Sônia Seixas Leal, ex-patroa de Madalena da Silva, diz que não pagava salário porque a considerava “da família”

0
Sônia Seixas Leal, ex-patroa de Madalena da Silva, diz que não pagava salário porque a considerava “da família”
Foto: Reprodução TV Bahia.

Sônia Seixas Leal, a ex-patroa de Madalena Santiago da Silva, resgatada após trabalhar 54 anos em condições análogas a escravidão, afirmou que não pagava o salário da empregada doméstica porque a considerava uma irmã. A auditora fiscal do trabalho Liane Durão, disse que a ex-patroa de Madalena deu essa justificativa em depoimento ao Ministério do Trabalho no final de março de 2022. A informação é do g1.

A justificativa, “comum” para o tipo de tratamento destinado às empregados domésticas no Brasil, é inaceitável. “Se ela fosse da família, teria direito a herança, teria direito a usar o elevador social, piscina, fazer faculdade e estudar, como a família faz”, disse a presidente Sindicato de Trabalhadores Domésticos da Bahia, Creuza Oliveira.

Para cada irregularidade relacionada ao trabalho da doméstica será aberto um auto de infração. Até agora, o Ministério do Trabalho tem entre 10 e 12 autos. A Justiça do Trabalho bloqueou R$ 1 milhão em bens da família Seixas Leal para garantia das verbas rescisórias e dos danos morais pagos a doméstica Madalena Silva.

Segundo o Sindicato de Trabalhadores Domésticos da Bahia, após a repercussão do caso de Madalena, duas novas denúncias de trabalho análogo a escravidão foram feitas na Bahia em apenas um dia.

Além dos anos vivendo sem receber salário, Madalena também teve sua aposentadoria roubada e a filha dos patrões fez um empréstimo em seu nome. Atualmente, Madalena da Silva recebe seguro desemprego e um salário mínimo da ação cautelar do Ministério Público do Trabalho.

A história de Madalena repercutiu nacionalmente após a idosa afirmar, em entrevista à TV Bahia, que tem medo de pegar na mão de pessoas brancas.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display