Projeto Tecendo Arte abre inscrições para curso gratuito de artesanato, no Morro do Cantagalo, Rio de Janeiro

0
302

O Projeto Tecendo Arte está com inscrições abertas até o dia 13 de fevereiro para o curso gratuito de Artigos de Moda e Artesanato Sustentável. Para participar, o interessado deve comparecer à Capela da Anunciação, na Rua Nossa Senhora de Fátima, nº 7, em Ipanema (Pavão Pavãozinho), às terças e quintas-feiras, das 10h às 16h, portando a cópia do comprovante de residência, do CPF e de um documento de identificação civil, como o RG.

A inscrição é por ordem de chegada e o curso oferece apenas 15 vagas por turma. O projeto oferece prioridade na inscrição aos moradores da região para estimular a sustentabilidade local e os participantes recebem gratuitamente o material, o aprendizado, lanche no local e o certificado. As oficinas criativas acontecem na Escola Municipal José Linhares, em Ipanema, beneficiando diretamente, 15 crianças, por bimestre.

https://www.instagram.com/p/Bv18thtlQgA/

 

A capacitação profissional vem sendo realizada, em parceria com o MUF (Museu de Favela), desde Agosto de 2019, tendo beneficiado 90 pessoas da região do Cantagalo e Pavão pavãozinho; e ensina como confeccionar artigos artesanais como bolsas, colares, brincos, tiaras e outros acessórios, a partir de materiais recicláveis, formando grupos de 15 participantes, a cada bimestre, contribuindo para a conscientização ambiental e o consumo responsável nos territórios participantes.

O projeto Tecendo Arte foi idealizado pelo Instituto Musiva e conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e do MetrôRio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e recebe  apoio do Instituto Invepar e do Museu de Favela. A iniciativa estimula o cumprimento dos ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para o alcance da Agenda de 2030 – 1

https://www.instagram.com/p/B5dpxeIp9ha/(Erradicação da Pobreza); 4 (Educação de Qualidade); 8 (Emprego Digno e Crescimento Econômico); 10 (Redução das Desigualdades); 12 (Consumo e Produção Responsáveis). Tecendo Arte foi reconhecido pelo Prêmio ODS RJ em 2017 e foi semifinalista do Prêmio Itaú Unicef em 2018.

 

Sobre o Musiva

Criado em 2004, como movimento social, e constituído formalmente em 2010, como organização social, o Musiva nasceu dos sonhos do artista urbano Valmir Vale e da pedagoga Raquel Motta. Após 10 anos vivendo na Europa, Valmir retornou definitivamente ao Brasil em 2007, para lutar pelos seus ideais de transformação social através da arte. Em 2010, o Musiva começou a desenvolver oficinas criativas para qualificar moradores de territórios populares e promover a economia criativa, a inclusão social e a geração de renda, através da cultura, arte e educação. A instituição tem como foco principal o desenvolvimento da arte, educação e cultura como possibilidade para o enfrentamento da exclusão social no país. Desde 2011, o Musiva estimula a formação de grupos produtivos, para que eles se desenvolvam como redes de microempreendedores.

 

SERVIÇO

O Projeto Tecendo Arte está com inscrições abertas para o Curso de Artigos de Moda e Artesanato Sustentável, em parceria com o MUF (Museu de Favela), até o dia 13 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas na Rua Nossa Sra. de Fátima 7, Pavão Pavãozinho, das 10h às 16h. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 13h às 16h. Informações: contatos.musiva@gmail.com.

Comments

Comentários