Os fãs foram à loucura quando anunciaram o show da Erykah Badu em São Paulo, no dia 22 de janeiro de 2023, mas ficaram desapontados com a line-up da ícone mundial de música preta. O festival Nômade em parceria com Wehoo, convidaram o grupo Bala Desejo, Céu e Gilsons para o show da abertura, apenas artistas brancos.

Com a repercussão das críticas, Bala Desejo e Céu informaram nesta quinta-feira (24) que não irão mais participar do evento.

“Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós”, disse o grupo Bala Desejo, em comunicado publicado nas redes sociais.

A cantora Céu também se pronunciou sobre a saída do festival no Instagram. “Da minha parte, deixo aqui registrado que durante a apresentação do nosso show, o palco teria mulheres pretas preferencialmente, artistas pretos majoritariamente, tendo sido essa uma condição imposta por mim mesma”, diz no comunicado.

O Festival Nômade diz que ontem foi dia de muita reflexão e escuta. “Pensando nisso, em comum acordo com nossos artistas parceiros, reformulamos o #NômadeApresenta Erykah Badu […] Para esse dia, vamos trazer a potência de mulheres únicas e que admiramos da cena brasileira, que serão divulgadas muito em breve”.

O anúncio da line-up do festival na terça-feira (22) a noite, gerou muitas críticas. A cantora Luedji Luna, foi uma das artistas que não poupou palavras pelo descontentamento com o evento. “O apagamento de cantoras pretas nesse país é de uma coisa tão descarada, que sei lá. Meu dia tava ótimo, mas acabei de estragar”, disse em um trecho do post.

Andreza Delgado, ativista e diretora fundadora do Perifacon também questionou o evento “Era o mínimo uma mina preta abrindo esse show” e citou artistas que poderiam abrir o show: “Luedji, Drika Barbosa, Tássia Reis, Karol, Duquesa, tantas…”.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments