Leonardo Alan critica intolerância religiosa com single ‘Danado’

0
284
Foto: Fanny Chupz

Para marcar o Dia da Consciência Negra, o cantor e compositor Leonardo Alan, lança nesta sexta-feira (20) o videoclipe de ‘Danado’ seu segundo single de carreira. O multiartista que reside atualmente na Bélgica, tem longa trajetória como ator e agora se aventura na música. Em crítica à intolerância religiosa o artista interpreta Zé Pilintra, a entidade da linha dos malandros, conhecida entre os adeptos de religiões de matriz africana, como o Catimbó e a Umbanda. 

Com um mix de samba e funk, seu novo som faz posicionamentos políticos sobre nossa identidade. Seu intuito com a obra é a denúncia ao preconceito religioso, e traz questionamentos sobre a desvalorização e decorrente demonização, da cultura e cultos afro-brasileiros. O ator e cantor, conta que desde jovem presenciou diversas formas de exclusão e preconceito por conta de suas particularidades. Ainda assim, conta que foi a arte quem o salvou quando “não sobrava nada”. 

O single ‘Danado’, vem seguido do recém lançado em inglês “Watching You”, em que questionou a manipulação das massas. Seus trabalhos vêm sempre com forte mensagem política sobre a hipocrisia das relações, frustração sexual, preconceito racial e libertação do ego. A produção musical é de Zee La e o videoclipe foi gravado nas instalações do Palácio da Colônia em Bruxelas, que foi recentemente renomeado como Museu da África, como forma de reivindicar e legitimar a colonização do Congo. A produção audiovisual foi dirigida por Alex Cepile, editada pelo premiado diretor Edson Lemos, e teve direção criativa da ASBL Espírito Mundo. 

“Sempre me identifiquei como um artista. Desde pequeno já era o bailarino nas festas de família e cantava músicas que escrevia para colegas da escola. Hoje escrevo e danço a minha própria música. Comecei cursando teatro na escola de atores Wolf Maya, porque sempre gostei muito da dramaturgia, autores e atores brasileiros. A partir daí comecei a fazer espetáculos pelo Brasil e pelo mundo. Também fui apresentador em um programa na TV Belga e fiz parcerias com instituições brasileiras ligadas a direitos humanos e meio Ambiente”, relata. O single ‘Danado’ é mais um dos passos do multiartista, que tem em sua agenda o lançamento de seu primeiro EP em 2021.

Assista agora ao videoclipe:

Comments