Kim Janey toma posse, tornando-se a primeira mulher e a primeira prefeita negra de Boston

0
2320
Kim Janey toma posse ao lado da neta, que segura a bíblia para seu juramento

Kim Janey, que quando criança tinha pedras atiradas em seu ônibus escolar durante a era de desagregação de Boston, marcou seu nome na histórica como a primeira mulher e primeira pessoa negra a servir como prefeito da cidade com um cerimonial de juramento nesta quarta-feira (24).

Democrata, Janey substitui o colega Marty Walsh, que renunciou na segunda-feira para se tornar secretário do trabalho do presidente Joe Biden. Ela foi a presidente da Câmara Municipal e servirá como prefeita em exercício até uma eleição para prefeito no outono.

“Hoje é um novo dia. Estou diante de vocês como a primeira mulher e a primeira prefeita negra de Boston, a cidade que amo ”, disse Janey durante o evento na Prefeitura. “Venho até hoje com uma experiência de vida diferente da dos homens que vieram antes de mim.”

(Foto por Jessica Rinaldi/The Boston Globe via Getty Images)

Janey, 55, prometeu trazer urgência ao trabalho. Ela disse que seu governo será aberto para aqueles que se sentem desconectados da estrutura de poder da cidade. Além disse, falou em ajudar a cidade a sair da pandemia e criar uma economia mais justa estarão entre os principais objetivos de seu governo, de acordo com Janey, que se comprometeu a aumentar o acesso a testes e vacinas nos bairros mais atingidos pelo COVID-19.

A deputada americana Ayanna Pressley, que presidiu a cerimônia, foi a primeira mulher negra a servir no Conselho Municipal e a ser eleita para o Congresso por Massachusetts.

Pressley descreveu Janey como “uma orgulhosa filha da quarta geração de Roxbury,” o coração da comunidade negra da cidade.

Antes de se tornar prefeita em 2021, Janey fez história em 2017 quando foi eleita para o Conselho Municipal de Boston como a primeira mulher a representar o Distrito 7, que inclui Roxbury e partes do South End, Dorchester e Fenway. Em 2020, ela foi eleita por seus pares como Presidente do Conselho da Cidade de Boston. 

A posse de Janey foi amplamente vista como um novo capítulo na história política de Boston.

Comments