Marielle Franco, Conceição Evaristo e Carolina de Jesus serão homenageadas na Flip, em Paraty

0
Marielle Franco, Conceição Evaristo e Carolina de Jesus serão homenageadas na Flip, em Paraty

A Feira Literária Internacional de Paraty (Flip 2018), em um debate da Casa Libre & Nuvem de Livros, irá homenagear a vereadora Marielle Franco, assassinada em março, no Rio de Janeiro. Além dela, as escritoras Conceição EvaristoCarolina de Jesus também serão homenageadas.

As três foram escolhidas por compartilharem histórias de militância e combate às desigualdades sociais e raciais. Conceição Evaristo, a única viva entre elas, estará presente no bate-papo, ao lado da socióloga Janaína Damasceno e do jornalista Tom Farias, com mediação do bibliotecário e jornalista Vagner Amaro.

O encontro acontecerá no dia 27 de julho (sexta-feira), às 18h, na mesa “Vozes que não podem se calar: encontro entre Carolina, Conceição e Marielle“. Passados quase quatro meses das mortes de Marielle e do motorista Anderson Gomes, até hoje a Polícia Civil não conseguiu esclarecer a autoria do crime.

A Casa Libre & Nuvem de Livros funcionará de 26 a 30 de julho, das 11h às 22h, na Rua da Lapa, 8, Centro Histórico. O espaço é promovido desde 2014 pela Liga Brasileira de Editoras (Libre). “Leitura, gesto político” é o tema que conduzirá os debates na Casa Libre & Nuvem de Livros parte da premissa de que a leitura instaura um campo de presença e encontro com outros saberes, facilitando diálogos e trocas atemporais, contribuindo desta forma com a potencialização e construção de novas consciências.

Pelo quinto ano consecutivo, a Libre, em parceria com a Nuvem de Livros, traz uma discussão contundente para a Flip. Discutir o papel da leitura é discutir o mundo. É discutir as possibilidade de formação de novos leitores e que estes sejam atentos e reflexivos. Discutir leitura é fugir da alienação que parece nos rondar. O mercado editorial precisa entender que, para o crescimento do número de leitores, é preciso incentivo e formação de seres pensantes”, explica Raquel Menezes, presidente da Libre.

Para obter mais informações sobre a programação completa, acesse: http://libre.org.br/casa-libre-nuvem-de-livros-na-flip-2017-2/.

Participe de nosso grupo no Telegram

Receba notícias quentinhas do site pelo nosso Telegram, clique no
botão abaixo para acessar as novidades.

Comments

No posts to display