelos negros do país. Embora maioria dos brasileiros, pessoas negras e pardas são minorias em peças publicitárias, campanhas e desfiles.

A primeira agência do Brasil especializada em modelos negros — HDA Agency — tem como objetivo preparar e qualificar modelos negros e mudar a realidade de baixa representatividade na área. E o curso que será disponibilizado online é um passo para esta mudança. 

As inscrições para o curso online da HDA Agency estão abertas e o curso será ao vivo, no dia 14 de novembro, das 10h às 17h40. O curso tem carga horária de 6 horas e divide-se em uma hora por disciplina, a experiência conta com imersão que propõe contato com diferentes disciplinas que contribuem para o desenvolvimento pessoal e profissional.

O curso online HDA é uma proposta de imersão na grade do curso presencial da primeira agência brasileira especializada em beleza negra e afro-brasileira. E contará com uma amostra das disciplinas de ética profissional e pessoal, etiqueta corporativa, história da moda, maquiagem, postura, produção de moda e teatro.

O curso foi pensado para pessoas que querem seguir a carreira de modelo ou pretendem aprimorar o desenvolvimento pessoal, a imersão e pode ser acessado por pessoas de todo o país. 

Para mais informações sobre o curso, clique aqui

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