Para marcar o Dia da Consciência Negra, o cantor e compositor Leonardo Alan, lança nesta sexta-feira (20) o videoclipe de ‘Danado’ seu segundo single de carreira. O multiartista que reside atualmente na Bélgica, tem longa trajetória como ator e agora se aventura na música. Em crítica à intolerância religiosa o artista interpreta Zé Pilintra, a entidade da linha dos malandros, conhecida entre os adeptos de religiões de matriz africana, como o Catimbó e a Umbanda.
Com um mix de samba e funk, seu novo som faz posicionamentos políticos sobre nossa identidade. Seu intuito com a obra é a denúncia ao preconceito religioso, e traz questionamentos sobre a desvalorização e decorrente demonização, da cultura e cultos afro-brasileiros. O ator e cantor, conta que desde jovem presenciou diversas formas de exclusão e preconceito por conta de suas particularidades. Ainda assim, conta que foi a arte quem o salvou quando “não sobrava nada”.
Notícias Relacionadas
Grammy 2025 tem forte presença de artistas negros, com destaque para mulheres
Em dia de eleições nos EUA, Beyoncé lança clipe “Beywatch”, homenageia Pamela Anderson e incentiva voto
O single ‘Danado’, vem seguido do recém lançado em inglês “Watching You”, em que questionou a manipulação das massas. Seus trabalhos vêm sempre com forte mensagem política sobre a hipocrisia das relações, frustração sexual, preconceito racial e libertação do ego. A produção musical é de Zee La e o videoclipe foi gravado nas instalações do Palácio da Colônia em Bruxelas, que foi recentemente renomeado como Museu da África, como forma de reivindicar e legitimar a colonização do Congo. A produção audiovisual foi dirigida por Alex Cepile, editada pelo premiado diretor Edson Lemos, e teve direção criativa da ASBL Espírito Mundo.
“Sempre me identifiquei como um artista. Desde pequeno já era o bailarino nas festas de família e cantava músicas que escrevia para colegas da escola. Hoje escrevo e danço a minha própria música. Comecei cursando teatro na escola de atores Wolf Maya, porque sempre gostei muito da dramaturgia, autores e atores brasileiros. A partir daí comecei a fazer espetáculos pelo Brasil e pelo mundo. Também fui apresentador em um programa na TV Belga e fiz parcerias com instituições brasileiras ligadas a direitos humanos e meio Ambiente”, relata. O single ‘Danado’ é mais um dos passos do multiartista, que tem em sua agenda o lançamento de seu primeiro EP em 2021.
Assista agora ao videoclipe:
Notícias Recentes
Novembro Negro | Seis podcasts e videocasts apresentados por mulheres negras para acompanhar
De cosméticos a livros: produtos de empreendedores negros para você apoiar nesta Black Friday