“Você me conhece?” Profissionais negros são tema de campanha por reconhecimento profissional

0
363

Vivemos um momento histórico no Brasil onde a comunidade negra está assumindo sua negritude, sem perder o foco em seu desenvolvimento profissional. Temos novas narrativas para além da história das vítimas de preconceito, ou áreas onde já somos mestres, como música e esporte, porém ainda somos raros em cargos de liderança.

Com o objetivo de mostrar na prática, como os negros no Brasil estão avançando profissionalmente, a  nova campanha do Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) chamada “Você me Conhece”   discute a falta de diversidade em altos cargos. Segundo pesquisa do Instituto Ethos, 1% é o percentual de mulheres negras e 5% de homens negros em cargos executivos.

Participaram da ação de lançamento da campanha a jornalista Glória Maria, a médica Katleen Conceição, o diretor executivo da AEGEA Josélio Raymundo, o rapper Jota Jr., a advogada Ana Carolina Lima, o dramaturgo Elísio Lopes e a diretora executiva do ID_BR, Luana Génot.

https://www.instagram.com/p/Blo1JcilkYT/?taken-by=katleendermato

“Queremos mostrar que os profissionais negros precisam de mais visibilidade e oportunidades para potencializar suas carreiras e que as empresas têm um papel fundamental para mudar esse cenário”, explicou Luana Génot, diretora executiva do ID_BR.

Luana acredita que as empresas mais alinhadas com a realidade do Brasil, onde 54% da população é negra (IBGE), estão a frente no mercado. “O protagonismo na mudança desse cenário também se traduz em valor de mercado. Uma empresa com mais diversidade racial tem uma vantagem competitiva comparada as que ainda não priorizam a pauta ”.Os são de uma pesquisa da  McKinsey & Company que revelam que empresas com índices altos de diversidade de raça têm 35% mais probabilidade de obter resultados acima da média.

Campanha quer te conhecer também

“Não conhecemos bons profissionais negros”. Para que essa afirmação não seja mais uma desculpa racista, para que população negra não ocupe cargos de liderança, o ID_BR convida á todos e todas para gravar um vídeo para a campanha “Você me conhece”. Basta seguir o roteiro abaixo e compartilhar usando a hashtag #vocemeconhece e #simaigualdaderacial

Confira alguns exemplos de quem já aderiu:

#VoceMeConhece #SimaIgualdadeRacial Casaco da @tendencia_black

A post shared by Carlos Alberto Ferreira (@carlosferreirajr) on

 

Você me conhece? #vocemeconhece #simaigualdaderacial #nutricionista #negra #mulher

A post shared by Joana Frazão (@joanafrazao84) on

#VoceMeConhece #SimaIgualdadeRacial Participando da Campanha do @id_br

A post shared by Bruno Candido (@dr.brunocandido) on

#vocemeconhece

A post shared by Giovana Mariano de Jesus (@giovanamarianodejesus) on

Comments

Comentários