Em 2022 grandes produções estrearam no cinema negro. Passando por produções consagradas como ‘Pantera Negra: Wakanda Para Sempre’ ou ainda ‘A Mulher Rei’, também acompanhamos o sucesso do cinema nacional com ‘Marte Um’ e ‘Medida Provisória’. Por isso, elencamos essa lista com alguns dos melhores filmes negros do ano. Conseguiu assistir todos?
A Mulher Rei
Sinopse: ‘A Mulher Rei’ acompanha Nanisca (Viola Davis) que foi uma comandante do exército do Reino de Daomé, um dos locais mais poderosos da África nos séculos XVII e XIX. Durante o período, o grupo militar era composto apenas por mulheres que, juntas, combateram os colonizadores franceses, tribos rivais e todos aqueles que tentaram escravizar seu povo e destruir suas terras. Conhecidas como Agojie, o grupo foi criado por conta de sua população masculina enfrentar altas baixas na violência e guerra cada vez mais frequentes com os estados vizinhos da África Ocidental.
Notícias Relacionadas
Estreia do documentário Pequena África destaca o legado afro-brasileiro no Rio de Janeiro
Angela Bassett volta ao papel de diretora da CIA em 'Missão: Impossível 8' e confirma novo suspense da Netflix em 2025
Onde assistir: Disponível para aluguel no Youtube, Prime Vídeo, Apple TV+ e Google Play Film.
Pantera Negra: Wakanda Para Sempre
Sinopse: Na sequência de ‘Pantera Negra’, a rainha Ramonda (Angela Bassett), Shuri (Letitia Wright), M’Baku (Winston Duke), Okoye (Danai Gurira) e as Dora Milaje (entre elas, Florence Kasumba) lutam para proteger sua nação das potências mundiais que intervêm após a morte do Rei T’Challa. Enquanto o povo de Wakanda se esforça para embarcar em um novo capítulo, os heróis devem se unir com a ajuda da Cão de Guerra Nakia (Lupita Nyong’o) e Everett Ross (Martin Freeman) para forjar um novo caminho para o reino de Wakanda.
Onde assistir: Ainda está em cartaz nos cinemas.
DESCENDANT
Sinopse: Descendentes de africanos escravizados que chegaram ao Alabama em uma embarcação ilegal em 1860 buscam justiça e reconciliação quando os restos do navio são encontrados.
Onde assistir: Netflix
Medida Provisória
Sinopse: Em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, o governo brasileiro decreta uma medida provisória e provoca uma reação imediata no Congresso Nacional. Os parlamentares aprovam uma medida que obriga os cidadãos negros a se mudar para a África na intenção de retomar as suas origens. A aprovação afeta diretamente a vida do casal formado pela médica Capitú (Tais Araújo) e pelo advogado Antônio (Alfred Enoch), além de seu primo, o jornalista André (Seu Jorge), que mora com eles no mesmo apartamento.
Onde assistir: Globoplay
Marte Um
Sinopse: Uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.
Onde assistir: Disponível para aluguel nas plataformas de streaming.
Não! Não Olhe
Sinopse: Uma cidade do interior da Califórnia começa a ter eventos bizarros e extraterrestres. Uma dupla de irmãos interpretado por Keke Palmer (True Jackson e Alice) e Daniel Kaluuya (Corra e Judas e o Messias Negro), possuem um rancho de cavalos e são vizinhos de um parque de diversões de uma série de televisão do personagem interpretado por Steven Yeun, inspirada no velho oeste. Os dois então são testemunhas de eventos bizarros e discos voadores.
Onde assistir: Disponível para aluguel nas plataformas de streaming.
Emancipation
Sinopse: Filme estrelado por Will Smith acompanha a história de Peter, um ex-escravo que foi brutalmente afastado de sua família após ser capturado ilegalmente por capangas de seu antigo senhor.
Onde assistir: Apple TV+
Notícias Recentes
Vini Jr. recebe certificado oficializando origem camaronesa após teste de ancestralidade"
Silvio Guindane assume direção da nova temporada da série 'Sankofa - A África que Habita o Brasil'