Do jeito que a comunidade negra gosta! Depois da polêmica envolvendo o Festival Nômade e Wehoo por convidarem Bala Desejo e Céu para abrirem o show de Erykah Badu, em São Paulo, hoje (29) foi anunciado a nova line-up, apenas com artistas negros: Larissa Luz convida Anelis Assumpção, Majur, Dj Tamy, Dj Nyack e Gilsons.
O evento será realizado no Memorial da América Latina, no dia 22 de janeiro de 2023, a partir das 14h. Os ingressos ainda estão disponíveis para vendas no site Ticket 360.
Notícias Relacionadas
Beyoncé é eleita a maior estrela pop do século 21; veja lista completa com artistas negros
Kendrick Lamar anuncia turnê por estádios na América do Norte com SZA após estreia de álbum surpresa
Anelis Assumpção compartilhou a novidade com muita alegria e crítica. “Racialidade e gênero não podem mais ser ignorados pois são pautas centrais para quaisquer narrativas de reparo, alternância e redistribuição de oportunidades. As curadorias devem ser profundamente pensada de forma coletiva e justa”.
A artista agradeceu às cantoras negras que lançaram um manifesto contra a curadoria do evento que antes convidou artistas brancos. “Trouxeram essa discussão pra mesa sem medo”.
“Mais uma vez, agradecemos os comentários e indicações, e permanecemos aqui, escutando e construindo o #MundoNômade com vocês”, publicou o festival no Instagram.
Erykah Badu, volta ao Brasil em janeiro de 2023 para realizar um show em SP e outro no RJ, em comemoração aos 25 anos do álbum ‘Baduizm‘. Apesar da empolgação dos fãs com a vinda da norte-americana, a escolha de artistas abertura do show foi motivo de críticas por músicos e ativistas negros. Diversas cantoras negras se manifestaram contra a curadoria, a começar pela Luedji Luna, que não poupou palavras para o descontentamento: “O apagamento de cantoras pretas nesse país é de uma coisa tão descarada, que sei lá. Meu dia tava ótimo, mas acabei de estragar meu dia”, disse em um trecho do post.
No dia seguinte, Bala Desejo e Céu anunciaram que não fariam mais parte da programação do evento. “Esperamos ser substituídos por muitos dos talentos da música preta brasileira, alguém que dialogue diretamente com o legado de Badu. Há muitos artistas com mais propriedade para ocupar esse lugar do que nós”, disse o grupo Bala Desejo, em comunicado publicado nas redes sociais.
Notícias Recentes
‘O Auto da Compadecida 2’: Um presente de Natal para os fãs, com a essência do clássico nos cinemas
Leci Brandão celebra 80 anos e cinco décadas de samba em programa especial da TV Brasil