O ID_BR (Instituto Identidades do Brasil) e o Mover apresentam, no dia 28 de maio (sábado), o Prêmio “Sim à Igualdade Racial” 2022. O evento, que entra em sua quinta edição, contará com a apresentação dos atores Ícaro Silva e Hélio de La Peña e das cantoras Karol Conká, Preta Gil, Larissa Luz, Katú Mirim. A transmissão acontece a partir das 18h no Multishow pela TV, no Música Multishow – com conteúdos e bastidores – e cobertura no canal do ID_BR, ambos no Youtube.
A direção artística, assinada por Rodrigo Pitta, traz a temática “Nossas vozes não param”, que vem para legitimar os diversos pilares do Brasil e mostrar a todos que o nosso país é rico em cultura, potências, crítico em suas atitudes e que abraça as diferenças. Além de reverberar essas vozes potentes que são diversas, transformam e ecoam na nossa sociedade.
Notícias Relacionadas
Grupo de pesquisa da UFF lança novo site com mapeamento inédito sobre racismo religioso no Brasil
Estudante cria museu virtual para destacar cientistas negras e vence prêmio no RJ
“Uma honra como diretor e cidadão negro, participar de uma premiação tão importante, que ressalta iniciativas que visam a igualdade racial e estão mudando o mundo. Para mim o ID_BR, é uma das instituições mais futuristas do país, porque deseja construir nossa nova história, contando o passado da maneira certa, para ver nascer um novo Brasil, mais igual para todos”, comenta Rodrigo Pitta.
Os telespectadores também poderão vibrar a arte brasileira durante o Prêmio Sim à Igualdade Racial, é o que promete o diretor musical Zé Ricardo, com sua curadoria de artistas potentes. Xamã, Jorge Aragão, MC Kekel, WD, Ruby, Izra, Brisa Flow, DJ Cris Pantoja, Marivaldo dos Santos e Eliana Pittman são presenças confirmadas.
A celebração também faz um emocionante tributo à voz do milênio, Elza Soares, que faleceu no início deste ano. A cantora foi uma das atrações musicais da edição anterior do prêmio e foi uma figura importante para o instituto e para a luta antirracista no Brasil. A homenagem será conduzida por Larissa Luz, artista que interpretou e emocionou o público no musical “Elza”.
Ao todo, são 10 categorias divididas entre os pilares de cultura, educação e empregabilidade que buscam mapear, reconhecer e premiar pessoas, empresas, iniciativas e organizações que atuam em prol da igualdade racial no Brasil. As indicações ocorreram entre os meses de novembro e dezembro de 2021 e foram selecionados 40 finalistas.
“Já são cinco anos de prêmio e, desde então, temos o objetivo de impulsionar e dar visibilidade para pessoas e ações que atuam em prol da igualdade racial. Desde 2018, já foram mais de 40 mil indicados, 190 finalistas e, só em 2021, foram mais de 2 milhões de audiência. Entendemos que mais do que dizer não ao racismo é preciso ser antirracista e potencializar iniciativas que prmovem isso na prática”, diz Tom Mendes, diretor financeiro e administrativo do ID_BR.
Os vencedores foram escolhidos por um conselho julgador formado por nomes como o da cantora Teresa Cristina, da deputada estadual Erica Malunguinho, da apresentadora Eliana e da influenciadora digital Pequena Lô. Os vencedores levam para casa o troféu “Mad World”, do artista plástico Vik Muniz, além de serem contemplados com R$ 3 mil reais para fortalecer seus projetos, apoiar uma instituição ou, até mesmo, realizar algum objetivo pessoal.
Notícias Recentes
Vencedora do Emmy, 'Abbott Elementary' é renovada para 5ª temporada
"Nossa novela tá no mundo", Duda Santos celebra destaque internacional de 'Garota do Momento' em matéria da Variety