Do jeito que a comunidade negra gosta! Depois da polêmica envolvendo o Festival Nômade e Wehoo por convidarem Bala Desejo e Céu para abrirem o show de Erykah Badu, em São Paulo, hoje (29) foi anunciado a nova line-up, apenas com artistas negros: Larissa Luz convida Anelis Assumpção, Majur, Dj Tamy, Dj Nyack e Gilsons.

O evento será realizado no Memorial da América Latina, no dia 22 de janeiro de 2023, a partir das 14h. Os ingressos ainda estão disponíveis para vendas no site Ticket 360.

Anelis Assumpção compartilhou a novidade com muita alegria e crítica. “Racialidade e gênero não podem mais ser ignorados pois são pautas centrais para quaisquer narrativas de reparo, alternância e redistribuição de oportunidades. As curadorias devem ser profundamente pensada de forma coletiva e justa”.

A artista agradeceu às cantoras negras que lançaram um manifesto contra a curadoria do evento que antes convidou artistas brancos. “Trouxeram essa discussão pra mesa sem medo”.

“Mais uma vez, agradecemos os comentários e indicações, e permanecemos aqui, escutando e construindo o #MundoNômade com vocês”, publicou o festival no Instagram.

Erykah Badu, volta ao Brasil em janeiro de 2023 para realizar um show em SP e outro no RJ, em comemoração aos 25 anos do álbum ‘Baduizm‘. Apesar da empolgação dos fãs com a vinda da norte-americana, a escolha de artistas abertura do show foi motivo de críticas por músicos e ativistas negros. Diversas cantoras negras se manifestaram contra a curadoria, a começar pela Luedji Luna, que não poupou palavras para o descontentamento: “O apagamento de cantoras pretas nesse país é de uma coisa tão descarada, que sei lá. Meu dia tava ótimo, mas acabei de estragar meu dia”, disse em um trecho do post.

No dia seguinte, Bala Desejo e Céu anunciaram que não fariam mais parte da programação do evento. “Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós”, disse o grupo Bala Desejo, em comunicado publicado nas redes sociais.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments